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ID
255835
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na QoS, é um parâmetro importante (SLA) para as aplicações executadas em rede cuja operação adequada depende, de alguma forma, da garantia de que os pacotes de informação devem ser processados em períodos de tempo bem definidos (trata da variação no tempo e na sequência de entrega das informações), como é o caso de VoIP.

Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Não entendi bem esta questão. Será que alguém pode me ajudar?

    Fonte: Wikipédia.
     
    Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes. Logo, uma das formas de minimizar a variação de atraso é a utilização de buffer, o qual armazena os dados à medida que eles chegam e os encaminha para a aplicação segundo uma mesma cadência. Ocorre nos momentos onde este passa pelo valor zero, sendo bastante crítica nos sistemas que operam com modulação em fase. Um exemplo de sistemas que tem o Jitter como inimigo é o serviço de Voz sobre IP (VoIP). Para este sistema, tanto o efeito do Jitter, variação de latência, quanto a sua mais simples solução, bufferização, não são agradáveis.
  • É pessoal a FCC adora pegar material do wikpedia.
    O duro é que lá nem sempre é 100% confiável, pelo menos em monografias, é local que não aceitamos como referêncial.
  • Qualidade de Serviço - QoS - são as necessidades (requisitos) das aplicações para que estas "funcionem" de maneira satisfatória. Os requisitos são definidos em termos de parâmetros, entre eles: latência, jitter, vazão, disponibilidade etc.

    Cada um desses parâmetros define uma necessidade específica da aplicação e precisam ser combinados (acordados) entre os dispositivos da rede para atender à aplicação em questão. Há técnicas diferentes para se implementar QoS: DiffServ, IntServ etc.

    IntServ funciona reservando recursos para a aplicação: a aplicação solicita uma QoS à rede. Todos os dispositivos existentes "pelo caminho" onde os dados da aplicação irão passar combinam e reservam a parcela de recursos necessários para satisfazê-la. Isso é chamado "contrato de serviço - SLA".

    No DiffServ o SLA é feito de outra maneira, etiquetando os pacotes e de acordo com essas etiquetas, cada pacote é tratado de uma maneira diferente pelos roteadores da rede.
    A latência é o parâmetro que diz respeito à demora de entrega dos pacotes.

    O Jitter é o parâmetro que diz respeito à variação no tempo da entrega das informações. Ou seja, alguns pacotes são entregues rapidamente, outros demoram muito etc. Para algumas aplicações, como a de  "voz sobre IP" ou VoIP é inaceitável que essa variação (Jitter) seja grande.

    Espero ter colaborado com a colega.

  • Na QoS, é um parâmetro importante (SLA) para as aplicações executadas em rede cuja operação adequada depende, de alguma forma, da garantia de que os pacotes de informação devem ser processados em períodos de tempo bem definidos (trata da variação no tempo e na sequência de entrega das informações), como é o caso de VoIP.

    O jitter é a variação do atraso.

    Quando você está recebendo um streaming de vídeo, por exemplo, se o vídeo estiver com atraso, às vezes você nem percebe e se perceber nem se importa, como é o caso das TV por assinatura digitais, que transmitem jogos de futebol com atraso em relação às TVs abertas analógicas. Mas se tiver com jitter alto não há quem não reclame.

    Um exemplo de jitter alto seria um vídeo fragmentado em 20 pacotes IP, com o 1º pacote chegando com atraso de 20ms, o 2º com atraso de 10ms, o 3º com 15ms, o quarto com 2ms, o quinto com 30ms...

    Jitter baixo seria 1º pacote com 15ms de atraso, o 2º com 16ms, o 3º com 16ms, o 4º com 15ms, o 5º com 16ms...

    Entederam? Uma coisa é o atraso, outra coisa é a variação do atraso.
  • Um conceito semelhante a Jitter (que Tanenbaum chama de flutuação) é o de retardo. Vejamos:

    Retardo: é o tempo que os pacotes levam para chegar ao destino. No caso de telefonia e videoconferência, por exemplo, o atraso dos pacotes pode tornar a comunicação inaceitável. Para correio eletrônico e vídeo por demanda, o atraso dos pacotes já não é tão crítico. Se todos os pacotes estiverem uniformemente atrasados alguns segundos, não haverá nenhum dano. Essas aplicações, portanto, não são sensíveis ao retardo.

    Flutuação (Jitter): refere-se a pacotes que chegam a intervalos de tempo irregulares entre eles. No login remoto, por exemplo, a alta flutuação faz com que os caracteres apareçam na tela em pequenas rajadas. Em outra situação, se o usuário estiver assistindo a um vídeo pela rede e os pacotes chegarem 500 segundos atrasados uniformemente (Retardo), não haverá nenhum dano. Porém, se os pacotes chegarem com alta flutuação, o resultado será desastroso. O mesmo acontece com áudio, onde a flutuação de até alguns milissegundos será bastante audível.

  • Respondendo à dúvida da Jéssica:
    "Um exemplo de sistemas que tem o Jitter como inimigo é o serviço de Voz sobre IP (VoIP)."

    A qualidade da percepção da mídia que chega (voz ou imagem) deve ser o mais uniforme possível, de maneira que o receptor tenha boa recepção do que está sendo enviado: imagine estar assistindo televisão e a imagem ou o som começam a variar bruscamente, ora muito lentos, ora muito rápidos, ora descasados.