-
cheio de viés esse enem
-
-
Resposta: B - universalização de direitos e respeito à diversidade.
@N T, desde quando garantir direito e respeito a todos é viés?
-
'' Do ponto de vista do funcionamento da democracia contemporânea '' Claro que é a Letra B. '' Populações multiétnicas''
-
Em uma democracia contemporânea, a universalização de direitos e o respeito à diversidade são (ou deveriam ser) mandatórios em qualquer sociedade cuja população é multiétnica!
-
Letra B
O texto fala sobre duas sociedades multi-étnicas. E depois nos pergunta o que é necessário para que a democracia em tal sociedade funcione.
Podemos pensar que é necessário um respeito ás diferenças, o respeito às pessoas de etnias diferentes da sua. Além do respeito, é necessário que haja igualdade de direitos, pois, de nada adiantaria respeitar se uma etnia não tivesse os mesmos direitos.
Nesse ponto, podemos pensar no caso da África do Sul, durante o apartheid.
O apartheid foi um sistema de discriminação social, em que os negros precisavam usar banheiros diferentes, ficar na praia em ambiente diferente, além de vários outros desrespeitos e supressão de direitos.
As praias tinham placas "área de brancos", por exemplo. Para que a democracia passasse a funcionar na África do Sul, foi necessário uma reorganização da politica para diminuir o desrespeito e igualar os direitos.
-
39 potenciais neonazistas marcaram letra a. A questão constrata com a situação Cosmopólita, que é entendida por cidades com várias etnias ou pessoas que não se indentificam no local de nascença, mas sim pertencente ao universalismo.
A crença deles é essa listinha básica de ser feita por todos cidadãos:
-)Repúdio a qualquer tipo de discriminação nacional, étnica, sexual ou religiosa.
-)A igualdade de género.
-)Globalização democrática.
-)Eliminação da pobreza.
-)Línguas auxiliares.
-)Sistema universal de pesos e medidas.
-)Divisa universal.
-)Educação universal.
-)Atenção sanitária universal.
-
"Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas."
B
universalização de direitos e respeito à diversidade.