SóProvas


ID
2556922
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito dos novos modelos de provisão de serviços públicos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

     

    Fontes de pesquisa (não, não foi minha cabeça e nem foi o Olavo de Carvalho):

    ¹ - http://bdm.unb.br/bitstream/10483/16019/1/2016_JoseMartinsBorgesJunior_tcc.pdf

    ² - http://www.scielo.br/pdf/cebape/v12n3/v12n3a03.pdf

  • GABARITO A

    "(...)as estruturas de produção de bens e serviços públicos que utilizam o modelo da coprodução fomentem e estimulem o máximo possível de participação, abrindo a possibilidade para que todos os cidadãos se envolvam."

  • Gabarito A

    Considerar o cidadão somente como o consumidor final de serviços públicos é visão ultrapassada e que muitas vezes não corresponde mais à realidade. A coprodução de serviços surge como uma tendência na relação entre cidadão e governo, propiciando a participação mútua em atividades públicas presentes no cotidiano do cidadão.

    O termo coprodução foi usado pela primeira vez nos anos 70 por Elinor Ostrom, que constatou que organizações provedoras de serviços públicos dependiam tanto da comunidade para a entrega de serviços quanto a comunidade dependia delas (Osborne, 2016). 

    Alford e Yates (2015) dedicam atenção ao termo „coprodução‟ a fim de evidenciar seu sentido. Os autores apontam que o aspecto „produção‟ da palavra se refere à transformação de um recurso tangível ou intangível inicial em um resultado final com valor adicionado. O prefixo „co‟ denota que essa transformação será feita conjuntamente por duas ou mais partes: o cidadão e o governo irão contribuir entre si dedicando seu tempo e esforço um ao outro. 

    Obrigada pela fonte, Vanessa.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!