SóProvas


ID
2558647
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A atuação do gestor envolve, a todo momento, a tomada de decisões. De acordo com Herbert Simon, a própria organização é concebida como um sistema de decisões. Para o autor, o tipo de decisão que resolve problemas que já foram enfrentados antes e, para cuja resolução, basta aplicar um curso de ação que já faz parte do acervo da organização, corresponde às decisões

Alternativas
Comentários
  • Questão falou em Herbert Simon?

    Procure por decisões programas e decisões não-programadas.

     

    Letra (C).

    At.te, CW.

  • Os principais tipos de decisões são abordados por SIMON, em que ele distingue dois tipos de decisões: 

    1. Decisões PROGRAMADAS: são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas, que fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. Esse tipo de decisão tem base em normalização já estabelecida dentro da organização por se tratar de decisões simples e rápida solução (tomada de decisão automática). 

    2. Decisões NÃO-PROGRAMADAS: são as decisões novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução, ou seja, elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis.

  • Q795087 - FCC - 2017 - TRT MS

     

     A teoria sustentada por Herbert Simon para explicar o processo decisório no âmbito das organizações, aponta, entre outros aspectos, dois tipos de decisões: 

     

    d) as programadas, tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas; e as não programadas, que não comportam soluções padronizadas.

  • Letra (c)

     

    As decisões nas organizações dividem-se em duas categorias principais: programadas e não programadas. As decisões programadas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concedidas em um ambiente de certeza. As decisões não programadas não têm regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado; podem ser conhecidas ou inéditas.

     

    Ribas

  • CESPE - 2013 - MI

    As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original. CERTO

    _______________________________

    ● Decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.

    ● Decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessivas, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão. 

     

    Fonte: Maximiano, 2009, p.59.

  • "Gabarito C"

     

    Complementando os colegas: 

     

    Importante frisar tais conceitos, pois a repetência é constante: Q795087, Q852880, Q855176

     

     Processo decisório no âmbito das organizações

    Os principais tipos de decisões são abordados por Simon, em que ele distingue dois tipos de decisões: 
     
    1. Decisões Programadas: são caracterizadas por serem repetitivas, ROTINEIRAS e estruturadas, que fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos. Esse tipo de decisão tem base em normalização já estabelecida dentro da organização por se tratar de decisões simples e rápida solução (tomada de decisão automática). 
     
    2. Decisões não-programadas: são as decisões NOVAS e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução, ou seja, elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis. 

     

    Bons Estudos, lembre-se sempre do Criador!
     

  • Resumo sucinto:

    Decisões programadas - 

    ·          Problemas JÁ enfrentados;

    ·          NÃO precisa uma análise do cenário;

    ·          Métodos JÁ estabelecidos;

    ·          Soluções PADRONIZADAS;

    ·          Processo decisório MAIS ÁGIL;

    Obs: A lógica é imaginar o dia-a-dia. O que é mais fácil decidir em cima de um contexto que você já conhece (Decisão programada) já sabe onde aquilo vai dar ou decidir atirando no escuro? (Decisão não programada) com certeza vão aparecer problemas que você não esperava e terá que analisar essa é a forma mais lenta chamada pelos teóricos de decisões não programadas que surgem inesperadamente e que devem ser analisadas individualmentes.

  • Tipos de decisão
    -Autocrática: gestor decide sozinho
    -Consultiva: gestor CONSULTA os envolvidos e toma a decisão
    -Consensual: gestor propõe que se chegue a um consenso.
    -Programada: já tem fórmula preestabelecida
    -Não programada: não tem fórmula preestabelecida

  • Decisões Programadas 

    São decisões rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antiga s e que, dessa forma, já existe uma resposta " padrão " para eles. Uma das formas de se ganhar eficiência em uma empresa é relacionando essas "decisões padronizadas" a certos problemas rotineiros.

    Decisões Não - programadas

    São típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição ( muitas vezes incompletos), para que possa tomar uma decisão.

    GABA "c" 

  • Decisões adotadas em situações recorrentes, sob as quais já existe conhecimento organizacional na forma de manuais e protocolos são classificadas como decisões programadas. 

    Gabarito: C

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da teoria do processo decisório do autor Herbert Simon, sendo mais especificamente cobrada as decisões programadas.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Podemos dividir as decisões em programadas e não programadas, sendo que estas são decisões derivadas de problemas que não tem um plano de ação definido e estruturado, ou seja, a organização não mapeou resposta padrão para determinada situação. Por isso, as decisões não programadas demandam maior tempo de análise e esforço na elucidação.

    Por outro lado, as decisões programadas possuem um plano de ação, analisado e definido anteriormente, para execução, a fim de responder prontamente as demandas do ambiente. Por isso, são executadas mais rapidamente. Uma decisão programada provavelmente já foi uma decisão não programada um dia.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Errado, pois as decisões de primeiro nível são tomadas pelos escalões operacionais da organização, já as de segundo nível são tomadas por escalões de natureza estratégica.

    B) Errado, pois a teoria não fala sobre decisões previsíveis como tipo, uma vez que ela versa sobre decisões programadas (estruturadas) e não programadas (não estruturadas).

    C) Certo, pois decisões programadas possuem soluções previstas para determinadas situações, já decisões não programadas não possuem estas soluções.

    D) Errado, pois a teoria não versa sobre esse tipo.

    E) Errado, pois a teoria não versa sobre esse tipo, bem como os modelos padronizados não poderiam se contrapor às decisões reais.


    Gabarito do Professor: Letra C.