SóProvas


ID
2555431
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

                                                    El carpintero


      Orlando Goicoechea reconoce las maderas por el olor, de qué árboles vienen, qué edad tienen, y oliéndolas sabe si fueron cortadas a tiempo o a destiempo y les adivina los posibles contratiempos.

      Al cabo de tantos años de trabajo, Orlando se ha dado el lujo de comprarse un video, y ve una película tras otra.

      No sabía que eras loco por cine le dice el vecino.

      Y Orlando le explica que no, que a él ni le va ni le viene, pero gracias al video puede detener las películas para estudiar los muebles.

     GALEANO, E. Disponível em: http://elcajondesastre.blogcindarrio.com.

Acesso em: 18 abr. 2012.


No conto de Galeano, a expressão ni le va ni le viene encerra uma opinião a respeito de cinema que

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima se chama "El carpintero" e fala sobre um homem que trabalhava com madeira.
    Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta correta para essa questão, analisaremos uma a uma:
    A) desconstrói a ideia central do conto sobre a importância das atividades de lazer: essa alternativa está errada, já que a ideia central do texto não é essa.
    B) contradiz a percepção que o narrador tem em relação à profissão exercida por Orlando: essa alternativa está errada, porque, na verdade, a expressão só reforça essa percepção.
    C) revela o descaso do narrador com relação ao ofício desempenhado por Orlando: essa alternativa está errada, pois a expressão destacada não revela descaso do narrador, e sim de Orlando com relação ao cinema.
    D) reforça a impressão do vizinho de que Orlando gostava de filmes: essa alternativa está errada, pois a expressão, na verdade, contradiz essa impressão do vizinho.
    E) evidencia a extrema devoção do carpinteiro ao seu ofício: essa alternativa está certa, pois a expressão demonstra que Orlando, na verdade, não ligava para o cinema, para os filmes, e sim para os móveis de madeira que neles apareciam.

    Logo, a partir desta análise, concluímos que a resposta certa está na alternativa de letra E.

    Gabarito dado pela banca: letra E.
    Gabarito do professor: letra E
    .
  • Por favor, alguém me explica o porquê do carpinteiro exercer a sua profissão com extrema devoção!!!.

  • @Natália medina ele é louco kkk

  • Primeiro, da alternativa A até a D só tem absurdo. Resta a E. Forçou em extrema devoção...mas no texto o carpinteiro diz algo do tipo ''não amo e nem desprezo'' os filmes, mas graças a eles consigo estudar os moveis. Ou seja, ele usa filmes p/aprender sobre moveis - sendo um carpinteiro. É por ai, as outras são absurdas, mas, de fato, forçaram em ''extrema devoção''.

  • Orlando Goicoechea reconhece as madeiras pelo cheiro, de que árvores vêm, quantos anos têm, e ao cheirá-las sabe se foram cortadas a tempo ou na hora errada e adivinha possíveis contratempos. Depois de tantos anos de trabalho, Orlando teve o luxo de comprar um vídeo e assistir a um filme após o outro. Não sabia que você era louco por cinema, diz a vizinha. E Orlando explica que não, que não vai nem chega até ele, mas graças ao vídeo ele pode parar o cinema para estudar os móveis.

  • Não entendi nada kkkkkk, juro!