SóProvas


ID
2556544
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na atuação em instituições de Educação, os psicólogos necessitam de subsídios teórico-metodológicos que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes, considerando as diferenças individuais e a promoção da inclusão. Nessa perspectiva, analise as seguintes assertivas:


I. Mesmo sem laudo emitido por profissionais externos, a Instituição Federal de Ensino pode fornecer planos de estudo adaptados às necessidades especiais na aprendizagem.

II. É importante que o psicólogo escolar concentre seus esforços no diagnóstico e tratamento dos transtornos da aprendizagem.

III. Educação Especial e Educação Inclusiva podem ser considerados conceitos equivalentes, pois, em ambos, existe uma iniciativa de assegurar condições de aprendizagem para estudantes com necessidades educacionais especiais.

IV. O termo “Pessoa com Deficiência” é mais adequado que “Pessoa Portadora de Necessidades Especiais” para referir-se aos sujeitos com impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.


Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) assertiva(s) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • (A) I, IV

  • De acordo com o art. 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Especial é a modalidade de educação voltada aos "educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”. A Educação Especial tem como público-alvo crianças com alguma deficiência, sendo ofertada em escolas do ensino regular ou instituições especializadas, como as escolas para cegos, escolas para surdos, etc. Nessas escolas, a estrutura, equipamentos e professores são especializados. No entanto, a crítica é pelo fato de não ocorrer o convívio entre as crianças, independente das suas condições físicas ou cognitivas.

    Já a Educação Inclusiva visa maior integração entre as crianças a partir da difusão do ensino coletivo. Dessa forma, o ambiente escolar promove o convívio entre os alunos com necessidades especiais ou não, favorecendo a aproximação entre as crianças. O ensino inclusivo também está relacionado as populações com culturas diferentes, como os quilombolas, indígenas, etc. A iniciativa também precisa que as escolas da educação regular sejam adequadas ao correto atendimento dessas crianças. A metodologia também contribui para favorecer a diversidade, visto que o ambiente atende crianças em diferentes situações.

    Educação Especial Inclusiva é uma metodologia pedagógica que combina noções da educação regular com a educação especial. O objetivo principal desse sistema educacional é promover a integração entre todas as crianças da comunidade. Para garantir que essa finalidade seja alcançada, é fundamental que ocorra uma união entre as políticas públicas, instituições de ensino, família e professores qualificados.

    FONTE: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/o-que-e-educacao-especial-inclusiva