SóProvas


ID
2558443
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um médico-legista foi chamado para avaliar um ferimento ocasionado pela entrada de um projétil de revólver na mão de uma vítima. O perito, informado de que não havia anteparos ou obstáculos próximos ao indivíduo atingido bem como não havia nenhuma peça de vestuário cobrindo a região corporal atingida, analisou e descreveu a lesão como compatível com disparo efetuado a longa distância.


Nessa situação hipotética, a característica cutânea que possibilitou ao perito identificar a distância do disparo do projétil denomina-se

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra "E"

    A) Nos tiros encostados não há, em geral, zona ou orla de esfumaçamento e de tatuagem. Quando não tiver plano ósseo subjacente, a pele recua, mas não se rompe da mesma forma (TOCHETTO, 2011, p. 264). 

    ZONA DE ESFUMAÇAMENTO

    Se o disparo for efetuado de uma distancia maior (30 cm), a fumaça decorrente do disparo poderá atingir o alvo e depositar-se ao redor do ferimento de entrada, produzindo a chamada zona de esfumaçamento.

    Para Toccheto,

    Nos tiros perpendiculares, dependendo da distância, a forma da zona de esfumaçamento pode não ser circular, mas estrelada. Sua cor depende do colorido da pólvora e a forma do resifuograma; e suas dimensões e seu grau de concentração proporcionam elementos para fundamentar uma convicção quanto à direção e distância do tiro em relação ao alvo (TOCHETTO, 2011, p. 256).

    b) Tocchetto explica que

    A zona de tatuagem é formada pelos resíduos maiores (sólidos) de pólvora incombusta ou parcialmente comburida e pequenos fragmentos que se desprendem do projétil que, ao atingirem o alvo, nele se incrustam ao redor do orifício de entrada. Devido à maior massa e à maior força viva, vencem maior distância e penetram no material do alvo como microprojéteis, incrustrando-se neste de forma mais ou menos profunda, não sendo removíveis, em sua maioria, por lavagem. Se o anteparo atingido for a pele, nela poderão ser produzidos ferimentos puntiformes (pequenas feridas), ferimentos esses que persistem até após serem submetidos a uma lavagem. No caso dos resíduos da combustão de pólvora (esfumaçamento), estes efeitos ainda podem ser observados a pequenas distâncias da boca do cano da arma, em tiros produzidos por armas curtas. Os resíduos do projétil (de chumbo ou de latão) vão bastante além, podendo se manifestar no alvo a uma distância de até um metro, dificilmente indo além. Acima de 50 cm, diminui de forma progressiva e rápida a quantidade de partícula que formam a zona de tatuagem, podendo, em alguns casos,  cessar em distância menor (TOCHETTO, 2011, p. 256).

    c) Em geral as bordas do orifício de entrada são invertidas (para dentro), a exceção é quando o disparo é efetuado com a arma encostada na vítima, onde neste caso, os bordos serão evertidas (para fora)

    d) A zona de chama, também denomina-se zona de chamuscamento ou zona de queimadura, é produzida pelos gases superaquecidos e inflamados que se desprendem por ocasião dos tiros encostados e atingem o alvo, produzindo queimadura de pele da região dos pelos e das vestes. Esta zona circunda o orifício de entrada nos tiros perpendiculares e está presente nos tiros encostados ou muito próximos. A zona de chama serve para o diagnóstico do orifício de entrada, da distância e direção do tiro, da quantidade de carga (pólvora) e do ambiente em que foi realizado o tiro (TOCHETTO, 2011, p. 255). 

    e) Aréola Equimótica: É representada por uma zona superficial e relativamente difusa da hemorragia oriunda da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento.

  • Lesões provocadas por projétil de arma de fogo (PAF)

     

    A)LESÕES DE ENTRADA

    A.1)Disparo  a Longa Distancia:

     

    -apenas o projétil produz efeitos (primários)

    -diametro menor que o do projétil

    -forma arredondada/elíptica

    -orla de escoriação (Anel de Fisch), enxugo (Orla de Chavigny: detritos e impurezas que ficam retiradas na pele) e equimose

    -bordas virada para dentro

     

    A.2) Disparo a Curta Distancia/Queima Roupa (distancia de até 10cm)

     

    -Orla de Enxugo/Orla de Escoriação e Equimoses

    -Orla de esfumaçamento/tisnado

    -Orla de Tatuagem

    -Orla de Queimadura/Chamuscamento

     

    A.3)Tiro Encostado/Apoiado

     

    -todos os componentes da munição irao penetrar nos tecidos humanos

    --Sinal de Bonnet

    -Sinal de Hoffman/Boca de Mina: esta localizado entre a pele e o osso. É causado pela forte expansão dos gases oriundos da queima da pólvora que atigem o osso e retornam bruscamente, causando a ruptura do tecido epitelial.

