SóProvas


ID
2555212
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

      O brinquedo pula-pula (cama elástica) é composto por uma lona circular flexível horizontal presa por molas à sua borda. As crianças brincam pulando sobre ela, alterando e alternando suas formas de energia. Ao pular verticalmente, desprezando o atrito com o ar e os movimentos de rotação do corpo enquanto salta, uma criança realiza um movimento periódico vertical em torno da posição de equilíbrio da lona (h = 0 ), passando pelos pontos de máxima e de mínima alturas, hmáx e hmin, respectivamente.


Esquematicamente, o esboço do gráfico da energia cinética da criança em função de sua posição vertical na situação descrita é:

Alternativas
Comentários
  • Energia mecânica constante 
    E = energia cinética EC + energia potencial gravitacional EG
    E = EC + mgh => EC = E – mgh 
    (função do 1º grau entre EC e h):

    Trecho BC: 
    Energia mecânica constante 
    E = energia cinética EC + energia potencial gravitacional EG + energia potencial elástica Ee
    E = EC +mgh + kh2/2=> EC = E – mgh - kh2/2 
    (função do 2º grau entre EC e h):

  • A dúvida seria mais ou menos entre a letra B, C e D, mas dá pra descartar pelo fato de que a Energia Cinética ela tem uma variável ao quadrado, ou seja, basicamente já descartaria o primeiro trecho do percurso (Hmin), pois os gráficos da letra B e D estão com uma reta constante, uma reta de função afim; além disso, a Ec é maior, quando a altura Min (Hmin)  atingir seu maior ponto na reta perpendicular, e quando a Hmax alcançar um dado instante, a Ec vai ser nula, o que corresponde ao gráfico da alternativa C,  pois haverá apenas Energia Potencial Gravitacional , e quando se tem altura(h), não vai haver Ec.

    Resposta: C

  • Resolução: www.youtube.com/watch?v=RdYQBBkT8uU

    www.youtube.com/watch?v=rGKpLjYJsA0

    www.youtube.com/watch?v=aYCDD118LJE

     

  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 

    Prontos para entender essa questão cabulosa? Então booooora lá!!!

    Olhou a questão e bateu o desespero?

    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, mas dá nada não... 

    A gente mata no peito e chuta pro gol...​

     

    O gráfico que representa a situação deve ser dividido em 2 partes: antes e depois de h = 0.

    O lado direito (depois de h = 0), temos a seguinte conservação de energia:

    Emecânica = Ecinética + Epotencial gravitacional

    Ecinética = Emecânica – mgh

    Olhando para essa equação, podemos entender que, com o aumento do valor da altura (h), teremos uma diminuição do valor da energia cinética de forma linear.

    O lado esquerdo (antes de h = 0), temos a seguinte conservação de energia:

    Emecânica = Ecinética + Epotencial gravitacional + Epotencial elástica (pula pula desgraçado)

    Ecinética = Emecânica – mgh – kh²/2 (com x=h)

    Olhando para essa equação, podemos entender que, como temos uma equação do 2° com o valor de negativo do coeficiente angular, teremos uma parábola de concavidade para baixo

     

    - Lembre-se jovem gafanhoto: 

    - Coeficiente angular positivo = Gráfico parabolíco com concavidade para cima;

    - Coeficiente angular negativo = Gráfico parabolíco com Concavidade para baixo;

     

    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé: Letra C

     

    Errou? Acertou? 

    Tem algum macete para resolver mais rápido?

    Curti aqui e me fala... 

     

    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistencia é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz." - Bill Gates.

     

    - Meu nome é Elielson Felix Gonçalves. pretendo cursar Medicina na UFPB - dependendo do tempo em que você está lendo esse comentário já sou universitário (Risos) - e foi um prazer ajuda-lo na sua jornada. 

    - Além disso, tenho um instagram onde posto dicas de estudo, motivação e vários outros conteúdos do universo ENEM e vestibulares!!! Se tiver interessado, não custa muito dá uma olhada: https://www.instagram.com/uppercut_enem/

  • eu fiz de um modo muito simples, a formula da potencial elástica é Kx^2/2 logo para encontrar o x, seria uma equação de 2°, que em uma função é representado por uma parábola. ou seja, letra c

  • Energia Cinetica => mv^2/2

    Ec = E - mgh

    Ec = E - mgh - kh^2/2

    Letra C

  • Boaro, bem melhor do que a resolução do qconcursos: https://www.youtube.com/watch?v=oOJVLSa8FFA

  • QUANDO HÁ ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL, NÃO HÁ ENERGIA CINÉTICA, VICE-VERSA.

    Na altura máxima (H máx subida), tenho a energia potencial gravitacional, e conforme essa energia aumenta (altura aumentando), a energia cinética diminui até chegar a zero e a potencial chegar ao seu valor máx, ou seja, o gráfico será uma reta decrescente de primeiro grau (segunda parte do gráfico).

    Na altura mínima (H min descida), há uma deformação da cama elástica, logo, há energia potencial elástica, quando a cama elástica é deformada, ela é empurrada para baixo, ou seja, a ''altura é negativa'', e a fórmula de energia potencial elástica é kx²/2, o x corresponde à altura, por isso é uma equação de segundo grau, então será uma parábola (2º grau) com concavidade para baixo (altura negativa).

    GABARITO: C

    Erro das outras alternativas:

    A - Na subida a energia cinética está aumentando (era para diminuir) e na descida não é representado por uma parábola (está representado por uma reta), ignorando o enunciado e a deformação elástica em que é dito: ''pula-pula (cama elástica)'' e ''pulando sobre ela, alterando e alternando suas formas de energia''

    B - Na subida a energia cinética está representada de forma correta (diminuindo com a altura e uma reta decrescente), mas na descida é ignorada a energia potencial elástica (na alternativa foi representada por uma reta), em que a altura é elevada ao quadrado, logo, deveria ser uma parábola (2º grau).

    D - É o contrário da letra C, na descida foi representado por uma reta (deveria ser uma parábola) e na subida por uma parábola (deveria ser uma reta), quando não há na fórmula de energia cinética uma incógnita elevada ao quadrado, por conta disso é uma função de primeiro grau e não de segundo.

    E - Na altura máxima a energia cinética deve diminuir e não aumentar, quem aumenta é a energia potencial gravitacional, outro erro é que foi representada por uma parábola como visto na letra D. Na altura mínima a parábola é correta, porém a sua concavidade está virada para cima, quando na verdade deveria estar virada para baixo, pois a deformação da cama elástica é feita para baixo e a fórmula de energia potencial elástica é negativa, pois: energia mecânica = energia potencial gravitacional + energia cinética + energia potencial elástica -------------------> isolando a energia cinética = energia mecânica - energia potencial gravitacional (altura diminui) - energia potencial elástica (deformação para baixo, negativa).

  • Por que ele sobe? Porque ele tem Energia Cinética, movimento,

    Se ele não tiver Energia Cinética, concorda comigo que ele não vai subir? Então na altura máxima a energia cinética é 0

    Sobra B, C e D.

    Movimento elástico, mas só sabendo que a velocidade dele é sempre ou acelerada ou desacelerada você já mata a questão. Gabarito Letra C