-
-
O avanço tecnológico auxiliou a formação de um perfil identitário que visa a individualização das propagandas, fomentando o consumo voltado para os desejos particulares, gerando o lucro. D
-
São os "cookies" dos sites da internet, que coletam suas informações de pesquisa e preferência e criam anúncios direcionalizados para você a partir disso
-
o que tem de errado na E?
-
Vitória, a Letra E, em se tratando do mundo atual, está ultrapassada. Por exemplo: o que era moda em 2018 pode acabar virando "brega" em 2020. Hoje em dia, não se fala em manutenção da preferência de consumo e sim de uma mudança até mesmo diária das intenções de compra e uso. Tanto que o modelo que melhor funciona com advento da Globalização é Toyotismo, caracterizado pelos estoques mínimos, com quantidades programadas de acordo com a demanda dos consumidores.
-
Quase o tema da redação do Enem 2018 kk
-
Não sei se é impressão minha, mas o nível das questões de geografia de 2016 pra frente aumentou muito... Sem comparação.
-
Letra D
Os anunciantes aproveitam seu histórico para vender exatamente o que você procura ou se interessa.
-
Pra quem quiser entender a fundo o problema, veja o documentário "O enigma das redes" na NETFLIX. Muito bom.
-
o hype aqui seria entender o significado de individualização. Nessa situação, foi no sentindo de ''foco no indivíduo'''. Ou seja, o mercado hoje é focado no indivíduo. Manuntenção tem a ver com continuar constante, inalterado, algo totalmente contrário à lógica de mercado atual.
-
Novas tecnologias → serviços de streaming, youtube, redes sociais, fóruns virtuais, aplicativos etc.
"desenho do perfil de interesses" → o algoritmo, a partir de informações do seu histórico de navegação (o que você assistiu, que podcast você ouviu, o que você pesquisou, com quais pessoas você interage nas redes sociais etc etc etc.) traça um perfil do que você gosta.
"isca para o desejo consumista" → é aquela publicidade marota que aparece em sites de notícias ou entre stories do instagram; ela não é a mesma para todo mundo, é específica para você, baseada na sua atividade online.
Por exemplo: o algoritmo do google tem o registro de que você costuma pesquisar sobre a resolução de questões do último ENEM. Ele "sabe" que você está estudando para o vestibular. Daí, quando você vai assistir a um vídeo qualquer no youtube, ele te oferece a propaganda de um curso preparatório. É a "isca" a que a questão se refere.
Gabarito : (D)
Nível de Dificuldade : Médio