SóProvas


ID
2558479
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere a entrevista abaixo com o historiador e professor Leandro Karnal. 


1. Até que ponto o fracasso é culpa do indivíduo?

Leandro Karnal – Hoje existe um discurso dominante de que tudo o que acontece nas nossas vidas depende das nossas escolhas. Teorias de diversas naturezas, da religião à psicanálise, contrariam essa tese. Não somos tão racionais, nossas escolhas não nascem de uma liberdade plena e o acidente tem um papel maior do que imaginamos. Tenho usado em minhas palestras duas noções desenvolvidas por Nicolau Maquiavel: a “virtù”, o conjunto de habilidades e competências que nascem comigo e que posso desenvolver, e a “fortuna”, que significa o acaso, o inesperado. Ninguém é tão divino (só “virtù”) e nem tão suscetível às circunstâncias (pura “fortuna”). Faz diferença a escolha do indivíduo. Mas nem sempre esse indivíduo lida com uma lógica absoluta, ele faz sua escolha dentro do possível.


2. De que forma o autoconhecimento pode ajudar uma pessoa que está vivendo uma fase ruim na carreira?

Leandro Karnal – Se você olhar para si mesmo com honestidade, se encarar o retrato terrível da Medusa, que é o seu lado difícil, tem a primeira chance de superá-lo. É o que diz a máxima “conhece a ti mesmo”, que funda a filosofia de Sócrates. É preciso investigar a si mesmo para perceber que você também tem falhas. Desse modo, fica mais fácil diminuir o efeito das fraquezas. Por outro lado, conhecer a si mesmo também é conhecer o que há de bom em mim mesmo e aquilo que me traz bem-estar. É comum ver pessoas que dizem que a carreira é tudo para elas, mas sofrem de gastrite no domingo à noite. Não sabem o que realmente querem. Há pessoas que adoram atividades repetitivas. Outras são viciadas em desafios. Eu preciso saber do meu perfil. Não posso contrariar permanentemente a minha natureza.


3. A morte do sociólogo Zygmunt Bauman reacendeu o debate sobre a deterioração das relações humanas na era da internet. Redes sociais geram uma falsa ideia sobre o sucesso alheio?

Leandro Karnal – Toda tecnologia é neutra, tudo depende do que fazemos com ela. Vivemos na sociedade do espetáculo, em que toda a atenção é voltada para a imagem. Precisamos entender que tudo que se publica nas redes sociais é de autoria de um roteirista. É alguém construindo uma imagem.

                                                         (Disponível em: exame.abril.com.br. Com adaptações) 

Há pessoas que adoram atividades repetitivas. Outras são viciadas em desafios.


Considerando-se a correção gramatical e as relações de sentido estabelecidas no texto, as duas frases acima podem ser articuladas em um único período do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • Percebe-se que há uma adversidade/oposição: há pessoas que adoram atividades repetitivas, enquanto que outras adoram novas atividades.

     

    a) por conseguinte (consequência)
    b) conquanto (concessão)
    c) ao passo que (oposição) - GABARITO
    d) à medida que (proporção)
    e) visto que (causa)

     

    OBS.: ao passo que também pode dar ideia de proporção (sinônimo de à medida que)

     

    Se estiver errado, corrija-me.

    Bons estudos!!!

  • Conquanto = Embora - tanto a concessão (conquanto) quanto a adversativa (embora) dão ideia de oposição, por isso marquei a B.

    Estou errada, alguém saberia explicar?

  • eu acredito que o problema da letra B não está no "conquanto", mas na mudança do verbo "são" para "seriam"

  • Gabarito: Letra "C" 

    Há pessoas que adoram atividades repetitivas. Outras são viciadas em desafios.

