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Gabarito: A
"Se, para o jovem Nietzsche, era a arte – e não a ciência – o que constituía a atividade metafísica do homem, em Humano, demasiado humano ela é destituída desse privilégio. Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles ... O homem científico é o desenvolvimento do homem artístico”.
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LETRA A
O texto relata a transição das ideias de Nietzsche, entre suas obras produzidas na juventude e na sua fase mais madura.
Como ponto divisor de águas das suas ideias tem-se a obra Humano, demasiado humano.
Os trechos que apontaram a letra A como resposta:
a) em Humano, demasiado humano, Nietzsche afasta-se das ideias propostas por Schopenhauer, com as quais havia se identificado anteriormente (...):
Se, para o jovem Nietzsche, era a arte – e não a ciência – o que constituía a atividade metafísica do homem, em Humano, demasiado humano ela é destituída desse privilégio. Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles.
(...) e aponta para o poder de libertação proporcionado pelo conhecimento científico:
Se, para o jovem Nietzsche, o aprofundamento do conhecimento científico conduzia à proliferação de um saber erudito e estéril, que sufocava a vida, para o Nietzsche do período intermediário o conhecimento científico torna livre o espírito.
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Aquele texto pro candidato perder meia hora.
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Agora tudo fica claro, mas na hora da prova eu já nem sabia mais quem tinha escrito, Schopenhauer, Nietzsche ou Voltaire kkkkkk
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A pessoa para entender esse texto na hora da prova é meio tenso! Misericórdia.
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Voltaire não é nome de remédio???...kkkkk
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A) "produção de Nietzsche, é um ajuste de contas definitivo com as ideias fundamentais do sistema filosófico de Schopenhauer." (2 linha)
"Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles."CERTO
B) o substítulo refere-se ao esírito livre daqueles que buscam o conhecimento. "confiança no poder emancipatório da ciência, em seu triunfo contra as trevas da ignorância e da superstição". ERRADA
C) não há juízo de valor no texto. ERRADA
D) "“Que lugar ainda resta à arte? Antes de tudo, ela ensinou, através de milênios, a olhar com interesse e prazer a vida, em todas as suas formas. Essa doutrina foi implantada em nós; ..." como bem se observa, essa doutrina refere-se ao seu termo antecedente.. -à arte. ERRADA
E) Em nenhum momento no texto encontra-se expresso qualquer informação acerca "dos horrores da realidade" ERRADA
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FRASE QUE FUNDAMENTA O ITEM :
A) Em Humano, demasiado humano, Nietzsche afasta-se das ideias propostas por Schopenhauer, com as quais havia se identificado anteriormente, e aponta para o poder de libertação proporcionado pelo conhecimento científico.
COMPARANDO:
''Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles.''
( LINHAS 7 E 8 )
GAB A
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Sangue de jesus! foi uns 13 min para conseguir interpretar o texto, e ainda errei a alternativa :(
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Essa questão é fácil, problema é que por a alternativa a) estar "entregue", a gente desconfia e vai ler as outras e perde tempo, mas percebe que é fácil de identificar o erro em todas.
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a)"em Humano, demasiado humano, Nietzsche afasta-se das ideias propostas por Schopenhauer, com as quais havia se identificado anteriormente..
... em Humano, demasiado humano ela é destituída desse privilégio. Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles.
partilhara: quer dizer que não partilha mais, tanto é que ele agora afasta dos pressupostos de Schopenhauer, --> pretérito mais que perfeito do indicativo Passado do Passado
e aponta para o poder de libertação proporcionado pelo conhecimento científico. "
o conhecimento científico torna livre o espírito = o conhecimento da ciência liberta
b)o subtítulo da coletânea de aforismos escrita por Nietzsche permite pressupor que nesta obra valoriza-se antes a liberdade de imaginação do artista, tido como o arauto da civilização moderna, do que os princípios da ciência.
a obra tem como subtítulo Um livro para espíritos livres.
Nietzsche já o insere (o livro) simbolicamente na tradição da filosofia das Luzes, caracterizada pela confiança no poder emancipatório da ciência.
c)ao afirmar que o jovem Nietzsche considerava pouco profícuo o acúmulo de conhecimento científico, em oposição ao caráter produtivo da estética, o autor do texto estabelece um juízo de valor a respeito da ingenuidade do filósofo.
Acredito que o autor do texto teve juízos de fato/realidade do que juízo de valor/percepções individuais. E quem está estabelecendo juízo de valor aqui é a banca FCC chamando o Nietzsche de ingênuo.
d)a doutrina mencionada no 3° parágrafo, que Nietzsche considera ter sido “implantada em nós”, refere-se à crença no poder do conhecimento científico, em conformidade com os pressupostos do pensamento de Schopenhauer, contra os quais se opôs abertamente.
