SóProvas



Questões de Sistema Respiratório Humano


ID
690562
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o processo respiratório, podemos afirmar:

I. O controle do ritmo respiratório é exercido pelo bulbo e deve-se principalmente à percepção da concentração de CO2 no sangue; essa percepção ocorre no próprio bulbo e em células quimiorreceptoras localizadas na aorta e nas carótidas.

II. O pulmão das aves não é alveolar e dele partem os sacos aéreos, havendo até mesmo vias que partem desses sacos e penetram nos ossos pneumáticos.

III. O processo de respiração branquial nos peixes é do tipo contracorrente, ou seja, o sangue circula pelos filamentos branquiais no sentido contrário ao da circulação da água.

Assinale a alternativa que representa a(s) afirmativa(s) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • A respiração é o processo fisiológico em que ocorre as trocas de gases (oxigênio e gás carbônico) entre o organismo e o meio. O controle desse processo é realizado pelo centro respiratório, localizado no bulbo raquidiano. Esse controle se dá pelo feedback das concentrações de gás carbônico no sangue, informação captada por células quimiorreceptoras na aorta, carótida e no próprio bulbo – item I correto.  Os pulmões das aves são pequenos e estão conectados ao que chamamos de sacos aéreos, ramificações membranosas que penetram entre órgãos do animal até mesmo entre os ossos. O movimento de ar dos pulmões para os sacos e vice-versa possibilita o suprimento de ar nos tecidos – item II correto.  Já nos peixes, as brânquias atuam de forma a possibilitar as trocas gasosas. As brânquias são ricamente vascularizadas e através dessa rede capilar os gases passam da água para o sangue e vice-versa. O fluxo de sangue se dá em direção contrária à circulação da água e esse fato proporciona uma oxigenação perfeita – item III correto.


    Letra D correta.



ID
716245
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O quadro a seguir apresenta a composição do ar inspirado e do ar expirado por uma pessoa. 


                   GASES                         % NO AR INSPIRADO         % NO AR EXPIRADO
                  Nitrogênio – N2                              79%                                          79%
                  Oxigênio – O2                              20,9%                                         14%
                  Gás Carbônico – CO2                  0,03%                                        5,6%

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a estrutura pulmonar onde ocorre a respiração aeróbica e a denominação do processo de difusão de gases que ocorre durante tal respiração. 

Alternativas

ID
737125
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma. Sobre as relações entre os sistemas respiratório e circulatório em humanos, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A integração entre os dois sistemas se estabeleceu com os mamíferos.

II. A passagem do sangue pelos pulmões é essencial para a oxigenação sistêmica do organismo.

III. Vasos de pequeno calibre, os capilares, conectam os dois pulmões ao coração.

IV. Em fumantes, os teores de oxigênio no sangue são menores, em função da troca gasosa deficiente nos alvéolos pulmonares.

Alternativas
Comentários
  • D

    Somente II e IV estão corretas.


ID
801838
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A condição clínica de indivíduos falcêmicos inclui manifestações sistêmicas, em decorrência da alteração nas moléculas de hemoglobina, sobre a qual se pode afirmar:

Alternativas
Comentários
  • as hemácias(LIGADA À HEMOGLOBINA) são as responsáveis pelo transporte de O2 e CO


ID
875194
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNEAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O acúmulo de líquido em excesso no interstício do pulmão recebe o nome de edema pulmonar, uma condição com risco de vida em potencial, que interfere nas trocas gasosas e resulta em desequilíbrio entre ventilação e a perfusão. Em relação ao processo de troca de gases, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • No processo de troca gasosa, o ar inspirado chega até os pulmões e entra em contato com os capilares que envolvem os alvéolos. Nesse ponto, por simples difusão, o oxigênio presente no ar passa para o sangue e o gás carbônico em alta concentração no sangue passa para o ar e é expirado.


    Letra C correta.



ID
888442
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Copa Libertadores da América de 2012, o time do Santos perdeu de 2 a 1 para o Bolívar, da Bolívia, em La Paz. O fraco desempenho físico do time santista em campo foi atribuído à elevada altitude da cidade, onde os jogadores desembarcaram às vésperas do jogo. Duas semanas depois, jogando em Santos, SP, o time santista ganhou do Bolívar por 8 a 0.

Considerando a pressão atmosférica, a mecânica e a fisiologia da respiração e, ainda, o desempenho físico dos jogadores do Santos nesses dois jogos, é correto afirmar que em Santos a pressão atmosférica é

Alternativas
Comentários
  • A pressão atmosférica é a pressão exercida pelo ar em toda a superfície do planeta. Essa medida varia de acordo com a altitude do local (que é a altura da região em relação ao nível do mar). Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar, ou seja, menos moléculas dos gases estão presentes em um mesmo volume. Logo, menor é a pressão exercida pelo ar. Santos é uma cidade litorânea, estando praticamente a nível do mar, onde a pressão atmosférica é máxima. La Paz é uma cidade localizada a mais de 3 mil metros de altitude, ou seja, a pressão atmosférica é muito menor que a sofrida em Santos. A variação de altitude altera a fisiologia do corpo humano, uma vez que com menor concentração do gás oxigênio no ar, a concentração de hemácias no sangue de um jogador brasileiro não seria suficiente para suprir a necessidade para um bom desempenho em atividades físicas. Por isso é recomendável que os jogadores cheguem à cidade alguns dias antes da partida a fim de que o organismo se ambiente e se adeque àquela realidade, aumentando a produção de hemácias.


    Letra E correta.


  • BIZU: QUANTO MAIS VOCE DESCE O MAR , A AGUA POR EXEMPLO MAIS PRESSÃO VOCÊ POSSUI

  • Gols:

    Elano 2

    Neymar 2

    Ganso 2

    Kardec

    Borges 1

  • A pressão atmosférica é a pressão exercida pelo ar em toda a superfície do planeta. Essa medida varia de acordo com a altitude do local (que é a altura da região em relação ao nível do mar). Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar, ou seja, menos moléculas dos gases estão presentes em um mesmo volume.

    ALTERNATIVA (E)

  • Santos é o time da virada


ID
1022122
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O fumo é responsável por provocar ou agravar diversos problemas no sistema respiratório, e uma das razões para a redução da eficiência respiratória está relacionada à combinação do monóxido de carbono emitido pelo cigarro com a hemoglobina.

Sobre essa associação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A hemoglobina é responsável por se ligar aos gases oxigênio e carbônico de forma instável, permitindo o transporte dos mesmos e as trocas gasosas. Ao se ligar com o monóxido de carbono, porém, a hemoglobina forma um composto estável com o gás, a carboxiemoglobina. Dessa forma, a hemoglobina fica inativa, impedido o transporte de oxigênio às células, o que reduz a eficiência respiratória. 

    Letra C correta.

ID
1079938
Banca
Marinha
Órgão
EAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O tabagismo causa inúmeros prejuízos à saúde humana, dentre eles a enfisema pulmonar. A enfisema pulmonar é uma doença progressiva resultante da destruição gradual e progressiva dos alvéolos pulmonares. Assinale a opção que apresenta o caminho percorrido pela fumaça do cigarro até os alvéolos do fumante.

Alternativas
Comentários
  • Faringe - Laringe - traqueia - brônquios - bronquíolos - alvéolos pulmonares.


ID
1102918
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os cílios nas células epiteliais das vias aéreas humanas, por exemplo, as que revestem a traqueia e bronquíolos, movem o muco, contendo as partículas captadas e microorganismos para fora dos pulmões. Estes cílios são paralisados pela fumaça do cigarro. Como consequência, os fumantes têm uma remoção mucociliar reduzida, tossindo para expelir a secreção mucosa que continuamente se acumula em seus pulmões.

Analise as assertivas e marque a incorreta:

Alternativas

ID
1269343
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o processo de respiração, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O anel cartilaginoso não seria na traqueia?

  • Não meu querido Fábio Melo, o primeiro enlance é da laringe.

    Laringe: é um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe. O pomo-de-adão, saliência que aparece no pescoço, faz parte de uma das peças cartilaginosas da laringe.

  • GABARITO:A

  • Pq que não pode C ou E?


  • Estranho, os anéis cartilaginosos são da traqueia, deveria ser a letra C a incorreta.

    A letra E está correta, os movimentos mecânicos da respiração se dão pelos músculos intercostais e diafragma

  • A: Correção da afirmativa -> às vezes nos sentimos tontos ao forçarmos muito a respiração; isto se deve principalmente à eliminação de grande quantidade de oxigênio pela respiração, alterando o pH sangüíneo.

