SóProvas


ID
2560387
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.


I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.

II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.

III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Analisando as informações fornecidas pela questão, temos que:

    - Todas os itens estão corretos.

    Alternativa correta: Letra E
  • Até agora, 342 pessoas responderam à questão, mas apenas 10 se manifestaram com relação ao comentário da professora.

  • I e III - Somos capazes de respirar mesmo quando estamos dormindo. Isso indica que os movimentos respiratórios possuem um componente involuntário controlado pelo sistema nervoso. É claro que, se quisermos, conseguimos alterar a frequência respiratória ou até mesmo ficar um tempo sem respirar, mas chega um momento em que, involuntariamente nossa musculatura torácica é estimulada a se contrair ou se relaxar para restabelecer a respiração normal. Esse é o motivo pelo qual pessoas que morrem afogadas são encontradas com os pulmões cheios de água. Antes de morrer, involuntariamente elas inspiram e assim a água entra no sistema respiratório. Os músculos responsáveis pela inspiração e expiração são o diafragma e os músculos intercostais.

    II - O acúmulo de gás carbônico no organismo leva ao aumento de íons hidrogênio e bicarbonato no sangue, fazendo com que o pH se torne mais ácido. Essa acidez é detectada pelo sistema nervoso, que estimula o aumento da frequência respiratória para que a situação seja revertida.

  • Eu não assinei o Qconcursos para ter uma correção profissional com um nível tão lastimável e raso. O corretor dizer apenas que "analisando as informações fornecidas pela questão, temos que: Todas os itens estão corretos." é abusar da inteligência do estudante. Era melhor nem ter corrigido!

    Isso se repete centenas de vezes. Sério, é revoltante.