     

     a) Há pessoas que adoram atividades repetitivas; outras, por conseguinte, são viciadas em desafios. Errada, por conseguinte é uma conjunção conclusiva, equivalente a portanto, assim, não há esse sentido entre as frases... 

     b) Conquanto houvessem pessoas que adoram atividades repetitivas, outras seriam viciadas em desafios. Errada, conquanto é uma conjunção concessiva, que equivale a embora, a assertiva original não traz esse sentido.... 

     c) Há pessoas que adoram atividades repetitivas, ao passo que outras são viciadas em desafios. CORRETA, "ao passo que" é uma conjunção proporcional, equivalente "à medida que". P s.: A expressão ao passo que equivalente a enquanto pode indicar oposição, adversidade, além de proporcionalidade ou simultaneidade, o que mantém o sentido original da assertiva original. 

     d) À medida que há pessoas que adoram atividades repetitivas, muito embora outras sejam viciadas em desafios. Errada, nossa... à medida que, conjunção proporcional... muito embora, conjunção concessiva... não há sentido... 

     e) Há pessoas que adoram atividades repetitivas; visto que outras são viciadas em desafios.  Errada, visto que é conjunção causal, equivalente a já que, não há esse sentido entre as assertivas... 

     

    Espero ter agregado!!! Valeu!!! 

  • Ian, a correlação do verbo no pret. imperf. do subjuntivo é perfeitamente coerente com o verbo no futuro do pretérito, se o verbo ser estivesse no presente "são" estaria errada a correlação.

  • DAVA PRA RESOLVER PELO VALOR SINTÁTICO DAS CONJUNÇÕES. BEM COMO ALGUNS ERROS BOBINHOS NAS FRASES

     

    RESUMEX:

     

    Há pessoas que adoram atividades repetitivas. Outras são viciadas em desafios

                                                =

    HÁ PESSOAS QUE ADORAM ATIVIDADES REPETITIVAS,  ENQUANTO QUE  OUTRAS SÃO VICIADAS EM DESAFIOS.

     

    ( HÁ UMA IDEIA DE OPOSIÇÃO

     

     

    SENÃO VEJAMOS:

     

    «A conjunção enquanto une orações que expressam: 

     

    a) fatos simultâneos: Malha-se o ferro enquanto está quente.

    b) fatos opostos: Uns trabalham enquanto outros se divertem.

     

     

    FONTE : https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/enquanto-que/14698

     

     

  • CONQUANTO É IGUAL A EMBORA

    CONTANTO É IGUAL A DESDE QUE 

     

    vc pode ir à festa, CONTATO que antes estude

    Vc não pode ir à festa, conquanto tenha estudado (otário uhushushsu)

     

    Por conseguinte é sinônimo de PORTANTO. Ai, tu substituindo por conseguinte na alternativa A por PORTANTE ficaria meio que sem sentido. 

     

    c

     

    vcs que sempre comentarm no QC, nao parem nao. vcs me ajudam demais. sempre pego os comentários de vcs e jogo tudo no word e depois fico revisando, que nem meu grande amigo aprovado no trt 7, o eliel

  • a prova de nivil superior ta bem mais facil que de tjaa 

    foda ne

  • Prova super tranquila. Que venha mais dessas hahaha

  • comparado a prova de Tja a de analista estava tranquila. FCC pegando.rs pesado!

  • a) Errada. Houve mudança de sentido em relação às frases originais. As frases originais expressam uma ideia de proporcionalidade entre duas situações opostas, ou seja, a ocorrência de pessoas que adoram atividades repetitivas é proporcional à ocorrência de pessoas que são viciadas em desafio. Ao acrescentar a locução "por conseguinte", muda-se o sentido de proporcionalidade para consequência, como se a ocorrência de pessoas viciadas em desafio fosse consequência de haver pessoas que adoram atividades repetitivas.

     

    b) Errada. Houve mudança de sentido pelo uso da conjunção "conquanto" que passa a ideia de concessão e não de proporcionalidade, dando o sentido de que o fato de haver pessoas que adoram atividades repetitivas não impedia de haver pessoas viciadas em desafios.

