SóProvas


ID
2558656
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Era julho de 1955. Dali a menos de dois anos, em março de 1957, Oscar Niemeyer estaria na comissão julgadora que escolheu o plano-piloto de Lúcio Costa – finalizado a tinta nanquim e último a ser inscrito na concorrência –, projeto vencedor para a construção da nova capital federal. Mas, naquele momento, ainda antes de ser convidado por Juscelino Kubitschek para criar os principais monumentos de Brasília, Niemeyer detalhou pela primeira vez como seria Marina, a única cidade projetada por ele no país.

      “Podemos dizer que Marina será uma cidade planejada efetivamente de acordo com as concepções mais modernas da técnica urbanística”, afirmou ao vespertino carioca A noite. “As distâncias entre os locais de trabalho, estudo, recreio e habitação serão limitadas a percursos de, no máximo, 15 minutos de marcha. Isso evitará a perda de tempo em transportes, permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes”, declarou Niemeyer, que sonhava com uma cidade autossustentável, muito antes de o conceito se tornar a principal preocupação de projetos mundo afora.

      O Estado de Minas obteve cópia do Memorial Descritivo da Cidade Marina, datilografado e assinado por Niemeyer. Nele consta que o arquiteto procurava “estabelecer para a cidade um sistema de vida humano e feliz, integrado na natureza, que aproveita e enriquece”. O documento chama a atenção ainda para as áreas verdes, que teriam o paisagismo do artista plástico Roberto Burle Marx, outro nome fundamental na criação de Brasília. “Cercados de parques, jardins e vegetação abundante, os blocos de habitação coletiva estão integrados no seu verdadeiro objetivo, que é aproximar o homem da natureza, para lhe propiciar um ambiente natural e sadio”.

      O plano diretor da Cidade Marina previa centro cívico, com edifícios públicos, teatro, cinema, museu, biblioteca, lojas e restaurantes; hospital e centro de saúde; uma cidade vertical (com prédios de oito a 10 pavimentos) e outra horizontal (com residências); zona industrial, escolas, centro esportivo e um aeroporto, única intervenção que chegou a ser executada nas terras.

      Niemeyer enfatizou que a urbanização da nova cidade seria baseada na habitação coletiva, com a localização em meio a verdadeiros parques e zonas de vegetação exuberantes. “Este sistema de organização da zona residencial, além de satisfazer perfeitamente todas as exigências sociais da vida moderna, proporcionará uma ligação efetiva de seus habitantes com a natureza privilegiada do lugar”, afirmou o arquiteto, em 1955.

(RIBEIRO, Luiz e DAMASCENO, Renan. “Como seria Marina”. Disponível em: www.em.com.br

De acordo com o texto:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    “As distâncias entre os locais de trabalho, estudo, recreio e habitação serão limitadas a percursos de, no máximo, 15 minutos de marcha. Isso evitará a perda de tempo em transportes, permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes”, declarou Niemeyer, que sonhava com uma cidade autossustentável, muito antes de o conceito se tornar a principal preocupação de projetos mundo afora.

  • O plano diretor da Cidade Marina previa centro cívico, com edifícios públicos, teatro, cinema, museu, biblioteca, lojas e restaurantes; hospital e centro de saúde; uma cidade vertical (com prédios de oito a 10 pavimentos) e outra horizontal (com residências); zona industrial, escolas, centro esportivo e um aeroporto, única intervenção que chegou a ser executada nas terras.

  • LETRA B

     

    b) O projeto de Marina, feito por Niemeyer pouco antes de ser aprovado o projeto de Brasília, previa uma cidade mais integrada ao meio ambiente (...):

     

    "O Estado de Minas obteve cópia do Memorial Descritivo da Cidade Marina, datilografado e assinado por Niemeyer. Nele consta que o arquiteto procurava “estabelecer para a cidade um sistema de vida humano e feliz, integrado na natureza, que aproveita e enriquece”

     

     

    (...) e com capacidade de manter-se a si mesma:

     

    "Isso evitará a perda de tempo em transportes, permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes”, declarou Niemeyer, que sonhava com uma cidade autossustentável, muito antes de o conceito se tornar a principal preocupação de projetos mundo afora."

  • Questão pesada... Interpretação nível hard!

  •  

    OS ITENS ''C'',''D''; e ''E'' POSSUEM EXTRAPOLAÇÕES GROTESCAS

    O ITEM A TEM UMA LEVE CONTRADIÇÃO

    ERROS TÍPICOS DE INTERPRETAÇÃO NA FCC

     

    ERROS

     

    A) Niemeyer, com o projeto de Marina, ensaiava o que seria futuramente Brasília, seja pela composição de seu plano diretor, seja pelo recurso ao paisagismo de Roberto Burle Marx. 

