SóProvas


ID
2555113
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos formal, de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização.

Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos. Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).


A mencionada resolução da ONU referendou o(a)

Alternativas
Comentários
  • Uma vez que a resolução da ONU não define fronteiras, não altera os últimos acordos de paz e não estabelece a relevância política do Estado Palestino, ela demonstra através da expressiva votação, um apoio da comunidade internacional à questão.

    Fonte: DEScomplica.

  • Letra D

    Um das principais conflitos mundiais após a Segunda Guerra, a disputa territorial entre os Árabes palestinos e os Judeus israelenses, tem se mostrado cada vez mais ativo, embora tenham ocorrido sucessivas tentativas de acordos de paz intermediados pela ONU, que na maioria das vezes desagradava um lado, ou ambos ao mesmo tempo. A resolução de 2012, que coloca a Palestina na condição de Estado observador da ONU, não resolve os conflitos na região, nem dá ao povo palestino o sonhado reconhecimento como Estado Nacional, mas sinalizou pela primeira vez na direção de que o sonho palestino de um dia se tornar um país de fato, pode ser alcançado.

  • A resolução da ONU de 2012 transformou o status do Estado palestino a Estado observador não membro, isso revela o grande apoio que as Nações Unidas e a comunidade internacional estão dando para possibilitar a criação de um estado Palestino.

    Letra D

  • É/foi uma decisão puramente simbólica (não destituída de importância, entretanto).

    A delimitação institucional das fronteiras palestinas depende de um acordo com o Estado de Israel e seus aliados (aka EUA). O genro de Trump tentou costurar esse acordo no ano passado, mas flopou.

  • Todas as demais alternativas são absurdas ou não relacionadas. Mas não faz sentido falar em "apoio da comunidade internacional" visto que a causa palestina é usualmente deixada de lado em favor da manutenção dos laços diplomáticos com Israel - como fez a Liga Árabe, antiga aliada da Palestina, recentemente.

  • " Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização." Assembleia-Geral=ONU, logo nos temos uma elevação do status palestino frente a organização internacional, famosa ONU, porém não houve delimitação dos territórios, pois isso depende de Israel, e nem uma equiparação política com os outros países, pois ele ainda não foi considerado um ESTADO por diversos países como Israel e EUA.

    lembre-se o RECONHECIMENTO ELE NÃO FOI PLENO, logo, isso matava de cara a E e a A.