    Não é oxigênio, quando exalamos ar estamos exalando GÁS CARBÔNICO (CO2), o que realmente altera o pH sanguíneo

  • A letra D também deveria estar incorreta, pois afirma que a troca gasosa ocorre somente nos alvéolos, mas também ocorre na respiração celular.

  • O pomo de adão não é um anel cartilaginoso, e sim, o nome vulgar dado à proeminência laríngea causada pela união das lâminas cartilaginosas da cartilagem tireóidea. A cartilagem tireóidea NÃO é em formato de anel, a cricoidea que é. E é comum ouvir falar de anel cartilaginoso da traqueia, e não da laringe... questão bem ridícula e mal formulada! Há 2 opções erradas!!!!


ID
1320619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da estrutura e da função dos sistemas orgânicos, julgue o próximo item.


Bronquíolos são estruturas aéreas condutoras formadas por parede cartilaginosa.

Alternativas
Comentários
  • O bronquíolo corresponde a cada uma das ramificações terminais dos brônquios. São estruturas minúsculas com menos de 1 mm de diâmetro.

    Quanto à histologia, são constituídos basicamente de tecido muscular liso e epitélio pseudo-estratificado. Não apresentam cartilagens.

  • Os bronquíolos são estruturas aéreas condutoras formadas por parede de músculo liso.

    Os brônquios contêm anéis de cartilagem incompletos.

    ERRADO


ID
1320622
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito da estrutura e da função dos sistemas orgânicos, julgue o próximo item.


Camada única de células mesoteliais recobre toda a superfície pleural e secreta muco rico em lipídios para lubrificação.

Alternativas
Comentários
  • A pleura é um folheto contínuo, formado por uma camada única de células mesoteliais, firmemente unidas, apoiadas sobre uma membrana basal e uma frouxa camada de tecido conjuntivo, que liga a pleura à superfície externa do parênquima pulmonar, à parede mediastinal, à superfície torácica do diafragma e à superfície interna da caixa torácica óssea. A pleura que recobre os pulmões e as cissuras interlobares é chamada de visceral e, nos demais trajetos, ela é chamada de parietal. A baixa concentração proteica do líquido pleural sugere que sua procedência seja a microcirculação sistêmica pleural. O líquido, na cavidade pleural, é renovado continuamente por um balanço de forças entre as pressões hidrostática e osmótica da microcirculação e do espaço pleural. Em outras palavras, o líquido pleural é líquido intersticial da microcirculação sistêmica pleural. O líquido pleural: cria uma superfície úmida e escorregadia para que as membranas opostas possam deslizar enquanto os pulmões se movem dentro do tórax;

    GABARITO: ERRADO - O muco pleural não é rico em lipídios, é de baixo valor proteico e composto de liquido intersticial.


ID
1438861
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No sistema respiratório humano, o ar inspirado pelas fossas nasais é filtrado, umedecido e aquecido antes de ser transportado para os pulmões. Nos pulmões, as trocas gasosas ocorrem

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • As trocas gasosas acontecem nos alvéolos pulmonares.


    Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Um capilar pulmonar envolve cada alvéolo. A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar

  • A questão requer conhecimento do Sistema Respiratório Humano.

    A)     Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo.

    B)     O mediastino é o espaço que fica atrás do osso esterno (no meio do tórax), no espaço entre os dois pulmões.

    C)     Um lobo ou lóbulo (pronunciado lóbo) é uma divisão ou extensão anatómica de um . Cada lóbulo é formado por um bronquíolo respiratório que origina os ductos alveolares.

    D)     A pleura é uma pequena camada de tecido fino que reveste os pulmões (pleura visceral) e a parede interna do tórax (pleura parietal)

    E)     O corpo humano é dotado de dois brônquios, o esquerdo e o direito, localizados logo abaixo da parte inferior da traqueia, no meio do tórax. Eles são responsáveis por fazer a conexão da traqueia com os pulmões, conduzindo o ar.

    Gabarito: Letra A.


ID
1610050
Banca
NC-UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A pressão parcial de oxigênio (pO2) no sangue foi medida simultaneamente em diferentes pontos do sistema circulatório de um mamífero. Em condições normais espera-se que

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.

    o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo possuem sangue rico em O2, quando as veias pulmonares lançam esse sangue nos atrios, ele parte do ventriculo esquerdo a aorta que se ramifica ate os capilares, chegando a celulas e musculos acontecendo a respiração celular, onde a veia cava leva de volta o sangue 'sujo' de CO2 ao atrio direito e ventriculo direito.

  • questão fod@

    veias pulmonares são ricas em o2

    ventrículo esquerdo são pobres em o2

    artéria pulmonar é pobre em o2

    atrio esquerdo é rico em o2

    ventrículo direito é pobre em o2

    veia cava é aquela que transporta sangue venoso par o ventríolo e atrio direito, logo é pobre em o2

    sbendo disso e analisando as afirmativs tu mata a questão : )


ID
1612993
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O bulbo é o órgão que controla os movimentos respiratórios e os cardíacos, através de uma região chamada nó vital, que recebe esse nome porque se uma pessoa recebe uma forte pancada nesse local, poderá morrer instantaneamente devido à paralisação dos movimentos respiratórios e cardíacos.

O filme Encontros e desencontros em uma cena mostra a personagem principal dentro de uma loja, numa crise de ansiedade aguda, queixando-se de falta de ar. … socorrida por seu irmão, que lhe coloca um saco de papel aberto sobre sua boca e seu nariz e manda que ela respire lentamente. Em pouco tempo, a personagem está melhor.

O procedimento está correto e pode ser explicado, pois, à medida que ela respira lentamente dentro do saco, varia a concentração de um gás, que estimula diretamente o bulbo, regulando os movimentos respiratórios.


A variação do gás ocorrida dentro do saco de papel e que permitiu a melhora da personagem, foi o(a)

Alternativas
Comentários
  • letra C

    Aumenta a concentração de co2. Pois o bulbo controla o centro respiratório que entra em contato com o inibidor cardiaco que diminui os batimentos do coração e tbm a pressão sanguinea. Aumentando a pressão arterial que aumenta a obtenção de co2 celular que é levado aos alveolos pulmonares onde é convertido em o2, ou seja, as celular passam a diminuir sua energia celular  pela falta de o2 até se igualar as taxas de co2 e o2 fazendo com que a pessoa aos poucos vá recuperando sua capacidade respiratória. Issu acontece muito em regiões com altitudes muitos acima do nivel do mar onde a pressão atmosferia é menor.


    http://www.amigonerd.com/sistema-respiratorio/

  • c) aumento da concentração de CO2.


ID
1614244
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a respiração nos mamíferos, considere as afirmativas a seguir.

I – Mamíferos utilizam respiração por pressão negativa, que consiste em expandir a cavidade torácica diminuindo assim a pressão nos pulmões permitindo a entrada do ar.

II – Durante a inspiração, os músculos intercostais e o diafragma se contraem.

III – Durante a inspiração, os músculos intercostais e o diafragma relaxam.

IV – O relaxamento dos músculos intercostais e do diafragma provoca a redução do volume da caixa torácica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1614361
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando uma pessoa prende a respiração, ocorrem alterações sanguíneas que levam à necessidade de respirar. A esse respeito, considere as alterações abaixo:

I – Aumento de O2 .

II – Diminuição de O2 .

III – Aumento de CO2 .

IV – Diminuição de CO2 .

Na situação descrita acima, ocorrem as alterações:

Alternativas
Comentários
  • Com a interrupção da respiração, como citado no exemplo da questão, haverá o impedimento da saída de CO2 do corpo e entrada de O2. Tendo em vista que as células continuam consumindo O2 e produzindo CO2, logo ocorrerá o aumento da concentração CO2 e a diminuição da concentração de O2. Portanto, alternativa d)


ID
1758466
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em Anatomia Humana, dá-se o nome de carina ao ponto onde a ______I_____ se bifurca nos ______II_____.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas acima é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Em Anatomia Humana, dá-se o nome de carina ao ponto onde a TRAQUÉIA se bifurca nos BRÔNQUIOS.
     


ID
2121826
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CBM-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A utilização de instrumentos de sopro está intimamente relacionada com o controle da respiração. A respiração humana é feita pelos pulmões, órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. A troca de gases ou hematose pulmonar é feita pelos

Alternativas
Comentários
  • c) alvéolos. 

     

    A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.

  • Corrigindo: "a fim de" (separado).


ID
2234218
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma aula de Ciências, um aluno fez o seguinte questionamento: Todos falam que o ar expirado tem mais gás carbônico que o inspirado, mas como podemos ter certeza?

