SóProvas


ID
2555440
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Emotivo encuentro en la universidad pública


El entonces mandatario uruguayo recibió el cariño de sus compatriotas residentes en Nueva York e informó sobre la evolución del país, las políticas de gobierno, los avances y cuentas pendientes. Como en ocasiones similares, se multiplicaron Ias muestras de respeto y emoción. “Una nación es un formidable sentimiento de un 'nosotros’”, dijo.

Mujica comenzó su discurso relatando lo recogido de otras experiencias de comunidades en el exilio. “Muchos de ustedes echaron raíces, tienen hijos y no pueden cometer la agresión de descuajarle la vida. Tienen que cargar con esa nostalgia de ser de allá, pero estar acá”, dijo.

“Estamos metidos en la lucha por mejorar las circunstancias, con el sueño de que las generaciones que vengan, puedan venir con más soltura, con más apoyo”, dijo el Presidente.

Mujica se refirió a algunas críticas que reciben algunas políticas sociales. “Nos acusan de que damos sin contrapartida. Nos dicen 'a la gente no hay que darle pescado, sino enseñarle a pescar’. Sí — razonó el Presidente —, pero cuando le afanaste la caña, le afanaste el bote, ¿qué le vas a pedir? Para atrás no arreglamos, arreglamos para adelante.”

Disponível em: www.republica.com.uy. Acesso em: 26 set. 2013 (adaptado).


No discurso dirigido aos compatriotas radicados em Nova York, o então presidente Mujica expressa o desejo de que os cidadãos que vivem no Uruguai

Alternativas
Comentários
  • O texto apresentado acima se chama "Emotivo encuentro en la universidad pública" e foi publicado no site www.republica.com.uy.
    Para identificarmos em qual das alternativas está a resposta certa para essa questão, analisaremos uma a uma:
    A) apoiem as políticas públicas afirmativas: essa alternativa está errada, pois, no seu discurso, Mujica não expressa esse desejo.
    B) integrem-se ao processo de globalização: essa alternativa está errada, já que Mujica não pede que os cidadãos que vivem no Uruguai integrem-se no processo de globalização.
    C) cultivem o sentimento nacionalista: essa alternativa está errada, pois, no discurso de Mujica, ele não expressa esse desejo.
    D) ofereçam uma contrapartida à nação: essa alternativa está errada, de maneira que Mujica não fala em seu discurso sobre os cidadãos que vivem no Uruguai oferecerem uma contrapartida à nação.
    E) tenham melhores condições de vida: essa alternativa está certa, pois, no terceiro parágrafo, há um trecho da fala do presidente, em que ele diz que eles estão lutando para melhorar as circunstâncias dos cidadãos que vivem no Uruguai.

    Logo, podemos concluir que a resposta certa para essa questão está na alternativa de letra E.

    Gabarito dado pela banca: letra E.
    Gabarito do professor: letra E.
  • Estamos metidos en la lucha por mejorar las circunstancias, con el sueño de que las generaciones que vengan, puedan venir con más soltura, con más apoyo”, dijo el Presidente.

    Encontro emocional na universidade pública

    O então presidente uruguaio recebeu o carinho de seus compatriotas radicados em Nova York e informou sobre a evolução do país, políticas governamentais, avanços e pendências. Como em ocasiões semelhantes, as expressões de respeito e emoção se multiplicaram. "Uma nação é um formidável sentimento de 'nós'", disse ele.

    Mujica começou seu discurso contando o que havia recolhido de outras experiências de comunidades no exílio. “Muitos de vocês criaram raízes, têm filhos e não podem cometer a agressão de destruir sua vida. Eles têm que carregar aquela saudade de estar lá, mas estar aqui ”, disse.

    Estamos envolvidos na luta para melhorar as circunstâncias, com o sonho de que as próximas gerações venham com mais facilidade, com mais apoio”, disse o presidente.

    Mujica referiu-se a algumas críticas que algumas políticas sociais recebem. “Eles nos acusam de que damos sem compensação. Eles nos dizem 'você não precisa dar peixes às pessoas, mas ensiná-las a pescar'. Sim - raciocinou o presidente -, mas quando você o fez querer a vara, você o fez querer o barco, o que você vai pedir a ele? Não corrigimos para trás, corrigimos para a frente. "