-
"O modelo de excelência em gestão da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade - consiste na representação de um sistema gerencial constituído por fundamentos e critérios, que orientam a adoção de práticas de gestão nas organizações públicas e privadas, com a finalidade de levar as organizações brasileiras a padrões de desempenho reconhecidas pela sociedade e á excelência em sua gestão. O modelo incentiva o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento da organização para atuação de excelência que gere valor e resultados a todas as partes interessadas." ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Augustinho Paludo. 6ª edição.
Características FNQ:
- Modelo sistêmico: inspirado no PDCL (Plan, Do, Check, Learn);
- Não prescritivo
- Adaptável a todo tipo de organização
Fundamentos:
- Pensamento sistêmico
- Atuação em redes
- Aprendizado organizacional
- Inovação
- Agilidade
- Liderança transformadora
- Olhar para o futuro
- Conhecimento sobre clientes e mercados
- Responsabilidade social
- Valorização das pessoas e da cultura
- Decisões fundamentais
- Orientação por processos
- Geração de valor
A partir dos fundamentos, foram constituídos critérios de excelência (características tangíveis/mensuráveis de processos e resultados):
- Clientes, Pessoas, Liderança, Estratégias e Planos, Sociedade, Processos, Resultados, Informações e conhecimento.
Quanto à letra A, no livro do Paludo diz: " Tendo como referência os critérios de excelência, as empresas podem realizar a avaliação simplesmente para validar sua forma de atuação, ou podem se candidatar ao prêmio nacional de excelência em gestão (Prêmio Nacional de Qualidade). Todas as empresas que se candidatam ao prêmio nacional devem elaborar o Relatório de Gestão e são avaliadas por profissionais externos treinados pela FNQ."
-
LETRA A
Outra questão parecida da FCC
Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 11ª Região (AM e RR) Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa
Q782850 A excelência nos serviços públicos corresponde ao grau máximo da qualidade dos serviços prestados. Não obstante difícil de ser alcançada plenamente, é certo que os programas de qualidade perseguem o seu atingimento. Exemplo disso é o modelo de excelência em gestão desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que contempla : e) sistema de pontuação que visa determinar o grau de maturidade da gestão da organização, tendo como referência os critérios de excelência e seus subitens.
-
Pessoal,
Essa questão não estaria abordando a versão antiga do MEG? Pois a edição nova, publicada em 2016, menciona:
O novo Modelo inova ao ser formatado em oito Fundamentos da Gestão para a Excelência, que se desdobram em Temas, os quais, por sua vez, são concretizados em Processos. Os novos Fundamentos junto com o novo diagrama substituem os antigos Critérios de Excelência tornando mais concreto o caminho para sua internalização.
No dia 18/10/2016 entrou em vigor a 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), principal publicação da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), um dos principais centros de referência para melhoria da produtividade das organizações e da competitividade no Brasil.
Fonte:
http://grupogiovanoni.com/modelo_de_excelencia_da_gestao_meg.pdf
https://www.arcanjoconsultores.com.br/single-post/2016/11/30/Os-8-Fundamentos-do-novo-Modelo-de-Excel%C3%AAncia-da-Gest%C3%A3o%C2%AE-MEG
-
GAB: A.
Reforçando as palavras-chaves:
Q840486
Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: DPE-RS Prova: Analista - Administração
Um dos principais modelos de excelência em gestão da qualidade na Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que apresenta diversos fundamentos e critérios, sendo que:
d) os critérios, compostos por subitens a partir dos quais são atribuídas pontuações, permitem às organizações medirem seu estágio em relação ao atingimento da excelência, independentemente de atribuição de prêmio.
Q782850
Ano: 2017 Banca: FCC Órgão: TRT - 11ª Região (AM e RR) Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa
A excelência nos serviços públicos corresponde ao grau máximo da qualidade dos serviços prestados. Não obstante difícil de ser alcançada plenamente, é certo que os programas de qualidade perseguem o seu atingimento. Exemplo disso é o modelo de excelência em gestão desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que contempla:
e) sistema de pontuação que visa determinar o grau de maturidade da gestão da organização, tendo como referência os critérios de excelência e seus subitens.
@adm.mapeada
Mapeando os principais temas de Administração abordados em Concursos Públicos.
