SóProvas


ID
2555089
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia

A grande maioria dos países ocidentais democráticos adotou o Tribunal Constitucional como mecanismo de controle dos demais poderes. A inclusão dos Tribunais no cenário político implicou alterações no cálculo para a implementação de políticas públicas. O governo, além de negociar seu plano político com o Parlamento, teve que se preocupar em não infringir a Constituição. Essa nova arquitetura institucional propiciou o desenvolvimento de um ambiente político que viabilizou a participação do Judiciário nos processos decisórios.

CARVALHO, E. R. Revista de Sociologia e Política, n. 23, nov. 2004 (adaptado).


O texto faz referência a uma importante mudança na dinâmica de funcionamento dos Estados contemporâneos que, no caso brasileiro, teve como consequência a

Alternativas
Comentários
  • LAtra D

    mostra que com o esvaziamento do Poder Legislativo em assumir suas competências legislativas e de fiscalização, cada vez mais o Poder Judiciário vem produzindo normas. Isto é denominado de judicialização da política.

  • Professor TOP!!!

  • Esse professor é bom demais!!

  • gostei, quero passar no enem me ajude

  • É mesmo necessário estudar para gabaritar Sociologia? rs

  • Letra D

    O texto fala que cada vez mais o judiciário precisa fazer parte das decisões politicas.

    Então há uma judicialização das questões inerentes ao legislativo.

    Assim os 3 poderes ficam cada vez mais dependentes um do outro, o que torna mais difícil uma ditadura, por exemplo, mas deixa o processo de criação das leis mais lento e engessado.

    -Embora a ideia inicial da democracia contemporânea fosse de uma tripartição igualitária de poder, ou seja, nenhum poder se sobrepondo ao outro, as crises politicas da contemporaneidade fizeram surgir uma judicialização da esfera legislativa.

  • "teve que se preocupar em não infringir a Constituição"/"a participação do Judiciário nos processos decisórios."

    No caso brasileiro tivemos uma maior participação do judiciário nas decisões da esfera legislativas, basta você evidencia como o STF vem se envolvendo em varias emendas e etc.

    GAB>D judicialização de questões próprias da esfera legislativa.