Fonte: TEC
Para Schumpeter (1982, 2008) a inovação é um processo dinâmico pelo qual as tecnologias são substituídas por novas tecnologias, resultando no que o autor chama de “destruição criadora”.
As inovações são implementadas por inovadores, o que o leva a considerar o empreendedor como o responsável pelo desenvolvimento econômico.
A inovação pode ser ainda uma mudança substancial, qualitativa ou quantitativa nas práticas anteriores, nova estrutura organizacional ou sistema administrativo, um novo plano ou programa pertencente a membros de uma organização, resultando em um novo produto, serviço, ou prática que é nova para o estado da arte, ou nova pelo menos para o contexto organizacional.
a) Errado. A inovação não é apenas introduzir um novo produto. Correto o exemplo dado na alternativa, mas não consiste apenas nisso. A novação vai além, como segundo mostrei no comentário acima, como sendo mudança substancial, qualitativa ou quantitativa nas práticas anteriores.
b) Errado. Não necessariamente produtos novos, como também criação e desenvolvimento de serviços novos, tanto no aspecto qualitativo quanto no aspecto quantitativo.
c) Correto. Exatamente o que mostra os diversos autores em inovação de serviços públicos. A inovação envolve aspectos quantitativos, qualitativos, envolve ações de mudanças internas e externas a organização.
d) Errado. Não se trata de um tipo de inovação mais relevante como afirma a alternativa. Todo processo de inovação traz seus benefícios a estrutura organizacional no setor públicos.
e) Errado. A inovação incremental reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio. No serviço público não é aplicado necessariamente esse tipo de inovação, mas também a inovação radical que implica introduzir novos produtos ou serviços que se desenvolvem em novos negócios ou se expandem ou que causam mudança significativa em toda a organização.