SóProvas


ID
2557633
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 03


Jejum

A dieta do “ainda não”


      (...)

      Jejuar e caçar

      A história da humanidade é a história da comida – ou melhor, da fome. O primeiro ser que podemos chamar de “humano”, o Homo erectus, nosso ancestral, surgiu há 2 milhões de anos. A agricultura tem só 13 mil. Nesse meio tempo, que corresponde a precisamente 99,3% da nossa história, fomos caçadores.

      A vida de caçador não é fácil. Um guepardo gasta 40% de todas as calorias que consome em basicamente dois piques diários de 120 km/h, de que lança mão para conseguir suas presas. Cada corrida não chega a durar um minuto e, se a presa escapar, talvez só apareça outra no dia seguinte.

      Se é difícil para um guepardo, imagine para os nossos ancestrais. Eles viviam uma rotina com mais dias de vacas magras do que de vacas gordas. E mesmo nos dias de caça abundante nos faltava o que ainda falta aos leões: geladeira para guardar as sobras. A fome estava sempre à espreita. Longos períodos de jejum, então, eram parte da vida deles. E isso ficou impresso nos nossos genes – até por isso o corpo humano aguenta, pelo menos, três semanas sem comida.

      “O comportamento alimentar dos seres humanos era baseado em grandes oscilações energéticas, consequência dos longos períodos de jejum seguidos de alimentação farta. Por isso, alguns autores acreditam que o genótipo humano estaria perfeitamente adaptado para condições extremas de fome seguidas de períodos de superalimentação”, diz a nutricionista Fernanda Reis de Azevedo, da Faculdade de Medicina da USP.

SUPERINTERESSANTE. Edição 378 – agosto 2017 – Seção Saúde, Texto Clarissa Barreto, pag. 56/57).

Assinalar a opção que contém uma informação que NÃO está de acordo com o texto.

Alternativas
Comentários
  • Errada. E)

    Provavelmente a letra E está errada porque diz que o texto foi desenvolvido em cima do estilo de alimentação dos nossos ancestrais, quando seria na verdade desenvolvido pela ideia de que a história da humanidade é baseada na fome.

  • ela quer a errada kkkkk vacilei :)

  • O texto é desenvolvido a partir da recorrência a informações e argumentos presumidos pela autora sobre os estilos de alimentação adotados por nossos ancestrais. Em nenhum momento ela se baseou em presunção e sim em fatos científicos, Notem que teve até um comentário de uma nutricionista.

    Gabarito. E

  • BIZU sempre marcar o comando da questão

  • Onde esta a opinião da autora?