O professor explicou que, agitando água de cal incolor no ar contido no interior de sacos plásticos, é possível demonstrar a presença de gás carbônico.

Considerando a utilização de sacos plásticos do mesmo tamanho, com 5 mL de água de cal incolor, assinale a opção que indica o melhor experimento capaz de permitir que os alunos verificassem se o ar expirado contém mais ou menos gás carbônico que o inspirado.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C) Três sacos plásticos: um com ar expirado, outro com ar ambiente e outro com gás carbônico.

    Primeiro saco para demonstrar a comportamento/presença padrão do gás carbônico diante da agitação com água de cal incolor.

    Segundo saco para demonstrar o comportamento/presença do gás carbônico no ar inalado.

    Terceiro saco para demonstrar o comportamento/presença do gás carbônico no ar ambiente e realizar a comparação com o segundo saco, objeto do experimento.


ID
2264761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os seres vivos apresentam muitos processos que podem ser explicados, muitas vezes, com bases em simples princípios físicos ou químicos. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

A mecânica da respiração envolve o diafragma e os pulmões. Quando o diafragma se contrai, ele reduz o volume da cavidade torácica, e o ar é expelido dos pulmões; quando o diafragma relaxa, ocorre aumento do volume da cavidade torácica, e os pulmões se enchem de ar.

Alternativas
Comentários
  • é ao contrário

  • Quando o diafragma relaxa os músculos intercostais também relaxam, o diafragma eleva-se e as costelas abaixam e vão para dentro, dimimuindo o volume da caixa torácica. Quando o diafragma se contrai ele abaixa, os músculos intercostais se contraem e as costelas são elevadas aumentando o volume da caixa torácica.

  • Quando o diafragma se contrai há um aumento do volume da cavidade e uma queda da pressão, isso faz com que o ar entre nos pulmões- inspiração.


ID
2298853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao sistema respiratório, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    .

    a) Os alvéolos apresentam tendência ao colabamento, e, na verdade, a grande quantidade de surfactante reduz o risco ao colabamento;

    b) pela veia pulmonar.

  • Artérias bombeia o sangue para fora do coração e veias leva o sangue vindo dos tecidos de volta para o coração

  • Artérias bombeia o sangue para fora do coração e veias leva o sangue vindo dos tecidos de volta para o coração

  • Na inspiração a pressão intrapulmonar diminui.

    A diminuição da pressão intrapulmonar, que chega a valores abaixo da pressão atmosférica, promove a entrada de ar nos pulmões.

    Quando o ar entra nos pulmões, a pressão atmosférica e a intrapulmonar ficam equilibradas temporariamente.

    https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/movimentos-respiratorios.htm

  • Alguém poderia explicar qual seria o erro na letra D.


ID
2381455
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos alvéolos pulmonares, o sangue elimina:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. O sangue, advindo dos tecidos do corpo, elimina o CO2  e absorve o O2, partindo para mais um ciclo de distribuição pelo corpo.

  • Dióxido de Carbono

  • A função do sistema respiratório é a troca de dois gases: oxigênio e dióxido de carbono, por meio da comunicação entre o Sistema Respiratório e o Sistema Circulatório. A troca ocorre nos milhares de alvéolos presentes nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. O Oxigênio (O2) inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares eDióxido de Carbono (CO2) passa do sangue nos vasos capilares para o ar no alvéolos para ser eliminado.
     

  • não confundir MONÓXIDO com DIÓXIDO, so lembrar q MONOXIDO começa com "MO" de MOTOR, q é oq o carro libera

  • O Sangue elimina CO2, ou GÁS CARBÔNICO, ou dióxido de carbono nos alvéolos. Não confundir com Monóxido de carbono (CO) que é um gás tóxico gerado pela queima de combustíveis fósseis. Letra C

  • A questão requer conhecimentos dos Sistemas Respiratório e as funções do sangue.

    A)     O monóxido de carbono é um gás levemente inflamável, inodoro e muito perigoso a saúde dos seres vivos devido à sua grande toxicidade. Nos seres humanos ele entra em competição com o oxigênio pela hemoglobina, reduzindo a liberação de oxigênio fixada sob a hemoglobina, e assim, impedindo o transporte e diminuindo a quantidade de oxigênio disponível nos tecidos, levando à morte por asfixia.

    B)     O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado pelo sangue para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respiração celular).

    C)     O sangue libera o gás carbônico (dióxido de carbono) e capta o oxigênio, se transformando de venoso em sangue arterial (rico em oxigênio).

    D)     O nitrogênio é um gás que compõe grande parte da  terrestre. Ele é também um dos principais elementos químicos que constituem os seres vivos. O nitrogênio é um nutriente utilizado por vários organismos, sendo essencial para formar proteínas, ácidos nucleicos e outros componentes das células.

    E)     Explicação nas letras A e B.

    Gabarito: Letra C.


ID
2384458
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à composição do sangue, analise as afirmativas abaixo.
I. O plasma é a porção fluida amarelada do sangue que resta após a coagulação e remoção do coágulo.
II. A porção celular do sangue apresenta três tipos de células em suspensão, que são: hemácias, leucócitos e plaquetas.
III. A constância da composição do sangue, com estreita faixa de variação, é o resultado mantido pela rapidez pela qual as substâncias deixam e entram no sangue quando estão em excesso ou em concentrações abaixo do normal respectivamente.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A primeira alternativa descreve a definição de SORO e não de plasma.

    "O soro é a porção líquida amarelada do sangue que resta após a coagulação e remoção do coágulo. Não contém elementos celulares nem a maioria dos fatores da coagulação. "

  • Plaqueta nunca foi célula, são pedaços do citoplasma megacariócito!

    plasma e soro são coisas diferentes!

    Questão deve ser anulada!

     


ID
2384461
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à hemoglobina, analise as afirmativas abaixo.
I. A hemoglobina é uma substância pigmentada, formada por uma porção que contém ferro (heme) e uma porção proteica (globina).
II. A globina consiste de duas cadeias polipeptídicas, cada uma das quais ligadas a um grupo heme.
III. A principal função da hemoglobina é o transporte de oxigênio e gás carbônico, permitindo as trocas gasosas necessárias ao metabolismo orgânico.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D

     

  • O erro da alternativa II é que são 4 cadeias polipeptídicas.

     

    Fonte:Fundamentos em Hematologia de Hoffbrand

    https://books.google.com.br/books?id=EyU_DwAAQBAJ&pg=PA16&dq=globina+consiste+de+quatro+cadeias+polipept%C3%ADdicas,+c&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjWxJ7P4t7YAhWKDpAKHdFIAbUQ6AEICjAA#v=onepage&q=globina%20consiste%20de%20quatro%20cadeias%20polipept%C3%ADdicas%2C%20c&f=false

  • Gab. D

    Importante!

    Existem oito tipos de globinas nos animais vertebrados: hemoglobina, mioglobina, neuroglobina, citoglobina, globina E, globina X, globina Y e androglobina. 

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Globina

  • A principal função da troca gasosa quem faz sao as hemacias ou hemoglobinas?

  •  II. A globina consiste de duas cadeias polipeptídicas, cada uma das quais ligadas a um grupo heme. 

    A hemoglobina possui quatro globinas, duas do tipo alfa e duas do tipo beta, sendo assim, quatro cadeias polipeptídicas.


ID
2384482
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hemoglobina é proteína intracelular que dá cor aos eritrócitos e está associada à função fisiológica de transporte de oxigênio. Sobre a hemoglobina, analise as afirmativas abaixo.
I. A hemoglobina pode adotar a conformação desóxi(T) ou óxi(R), as quais diferem na afnidade na ligação de O2.
II. O efeito Bohr altera a afinidade de ligação da hemoglobina ao O2.
III. Propriedades de ligação da hemoglobina são caracterizadas por sua alta resistência, não podendo ser alteradas por mutação.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • III - o que não pode ser mudado por mutação? Essa estava fácil. Devia só lembrar da mutação envolvida na anemia falciforme, uma troca de ainoácidos muda a conformação da hemoglobina e da célula! 


ID
2389696
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o processo inspiratório, ocorre:

Alternativas
Comentários
  • Forças que atuam na respiração

    É necessário compreender 3 diferentes pressões, no que diz respeito à mecânica da respiração:

    Pressão alveolar: É a pressão encontrada dentro dos alvéolos. Para que o ar entre nos pulmões, a pressão alveolar deve diminuir, exercendo uma força que impulsiona o ar para dentro (lembre que um flúido, como o ar, tende a se deslocar do local onde a pressão é maior para o local onde a pressão é menor).

