-
Letra C.
Essa é uma questão de interpretação.
Marinetti defendeu, no texto, a quebra com a tradição artística e histórica anterior. Ele queria destruir a arte e os símbolos feitos no passado. Ele defendia cultuar apenas os avaços tecnológicos trazidos pela modernidade.
http://www.resumov.com.br/provas/enem-2017/q52-e-venham-entao-os-alegres-incendiarios-de-dedos-carbonizados/
-
-
Resolução; https://www.youtube.com/watch?v=NMg-YvttWIM
-
Em seus anseios pela modernização na cultura ocidental, em 1909, o escritor Filippo Marinetti redigiu o “Manifesto Futurista”. Nesse manifesto, a ideia de modernidade é associada à superação de elementos culturais que representassem a preservação do passado.
Essa postura iconoclasta, de linguagem incendiária, foi comum a algumas correntes culturais envolvidas nas vanguardas artísticas europeias do princípio do século XX.
http://angloresolve.plurall.net/press/question/2203574
-
Comentário da questão
O futurismo é um momento que surge no século XX com um pensamento voltado para o futuro, em que há total destruição com o que houve no período anterior. Há uma forte valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, além de uma ligação entre a arte e o mundo moderno.
Equipe Descomplica
A melhor equipe de professores do Brasil ;)
-
Esse professor é o Seu Jorge??
-
Com Seu Jorge comentando as questões aí fica mais fácil
-
'' Desviem os cursos dos canais para inundar os museus( que guardam a história) '' associando esse fato ao futurismo( que quebra com a preservação do passado) é notável que a alternativa correta é a letra C
-
Essa frase é famosa. Já vi questões na parte de Linguagens e alguns vestibulares que perguntavam sobre ela. Se entender o significado, já facilita pra quando cair dnv.
-
Letra C
Marinetti defendeu, no texto, a quebra com a tradição artística e histórica anterior. Ele queria destruir a arte e os símbolos feitos no passado. Ele defendia cultuar apenas os avanços tecnológicos trazidos pela modernidade.
-
Enem e suas misturas: sociologia e literatura.
-
As vanguardas artísticas almejavam romper com o passado, ou seja, com as tradições e costumes passados, para promover a busca pelo novo. No texto, é perceptível a ênfase dada à destruição de ambientes que, normalmente, carregam saberes e fatos do passado como bibliotecas e museus. Assim, vemos que o fragmento aponta a ruptura com o passado, característica que também é comum às demais vanguardas. Por isso, a alternativa C é a correta, uma vez que ela aborda a superação que a modernidade representaria sobre a história (ruptura com o passado).
-
Só por este texto já dá para entender o porquê de o futurismo ter caído nas graças de Mussolini.
Fascistas (de ontem e de hoje) desprezam bibliotecas, museus e tudo o que isso representa.
Gabarito : (C)
Nível de Dificuldade : Médio
-
sempre erro essa questão
-
Mano tem uns cara que gosta de politizar comentários de estudo, num é senhor Henrique Simão.
Resolução: "inundar os museus"/ "deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas" / "Ateiem fogo às estantes das bibliotecas"
GAB:C A modernidade é a superação decisiva da história.
instagram:@aspiradedeu