A doutrina foi implantada em nós: é que a arte nos ensinou a olhar com interesse e prazer a vida, em todas as suas formas, portanto já deixa errada a alternativa.
e)desenvolvido tardiamente, o entendimento de Nietzsche sobre a importância da ciência para a felicidade do homem leva-o à condenação precipitada do caráter ilusório da arte, esta que, para o autor do texto, representa o belo edificante em oposição aos horrores da realidade.
achei contraditória essa alternativa pois fala em tardiamente e depois precipitado.
desenvolvido tardiamente é diferente de "Pouco mais tarde, Nietzsche aprofundaria seu novo entendimento relativo ao papel da ciência e à oposição entre esta(ciência) e a arte. " ele aprofundaria o entendimento da oposição CiênciaXartes e não sobre a importância da ciência pra felicidade do homem.
A parte final da alternativa está errada fala que : belo X horrores da realidade. Para Nietzsche "o conhecimento até da mais horrível realidade é belo" então não há oposição alguma, há sim beleza na na mais horrível realidade.=, beleza e realidade mesmo que horrorossa podem ser fundidas.
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b)
o subtítulo da coletânea de aforismos escrita por Nietzsche permite pressupor que nesta obra valoriza-se antes a liberdade de imaginação do artista, tido como o arauto da civilização moderna, do que os princípios da ciência.
Acho que eh o contrário
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deivson
Essa questão é fácil, problema é que por a alternativa a) estar "entregue", a gente desconfia e vai ler as outras e perde tempo, mas percebe que é fácil de identificar o erro em todas.
NAOOOOOOOOOO ACHEI ESSA QUESTAO FACIL
PQP
TIVE QUE LER O TEXTO UMAS 4 VEZES PRA PODER RESPONDER..
NA HORA DA PROVA, UMA QUESTAO DESSA DEVE SER DEIXADA DE LADO.
SINCERAMENTE..
OU VC EH UM GÊNIO....!!!! KKK
FALOU
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ESSA FOI OSSO MDS. ERREI VARIAS VEZES.
a)em Humano, demasiado humano, Nietzsche afasta-se das ideias propostas por Schopenhauer, com as quais havia se identificado anteriormente, e aponta para o poder de libertação proporcionado pelo conhecimento científico.
Pouco mais tarde, Nietzsche aprofundaria seu novo entendimento relativo ao papel da ciência e à oposição entre esta e a arte. Contrapondo-se àqueles que valorizam apenas a imaginação e as obras-primas do disfarce estético, o filósofo afirma: “eles pensam que a realidade é horrível; contudo, não pensam que o conhecimento até da mais horrível realidade é belo, do mesmo modo que aquele que conhece bastante e amiúde está, por fim, muito longe de considerar horrível o grande todo da realidade, cuja descoberta lhe proporciona sempre felicidade. A felicidade do homem do conhecimento aumenta a beleza do mundo”.
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RESP. LETRA A
a)
em Humano, demasiado humano, Nietzsche afasta-se das ideias propostas por Schopenhauer, com as quais havia se identificado anteriormente, e aponta para o poder de libertação proporcionado pelo conhecimento científico.
Se, para o jovem Nietzsche, era a arte – e não a ciência – o que constituía a atividade metafísica do homem, em Humano, demasiado humano ela é destituída desse privilégio. Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles.
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Hehehe Eu adorei o texto. Porém, se eu não tivesse estudado Direito, eu teria estudado, muito provavelmente, Filosofia Hehehe
Aliás, eu levo alguns aforismos (pensamentos) de Nietzsche na minha ética do dia-a-dia. Também partilho de uma visão pessimista e niilista da existência Hehehe
Vida longa à república e à democracia, C.H.
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Li o texto, li as alternativas, voltei no texto e com esses trechos consegui acertar.
Texto rebuscado e filosófico. Achei difícil.
(...) Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles. “
Se, para o jovem Nietzsche, o aprofundamento do conhecimento científico conduzia à proliferação de um saber erudito e estéril, que sufocava a vida, para o Nietzsche do período intermediário o conhecimento científico torna livre o espírito.
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facil? nunca nem vii.kkk
li, reli, li de novo, voltei inumeras vezes, e não achei nada que me levasse a resposta:(
pesada. uma questão dessa na prova caceta legal:(
fcc vai com calma:(
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GAB A
a) Em Humano, demasiado humano, Nietzsche afasta-se das ideias propostas por Schopenhauer, com as quais havia se identificado anteriormente, e aponta para o poder de libertação proporcionado pelo conhecimento científico.
