SóProvas


ID
2559205
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              A condição dos velhos


      Nos cuidados com a criança o adulto “investe” para o futuro, mas em relação ao velho age com duplicidade e má-fé. A moral oficial prega o respeito ao velho, mas quer convencê-lo a ceder seu lugar aos jovens, afastá-lo delicada mas firmemente dos postos de direção. Que ele nos poupe de seus conselhos e se resigne a um papel passivo. Veja-se no interior das famílias a cumplicidade dos adultos em manejar os velhos, em imobilizá-los com cuidado “para o seu próprio bem”. Em privá-los da liberdade de escolha, em torná-los cada vez mais dependentes “administrando” sua aposentadoria, obrigando-os a sair de seu canto, a mudar de casa. Se o idoso não cede à persuasão, à mentira, não se hesitará em usar a força. Quantos anciãos não pensam estar provisoriamente no asilo em que foram abandonados pelos seus? A velhice, que é fator natural como a cor da pele, é tomada preconceituosamente pelo outro. E o velho não pode mais ensinar aquilo que sabe e que custou toda uma vida para aprender.

 (Adaptado de: BOSI, Ecléa. Lembranças de velhos. São Paulo, T. A. Queiroz, 1979, p.36-37) 

Formula-se com correção e clareza uma observação pertinente em relação ao texto em:

Alternativas
Comentários
  • a) CORRETA O reiterado uso de aspas indica que se julga impróprio, neste específico contexto, o emprego dos elementos por elas destacados.

     

    Entendi aqui o uso das aspas como tom irônico.

     

    b) [ERRADA] A autora do texto manifesta-se contraditoriamente ao insinuar que eles nos poupem de seus conselhos, o que efetivamente ratifica a sua tese. 

    Se há contradição não há ratificação. Ao meu ver ficaria correta se fosse "retifica a sua tese".

     

     

     c) [ERRADA]Uma vez convencidos de que foram ludibriados, pode restar aos passivos anciãos apenas os impulsos da força de que dispõem.

     

    O texto não diz que "Se o idoso não cede à persuasão, à mentira, não se hesitará em usar a força", ou seja, ele usará a força somente se não ceder, nada fala em convencimento.




    d) [ERRADA]À cumplicidade dos adultos diante dos velhos deve-se o sucesso com que os mesmos se valem de artimanhas em seu ludibrio

     

    Nada fala o texto sobre o sucesso de artimanhas

     

     

     

    e) [ERRADA] Ao se compararem com os preconceitos de cor o que se alega diante da velhice, pretende a autora demonstrar como são equívocos os fatores naturais

     

     

    O que são fatores naturais é a velhice e a cor da pele, portanto não são equívocos.

     

  • Na minha avaliação:

     

    a) CORRETA O reiterado uso de aspas indica que se julga impróprio, neste específico contexto, o emprego dos elementos por elas destacados.

     

    b) [ERRADA] A autora do texto manifesta-se contraditoriamente ao insinuar que eles nos poupem de seus conselhos, o que efetivamente ratifica a sua tese. 

    R - Falta clareza, ou ratifica a tese, ou é contraditório

     

     c) [ERRADA]Uma vez convencidos de que foram ludibriados, pode restar aos passivos anciãos apenas os impulsos da força de que dispõem.

    R - [...] os impulsos podem restar aos passivos



    d) [ERRADA]À cumplicidade dos adultos diante dos velhos deve-se o sucesso com que os mesmos se valem de artimanhas em seu ludibrio

    R - Valer-se de algo.

     

    e) [ERRADA] Ao se compararem com os preconceitos de cor o que se alega diante da velhice, pretende a autora demonstrar como são equívocos os fatores naturais

    R - [...] o que se alega ao se comparar

  • eu marquei a d

    mas depois analisando a alternativa a, observei que ela esta realmente certa.

    a) CORRETA O reiterado uso de aspas indica que se julga impróprio, neste específico contexto, o emprego dos elementos por elas destacados.

     

    pra poder demonstrar o tom irônico da coisa, tava precisando das aspas. Realmente é isso mesmo.

     

     

     

     

  • Não entendi esse "por elas" da letra A. Na minha concepção o termo se trata da autora, que deveria ficar no singular. 

    O reiterado uso de aspas indica que se julga impróprio, neste específico contexto, o emprego dos elementos por elas destacados. 

  • Jeferson, o termo "elas" refere-se a "aspas".

  • letra d) À cumplicidade dos adultos diante dos velhos, deve-se, o sucesso com que os mesmos se valem de artimanhas em seu ludibrio.

    Regra : Vírgula para quebrar a ordem direta

    Sempre que as frases estiverem na ordem direta, não há vírgula. Primeiramente, vamos lembrar o que é a ordem direta em uma frase. A ordem direta deve seguir um padrão: Sujeito + Verbo + Complemento. Se houver algum elemento que quebre essa ordem, então utilizamos a vírgula.

  • Já que alguns comentários levantaram a bola: quando a FCC comenta sobre "ironia" ela não precisa ser engraçada, e, muitas vezes, não é.