    -Sinal de Benassi: nos tiros dados no cranio pode se encontrar um halo fuliginoso na lamina externa do osso referente ao orifico de entrada

    -Sinal de Puppe-Werkgaeterner: desenho da boca e da massa de mira do cano da arma (PCAC 2017)

    -Rosa de Tiro de Cevidalli: encontrado em disparo de projéteis múltiplos

    -Sinal de Schusskanol: esfumuçamento das paredes do contudo produzido pelo projétil  entre as laminas internas e a externa de um osso chato. Ex: Cranio

    -Sinal de Richter: esquiírolas ósseas próximas ao oríficio de passagem

     

    B)LESOES DE SAÍDA:

     

    B.1) PAF com Projéti único:

    -forma irregular

    -bordas reviradas para dentro

    -maior sangramento

    -nao apresenta orla de escoriaçào, nem halo de enxugo

     

    B.2)PAF com Projétil Múltiplo/Desfragmentado:

    -saídas múltiplas

     

    FONTE: WILSON PALERMO, Medicina Legal. (Sinopeses JusPodivm)

  • Não faz sentido, tanto os tiros a Curta Distância como os tiros à Distância possuem Aréola equimótica, esse é um efeito primário dos tiros.

    A ausência de efeitos secundários que é caracteriza os tiros a Distância, a zona de tatuagem é o efeito secundário que atinge uma maior distância. Por isso, a ausência dessa característica cutânea é que melhor permite classificar o tiro.

  • Concordo com o colega Luis Modesto. Pois a pergunta ficou meio sem sentido. Melhor seria se o examinador indagasse qual dos sinais foi encontrado.

    A resposta seria a alternativa "E" já que a aréola equimótica pode ser observada nos tiros a curta, média e longa distância, enquanto as demais alternativas não aparecem em tiros a longa distância.

    veja a pergunta do examinador novamente: Nessa situação hipotética, a característica cutânea que possibilitou ao perito identificar a distância do disparo do projétil denomina-se (a presença da aréola equimótica não foi a característica que possibilitou a conclusão do perito, pois esta está presente também na curta e na média distância. Na verdade foi a ausência das demais características que levou o perito a concluir que o tiro foi a longa distância).

  • questão mal elaborada, só dava pra responder por eliminação...

  • GABARITO E

    CARACTERÍSTICAS

    Longa distância:

    -bordas invertidas;

    -orla de escoriação;

    -orla de enxugo (zona de alimpadura);

    -orla equimótica (zona de contusão).

    ___________________________________________________

    Curta distância:

    -bordas invertidas;

    -orla de escoriação;

    -orla de enxugo (zona de alimpadura);

    -orla equimótica (zona de contusão).

    -zona de chamuscamento;

    -zona de tatuagem;

    -zona de esfumaçamento.

    ___________________________________________________

    Encostados:

    -sem zonas e orlas;

    -bordas evertidas;

    -câmara (boca) de mina de Hofmann;

    -sinal do funil de Bonnet;

    -sinal de Benassi;

    -sinal de Puppe-Wekgartner.

    bons estudos

  • GABARITO: E

     

    A Longa Distância (Maior que 50 Centímetros)

     

    -> Há somente o efeito primário;

    - > Não há zona de esfumaçamento e zona de tatuagem, nem zona de queimadura.

  • França explica que “a aréola equimótica é representada por uma zona superficial e relativamente difusa, decorrente da sufusão hemorrágica oriunda da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento. Esta aréola é vista bem próximo à periferia do ferimento de entrada, de tonalidade violácea, podendo, todavia, estar encoberta por outros elementos". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 270.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • Questão nula.

    Vide comentário de Robson R.

  • NENHUM COMENTÁRIO CONDIZENTE COM O GABARITO!

  • Me parece que o gabarito é por exclusão. As alternativa A até D se referem a efeitos secundários do tiro.

  • A explicação é simples: tiros A LONGA DISTÂNCIA não apresentam zona de chamuscamento/queimadura, tatuagem e esfumaçamento. A borda evertida, por sua vez, é característica da saída do tiro.

