SóProvas


ID
2556991
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na segunda metade do século XIX, foram concluídos os processos de unificações da Itália e da Alemanha. Sobre esses processos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • alternativa "C"...

    unificação italiana foi o processo de união territorial que resultou no surgimento do Estado-nação da Itália na segunda metade do século XIX. Esse processo foi liderado pelo Reino de Piemonte-Sardenha que, nessa época, era governado pelo rei Vitor Emanuel II, da Casa de Saboia.

    Itália no século XIX

    Durante a primeira metade do século XIX, a Itália não existia como Estado-nação e a sua região era formada por uma série de pequenos reinos, muitos dos quais estavam sob o domínio dos austríacos. Os ideais nacionalistas fortaleceram-se durante o século XIX, especialmente a partir das revoluções liberais de 1848 que aconteceram em toda a Europa.

    O fortalecimento desses ideais nacionalistas na região da Itália levou à formação de diferentes movimentos, que defendiam formas distintas de conduzir essa unificação territorial:

     

     

    já a ALEMANHA:

    A partir da segunda metade do século XIX, o território que hoje corresponde à Alemanha passou por um processo de unificação territorial, o que garantiu o surgimento do Império Alemão sob a liderança da Casa de Hohenzollern. A Prússia liderou esse processo por meio das ações tomadas por Otto von Bismarck como primeiro-ministro prussiano. A unificação alemã também foi responsável pela alteração da balança de poder na Europa no final do século XIX.

     

  • Ok, só acho que essa questão está deslocada do assunto (Medievo europeu)...

  • Erros de cada assertiva:

    a) a unificação alemã se deu no interesse de Prússia, e em detrimento dos interesses austríacos.

    b) as unificações italiana e alemã não se deram por meio de "mobilização popular". Ambas podem ser consideradas "revoluções pelo alto", isto é, alterações estruturais no campo político-social mobilizadas e controladas por setores de elite. Além disso, a região alemã da Baviera não esteve muito interessada na unificação.

    d) mais uma vez, as unificações em questão não se deram no interesse dos setores mais populares, e nem como resultado de suas ações.

    e) o Congresso de Viena foi realizado em 1815, e tem pouca ou nenhuma relação direta com os eventos da década de 70 do século XIX.

  • Só comentando a alternativa "D": as unificações ocorreram mais por iniciativas de regiões mais industrializadas. Já que a Inglaterra e França dominavam o comercio industrial na Europa, a unificação da Alemanha e Itália representava um desenvolvimento do comercio interno para ambas.