SóProvas


ID
2555098
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mas era sobretudo a lã que os compradores, vindos da Flandres ou da Itália, procuravam por toda a parte. Para satisfazê-los, as raças foram melhoradas através do aumento progressivo das suas dimensões. Esse crescimento prosseguiu durante todo o século XIII, e as abadias da Ordem de Cister, onde eram utilizados os métodos mais racionais de criação de gado, desempenharam certamente um papel determinante nesse aperfeiçoamento.

DUBY, G. Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1987 (adaptado).


O texto aponta para a relação entre aperfeiçoamento da atividade pastoril e avanço técnico na Europa ocidental feudal, que resultou do(a)

Alternativas
Comentários
  • O texto ambienta o século XIII, a era medieval, portanto.

    a) crescimento do trabalho escravo.

    A sociedade feudal era essencialmente servilista, com base na relação entre os suseranos (senhores feudais) e os vassalos.

    b) desenvolvimento da vida urbana.

    c) padronização dos impostos locais.

    A padronização de impostos só foi alcançada com a formação dos Estados Nacionais, em época bastante posterior à era feudal.

    d) uniformização do processo produtivo. 

    A uniformização do processo produtivo só foi alcançada com a 2ª Revolução Industrial.

    e) desconcentração da estrutura fundiária. 

    A era medieval foi marcada pela concentração fundiária.

  • Durante os séculos XIII e XIV a Europa Feudal passou por uma revolução agrícola, caracterizada dentre outros pela rotação trienal e o aumento de terras cultiváveis, que culminou no Renascimento Comercial e Urbano.

  • Claro que com o gabarito todos se tornam gênios e a alternativa é obvia, no entanto, é fato que a primeira revolução industrial promoveu, em parte, uma uniformização dos meio de produção e o melhoramento de espécies. Porém, a consequência de tudo isso, de fato, foi a urbanização, pois não só não se precisava mais de tantos trabalhadores rurais para produzir a mesma quantidade de lã mas também havia grande demanda por operários nas crescentes tecelagens, o que lotou o espaço urbano

  • Quando se fala em compradores de flandres ou da Itália, podemos pensar no renascimento. As cidades estavam crescendo, e o comércio também. Os comerciantes faziam grandes rotas procurando produtos das Índias, vendendo e comprando produtos de todos os tipos. E o centro do comércio foi a Itália, principalmente por sua posição favorável e por sua monarquia descentralizada.

    As cidades foram crescendo, com pessoas vindas do campo e imigrantes. Esse crescimento demográfico gerou uma demanda principalmente por alimentos e vestuários (lã).

    Letra B

  • @Mikael Santos como assim uma monarquia descentralizada?

  • A letra B está correta porque o crescimento das cidades na Europa feudal em paralelo ao crescimento demográfico aumenta o consumo dos produtos gerando o aperfeiçoamento das raças com métodos mais racionais na criação do gado.

  • o texto dá a entender que aumentou-se o tamanho das suas terras para poder comercializar a lã. Qual é a consequência do aumento progressivo do comércio? O desenvolvimento dos burgos (cidades). Alternativa E.

  • A.) crescimento do trabalho escravo. INCORRETA. Na Baixa Idade Média predominavam as relações servis de produção.

    B.) desenvolvimento da vida urbana. CORRETA. O século XIII corresponde a Baixa Idade Média, período que ocorreu o Renascimento Comercial e Urbano: surgimento de rotas comerciais, feiras, comércio, circulação de moedas, desenvolvimento de cidades, demanda de produtos.

    C.) padronização dos impostos locais. INCORRETA. Influenciaria a relação entre aperfeiçoamento da atividade pastoril e avanço técnico na Europa ocidental feudal a padronização de leis, pesos e medidas, e não, a padronização de impostos, como diz a alternativa.

    D.) uniformização do processo produtivo. INCORRETA. Não aconteceu na Baixa Idade Média e sim na Revolução Industrial.

    E.) desconcentração da estrutura fundiária. INCORRETA. Não aconteceu na Baixa Idade Média.