-
-
Gabarito E
-
O golpe militar de 1964 foi apoiado por amplos setores da sociedade civil, como a classe média e grande parte do clero. Uma das motivações da igreja perante os militares foi o temor da expansão do ateísmo comunista. Nesse sentido, o argumento desenvolvido no texto aponta que a hierarquia católica entendia que o desenvolvimento capitalista atrelado a uma distribuição de riqueza impediria a expansão ideológica.
-
demorei tanto e acertei KKKKKKK
-
Não entendi ao que se refere a tal "privação material". Alguém poderia me ajudar?
-
privação material é miséria
-
Letra E
Basta saber como funciona os interesses da Igreja e como ela faz para alcança-los.
-
Eu não entendi de forma alguma essa resposta.
-
demorei horrores pra entender mas acertei
-
A privação material seria, por exemplo, os camponeses não terem acesso a terras nem a condições financeiras adequadas. para a I.C essa privação contribuiria para a expansão de ideais comunistas.
-
O que eu entendi é que a igreja apoiou o golpe militar a favor do capitalismo. No sistema capitalista há privação de bens materiais por uma parcela considerável da população. A igreja sempre trabalhou em cima da pobreza. Tanto que até hoje existem varias igrejas universais (rs) que fazem campanhas para prosperidade. Isso é uma maneira de manter o seu rebanho próximo. Usei desse raciocínio para marcar a letra E
-
Pra fazer essa questão é preciso se ADEQUAR a mentalidade enviesada do avaliador. O Avaliador despreza que a destruição da igreja que seria parte da "superestrutura burguesa" segundo um dos documentos mais importantes do movimento do comunismo que é o Manifesto Comunista. O avaliador despreza que a privação material é um problema da própria lógica de produção de recursos e afeta qualquer modelo econômico, inclusive o comunista.
A culpa da Igreja em rechaçar o movimento comunista seria da Igreja Católica que supostamente trabalha não com humanidade e com importantes sociais, mas sim com a intenção da "alienação" e manipulação ideológica.
-
Cara, não há , de forma alguma, mentalidade enviesada do elaborador da questão.
Fato 1: A Igreja católica, majoritariamente falando, apoiou o golpe militar de 1964.
Fato 2: Havia a expansão de ideais comunistas, no início da década de 60, entre os camponeses.
A inferência lógica da alternativa (E) vem do texto-suporte, não da banca elaboradora do ENEM. É uma questão de interpretação textual.
-
Acredito que o grande ponto seja o termo proselitismo ali. A Igreja entendeu que, com o desenvolvimento do capitalismo, os pobres iriam receber apoio financeiro e, com isso, por terem dinheiro, estariam menos aptos a caírem em manipulações ideológicas como o ateísmo comunista, que era o maior medo da I.C na época.
A lábia dos elaboradores do golpe foi garantir á Igreja de que os pobres seriam assistidos e, por isso, estariam distante da ameaça comunista.
"Proselitismo é o nome dado à busca ativa de uma religião por novos fiéis."
-
João Henrique
De forma alguma é necessário acatar o "viés do elaborador"; eu diria até o contrário, pois a questão pede que você marque a alternativa que melhor representa a racionalização feita pelo clero católico - e isso exige que nós deixemos à parte nossas preconcepções e busquemos entender a mentalidade desse agente social específico. Nesse sentido, a alternativa E se encaixa perfeitamente.
-
Privação Material=Quando uma pessoa por condições econômicas/sociais e ate mesmo políticas é privada de exercer usufruto sobre um determinado ou diversos materiais. No caso do texto ele salienta a miséria=baixas condições econômicas dos camponeses como um grande motivador para alienação politica que os levava a se associarem ao comunismo. Mostrando que essa visão predominava dentro do clero/igreja, por isso a mesma apoia a REFORMA AGRÁRIA e o GOLPE DE 64.
"justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses"
GABARITO:E
manipulação ideológica é favorecida pela privação material.