     (OSCAR  ESTARIA NA COMISSÃO JULGADORA QUE ESCOLHEU O PLANO PILOTO DE LÚCIO COSTA- LINHAS 1 E2) 

     

    B) O projeto de Marina, feito por Niemeyer pouco antes de ser aprovado o projeto de Brasília, previa uma cidade mais integrada ao meio ambiente e com capacidade de manter-se a si mesma. 

     

    C) Ao contrário das grandes cidades do país, Marina seria um centro urbano que privilegiaria o bem-estar, a despeito dos fatores limitantes, como a natureza circundante, marcada pela seca. 

     (EXTRAPOLAÇÃO)

     

    D) Como contraponto ao projeto de Lúcio Costa, logo em seguida Niemeyer apresenta o projeto de Marina, uma cidade que procuraria desvincular do cotidiano laboral aspectos ligados ao bem-estar da população. 

    (CONTRAPONDO AO PROJETO DE LÚCIO..EXTRAPOLAÇÃO  +  LOGO EM SEGUIDA .. CONTRADIÇÃO, PROJETO DO NIE FOI ANTERIOR)

     

    E) Marina viria a ser o primeiro de muitos projetos urbanísticos de Niemeyer que, no entanto, abandona a preocupação com as questões de sustentabilidade a partir de 1957, com a aprovação do projeto de Brasília.

    (EXTRAPOLAÇÃO)

     

     

    GAB B

  • comentario do oliver queeen foda..

     

    realmente as alternativas c d e ESTAVAM bastante  grotescas. Fiquei na duvida quanto a A e a B. So que a b tá mais certinha que a A.

     

     

    TANTO ISSO QUANTO AQUILO === AMBOS TEM QUE TA CERTO === QUE NEM NA LOGICA === SE UM TIVER ERRADA, DEIXA TODA A ASSERTIVA ERRADA === CUIDADO GENTE COM ESSAS ALTERNATIVAS QUE GOSTAM DE FALAR TANTO ISSO QUNATO AQUI... GERALMENTE UMA TA CERTA E A OUTRA TA ERRADA. 

     

    VALEU.

  • Gab LETRA B

     

    Trata-se de uma questão de COMPREENSÃO do texto. Veja que o enunciado pede: "De acordo com o TEXTO". As questões de compreensão textual trazem suas respostas expressas NO TEXTO.

    Já as questões de INTERPRETAÇÃO suas respostas vão ALÉM DO TEXTO. Pode-se "Deduzir/Inferir/Concluir" a partir do texto.

  • Palavra chave: autossustentável
     

    O projeto de Marina, feito por Niemeyer pouco antes de ser aprovado o projeto de Brasília, previa uma cidade mais integrada ao meio ambiente e com capacidade de manter-se a si mesma = autossustentável .

  • gente, o que mais é citado no texto são aspectos ligados ao meio ambiente(parques, jardins e vegetação abundante )

    as alternativas que supostamente geraria certa duvida seriam a letra A B

    Atente para o que "supostamente" geraria duvida(O documento chama a atenção ainda para as áreas verdes, que teriam o paisagismo do artista plástico Roberto Burle Marx, outro nome fundamental na criação de Brasília. ) 

    Na alternativa A gera uma certa duvida, porque a alternativa no faz subteder 2 respostas para um certo exemplo. em outras palaras ela diz: tanto isso, quanto aquilo. tornando a alternativa invalida

    Dessa forma, a letra B é a que valida a resposta.

    a gente vai tentar ate da certo!!!

    foco TREIROS!!!

    bons estudos.

    abraços.

     

  • b)(CORRETA)

    O projeto de Marina, feito por Niemeyer pouco antes de ser aprovado o projeto de Brasília, previa uma cidade mais integrada ao meio ambiente e com capacidade de manter-se a si mesma. 

     

    ----------------texto-----------------

     Era julho de 1955. Dali a menos de dois anos, em março de 1957, Oscar Niemeyer estaria na comissão julgadora que escolheu o plano-piloto de Lúcio Costa – finalizado a tinta nanquim e último a ser inscrito na concorrência –, projeto vencedor para a construção da nova capital federal. Mas, naquele momento, ainda antes de ser convidado por Juscelino Kubitschek para criar os principais monumentos de Brasília, Niemeyer detalhou pela primeira vez como seria Marina, a única cidade projetada por ele no país.

