SóProvas


ID
2556970
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) e as reformas institucionais realizadas no governo Castelo Branco, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D, pra quem excedeu as 10 questões!

    A reforma financeira do PAEG visou fortalecer o sistema financeiro nacional, para que este fosse capaz de financiar despesas e investimentos sem emissão de moeda e consequente aumento da inflação. Dentre as medidas da reforma financeira estavam: a regulamentação que permitia às empresas privadas nacionais captar recursos, diretamente no mercado externo; regulamentação também para que os bancos nacionais captassem recursos no exterior, para repassar às empresas nacionais; ou seja, houve uma ampliação na abertura da economia ao capital externo, que entrava por meio de investimentos diretos e empréstimos, graças à alta liquidez externa.

  • A reforma financeira do PAEG visou fortalecer o sistema financeiro nacional, para que este fosse capaz de financiar despesas e investimentos sem emissão de moeda e consequente aumento da inflação.

    Dentre as medidas da reforma financeira estavam:

    1) a regulamentação que permitia às empresas privadas nacionais captar recursos, diretamente no mercado externo;

    2) a regulamentação também para que os bancos nacionais captassem recursos no exterior, para repassar às empresas nacionais; ou seja, houve uma ampliação na abertura da economia ao capital externo, que entrava por meio de investimentos diretos e empréstimos, graças à alta liquidez externa.

  • Durante o período do regime militar com exceção dos anos finais, deu-se vários investimentos na infraestrutura do Brasil, pois o mercado externa estava favorável a empréstimos a juros baixo, todavia os choques do petróleo acabou com o "milagre brasileiro" deixando a vista o verdadeiro status que era aquela hegemonia nacional econômica, o favorecimento das classes altas e consequentemente a desvalorização das classes baixas. "Vamos fazer o bolo crescer primeiro para depois reparti-lo", o "bolo" nunca foi repartido entre as camadas mais baixas da sociedade.