-
Letra b.
Há fatores organizacionais, como a disponibilidade de informações e de tempo; há
fatores individuais de conhecimento/cognição.
-
Item correto B
O argumento de racionalidade limitada, proposto por Simon, foi construído a partir da premissa de dinâmica do sistema econômico, em que não apenas as ações dos agentes econômicos mudam ao longo do tempo, mas também o próprio ambiente em que atuam. Dessa forma, a capacidade de predição dos eventos futuros torna-se impossível, em virtude da incerteza sobre as condições futuras do ambiente. Além da incerteza quanto à probabilidade de ocorrência de eventos futuros, o argumento de racionalidade limitada assume também que os agentes não possuem capacidade de obter e processar todas as informações relevantes para a tomada de decisão, tendo em vista a complexidade do sistema em que estão inseridos. Portanto, racionalidade limitada não está apenas relacionada à incerteza estrutural, pois mesmo considerando uma situação hipotética de perfeita informação, a limitação dos agentes para processar este conjunto de informações inviabiliza a busca de resultados maximizadores.
http://www.scielo.br/pdf/rep/v36n3/1809-4538-rep-36-03-00622.pdf
-
O conceito de racionalidade limitada destaca que os indivíduos não são capazes de tomarem decisões ótimas, mas apenas decisões satisfatórias.
A ideia básica do modelo da racionalidade limitada é que os gerentes não têm tempo nem capacidade mental ilimitadas e, portanto, não podem avaliar cada meta, cada problema e cada alternativa. A tentativa de ser racional é restringida (limitada) pela enorme complexidade de muitos problemas. Há um limite para a racionalidade dos administradores.
A questão aborda a origem dessa limitação da racionalidade. Quanto a origem podemos traçar duas:
a) Ambiental: os administradores não possuem todas as informações e nem tempo para avaliarem todas as informações
b) Individual: os administradores não possuem capacidade cognitiva suficiente para processarem todas as informações disponíveis.
A alternativa que ressalta as limitações de tempo, informação e cognição é a alternativa B.
Gabarito: B
-
A limitação da racionalidade procura compreender aspectos que influenciam a tomada de decisão do indivíduo baseada em sua limitação de informação. Essa teoria, desenvolvida primeiramente por Herbert A. Simon, propõe a complementação da racionalidade como “otimização", que vê a tomada de decisão como um processo totalmente racional de encontrar uma opção ideal dada a informação disponível. Para Herbert Simon, a racionalidade pessoal está limitada por três dimensões:
A informação disponível;
A limitação cognitiva da mente individual;
O tempo disponível para tomada de decisão
-
Erro da A?
-
GAB B
Modelo da Racionalidade Limitada: Esse modelo parte do pressuposto de que o indivíduo tem uma capacidade limitada de processar informações (capacidade cognitiva limitada). Portanto, é impossível assimilar, e compreender todos os dados necessários para maximizar os resultados da decisão. Assim, o indivíduo busca reduzir os problemas e as informações a um nível em que consiga entender e processar.
O indivíduo busca, portanto, tomar decisões que sejam “satisfatórias e suficientes” (ou seja, ele não busca tomar “decisões ótimas”).
- Enquanto a racionalidade absoluta diz que o tomador da decisão determina critérios, pesa todas as opções e escolhe a “opção ótima”, a teoria da racionalidade limitada considera uma série de outros fatores, além de tirar toda a responsabilidade do tomador.
Logo, tanto as influências externas, como a falta de acesso a todas as informações, como as internas — que são as limitações cognitivas — tornam o processo decisório bem diferente.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)