Se, para o jovem Nietzsche, era a arte – e não a ciência – o que constituía a atividade metafísica do homem, em Humano, demasiado humano ela é destituída desse privilégio. Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles.
Se, para o jovem Nietzsche, o aprofundamento do conhecimento científico conduzia à proliferação de um saber erudito e estéril, que sufocava a vida, para o Nietzsche do período intermediário o conhecimento científico torna livre o espírito.
Obs:
Eu correlacionei e tudo bateu com a letra a, fique com vontade de ler as outras como sempre, mas percebi que iria perder tempo e ficar confusa, então me joguei e acabei acertando. Isso não quer dizer que sou boa, tudo é relativo, até pq erro muitas outras consideradas facéis, tbm percebi muitos colegas que acompanho aqui no qc e q são FERAS reclamando da densidade da questão.
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a)(CORRETA)
em Humano, demasiado humano, Nietzsche afasta-se das ideias propostas por Schopenhauer, com as quais havia se identificado anteriormente, e aponta para o poder de libertação proporcionado pelo conhecimento científico.
---Esse trecho do texto fala expressamente o que é cobrado na alternativa A. Com o restante da leitura, isso se torna ainda mais claro.
Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer, dos quais partilhara, Nietzsche toma agora o cuidado de se afastar criticamente deles. “Que lugar ainda resta à arte? Antes de tudo, ela ensinou, através de milênios, a olhar com interesse e prazer a vida, em todas as suas formas. Essa doutrina foi implantada em nós; ela vem à luz novamente agora como irresistível necessidade de conhecer. O homem científico é o desenvolvimento do homem artístico”.
BONS ESTUDOS!!!
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Se alguém acertou essa questão sem ter que ler pelo menos 3 vezes o texto pra entender, pode se candidatar a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras...
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Pelos deuses, trocaram o texto da prova de doutorado com a do concurso! Mas vamos lá:
a) Correta!
b)Nietzsche passa a valorizar a ciência como um passo seguinte à arte (É O OPOSTO) --> "O homem científico é o desenvolvimento do homem artístico"
c)Não vi esse juízo de valor no texto!
d) "...contra os quais se opôs abertamente." ERRADO pois, pelo texto, --> "Fazendo uma referência velada a pressupostos fundamentais da filosofia de Schopenhauer"
e)"desenvolvido tardiamente, o entendimento de Nietzsche sobre a importância da ciência para a felicidade do homem..." ERRADO pois, pelo texto, --> "Pouco mais tarde, Nietzsche aprofundaria seu novo entendimento relativo ao papel da ciência e à oposição entre esta e a arte."
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Sem palavras
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O texto permite que a gente entenda o quão belo é a nossa horrível realidade a respeito da interpretação desse tipo de texto na Hora da prova!
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Olá pessoal :)
Essa é uma típica questão para deixar para o final da prova e fazer se der tempo!!! Texto dífícil, chato e extremamente complexo!!! Errei a questão como muitos !!!
Dica de prova: deixem pro final e só façam se der tempo! Essa questão é apenas para eliminar candidatos!! ( Já estou na estrada dos concursos há mais de 5 anos :)
Somos capazes de coisas inimagináveis, mas muitas das vezes não sabemos disso!!!
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mamão com açucar!
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Seguinte, partilho do que a Silvia Marques falou, colaboradora 10 desde quando me entendo por gente e tenho qc como investimento.
Confiem...
Fiz essa questão por último e demorei bem uns 10 minutos nela, fora que li reli o texto, volta e meia ficava na duvida de outras alternativas. Chato é pouco para esse texto. Porém, o parágrafo corrabora com a assertiva letra A. Eu pensava que já ia errar.... OHHHHH TRISTEZA.
Li reli e vi que "dos quais partilhara" havia se identificado anteriormente.
GAB LETRA A
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Essa banca é muito sacana. Ela deixa a prova de Português enfadonha, chata ao extremo, porque fica colocando textos filosóficos do além do para além.. Tô fazendo concurso para a área jurídica, não é pra ser filósofo de Tribunal não.
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Que texto da peste!
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Acho a banca ótima, sempre traz textos que agregam na vida e transcendem apenas serem objetos para uma análise de prova. Uma pena nem todos concordarem com isso.
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Texto demoníaco! :0
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No conforto de casa, sem tempo pra se preocupar pra responder é de boa, quero ver uma poha de um texto desse no dia da prova kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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No conforto da casa, eu demorou um 10 minutos pra responder por causa desse texto, maluco! Imagine na prova haha