De acordo com Gil (2001, p. 74-75), há vários fatores que impedem a eficácia de uma mensagem. Da parte do emissor, podem ser consideradas as seguintes:
- Falta de clareza nas ideias: Muitas vezes, o emissor tem uma vaga ideia do que pretende comunicar, mas, em lugar de aperfeiçoá-la, passa a transmiti-la assim mesmo.
- Comunicação Múltipla: Uma pessoa pode estar interessada em se comunicar apenas verbalmente. Na realidade, pode expressar-se também pelas mãos, pela curvatura do corpo, pelo movimento dos músculos da face, entre outras maneiras.
- Problemas de codificação: A expressão precisa ser clara, o que significa que o comunicador deve tomar cuidado com a tonalidade, a altura, o timbre e a velocidade de sua voz para evitar ruídos.
- Bloqueio emocional: A vergonha, o receio de falar errado, a emoção ou o medo de ser mal interpretado
- Hábitos de locução: A repetição excessiva de palavras, o uso de palavras incomuns, que ocorre principalmente quando a pessoa quer dar a impressão de que é uma autoridade e podem provocar distração ou irritação no interlocutor,prejudicando a comunicação.
- Suposição acerca do receptor: Quando uma pessoa inicia a conversa do que supõe que a outra pessoa pensa ou sabe, a comunicação pode não se completar.
Na Questão temos: Dentre as diversas barreiras à comunicação interpessoal, um dos principais tipos são os hábitos de locução, que consistem em:
a) Repetição excessiva de palavras ou uso de palavras incomuns. - Hábitos de locução
b) Vergonha, receio de falar errado ou medo de ser mal interpretado. - Bloqueio emocional
c) Quando uma pessoa inicia a conversa do que supõe que a outra pessoa pensa ou sabe.- Suposição acerca do receptor
d) Expressar-se também pelas mãos, pela curvatura do corpo, pelo movimento dos músculos da face, etc. - Comunicação Múltipla
e) O emissor tem uma vaga ideia do que pretende comunicar, mas em lugar de aperfeiçoá-la, passa a transmiti-la assim mesmo.- Falta de clareza nas ideias