     

    Pressão intrapleural: É a pressão encontrada na cavidade pleural. Essa pressão é negativa; isso causa a aderência entre as pleuras. Quando essa pressão se torna mais negativa, o pulmão tende a se expandir. Quando essa pressão se torna menos negativa (mais ainda assim negativa) o pulmão tende a se retrair.

     

    Pressão transpulmonar: É a diferença entre as duas pressões acima, ou seja, é a diferença de pressão entre o interior dos alvéolos e a superfície do pulmão. Portanto, quanto maior a pressão transpulmonar maior a quantidade de ar que entra nos pulmões.

  • Pleura é uma membrana dupla muito fina formada pela pleura visceral, que envolve o pulmão, e pela pleura parietal, que forra internamente as paredes da cavidade torácica.


ID
2449339
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o que se refere à respiração, analise as afirmativas a seguir.

I. Os centros nervosos que controlam a respiração localizam-se no bulbo encefálico e na medula espinal.

II. Na inspiração, o diafragma desce e as costelas sobem, fazendo o volume da caixa torácica aumentar, forçando o ar entrar nos pulmões.

III. Quando há diminuição pronunciada da concentração de gás oxigênio no sangue, ocorre a diminuição da frequência respiratória.

IV. Na expiração, o diafragma sobe e as costelas descem, fazendo o volume da caixa torácica aumentar, forçando o ar sair dos pulmões.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • III – [ERRADA] Frequência respiratória é o número de ciclos respiratórios (inspiração e expiração) que o organismo realiza involuntariamente por minuto. Se houver diminuição da concentração de oxigênio no sangue, a frequência respiratória também aumenta. Nesse caso, a detecção é feita por receptores químicos localizados nas paredes da artéria aorta e da artéria carótida, que enviam mensagens ao sistema nervoso, levando-o a aumentar a frequência respiratória para captar o gás que está reduzido.

     

    IV – [ERRADA] Na expiração, o diafragma sobe e as costelas descem, fazendo o volume da caixa torácica DIMINUIR, forçando o ar sair dos pulmões.

  • Freqüência respiratória é o número de ciclos respiratórios (inspiração e expiração) que o organismo realiza involuntariamente por minuto. Se houver, diminuição da concentração de gás oxigênio no sangue, a frequência respiratória também aumenta. Nesse caso,a detecção é feita por receptores químicos localizados nas paredes da artéria aorta e artéria carótida, que enviam mensagens ao sistema nervoso, levando - o a aumentar a frequência respiratória para captar o gás que está reduzido. Assertiva errada.

  • medula espinhal é um dos centros nervosos que controlam a respiração?


ID
2511997
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ar que entra no organismo é filtrado, aquecido e umedecido:

Alternativas
Comentários
  • Fossas nasais: o mucociliar( esses "pelinhos" dentro do nariz) retém a sujeira, filtra  o ar e o aquece.

     

     

  • Gabarito A 

    Pela parte superior do trato respiratório.  (Fossas Nasais)

  • A pela parte superior do trato respiratório.

    Parte superior: nariz (filtra e umedece), cavidades nasais (aquece ar), laringe (cordas vocais) e faringe.

    B pelos pulmões.

    Trato respiratório inferior.

    C pelo diafragma.

    Trato respiratório inferior.

    D pelos alvéolos.

    Onde ocorre a hematose (responsável pela troca gasosa).

    E pela parte inferior do trato respiratório.

    Parte inferior: traqueia, brônquios, pulmão, bronquiolos e diafragma.


ID
2560387
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.


I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.

II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.

III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Analisando as informações fornecidas pela questão, temos que:

    - Todas os itens estão corretos.

    Alternativa correta: Letra E
  • Até agora, 342 pessoas responderam à questão, mas apenas 10 se manifestaram com relação ao comentário da professora.

  • I e III - Somos capazes de respirar mesmo quando estamos dormindo. Isso indica que os movimentos respiratórios possuem um componente involuntário controlado pelo sistema nervoso. É claro que, se quisermos, conseguimos alterar a frequência respiratória ou até mesmo ficar um tempo sem respirar, mas chega um momento em que, involuntariamente nossa musculatura torácica é estimulada a se contrair ou se relaxar para restabelecer a respiração normal. Esse é o motivo pelo qual pessoas que morrem afogadas são encontradas com os pulmões cheios de água. Antes de morrer, involuntariamente elas inspiram e assim a água entra no sistema respiratório. Os músculos responsáveis pela inspiração e expiração são o diafragma e os músculos intercostais.

    II - O acúmulo de gás carbônico no organismo leva ao aumento de íons hidrogênio e bicarbonato no sangue, fazendo com que o pH se torne mais ácido. Essa acidez é detectada pelo sistema nervoso, que estimula o aumento da frequência respiratória para que a situação seja revertida.

  • Eu não assinei o Qconcursos para ter uma correção profissional com um nível tão lastimável e raso. O corretor dizer apenas que "analisando as informações fornecidas pela questão, temos que: Todas os itens estão corretos." é abusar da inteligência do estudante. Era melhor nem ter corrigido!

    Isso se repete centenas de vezes. Sério, é revoltante.


ID
2574169
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A concentração de O2 na corrente sanguínea também irá atuar no controle do ritmo respiratório, porém, é menos importante que o CO2.


Aconcentração de O2 é percebida pelos(as):

Alternativas
Comentários
  •  

    Artérias carótidas e aorta possui receptores para detectar concentrações de co2 e 02. Diminuição de 02 enviam sinais ao centros respiratórios do bulbo o qual estimula processos respiratórios. Estimulos diretos no CENTRO RESPIRATÓRIO que é mto sensível a co2 estimulam ritmo respiratório.

     

  • Gab. E

    As artérias carótidas são vasos calibrosos localizados em ambos os lados do pescoço, responsáveis por levar sangue rico em oxigênio para a cabeça e, principalmente, para o cérebro humano. 


ID
2816413
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em experimentos realizados com ratos, por pesquisadores da Universidade da Califórnia, observou-se que os pulmões desses roedores produziram mais da metade das plaquetas. Segundo Mark Looney, autor principal do estudo, isso significa que os pulmões humanos podem produzir sangue, uma função totalmente inesperada, e que precisa ser investigada.

Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/descobertafuncao-inesperada-dos-pulmoes/


Considerando o conhecimento atual sobre o sistema respiratório humano, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O erro da A é que a boca não é uma via respiratória. Tal alternativa faltou afirmar as outras vias.

    Corrigindo a D: ...os alvéolos estão na extremidade dos bronquíolos.

    -----------------------

    Só não entendi como TODAS as células fazem respiração DENTRO da mitocôndria

  • A alternativa B não afirmou de forma taxativa que a respiração ocorreria somente dentro da mitocôndria, mas no interior desta. Destarte, levando em conta que duas etapas (Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória) ocorrem dentro da mitocôndria, e todas as células do corpo humano realizam tais ciclos, além da Glicólise, que ocorre no citosol, a alternativa está correta.

  • A alternativa B não afirmou de forma taxativa que a respiração ocorreria somente dentro da mitocôndria, mas no interior desta. Destarte, levando em conta que duas etapas (Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória) ocorrem dentro da mitocôndria, e todas as células do corpo humano realizam tais ciclos, além da Glicólise, que ocorre no citosol, a alternativa está correta.

  • O sistema respiratório é responsável por captar o oxigênio do meio ambiente para abastecer o organismo, e liberar o gás carbônico restante do metabolismo das células para o meio ambiente. Esse sistema respiratório inclui os pulmões e os tubos por onde passa o ar, além do diafragma que realiza a movimentação da inspiração e expiração. O sistema começa no nariz, passa pela faringe e desce pela traqueia dividindo-se em dois brônquios, que nos pulmões se ramificam em bronquíolos e em suas extremidades estão os alvéolos pulmonares que fazem a oxigenação do sangue (hematose). A entrada e saída de ar nos pulmões depende da pressão nos alvéolos pulmonares, que são ligados diretamente com a movimentação do diafragma. Na inspiração o diafragma se contrai e abaixa, e as costelas se elevam, diminuindo a pressão nos pulmões. Na expiração o diafragma relaxa e sobe, e as costelas abaixam, com a pressão interna nos pulmões é aumentada, o ar é empurrado de volta e é exalado. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    a) o sistema respiratório inclui um par de pulmões e os tratos respiratórios, nariz, boca, faringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, e o movimento da respiração é realizado pelo diafragma. Incorreta.
    b) As mitocôndrias são responsáveis por toda respiração celular no organismo humano. Correta.
    c) os produtos da respiração celular são oxigênio e gás carbônico, o oxigênio segue para o funcionamento dos órgãos e o gás carbônico é liberado para o meio ambiente. Incorreta.
    d) os alvéolos pulmonares estão localizados na extremidade dos bronquíolos. Incorreta.