     

    c) CERTA. Preserva o sentido original, pois a locução "ao passo que" expressa proporcionalidade entre a ocorrência de pessoas que adoram atividades repetitivas e a ocorrência de pessoas que são viciadas em desafios.

     

    d) Errada. Houve prejuízo de sentido, pois, apesar de usar a locução "à medida que" indicando proporcionalidade, usou-se a expressão "muito embora" passando a ideia de concessão e quebrando o sentido de proporcionalidade.

     

    e) Errada. houve mudança de sentido pelo uso da locução "visto que" que indica motivo, e não proporcionalidade, dando o sentido de que existem pessoas que adoram atividades repetitivas pelo motivo de haver outras pessoas viciadas em desafios.

  • A soberba mata o HOMEM, QUE VENHA ....

  • Conquanto houvessem pessoas que adoram atividades repetitivas.

    Houvesse --> há no sentido de existir é impessoal;

    correlação do verbo no pretérito imperfeito do subj:

    pretérito imperfeito do subj + futuro do pretérito do ind --> Conquanto houvesse pessoas que adorariam atividades repetitivas

    Não sei se está certo o pretérito imperfeito do subj (Houvesse ) com o presente do indicativo (adoram)

     

    Uma ajudinha por favor no meu privado, thank you.

     

  • justamente proporção. Ex; vc gosta disso já outra gosta daquilo. existe ai uma proporção vc gosta e outro nao. conetivo "ao passo que" que faz referencia a proporção.

  • AO PASSO QUE (GOSTOS OPOSTOS)

  • Eu só sei que estudar p/ concurso é uma atividade repetitiva, muitas vezes, mas também envolve desafios (ir fazer as provas, superar milhares de candidatos).

     

    Eaí, professor Leandro Karnal? Hehehe Eu gosto do Karnal. A entrevista é excelente!

     

    O concurseiro está uma inter-seção entre estudo repetitivo e desafio de superar as provas e concorrentes.

     

    Vida longa à república e à democracia, C.H.

  • (https://www.significados.com.br/ao-passo-que/)

    A conjunção ao passo que, tem o mesmo significado de "enquanto" ou "durante o tempo em que". É classificada como uma locução conjuntiva subordinativa proporcional. A função dessa conjunção é expressar a proporcionalidade dos acontecimentos presentes na oração subordinada em relação aos acontecimentos da oração principal.

     

    Exemplos:

    "Uns ganham muito e fazem pouco, ao passo que outros trabalham muito e recebem o mínimo".

    "A estudante trabalhou muito, ao passo que seus colegas não fizeram quase nada".

    BONS ESTUDOS!!!

  • GABARITO: C

    a) por conseguinte - conjunção coordenada conclusiva

    Não se pode concluir que outras são viciadas em desafios, porque há pessoas que adoram atividades repetitivas

    b) Conquanto - conjunção subordinada concessiva 

    c) ao passo que - conjunção subordinada proporcional

    Há pessoas que adoram atividades repetitivas, ao passo que outras são viciadas em desafios.

    Pode notar que tal conjunção nessa frase é facilmente substituída por: à proporção que/ à medida que

     

    d) À medida que - conjunção subordinada proporcional, já 'embora' é subordinada concessiva. Frase sem o menor sentido

    e) visto que - conjunção subordinada causal. E no texto o fato de 'outras pessoas gostarem de desafio não é a causa para outras adorarem atividades repetitivas' 

     

    FONTE: A gramática para concursos públicos , 3ª edição, capítulo 15

    Por mais textos com Karnal, Cortella e Bauman!!

    Qualquer erro é só mandar inbox

  • Fiquei na duvida entre letra A e letra C. 

     

    Porem, a letra A "por conseguinte" = conectivo conclusivo, não é a ideia passada. "AO PASSO QUE" é justamente o que quer passar, ideia oposta a frase anterior. Ou seja, não tem como serem atividades repetitivas e viciadas em desafios ao mesmo tempo.

     

    GAB LETRA C