  • Tiro a distância:

    1. Presença apenas de elementos primários: NÃO SERVEM para medir a distância do tiro, podendo ser: a) Halo de Enxugo: são aqueles detritos que ficam retidos na pele, isto é, o projetil "enxuga" por onde passa e deixa detritos, impurezas; b) Orla de Escoriação: é aquela delicada área em torno do ferimento, em que a PELE É ARRANCADA pelo atrito do projetil deixando-a com ESCORIAÇÕES, e assim, poderá determinar a direção do tiro; c) Aréola Equimótica: é aquela zona superficial em razão da ruptura de pequenos vazos, ou seja, é aquele ROXINHO ao redor do buraco do tiro;
  • Sabendo que:

    -ZONA chamuscamento: calor da chama e de gases(aspecto de queimaduras)

    - ZONAde esFUMAÇAmento.  depósito de fuligem da pólvora ao redor do orifício de entrada . Removível com lavagem

    -ZONA tatuagem: impregnação de partículas de pólvora imcobusta que alcançam o corpo(irremovível)( marcador do limite de distância)

    Veja a foto das zonas acima para compreender a análise mental: https://lutofoli.files.wordpress.com/2017/05/captura20de20tela202017-05-0120acc80s2022-04-43.png?w=352&h=262

    Imaginem a cena:

    >Tiro encostado>>>Impossível deixar chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem ( o corpo tá encostado, logo as zonas desaparecem)///É deixado outros sinais!!

    >Tiro curta distância(queima-roupa)>>> Não tá encostado e nem está longe(digamos que 10 cm..) >Já seria possível ter os efeitos dos gases aquecidos(chamusca.. )+ efeito de esFUMAÇAmento(polvora depositada)>>logo impregnando na pele) + Tatooo(polvora incombusta colando na pele) = É possível ter esses efeitos devido a distância

    AGORA, imagine um tiro à distÂncia:

    Devido ao vento e outros fatores:

    O gás aquecido some no meio do caminho

    esFUMAÇAmento da polvora some no meio do caminho

    Tatoo impossível de ter, pq os resíduos de polvora somem também ué...

    Então é um tiro "limpinho"...Com apenas orlas:

    -orla de enxugo(enxugou(limpou) a bala para entrar limpinha)

    -Depois orla de escoriação( arrombou o buraco, óbvio... ferida-contusão...)

    -Depois orla equimótica(de equimose)(vermelinho ao redor da escoriação(rompeu vasos sanguíneos

    Veja foto sequenciada das orlas: https://lh3.googleusercontent.com/proxy/yTetGrBvhNGMM3Hakeg-6tFnUyckaR0x1VkuEO5hD4mLBQ8my7xLXa5O1lKn_WKT2tW0acPloIewn1DZdz-OlQgQwrhXNw

    COMO ESTOU APRENDENDO ESSA MERD4 DE MEDICINA LEGAL?

    -Lendo>copiando e colando nomes estranhos no Google imagem> Vejo foto

    -Copio a foto e colo no meu resumo digital(Sim, faço resumo digital de todas as disciplinas, tudo bizurado)

    -Imagino o tiro na minha mente... vc precisa imaginar pra entender

  • Lembrando que:  NUCEPE. 2018. Em regiões de pele espessa, como a palma da mão, o orifício de entrada pode ter forma estrelada irregular. CERTO.

  • Gab. E

    A AURÉOLA EQUIMÓTICA pode aparecer:

    • Tiros à curta distância (queima roupa).
    • Tiros à distância.

    No caso exposto, o perito verificou que se tratava de lesão causada por PAF vindo À DISTÂNCIA, logo não teria os elementos secundários dos tiros, ou seja, nenhuma ZONA, apenas ORLAS. Eliminaríamos as alternativas:

    C), D).

    • OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Algumas bancas não adotam a nomenclatura ORLA (halo) DE ESFUMAÇAMENTO ou ORLA DE TATUAGEM, e sim, ZONA, por entender que apresentam uma delimitação difusa, sem delimitação ou contornos claros, como se entende com os termos ORLAS.

    Logo, A) e b) também estariam eliminadas

  • Geralmente, ferimento de entrada do tiro à longa distância tem diâmetro menor que o do projétil devido à elasticidade e à retratibilidade dos tecidos cutâneos, forma arredondada quando o tiro é perpendicular ou elíptica quando a inclinação do tiro é oblíqua. Presença de orla de escoriação, orla de enxugo, aréola equimótica e bordas invertidas. Não há os efeitos secundários do tiro.

    Fonte: https://www.sanarmed.com/resumo-lesoes-por-projeteis-de-arma-de-fogo-ligas