SóProvas


ID
2558683
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Sem chance de contestação, aquele foi mesmo um grande acontecimento na cidade. O palco do auditório Araújo Vianna – reinaugurado um ano antes, em março de 1964, no Parque da Redenção, depois de ocupar por quase quatro décadas a Praça da Matriz, de onde saiu para dar lugar à nova sede da Assembleia Legislativa –, estava repleto de som, luzes e gente, ah, muita gente, para dar vida à ópera Aida, de Giuseppe Verdi.

      Na ponta do lápis, havia ali 100 músicos da Ospa, 130 cantores do Coral da Ufrgs e ao menos 30 bailarinas da academia de João Luís Rolla. Soldados da Brigada Militar se dividiam entre os papéis de guerreiros e escravos. Parrudos halterofilistas recrutados na Academia Hércules apareciam como guardas do faraó e, por fim, tratadores do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul adentravam a cena para cuidar dos figurantes de outras espécies – macacos, cavalos, dromedários e leões, estes últimos enjaulados, obviamente.

      Um mês antes, o maestro Pablo Komlós (regente da Ospa e diretor artístico da Ufrgs) havia passado pelas salas de aula para convidar os estudantes a participarem do coral da universidade. Numa das classes, a de Anatomia, do curso de Medicina, estudava Jair Ferreira, frequentador assíduo dos festivais de coros no Salão de Atos da Ufrgs. Bastou um mês de ensaios para que o barítono, fantasiado de egípcio, pisasse no palco pela primeira vez em sua vida.

      Por certo, era hereditária a paixão pela música do jovem que se tornaria epidemiologista do Hospital das Clínicas de Porto Alegre. A mãe não só tinha nome de cantora – Dalva, a exemplo de Dalva de Oliveira –, como sabia de cor desde cantigas de carnaval até árias de óperas. “A gente chorava ao ouvir sua voz de soprano delicado”, elogia.

      No conjunto de três sobrados geminados que compõem o cenário das reminiscências da infância em Rio Grande, as paredes generosamente deixavam escorrer notas musicais de uma casa para a outra. Uma das vizinhas tocava piano pontualmente às nove da noite – justo o horário em que Jair se recolhia, afinal, precisava pular da cama cedinho para ir à escola. Quase toda a noite, ele dormia ao som da Marcha Turca, de Mozart, mágico portal de entrada para o devaneio dos sonhos.

                                    (Excerto de Paulo César Teixeira, Nega Lu, Porto Alegre, Libretos, 2015) 

Conforme o texto:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)

     

     

    Na ponta do lápis, havia ali 100 músicos da Ospa, 130 cantores do Coral da Ufrgs e ao menos 30 bailarinas da academia de João Luís Rolla. Soldados da Brigada Militar se dividiam entre os papéis de guerreiros e escravos. Parrudos halterofilistas recrutados na Academia Hércules apareciam como guardas do faraó e, por fim, tratadores do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul adentravam a cena para cuidar dos figurantes de outras espécies – macacos, cavalos, dromedários e leões, estes últimos enjaulados, obviamente.

     

    Um mês antes, o maestro Pablo Komlós (regente da Ospa e diretor artístico da Ufrgs) havia passado pelas salas de aula para convidar os estudantes a participarem do coral da universidade. Numa das classes, a de Anatomia, do curso de Medicina, estudava Jair Ferreira, frequentador assíduo dos festivais de coros no Salão de Atos da Ufrgs. Bastou um mês de ensaios para que o barítono, fantasiado de egípcio, pisasse no palco pela primeira vez em sua vida.

  • A) Ainda que as óperas fossem de costume montadas no auditório Araújo Vianna, Aida, contando com os mais diversos segmentos da sociedade civil, teve lugar na nova sede da Assembleia Legislativa, marcando sua inauguração. 

    ERRADO - A opera saiu da praça Matriz onde agora é a Assembleia Legislativa e foi para o Parque da Redenção. E não a nova sede é na assembleia.

    "O palco do auditório Araújo Vianna – reinaugurado um ano antes, em março de 1964, no Parque da Redenção, depois de ocupar por quase quatro décadas a Praça da Matriz, de onde saiu para dar lugar à nova sede da Assembleia Legislativa"

     

    B) Ao modo dos soldados da Brigada Militar, a montagem da ópera Aida marca na vida de Jair Ferreira, hoje médico do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, seu primeiro contato com a música clássica. 

    ERRADO - No texto não tem essa informação que os soldados da Brigada Militar tiveram sua vida marcada pela ópera. Ou seja: tem informação além do texto.

     

    c) então recém-formado coral que participou da montagem da ópera Aida, ao lado dos músicos profissionais da Ospa, era composto de estudantes da Ufrgs, dentre eles, Jair Ferreira, aluno de Medicina. 

    CERTO - Paragrafo 3º

     

    d) A infância na cidade de Rio Grande foi de fundamental importância para Jair Ferreira na escolha de sua carreira profissional como epidemiologista, que não teria sido a mesma sem a influência de Pablo Komlós.

    ERRADO - O texto apenas cita a especialidade escolhida, e não diz que o motivo da escolha foi a música.

    "Por certo, era hereditária a paixão pela música do jovem que se tornaria epidemiologista do Hospital das Clínicas de Porto Alegre."

