SóProvas


ID
2556610
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1


                         A insana mania de economizar em coisas erradas


      Existe uma grande diferença entre oportunidade e oportunismo. Uma é aquela em que as pessoas querem levar vantagem em tudo, serem espertas, ganhar a qualquer custo, sendo que a outra vai na contramão deste movimento cada vez mais presente e enraizado na cultura brasileira. [...]

      A cultura do Brasil é riquíssima, linda e super diversificada. Porém, esse vício maldito acaba com a beleza. A necessidade de levar vantagem deixa as pessoas cegas e a feira de Acari, no Rio de Janeiro, é um belo exemplo deste contraste. O mercadão de produtos roubados é promovido às custas de inúmeras mortes e assaltos por conta de um comércio que não tem fim. [...]

      Não há pagamento de impostos referente à mercadoria e recolhimento de tributos. Só por isso esse produto chegou até o seu consumidor final. Vidas acabam porque alguém tem a necessidade porca de comprar algo “baratinho”. E não é exagero.

      Tenho um amigo que hoje reside nos Estados Unidos. A família dele, quando morava no Brasil, possuía uma transportadora com cinco caminhões. Sempre que se tratava de uma carga valiosa, quem fazia o transporte era o pai, o dono da empresa. Ele tinha esse cuidado para zelar pelo material do cliente e garantir que o produto caro chegaria ao seu destino conforme o esperado, sem danos. Até que um dia ele foi roubado e sequestrado. A quadrilha pediu R$50 mil reais, e a carga era de televisões. Ele ficou quatro dias em cativeiro e não havia possibilidade de pagar pelo valor exigido. Não avisaram a polícia e as negociações chegaram a R$10 mil. A quantia foi paga, mas o pai foi encontrado morto, sendo que ele havia falecido muito antes da entrega do dinheiro.

      Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar esses produtos. O detergente mais barato, o salame, sabão em pó que são vendidos na feira de Acari custaram a vida de alguém. Além disso, deixou o seguro para todo mundo mais caro, impactando na economia como um todo. Quantas vezes subiu o seguro do seu carro? Mas na hora de comprar uma peça, muitos não abrem a mão de ir até um desmanche. É essa consciência que precisa mudar. Quando isso acontecer, o país muda de patamar. [...]

Daniel Toledo. Adaptado de e disponível em: http://envolverde.cartacapital.com.br/insana-mania-de-economizar-em-coisas-erradas

Em relação ao Texto 1, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.


O oportunismo é uma das causas do aumento do preço dos produtos. Uma consequência do oportunismo, apontada pelo autor, é o fato de o seguro do carro ficar mais caro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    -----

    "(...)O detergente mais barato, o salame, sabão em pó que são vendidos na feira de Acari custaram a vida de alguém. Além disso, deixou o seguro para todo mundo mais caro, impactando na economia como um todo. Quantas vezes subiu o seguro do seu carro?Mas na hora de comprar uma peça, muitos não abrem a mão de ir até um desmanche(oportunismo).(...)"

    -----

     

  • Não concordo com o gabarito.

    "O oportunismo é uma das causas do aumento do preço dos produtos. Uma consequência do oportunismo, apontada pelo autor, é o fato de o seguro do carro ficar mais caro."

    Vejam, a única vez em que se foi dito sobre aumento de preço no texto foi quando o autor falou sobre o aumento do preço do seguro de carro. Deixando, assim, a segunda parte da afirmação correta, qual seja: "Uma consequência do oportunismo, apontada pelo autor, é o fato de o seguro do carro ficar mais caro".

    Porém, quanto à primeira parte me ocorreu dúvida, pois em nenhum momento vi no texto o autor acusar o aumento dos preços dos produtos (em geral) como causa do oportunismo.

    Me corrijam, caso eu esteja interpretando errado. 

  • concordo com o Rômulo. Na verdade o preço dos produtos é menor, como o exemplo da feira de Acari.

  • Certo. 

    Os pontos que fazem a afirmação ser verdadeira:

     

    Não há pagamento de impostos referente à mercadoria e recolhimento de tributos. Só por isso esse produto chegou até o seu consumidor final. 

    Ainda me questiono como que as pessoas têm coragem de comprar esses produtos. O detergente mais barato, o salame, sabão em pó que são vendidos na feira de Acari custaram a vida de alguém. Além disso, deixou o seguro para todo mundo mais caro, impactando na economia como um todo. 

     

    Ou seja, o fato de não haver pagamento de impostos faz com que o produto fique mais barato e isso torna o crime viável. Se torna o crime viável, é lógico que o seguro para mercadorias terá de ficar mais caro, pois o roubo de cargas, por exemplo, só vai aumentar.

    Continuando:

     

    Quantas vezes subiu o seguro do seu carro? Mas na hora de comprar uma peça, muitos não abrem a mão de ir até um desmanche. É essa consciência que precisa mudar. Quando isso acontecer, o país muda de patamar.

     

    Quer dizer, o seguro do teu carro subiu várias vezes por conta dessa insegurança, pela alta quantidade de furtos que abastecem mercados clandestinos. Mas por incrível que pareça, você é o primeiro a ir comprar uma peça de segunda mão roubada do carro de alguém, às vezes até do seu mesmo. O aumento dos roubos, furtos e consequentemente dos preços é apenas reflexo do nosso OPORTUNISMO. 

  • Tbm não concordei com o gabarito, Porém, a AOCP é quem é a dona da po*** toda, então toca o barco! rs

  • O FATO de as pessoas serem oportunistas e comprarem mercadorias roubadas só para pagar menos (CAUSA)

    FAZ COM QUE o seguro de automóveis aumente por conta do elevado número de roubos (CONSEQUENCIA)

  • Muita atenção ao detalhe: "UMA consequência" e não "A consequência". 

  • Concordo com o romulo andrade. Realmente não há fundamento que sustente a primeira afirmativa. Nem mesmo uma análise de causa e consequência sobre a questão dos impostos e dos seguros justifica o aumento de preços de produtos em geral. Até porque podem haver casos em que o seguro cubra o valor das mercadorias transportadas (exemplo) e o veículo em si. Tendo, então, nenhum ônus para a empresa privada.

  • A causa do oportunismo esta ligada ao efeito causado. ( RESULTADO DA AÇÃO)

  • Realmente , para o estilo de questão V/F o examinador foi bastante infeliz ao redigir "(...) aumento do preço dos produtos (...)".  Podemos atacar frontalmente esta afirmativa , uma vez que o autor do texto NÃO cita em momento algum aumento de preço de produtos.

     

    Um possível contra-argumento , seria o "seguro" ter aumentado , mas ao meu ver , seguro é mais um serviço do que um produto. 

     

    Enfim , em se tratando de AOCP , temos de apenas "aceitar" . Graças a deus TRT2 é a FCC , uma banca um pouco menos AMADORA que essa AOCP.

  • meu Deus...preciso de sorte para acertar estas questões da AOCP...

  • O examinador cagou nessa questão, o autor falou apenas do seguro estar mais caro. As únicas referências acerca dos produtos dizem que, na verdade, estão mais baratos.

  • Além disso, deixou o seguro para todo mundo mais caro, impactando na economia como um todo.


    Logo: Gabarito: Certo.

  • Também achei estranho, pois falar que os produtos subiram é um equivoco, sendo que engloba os produtos de furto que são vendidos na feira, mais barato, não paga imposto, custam vidas e sustentam os crimes... sendo que a questão fala corretamente na segunda parte sobre o aumento dos seguros...

    Paciência, segue o plano...