    Gabarito do professor: B.
  • Cavidades Nasais, Faringe, Laringe, Traqueia, Brônquios, Bronquíolos e Alvéolos.


ID
2886220
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São gases causadores do processo conhecido como narcose do mergulhador, que pode levar a retardo dos movimentos, convulsões e morte por afogamento,

Alternativas
Comentários
  • O ar atmosférico é uma mistura de gases, principalmente de oxigênio e nitrogênio, mas com menores quantidades de outros gases. Quando há uma elevada pressão, esses gases podem ter um efeito nocivo para o organismo. A narcose ocorre quando há uma elevada pressão parcial de nitrogênio com oxigênio, especialmente pelo gás nitrogênio que causa embriaguez das profundidades. Os gases monóxido de carbono, dióxido de carbono e oxigênio podem causar toxicidade, por elevada pressão parcial no organismo. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    a) monóxido de carbono e dióxido de carbono podem causar toxicidade, mas não causam narcose. Incorreta.
    b) monóxido de carbono pode causar toxicidade, apenas o nitrogênio pode causar narcose. Incorreta.
    c) oxigênio e nitrogênio podem causar narcose. Correta.
    d) oxigênio e dióxido de carbono podem causar toxicidade, mas não narcose. Incorreta.

    Gabarito do professor: C
  • GAB: C

    oxigênio e nitrogênio

  • O nitrogênio é um flagelo para o mergulhador . Em profundidade ,com a pressão exercida, o nitrogênio se acumula em seus tecidos. O mergulhador pode sentir uma espécie de intoxicação devido ao excesso de nitrogênio, chamada narcose por nitrogênio ou embriaguez das profundezas, que funciona como uma anestesia lenta. 

    G:C


ID
2897842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue o item seguinte.


As causas da apneia do sono incluem a obstrução das vias aéreas superiores ou danos à regulação do controle respiratório do sistema nervoso central.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

    A apnéia pode ser classificada como:

    • Obstrutiva – Tipo mais comum de apnéia, ocorre quando há a vibração das estruturas faríngeas, causada pela passagem de ar de forma turbulenta pelas vias aéreas superiores, quando estas se encontram mais estreitas. Após a obstrução, quando a respiração é retomada, é comum que a pessoa emita um ronco alto. Em longo prazo, a apnéia obstrutiva pode ser fator causador de hipertensão arterial.

    • Central – Mais rara, a apnéia central ocorre devido a uma disfunção no sistema nervoso central, na área que envia os sinais de estimulo para os músculos respiratórios.

    Fonte: infoescola


ID
3009142
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta os órgãos do aparelho respiratório, do mais interno para o mais externo.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o sistema respiratório humano e os órgãos que dele fazem parte. Do órgão mais interno para o mais externo, pede-se que seja indicada a opção nessa ordem no aparelho respiratório. 
    Nas opções, são listados os órgãos em ordens diversas. 
    Para a resolução dessa questão, precisamos saber como ocorre o funcionamento do sistema respiratório. Esse sistema realiza a respiração, abastecendo o organismo de oxigênio e liberando o gás carbônico restante do metabolismo das células. A respiração tem início na cavidade nasal, onde o ar é filtrado e umidificado, passa pela faringe, depois pela laringe onde se encontram a epiglote e cordas vocais, segue para a traqueia e entra nos brônquios, que se ramificam em bronquíolos nos pulmões, e segue para os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas (oxigenação do sangue). A entrada e saída de ar dos pulmões dependem da variação de pressão nos alvéolos pulmonares. Na inspiração ocorre a entrada de ar, com a contração do diafragma, expansão da caixa torácica e distensão dos pulmões, e a pressão interna é menor. Na expiração ocorre a saída de ar, o diafragma relaxa e sobe, a caixa torácica diminui e os pulmões se contraem, aumentando a pressão interna. O órgão mais externo do sistema respiratório do ser humano é a cavidade nasal, e o mais interno são os pulmões. Na ordem do mais externo para o mais interno: cavidade nasal (1) - faringe (2) - laringe (3) - traqueia (4) - brônquios (5) - pulmões (6). (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011) 

    Analisando as alternativas, os órgãos do aparelho respiratório, do mais interno para o mais externo é:

    a) Pulmões, traqueia, laringe, faringe e fossas nasais. Estão na ordem do órgão mais interno para o mais externo no sistema respiratório. CORRETA.

    b) Pulmões, laringe, faringe, traqueia e fossas nasais. Os pulmões são o mais interno e as fossas nasais são o mais externo, porém a laringe, faringe e traqueia não estão na ordem solicitada. Incorreta.

    c) Pulmões, faringe, laringe, traqueia e fossas nasais. Os pulmões são o mais interno e as fossas nasais são o mais externo, mas a faringe, laringe e traqueia estão invertidas da ordem. Incorreta.

    d) Faringe, laringe, pulmões, traqueia e fossas nasais. A faringe não é a mais interna e os demais órgãos estão em ordem incorreta, apenas as fossas nasais apresentam a ordem solicitada. Incorreta.

    e) Fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e pulmões. Essa opção mostra os órgãos do mais externo (fossas nasais) para o mais interno (pulmões), o inverso do solicitado na questão. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • GABARITO: A

  • Questão confusa. Ambiguidade de sentido

  • Essa questão já se pode eliminar as alternativa D e E, repare que o enunciado fala do mais interno, para o mais externo é só associar o seguinte: "A questão quer que pontue o sistema respiratório de dentro para fora".

    Depois do pulmão vem a traqueia é só lembrar do tubo que leva o oxigênio haha é o que a traqueia parece, então já se chega a resposta tendo esses conhecimentos.

    Alternativa A

  • Gostei..

  • Essa foi fácil. porém muita pessoa se confunde por causa da presa ou falta de atenção... então calma e bastante atenção.
  • ESSE TIPO DE QUESTA LER AS OPÇÕES DE TRÁS PARA FRENTE SE FAZER SENTIDO NO PROCESSO DE ENTRADA DE AR. GABARITO DA QUESTAO


ID
3045343
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O transporte de oxigênio (O2 ) para as células do corpo humano é fundamental no processo de produção de trifosfato de adenosina (ATP) pelas mitocôndrias. As células sanguíneas humanas responsáveis pelo transporte de O2 são:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

     Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sanguíneas que carregam hemoglobina. Eles são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada do gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões.


ID
3046351
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sangue transporta o gás carbônico até os pulmões, onde é expirado. Os centros de controle da respiração localizados no cérebro regulam a quantidade de dióxido de carbono dissolvido no sangue por meio do controle da velocidade e profundidade da respiração. Uma pessoa em crise de ansiedade pode respirar muito rapidamente, caracterizando um quadro de hiperventilação. Nessas situações, é comum utilizar no paciente a técnica da re-respiração (pedir que a pessoa respire dentro de um saco de papel durante alguns minutos). Sobre a prática da re-respiração, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra c-

    Ocorre o aumento de CO2 no sangue que diminui pH no sangue

  • Link caiu...


ID
3047122
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A relação entre os sistemas circulatório e respiratório é bastante íntima, uma vez que o sangue transporta o oxigênio para todas as partes do corpo humano onde é necessário. Com relação a esses dois sistemas do corpo humano, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Os movimentos respiratórios são controlados de forma autônoma, isto é, independente de nossa vontade, pelos centros respiratórios do cerebelo. As variações na concentração de O2 e CO2 no sangue fazem os centros respiratórios gerarem impulsos nervosos que contraem ou relaxam os músculos responsáveis pela respiração.

( ) Os movimentos de expiração e inspiração dependem da ação dos músculos do diafragma e intercostais. A inspiração ocorre quando os dois músculos se contraem, a pressão intrapulmonar diminui e ocasiona a entrada de ar nos pulmões. Na expiração, esses músculos relaxam, o volume da caixa torácica diminui, a pressão intrapulmonar aumenta e ocorre a expulsão do ar.

( ) Os nervos que atuam sobre o coração permitem ajustes nas frequências cardíacas de acordo com as necessidades do organismo. Existem os que provocam o aumento da frequência cardíaca e os que a provocam diminuição dessa frequência.

( ) Os vasos sanguíneos são redes de tubos que transportam o sangue ao longo do corpo, dentre os quais temos as artérias, veias e capilares. As artérias são vasos que saem do coração transportando sangue rico em oxigênio; as veias levam o sangue rico em gás carbônico do corpo para o coração; e os capilares são vasos finíssimos que conectam os dois anteriores.