     

    e) Quando da montagem da ópera Aida, havia um ano que Porto Alegre passava a contar com um novo palco, o auditório Araújo Vianna, que então recebeu a orquestra da Ospa, ao lado do coral da Ufrgs, ambos compostos de músicos amadores.

    ERRADO - Amadores só o coral da UFRGS. A orquestra era profissional.

  • ASSERTIVA C ...então recém-formado coral que participou da montagem da ópera Aida, ao lado dos músicos profissionais da Ospa, era composto de estudantes da Ufrgs, dentre eles, Jair Ferreira, aluno de Medicina...

     

     

    1) Um mês antes, o maestro Pablo Komlós (regente da Ospa e diretor artístico da Ufrgs) havia passado pelas salas de aula para convidar os estudantes a participarem do coral da universidade. Numa das classes, a de Anatomia, do curso de Medicina, estudava Jair Ferreira, frequentador assíduo dos festivais de coros no Salão de Atos da Ufrgs. Bastou um mês de ensaios para que o barítono, fantasiado de egípcio, pisasse no palco pela primeira vez em sua vida.

     

    2) Na ponta do lápis, havia ali 100 músicos da Ospa, 130 cantores do Coral da Ufrgs e ao menos 30 bailarinas da academia de João Luís Rolla. 

     

     

    GAB C 

  • acertei a questao depois de ler o texto um bucado de vez. Eu entendo que uma assertiva dessa é composta por várias afirmações retiradas de um texto sacana e de difícil entendimento, como este rsrsrs, sendo tipo uma afirmação em RLM. Ai vc me perguntaria> como afirmação em RLM, bruno?

     

    O que eu quero te falar é que cada assertiva dessa é composta por várias afirmações, sendo que uma afirmação desta, se for errada, anula toda assertiva. 

     

    O que quero que tu entenda é o seguinte. Vou te mostrar as seguintes afirmações, que no final podem ser formadas frases:

     

    A = O HOMEM ERA NEGRO

    B = O CARRO ERA BRANCO

    C = A CASA ERA AZUL

     

    O que o examinador faz é pegar um textao desses e fazer várias afirmações, que seriam as alternativas. Pois bem. Fazendo as afirmações, é a hora de juntar.

     

    Voce tem que julgar como VERDADEIRO OU ERRADO a seguinte afirmação:

     

        O homem, que era negro , comprou um carro branco e uma casa roxa no final da rua.

     

    Pois bem. a frase supra é formada por 3 afirmações: A B C. Acontece que em rlm, para que uma frase seja considerada como verdadeira, mister se faz que todas as proposições dentro da frase sejam verdadeiras, sendo que uma errada anula todo o resto.

     

    Na frase supra, ainda, observamos que temos A ( VERDADEIRO) B ( VERDADEIRO) C (FALSO).

     

    Beleza. Agora vamos pro texto.

     

    e ---- Quando da montagem da ópera Aida, havia um ano que Porto Alegre passava a contar com um novo palco (a = correto), o auditório Araújo Vianna, que então recebeu a orquestra da Ospa, ao lado do coral da Ufrgs (b = correto), ambos compostos de músicos amadores (c=errado). 

     

    coisa difícil ne rsrsrs mas é assim mesmo.

  • Como vou saber que OSPA é a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre? o texto não fala que os músicos são profissionais, e eu não sabendo o que significava OSPA achei que havia extrapolação na assertiva!!! um acerto a menos pela minha falta de cultura! kkkkkk 

     

  •  Um mês antes, o maestro Pablo Komlós (regente da Ospa e diretor artístico da Ufrgs) havia passado pelas salas de aula para convidar os estudantes a participarem do coral da universidade.

     

    Um mes antes, o maestro convidou os alunos para participarem do coral da universidade. O coral ja existia? O coral estava sendo formado? Nao sei, e nao posso afirmar com as informaçoes que constam do texto. 

     

    O coral é recém-formado?  Pela logica da FCC sim...

     

    vai entender...

  • Major Tom, pensei como tu. Não tem como sabermos se o coral já existia e Komlós estava recrutando novos membros ou se ele estava procurando pessoas para formar o coral.

    Concordo com o Mauricio Paschoal tbm.

  • Que texto horrível!!

  • Gente não sei vcs, mas esses textos estranhos da FCC fundação cospe candidato me deixam doida! kk

  • FCC e seus Textos Horríveis.

     

    Gabarito letra C

  • "Quando da montagem da ópera Aida, havia um ano que Porto Alegre passava a contar com um novo palco, o auditório Araújo Vianna, que então recebeu a orquestra da Ospa, ao lado do coral da Ufrgs, ambos compostos de músicos amadores"

    Fiquei na dúvida com a letra E, mas depois entendi que o coral não era formado por musicos amadores, e sim por estudantes da universidade. Músico amador é outra coisa...

  • Para você matar com confiança as questões de interpretação da FCC é necessário entrar no texto, tal como se você o tivesse escrito. Assumindo tal postura, irá rechaçar com facilidade os itens errados.

  • Hallyson TEM TODA RAZÃO!!!

    Para conseguir matar as questões da FCC de interpretação, você deve entrar no texto, fazer parte dele.

    É algo meio doido mas a prática leva a isso!