SóProvas


ID
2555257
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores.

Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado).


Essas espécies captam água do(a)

Alternativas
Comentários
  • As bromelhas podem se encontrar fixas ou apoiada sobre os galhos das arvores, sendo uma estratégia para maior captação de luz solar.

    Elas se nutrem dos "tanques" que são formados entre suas folhas.

  • As bromélias são plantas do grupo das epífitas. Esse grupo, incluindo as bromélias, são adaptados a armazenar água de chuva entre suas folhas. Nao são plantas de longas raízes, portanto na conseguem absorver água do solo e nem de plantas vizinhas. Por serem epífitas, há especies de bromélias que crescem fixadas às outras plantas, porem não são parasitas, não retiram seiva bruta da planta de escora.  
    Essa característica de acumulo de água em suas folhas, faz com que nesse interior se crie uma reserva natural de água em que se desenvolvem insetos e pequenos anfíbios.

    Alternativa correta: Letra C


  • Acredito que a explicação mais técnica é que a bromélia e uma planta epífita, que é uma subdivisão do INQUILINISMO, sendo assim ela não pode sugar nada de sua relação interespecífica, já que nesse caso a relação sera (+, 0) ou seja positiva e neutra, sobrando dessa forma apenas a LETRA C, como resposta.

    Espero ter ajudado.

  • Conhecendo uma bromélia é fácil observar que em seu centro há um tanque de água acumulada da chuva pelo próprio formato em que suas folhas se dispõem formando um cilíndro no centro. Letra C). 

  • Questão Simples, Basta presta atenção na hora da prova.

  • Pensei como o Leandro: é uma relação inquilinista, na qual é (+,0) sem trazer prejuízo para o hospedeiro por isso, descartar as letras A e D (que provavelmente traria prejuízo para a planta, se está retirando algo diretamente dela).

  • Epifitismo é o hábito de vida de alguns vegetais que crescem sobre a superfície de um outro ser vivo (quase sempre de uma planta), absorvendo nutrientes e água provenientes do ar e da chuva ou de resíduos orgânicos que sedimentem ao seu redor. Muitas vezes as  de plantas epífitas são confundidas com as , porém elas diferem na maneira como elas se relacionam com a planta na qual estão aderidas: as epífitas utilizam-na preferencialmente para suporte físico enquanto que as parasitas sugam sua , tendo impactos negativos sobre o crescimento e desenvolvimento de seus hospedeiros.

    Letra C.

  • Letra C

    Essa espécie nao são parasitas como o sipo - chumbo

  • INQUILISMO: Esta relação é comumente encontrada entre plantas como , orquídeas e samambaias e plantas de maior porte, sobre as quais se instalam para obter suporte. Entre os vegetais, chamam-se as espécies inquilinas de . Crescendo sobre plantas de grande porte, as epífitas garantem maior suprimento de luz para a realização da , o que é muito importante, sobretudo, em ambientes que recebem pouca iluminação, como o interior de florestas.

    Uma vez que as epífitas não possuem contato com o solo, sua sobrevivência nos estratos arbóreos é garantida por estruturas adaptadas à captação e absorção de água. Bromélias, por exemplo, possuem forma de cone invertido e folhas com disposição espiralada e imbricada, que permitem o armazenamento da água das chuvas.

  • As epífitas são adaptadas a armazenar água da chuva entre suas folhas. Não possuem longas raízes, não conseguindo absorver água do solo e nem de plantas vizinhas (não ocorre parasitismo).

    Por serem epífitas, crescem fixadas às outras plantas. Com a capacidade de armazenar água da chuva em suas folhas, consegue criar uma reserva natural em seu interior de água.

  • Sabia que minha horas de discovery planet valeriam de algo

  • Epifitismo = InquilinismoParasitismo

    Gabarito : (C)

    Nível de Dificuldade : Médio