          “Podemos dizer que Marina será uma cidade planejada efetivamente de acordo com as concepções mais modernas da técnica urbanística”, afirmou ao vespertino carioca A noite. “As distâncias entre os locais de trabalho, estudo, recreio e habitação serão limitadas a percursos de, no máximo, 15 minutos de marcha. Isso evitará a perda de tempo em transportes, permitindo folga suficiente para recreação e prática de esportes”, declarou Niemeyer, que sonhava com uma cidade autossustentável, muito antes de o conceito se tornar a principal preocupação de projetos mundo afora.

           O Estado de Minas obteve cópia do Memorial Descritivo da Cidade Marina, datilografado e assinado por Niemeyer. Nele consta que o arquiteto procurava “estabelecer para a cidade um sistema de vida humano e feliz, integrado na natureza, que aproveita e enriquece”. O documento chama a atenção ainda para as áreas verdes, que teriam o paisagismo do artista plástico Roberto Burle Marx, outro nome fundamental na criação de Brasília. “Cercados de parques, jardins e vegetação abundante, os blocos de habitação coletiva estão integrados no seu verdadeiro objetivo, que é aproximar o homem da natureza, para lhe propiciar um ambiente natural e sadio”.

     

    BONS ESTUDOS!!!

    A VITÓRIA NÃO SERÁ POR ACASO

  • Letra A - Niemeyer, com o projeto de Marina, ensaiava o que seria futuramente Brasília, seja pela composição de seu plano diretor, seja pelo recurso ao paisagismo de Roberto Burle Marx.

    Errada: A composição do plano diretor não foi efetuada por Niemeyer, mas sim pelo arquiteto Lúcio Costa.

    Letra B - O projeto de Marina, feito por Niemeyer pouco antes de ser aprovado o projeto de Brasília, previa uma cidade mais integrada ao meio ambiente e com capacidade de manter-se a si mesma.

    Certa: Antes de Juscelino Kubitschek convidar Niemeyer para criar os monumentos de Brasília, o arquiteto já havia projetado Marina, uma cidade autossustentável  com capacidade de “estabelecer para a cidade um sistema de vida humano e feliz, integrado na natureza, que aproveita e enriquece”.

    Letra C - Ao contrário das grandes cidades do país, Marina seria um centro urbano que privilegiaria o bem-estar, a despeito dos fatores limitantes, como a natureza circundante, marcada pela seca.

    Errada: Assertiva que apresenta informação inverídica quanto aos fatores limitantes. O projeto previa total integração com a natureza.

    Letra D - Como contraponto ao projeto de Lúcio Costa, logo em seguida Niemeyer apresenta o projeto de Marina, uma cidade que procuraria desvincular do cotidiano laboral aspectos ligados ao bem-estar da população.

    Errada: Assertiva que apresenta informação absurda. Inicialmente o projeto de Niemeyer não está em contraponto ao de Lúcio Costa. Pelo contrário, o plano piloto do projeto de Niemeyer ficou sob a responsabilidade de Lúcio Costa. E, na concepção do projeto, não havia desvinculação com o bem-estar da população.

    Letra E Marina viria a ser o primeiro de muitos projetos urbanísticos de Niemeyer que, no entanto, abandona a preocupação com as questões de sustentabilidade a partir de 1957, com a aprovação do projeto de Brasília.

    Errada: Em momento algum, Niemeyer abandonou a preocupação com a sustentabilidade. Pelo contrário. Niemeyer, de acordo com o texto, foi um visionário. Ele já "sonhava com uma cidade autossustentável, muito antes de o conceito se tornar a principal preocupação de projetos mundo afora.".

     

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA B.

     FONTE: Professor Rosenthal – TEC CONCURSOS

  • Quera saber em quantos minutos você faz as questoes da FCC?

  • A C, D e E dá para eliminar tranquilo. Assim, o dilema fica entre a A e a B. Contudo, na letra A, temos uma situação de extrapolação. Esta extrapolação está em "Niemeyer, com o projeto de Marina, ensaiava o que seria futuramente Brasília."  Tal afirmação não se encontra em nenhum momento do texto, embora todo o contexto remeta a Brasília.   

     

    Algo dentro de você diz que a A está errada. A dúvida na hora da prova é terrível. Mas acredite em você. Acredite em seu instinto. Creia em seu ponto de vista que existe a extrapolação na A e marque a B.  

  • Manter-se a si mesma não seria um pleonasmo???

  • Alternativa B.