( ) O estímulo cardíaco miogênico é promovido pelo próprio músculo cardíaco, no qual há dois nós especiais, o sinoatrial e o atrioventricular. O nó sinoatrial atua como marca-passo e origina o potencial de ação que gera impulsos em direção ao nó atrioventricular, que os transmitem a fibras condutoras ocasionando a sístole ventricular.


Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • para aqueles que não tiverem livre acesso, gab: c

  • Uma pergunta: não estaria errado esse gabarito, não seria: vvfvv?

  • Gabarito C, porém há erro.

  • Gabarito correto seria VVFVV

  • Gabarito (c)

    São os centros respiratórios do bulbo e não cerebelo.

    A artéria pulmonar leva sangue venoso, e não arterial.

  • Gente o gabarito correto é a letra C mesmo.

    O erro da primeira é dizer que os movimentos respiratórios são controlados no CEREBELO quando o correto seria no BULBO.

    O erro da quarta é dizer que as artérias (como um todo) carregam sangue rico em O2, quando na verdade há uma exceção, a artéria pulmonar carrega sangue venoso, ou seja, pobre em O2.

    As demais estão corretas.

    Bom estudo!

  • Os movimentos respiratórios são controlados de forma autônoma, isto é, independente de nossa vontade, pelos centros respiratórios do cerebelo. As variações na concentração de O2 e CO2 no sangue fazem os centros respiratórios gerarem impulsos nervosos que contraem ou relaxam os músculos responsáveis pela respiração.

    Não é cerebelo mas bulbo

  • NÃO CONCORDO.

    SE PERGUNTAREM : As artérias são vasos que saem do coração transportando sangue rico em oxigênio? gab. SIM

    SE PERGUNTAREM :As artérias são vasos que saem do coração transportando APENAS sangue rico em oxigênio? gab. NÃO

    banca: SEU NOME É MARIA?

    -sim

    banca: errado. Seu nome é Maria santana


ID
3047140
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O termo pneumoconiose é largamente utilizado para designar o grupo genérico de pneumopatias relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. As pneumoconioses mais prevalentes são a silicose, a asbestose e a antracose (pneumoconiose do trabalhador do carvão). Outras pneumoconioses com repercussões clínicas, funcionais e estruturais distintas são causadas pela inalação de poeiras metálicas a partir de fumos metálicos e sais orgânicos.

(CAPITANI, E.M.; ALGRANTI, E. Outras pneumoconioses. J. bras. pneumol., São Paulo, v. 32, supl. 2, p. S54-S59, Maio 2006).


Sobre este tipo de pneumopatia e suas consequências, analise as afirmações apresentadas a seguir:

I.  O tamanho e as propriedades químicas das partículas de poeira, a susceptibilidade individual e a intensidade e duração da exposição à poeira são fatores que influenciam a reação pulmonar e o desenvolvimento do quadro patológico característico das pneumoconioses.

II.  São patologias resultantes da deposição de partículas sólidas no parênquima pulmonar, levando a um quadro de fibrose, ou seja, ao endurecimento intersticial do tecido pulmonar.

III. São consideradas doenças agudas, pois os sintomas, em geral, aparecem após longos períodos de exposição, que podem variar de alguns anos a mais de uma década.

IV. A utilização de equipamento de proteção individual (EPI), como máscara com filtro capaz de reter a poeira produzida no local de trabalho, além de um ambiente de trabalho com sistema de ventilação que aspire a poeira, contribuem para diminuir os riscos de ocorrência de pneumoconiose nos trabalhadores.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações verdadeiras: 

Alternativas
Comentários
  • III. São consideradas doenças agudas, pois os sintomas, em geral, aparecem após longos períodos de exposição, que podem variar de alguns anos a mais de uma década.

    O erro esta no conceito de doença aguda.

    o correto seria doença crônica


ID
3047791
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Imagine que uma pessoa esteja comendo um salshipão (pão com linguiça) e bebendo água. Está respirando ar puro numa região muito acima do nível do mar e deverá, em alguns dias, participar de uma competição esportiva.


Com base nessas informações e na integração entre os diferentes sistemas fisiológicos humanos, é INCORRETO afirmar-se:

Alternativas
Comentários
  • O nutrientes são absorvidos no intestino delgado e não no grosso.

  • Gabarito letra A

    erro da questão esta quando fala da laringe, que faz parte do sistema respiratório, o certo seria faringe que faz parte tanto do sistema respiratório quanto digestório, e absorção de nutrientes é feita pelo intestino delgado, não pelo intestino grosso.


ID
3164080
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema respiratório é responsável por fornecer oxigênio (O2) aos tecidos e remover o dióxido de carbono (CO2), no qual o pulmão atua como compartimento destas trocas gasosas. Porém, ele não tem a capacidade de receber ar por si só. Sobre os que são considerados músculos inspiratórios, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Músculos Inspiratórios da respiração Involuntária = Diafragma e Intercostais Externos;

    Músculos Inspiratórios Da respiração Forçada = Esternocleidomastoideo, Escalenos, Peitoral Menor e Serrátil Anterior;

    Músculos Expiratórios da Respiração Forçada = Intercostais Internos; Oblíquo externo, Oblíquo Interno, Reto Abdominal e Transverso Abdominal.

  • pense que são os músculos das costelas e pescoço que ajudam no processo de respiração


ID
3178555
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No corpo humano, os brônquios principais fazem a ligação da traqueia com os pulmões, sendo um direito e outro esquerdo. A traqueia e os brônquios extrapulmonares são constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas.
II. No corpo humano, o ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória. O septo nasal separa essas duas cavidades. Os pelos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas. Além disso, a cavidade nasal contém células receptoras para o olfato.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra: A

    As duas afirmativas são verdadeiras.


ID
3225088
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às divisões do sistema respiratório dos seres humanos, podemos definir a divisão funcional da porção condutora como:

Alternativas
Comentários
  • Porção condutora:

    Cavidade Nasal;

    Faringe;

    Laringe;

    Traqueia;

    Brônquios;

    Bronquíolos.

    Porção Respiratória

    Bronquíolos respiratórios;

    Ductos alveolares;

    Alvéolos.

  • pegadinhaaa, o seio paranasal nao faz parte

  • 1) porção condutora: constituída pelas cavidades nasais (durante a respiração forçada, a cavidade oral também faz parte dessa porção), faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos;

    2) porção respiratória: formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.

    Letra D


ID
3587557
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Santarém - PB
Ano
2008
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença que ocorre no aparelho respiratório, causando a inflamação dos alvéolos pulmonares é denominada de:


Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Bronquite: inflamação da mucosa da traqueia e dos brônquios grossos e médios é viral.

    Pneumonia: são infecções que se instalam nos pulmoes órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares.


ID
3731875
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Conchas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estão relacionados ao sistema respiratório humano, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E - Apêndice é uma bolsa localizado na região inferior do abdômen, no ceco, que por sua vez está ligado á primeira porção do intestino grosso. Serve de abrigo para bactérias intestinais que auxiliam na digestão e evitam infecções.


ID
3752212
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A faringe é a porção da anatomia que faz parte do fundo da boca e do nariz e vai até a laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao respiratório. É um órgão tubular que se inicia nas coanas com prolongação para baixo, no pescoço, com a forma de um funil. Seu tamanho varia de 12 a 15 cm de comprimento e de cerca de 35 mm em seu início e cerca de 15 mm no seu término. Marque a alternativa que indica uma cartilagem que trabalha como uma válvula impedindo que alimentos atinjam as vias respiratórias.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Explicando

    Pequena cartilagem acima da laringe [Durante a deglutição, a epiglote abaixa-se como uma tampa, para que o alimento não penetre na laringe e daí, através da glote, na traqueia, o que provocaria engasgo.].


ID
3752224
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.


A respiração é o ato de inalar e exalar ar através da boca, das cavidades nasais ou pela pele para se processarem as trocas gasosas ao nível dos pulmões. Os seres humanos conseguem sobreviver determinado tempo sem alimentação, mas não conseguem ficar sem respirar por mais de alguns poucos minutos. Os pulmões são órgãos esponjosos, envolvidos por uma camada de tecido denominado(a) ___________.


Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • A pleura é um liquido que envolve os pulmões

  • A pleura é uma membrana fina e transparente composta por duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica. A camada da membrana que reveste os pulmões fica em contato direto com a camada que reveste a parede torácica. Entre as duas camadas finas e flexíveis há uma pequena quantidade de líquido (líquido pleural) que as lubrifica e permite um deslizamento suave de uma sobre a outra a cada movimento respiratório. A área contendo líquido é denominada espaço pleural.


