SóProvas


ID
2556988
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.

(Eric J. Hobsbawm, A Era das Revoluções: Europa 1789-1848)


No contexto apresentado, sobre as influências britânica e francesa, respectivamente, é correto reconhecer

Alternativas
Comentários
  • Letra: B

    a) a produção de bens de capital como atribuição exclusiva do Estado; e a oferta de direito político pleno apenas aos trabalhadores urbanos e aos proprietários em geral. Não foi ofertado direito político pleno nesse período. 

     

    b) a produtora de um modelo de organização econômica balizada pelas ferrovias e fábricas; e a oferta do primeiro exemplo, do conceito e do vocabulário do nacionalismo. ​Foi esse nacionalismo que inflamou a Grande Guerra no final do século XIX.

     

    c) a concepção econômica de que a riqueza deve ser dividida igualmente entre o campo e a cidade; e a difusão do ideal de igualdades jurídica e econômica dos cidadãos. Nesse momento houve um acúmulo​ de riqueza e crescimento das cidades e não foi marcado pelo ideal de igualdade jurídica e econômica dos cidadãos.

     

    d)  o estabelecimento de um padrão econômico baseado na circulação de mercadorias de valor agregado alto; e a difusão do sufrágio universal e do Estado forte.  Nesse momento surge o liberalismo econômico que prega o fim da intervenção do Estado na produção e na distribuição das riquezas, o fim das medidas protecionistas e dos monopólios e defende a livre concorrência entre as empresas e a abertura dos portos entre os países. Foi defendido por escritores como Adam Smith, Thomas Malthus, David Ricardo, James Mill, Nassau Senior entre outros que formaram a "Escola Clássica Inglesa".

     

    e) as inversões de capitais que resultaram em autonomia econômica das ex-colônias americanas; e a ideia do Estado intervencionista para as relações entre as classes sociais. Na era buscava se um Estado minímo, pois se acreditava no liberalismo econômico.

  • Obrigado Iris

  • a) Os direitos alcançados pelos trabalhadores, que não são plenos, foram alcançados por meio de muitas lutas. Ademais, os proprietários também não possuem direitos plenos. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) A Revolução Industrial não teve como uma de suas premissas a igualdade. ITEM INCORRETO.

    d) Sufrágio universal e Estado forte não são fatores corolários da Revolução Industrial. ITEM INCORRETO.

    e) Os territórios das colônias americanas se beneficiaram apenas muito tempo depois do processo desencadeado pela Revolução Industrial. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B