-
-
A técnica de salgamento promove a formação de um ambiente hipertônico, que aumenta a pressão osmótica externa promovendo a desidratação das células.
-
OsMoSe
oSmOsE
-
osmose = o hipopótamo vai ao hipermercado = a água (solvente) sai do meio hipotônico (menor concentração de soluto, que nesse caso é o meio intracelular) e vai pro meio hipertônico (maior concentração de soluto, que nesse caso é o meio extracelular com sal) buscando equilibrar as concentrações de soluto e levando à desidratação celular
-
Osmose: A água vai está onde tem mais soluto (do meio hipotônico para o hipertônico), no exemplo acima ele cita que tem mais soluto sobre a carne, então a água vai sair de dento das células, com intuito de diluir o soluto, com isso as células vão perder água, ocorrendo a desidratação.
Gabarito: E- A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.
Nesse vídeo o professor cita um exemplo que se encaixar com a questão.
https://www.youtube.com/watch?v=BVbT7LiALig
-
Letra E
O salgamento faz com que a carne perca água. As moléculas de água vão sair das células da carne para hidratar o sal.
Veja a diferença entre os diferentes tipos de ambiente:
=> Ambiente hipertônico: alta concentração de sal fora das células - células perde água.
=> Ambiente isotônico: mesma concentração de íons dentro e fora da célula - nada acontece.
=> Ambiente hipotônico: baixa concentração de íons fora das células, água entra na célula, podendo rompê--la.
Como a água vai ficar no entorno dos íons do sal, o resto do ambiente da carne vai ficar desidratado, o que dificultará a proliferação de bactérias ou fungos.
-
Pressão Arterial é a mesma coisa galera. Muito sal no sangue faz que a concentração de água nas células vai para os vasos sanguíneos aumentando a pressão.
-
osmose, meu patrão
-
Devido à osmose, a água das células vai do meio hipotônico para o meio hipertônico (fora das células-alta concentração de sal), desidratando as células.