Sigam e aproveitem!
-
Examinadores totalmente desatualizados... já tem uma versão nova do MEG desde 2016, como disse o Mário Ribeiro.
Já não existem mais os critérios e a banca continua cobrando (e dando como certo o gabarito!) a versão antiga...
"A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência."
http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao
-
INCLUSIVE FCC TAMBÈM...
A excelência nos serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no processo de modernização e voltada ao atingimento do grau ótimo de prestação dos serviços públicos ao cidadão. O conceito de qualidade na Administração pública reflete essa busca, com a utilização de ferramentas e metodologias, como o modelo de excelência desenvolvido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ),
a) que permite às organizações avaliarem o grau de excelência atingido, a partir da utilização de um sistema de pontuação apresentado com base nos critérios de excelência da Fundação. b) que apenas pode ser aplicado a entidades integrantes da Administração que se submetam ao regime jurídico de direito privado, como as sociedades de economia mista.
c) que quando aplicado no setor público, necessita de diagnóstico prévio para identificar os critérios e fundamentos aderentes ao órgão e entidade, com o desenvolvimento de uma matriz específica.
d) que propicia às entidades da Administração pública e aos servidores o acesso a treinamentos e serviços, porém não à avaliação propriamente dita, que é voltada apenas ao setor privado.
e) que embora não aplicável ao setor público, pode servir de parâmetro para o desenvolvimento de modelos próprios de excelência, os quais, por seu turno, podem concorrer à premiação promovida pela Fundação.
-
Atualizando
Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são:
1. Pensamento sistêmico;
2. Aprendizado organizacional e inovação;
3. Liderança transformadora;
4. Compromisso com as partes interessadas;
5. Adaptabilidade;
6. Desenvolvimento sustentável;
7. Orientação por processos;
8. Geração de valor.
-
-
Alternativa A. Correto. O MEG propõe uma séria de fundamentos e critérios para que organizações públicas e privadas realizem uma autoavaliação. As organizações também podem se inscrever para participar do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ. Caso optem por participar do PNQ, é realizada uma avaliação por agentes externos.
Alternativa B. Errado. Os fundamentos e critérios de excelência são definidos pelo MEG. Existe, naturalmente, um nível de adaptação no momento da implantação, porém isso não interfere nos critérios a serem avaliados.
Alternativa C. Errado. Os critérios e fundamentos de excelência são aplicáveis a todas as organizações. Para fins de avaliação de excelência quanto à FNQ não existem metas individualizadas.
Alternativa D. Errado. Os fundamentos e critérios de excelência são definidos pelo MEG. Existe, naturalmente, um nível de adaptação no momento da implantação, porém isso não interfere nos critérios a serem avaliados.
Alternativa E. Errado. Não existe essa periodicidade para revisão dos critérios de excelência previsto pelo MEG. A 21ª edição de 2016 manteve os mesmos critério e fundamentos de excelência da 20ª edição de 2013.
Gabarito: A
-
Gabarito: item A
A)Item correto! Realmente o modelo FNQ permite identificar o grau de excelência da organização, tendo como base os fundamentos e os critérios estabelecidos. O final da afirmativa também está correto, pois o objetivo do modelo é a organização auferir seu grau de maturidade em gestão e não necessariamente receber uma prêmio. Entretanto , as empresas podem fazer uma autoavaliação ou se candidataram ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade).
B) Errado! Os critérios de excelência são definidos pela FNQ e não pelas organizações.
C)Errado! Esse item é tentador, pois , de fato, o modelo FNQ permite um diagnóstico e a mensuração do grau de maturidade da gestão de cada empresa. Acredito que o erro está no fato da questão afirmar que a avaliação tem como base as metas individualizadas da empresa, pois a avaliação tem como base os fundamentos e os critérios estabelecidos pela FNQ e não as metas individualizadas das empresas.
D) Errado! Novamente: os fundamentos de excelência são definidos pela FNQ e não pelas organizações.
E) Errado! Novamente: o objetivo do modelo FNQ é obter um diagnóstico e a mensuração do grau de maturidade de gestão de cada organização e não necessariamente atribuir premiações. Assim, a empresa pode fazer uma autoavaliação ou se candidatar ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade).
Qualquer erro podem avisar no privado!
Namastê