ID
3760072
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quais dos seguintes músculos estão associados com a respiração em repouso?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Explicando:

    Quando expiramos o diafragma e os músculos intercostais relaxam já na inspiração ocorre o contrário o diafragma e os músculos intercostais se contraem.

  • Gabarito B = DIAFRAGMA E INTERCOSTAIS EXTERNOS.

    Sabemos que a ventilação pulmonar, comumente denominada como respiração, é dividida em fase inspiratória e fase expiratória. No entanto, a expiração, em indivíduos saudáveis, trata-se de um processo mecânico passivo que depende mais da elasticidade pulmonar do que da contração muscular. Na verdade, é a fase em que os músculos inspiratórios, que são os mencionados na questão, relaxam e retornam ao "seu estado de repouso".

    Na expiração forçada, que é um processo ativo, são ativados os músculos da parede abdominal, principalmente os oblíquos e o TA.


ID
3781378
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O volume total de ar que cabe no sistema respiratório de um homem adulto, ao nível do mar, é cerca de 6 litros. Nessas condições, os pulmões de um indivíduo em repouso, a cada movimento respiratório, trocam com o meio exterior, em média, apenas 0,5 litro de ar. Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas e apenas parte dessa mistura chega aos alvéolos.

Desse modo, considerando a fisiologia e a anatomia do aparelho respiratório humano, é correto afirmar que, durante a inspiração, o ar que chega aos alvéolos possui

Alternativas

ID
3783895
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para que um velocista (atleta corredor de 100 metros) e um maratonista (atleta que chega a correr 10 km) tenham um bom desempenho em suas competições, é necessário que a fonte de energia para atividade muscular seja adequada.
As células musculares esqueléticas do velocista e do maratonista utilizam como fonte de energia, respectivamente: 

Alternativas

ID
3785134
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O funcionamento do corpo humano depende da disponibilidade de água e nutrientes para os diferentes órgãos e tecidos.

Considerando-se que a distribuição dos nutrientes absorvidos através das células intestinais e do oxigênio captado pelos pulmões depende da correta distribuição desses componentes pelo corpo através do sistema circulatório, verifica-se que

Alternativas

ID
3785848
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere o fragmento que segue.

O comprometimento da anatomia das vias aéreas respiratórias superiores e o aumento da complacência decorrente da obesidade, associado à diminuição da atividade dos músculos dilatadores das vias respiratórias superiores, promove o fechamento das vias respiratórias durante o sono. 
Fonte: STRANG.K; RAFF.H; WIDMAIER.E. Fisiologia Humana. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2017, p.503.

Isso gera, consequentemente, despertar frequente e ruptura do sono e altera a pressão parcial dos gases presentes no sangue que, nessa situação, desencadeiam:

Alternativas

ID
3789010
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A hemoglobina (1) responsável pelo transporte de oxigênio por todo o organismo, está presente no eritrócito (2), constituinte do sangue (3) dos mamíferos.

As estruturas 1, 2 e 3 são classificadas, correta e respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • alguém que entendeu e que possa me explicar?
  • a hemoglobina é uma molécula responsavel pelo transporte de gases no corpo humano, o eritrocito é uma celula produzida pela medula ossea vermelha,(globulo vermelho sao as hemacias, nao o eritrocito) e está presente no tecido sanguineo dos mamiferos, como nós. a questao queria que o estudante determinasse o que a hemoglobina, eritrocito e em qual aonde se encontram


ID
3795352
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2015, indicam que o número de fumantes no Brasil caiu 31% nos últimos nove anos. No entanto, o país ainda apresenta cerca de 20 milhões de habitantes sujeitos a um maior risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares devido ao tabagismo.

Entre as principais doenças pulmonares relacionadas ao cigarro está o enfisema, que é uma irritação respiratória crônica, de lenta evolução, na qual as paredes internas dos alvéolos pulmonares são destruídas. O indivíduo que sofre de enfisema apresenta respiração ofegante, com chiado e falta de ar, que se agravam à medida que a doença avança.

Os sintomas do enfisema estão diretamente relacionados à função das estruturas pulmonares que são afetadas por essa doença. A função principal dessas estruturas é

Alternativas
Comentários
  •  https://www.youtube.com/watch?v=CG7b-b0Dl5w


ID
3795586
Banca
IFF
Órgão
IFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respiração é a troca de gases do organismo com o ambiente. Considere as seguintes etapas do processo respiratório no homem:


I. O diafragma se contrai.
II. A pressão alveolar se torna maior que a pressão do ar atmosférico.
III. A pressão alveolar se torna menor que a pressão do ar atmosférico.
IV. O ar atmosférico sob maior pressão penetra nos pulmões.
V. O diafragma sobe.
VI. O diafragma relaxa.
VII. O volume torácico aumenta.
VIII. O ar sob maior pressão é empurrado para fora dos pulmões.
IX. O diafragma desce.
X. O volume torácico diminui.


Assinale a alternativa que indica corretamente a sequência de eventos do processo de expiração.

Alternativas

ID
3809566
Banca
INEP
Órgão
UFV-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um gás presente no ar, embora inativo na respiração, está presente nos líquidos corporais e em combinação torna-se dissolvido especialmente no plasma sanguíneo. Em altas concentrações no corpo tem efeito tóxico, provocando dores, paralisia, deficiências sensoriais e até a morte. Este quadro ocasionalmente ocorre em mergulhadores que atingem profundidades acima de 50 metros e retornam à superfície rapidamente.

Fonte: https://pt.scribd.com/document/76672030/Lei-de-Henry-e-as-Bolhas-Fatais-Do-Mergulho em 08/06/2018

O gás responsável pelo quadro apresentado é o

Alternativas

ID
3824956
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A cor da pelagem do porquinho-da-índia pode ser preta ou branca. A cor preta é determinada pelo alelo dominante e a branca pelo alelo recessivo.

Considerando o cruzamento entre um macho e uma fêmea heterozigotos, ASSINALE a alternativa que indica a probabilidade de nascimentos de descendentes com pelagem branca, a partir desse cruzamento:

Alternativas

ID
3824959
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um gás presente no ar, embora inativo na respiração, está presente nos líquidos corporais e em combinação torna-se dissolvido especialmente no plasma sanguíneo. Em altas concentrações no corpo tem efeito tóxico, provocando dores, paralisia, deficiências sensoriais e até a morte. Este quadro ocasionalmente ocorre em mergulhadores que atingem profundidades acima de 50 metros e retornam à superfície rapidamente.

Fonte: https://pt.scribd.com/document/76672030/Lei-de-Henry-e-as-Bolhas-Fatais-Do-Mergulho em 08/06/2018

O gás responsável pelo quadro apresentado é o

Alternativas

ID
3846109
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um morador de uma cidade situada no nível do mar decidiu passar um período de férias em uma cidade com altitude de 2500 m. Antes da viagem, os resultados de seu exame de sangue eram compatíveis com a normalidade em todos os parâmetros medidos. No entanto, logo nos primeiros dias da viagem, sentiu fortes tonturas e dores de cabeça, apesar de não ter entrado em contato com agentes infecciosos ou com substâncias químicas nocivas ao organismo.
As condições ambientais responsáveis pelo surgimento desses sintomas são também responsáveis por estimular o organismo dessa pessoa a produzir um maior número de células denominadas:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - A função dos LINFÓCITOS é de realizar a defesa do organismo contra agentes infecciosos.

    B) CERTA - A função das HEMÁCIAS é de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano.

    C) ERRADA - A função das PLAQUETAS é de participar do processo de coagulação do sangue.

    D) ERRADA - A função dos MEGACARIÓCITOS é de produzir plaquetas sanguíneas.

    Espero ter ajudado ...

    Beijos Meus Amores !!!


ID
3847309
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um morador de uma cidade situada no nível do mar decidiu passar um período de férias em uma cidade com altitude de 2500 m. Antes da viagem, os resultados de seu exame de sangue eram compatíveis com a normalidade em todos os parâmetros medidos. No entanto, logo nos primeiros dias da viagem, sentiu fortes tonturas e dores de cabeça, apesar de não ter entrado em contato com agentes infecciosos ou com substâncias químicas nocivas ao organismo.
As condições ambientais responsáveis pelo surgimento desses sintomas são também responsáveis por estimular o organismo dessa pessoa a produzir um maior número de células denominadas:

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais alto,menos oxigênio e mais pressão;por isso o corpo passa a produzir mais globulos vermelhos,que é transportado através da hemoglobina(hemácias).

    Resposta:letra B.


ID
3866899
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De acordo com a divisão do sistema respiratório, fazem parte da porção condutora:

I. Nariz e faringe.
II. Laringe.
III. Traqueia e brônquios.
IV. Pulmões.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    As vias do trato respiratório dividem-se em:

    1) porção condutora: constituída pelas cavidades nasais (durante a respiração forçada, a cavidade oral também faz parte dessa porção), faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos;

    2) porção respiratória: formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.

  • Porção condutora: Nariz, faringe, Laringe,Traqueia e brônquios.

    Letra C


ID
3893311
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São exemplos de estruturas do sistema respiratório humano:

Alternativas

ID
3902089
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando ocorrem períodos prolongados de estiagem em diferentes regiões brasileiras, observa-se um aumento no índice de ocorrência de doenças respiratórias. Nesse contexto, ressalta-se a importância de determinadas medidas profiláticas para favorecer um melhor desempenho do sistema respiratório humano, onde ocorre a troca gasosa por difusão. Durante a hematose, ocorre a difusão de CO2 para o meio externo e de O2 para o meio interno. Esses gases são ligados ao pigmento respiratório proteico denominado hemoglobina, que se localiza nas hemácias. Conforme o gás ao qual a hemoglobina se liga, um diferente composto é formado, como apresentado a seguir.

Hemoglobina + oxigênio (O2) oxiemoglobina

Hemoglobina + gás carbônico (CO2) carboemoglobina

Hemoglobina + monóxido de carbono (CO) carboxiemoglobina


Sobre as características dos compostos resultantes dessas ligações, verifica-se que a

Alternativas
Comentários
  • A carboxiemoglobina é estável e letal. O composto é um gás incolor e inodoro que se liga à hemoglobina de modo muito mais forte que a ligação feita entre hemoglobina e O2. Daí a letalidade desse gás.


ID
3906976
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando ocorrem períodos prolongados de estiagem em diferentes regiões brasileiras, observa-se um aumento no índice de ocorrência de doenças respiratórias. Nesse contexto, ressalta-se a importância de determinadas medidas profiláticas para favorecer um melhor desempenho do sistema respiratório humano, onde ocorre a troca gasosa por difusão. Durante a hematose, ocorre a difusão de CO2 para o meio externo e de O2 para o meio interno. Esses gases são ligados ao pigmento respiratório proteico denominado hemoglobina, que se localiza nas hemácias. Conforme o gás ao qual a hemoglobina se liga, um diferente composto é formado, como apresentado a seguir.

Hemoglobina + oxigênio (O2) oxiemoglobina
Hemoglobina + gás carbônico (CO2) carboemoglobina
Hemoglobina + monóxido de carbono (CO) carboxiemoglobina

Sobre as características dos compostos resultantes dessas ligações, verifica-se que a

Alternativas

ID
3910141
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando ocorrem períodos prolongados de estiagem em diferentes regiões brasileiras, observa-se um aumento no índice de ocorrência de doenças respiratórias. Nesse contexto, ressalta-se a importância de determinadas medidas profiláticas para favorecer um melhor desempenho do sistema respiratório humano, onde ocorre a troca gasosa por difusão. Durante a hematose, ocorre a difusão de CO2 para o meio externo e de O2 para o meio interno. Esses gases são ligados ao pigmento respiratório proteico denominado hemoglobina, que se localiza nas hemácias. Conforme o gás ao qual a hemoglobina se liga, um diferente composto é formado, como apresentado a seguir.


Hemoglobina + oxigênio (O2) → oxiemoglobina

Hemoglobina + gás carbônico (CO2) → carboemoglobina

Hemoglobina + monóxido de carbono (CO) → carboxiemoglobina


Sobre as características dos compostos resultantes dessas ligações, verifica-se que a

Alternativas

ID
3944377
Banca
UESB
Órgão
UESB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A solubilidade baixa do O2 na água (e, portanto, no sangue) representa um problema para os animais que dependem do sistema circulatório para transportá-lo. Por exemplo, uma pessoa necessita de quase 2 litros de O2 por minuto, durante um exercício intenso. Todo esse O2 deve ser transportado no sangue, dos pulmões para os tecidos em atividades.

Na verdade, os animais transportam a maior parte do seu O2 ligado a proteínas chamadas de pigmentos respiratórios, que podem ser encontrados no sangue e também na hemolinfa e, muitas vezes, no interior de células especializadas. Nos vertebrados e em muitos invertebrados, esse pigmento é a hemoglobina. Nos vertebrados, a hemoglobina é encontrada no interior dos eritrócitos e possui quatro subunidades, cada qual com um cofator denominado de heme, o qual tem um átomo de ferro no centro. Cada átomo de ferro se liga a um O2, de modo que cada molécula de hemoglobina pode transportar quatro moléculas de O2, reversivelmente. Esse processo é intensificado pela cooperação entre as subunidades da hemoglobina.

Em relação à dinâmica do transporte do oxigênio na dependência do sistema circulatório e com os conhecimentos acerca do tema, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3999883
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O controle do ritmo respiratório é realizado pelo bulbo raquidiano e é essencial para a homeostase do corpo humano. Assim, quando a concentração de gás carbônico no sangue está alta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Explicando:

    A respiração é um processo involuntário. Portanto, não depende de nossa vontade, embora possa ser controlada dentro de certos limites. O centro de controle da respiração se localiza no bulbo raquidiano, acima da medula espinal.Diafragma se contrai na inspiração e relaxa na expiração.

  • Boa pergunta.

    Alternativa(E) . Indica inspiração e Expiração.

  • Quando a PCO2 (pressão parcial de CO2) e a concentração de íons H+ aumentam até um certo nível, os neurônios do Grupo Respiratório Dorsal (GRD) ou área inspiratória do bulbo enviam impulsos nervosos aos músculos diafragma e intercostais, implicando contração e consequente inspiração, e a respiração é retomada quer a pessoa queira ou não. Mesmo que a suspensão da respiração provoque desmaio, ela é retomada quando a consciência é perdida.


ID
4000363
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na respiração humana, as moléculas de gás carbônico originadas na respiração celular, difundem-se no sangue reagindo com água no interior das hemácias para formar ácido carbônico. Considerando que o ácido carbônico é dissociado em dois íons diferentes, pode-se concluir que a maioria do gás carbônico é transportada no plasma sanguíneo, na forma de:

Alternativas

ID
4004782
Banca
EBMSP
Órgão
EBMSP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Por vezes, a reprodução não é considerada como uma função homeostática. Todavia, a reprodução participa da manutenção das condições estáticas por produzir novos indivíduos que vão tomar o lugar dos que morreram. Isso, talvez, pareça um uso permissivo do termo homeostasia, mas, na verdade, ilustra que, em última instância, todas as estruturas do corpo, em essência, são organizadas de forma a manter a automaticidade e a continuidade da vida.
GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. e. 9. Rio de Janeiro: Guanabara. Koogan, 2008, p.4. 

É um exemplo de função orgânica do corpo humano relacionada à automaticidade e à continuidade da vida a 

Alternativas

ID
4007674
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise a seguinte reação química que ocorre no sangue humano.

CO2 + H2O → H2CO3 → H+ + HCO3-

Essa reação química corresponde à principal forma de transporte

Alternativas

ID
4028806
Banca
UESB
Órgão
UESB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A solubilidade baixa do O2 na água (e, portanto, no sangue) representa um problema para os animais que dependem do sistema circulatório para transportá-lo. Por exemplo, uma pessoa necessita de quase 2 litros de O2 por minuto, durante um exercício intenso. Todo esse O2 deve ser transportado no sangue, dos pulmões para os tecidos em atividades. Na verdade, os animais transportam a maior parte do seu O2 ligado a proteínas chamadas de pigmentos respiratórios, que podem ser encontrados no sangue e também na hemolinfa e, muitas vezes, no interior de células especializadas. Nos vertebrados e em muitos invertebrados, esse pigmento é a hemoglobina. Nos vertebrados, a hemoglobina é encontrada no interior dos eritrócitos e possui quatro subunidades, cada qual com um cofator denominado de heme, o qual tem um átomo de ferro no centro. Cada átomo de ferro se liga a um O2, de modo que cada molécula de hemoglobina pode transportar quatro moléculas de O2, reversivelmente. Esse processo é intensificado pela cooperação entre as subunidades da hemoglobina. Em relação à dinâmica do transporte do oxigênio na dependência do sistema circulatório e com os conhecimentos acerca do tema, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4034716
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O ar que respiramos é constantemente renovado por meio da ventilação pulmonar. Considerando um corredor que compete na prova de atletismo dos 1500 m, é correto afirmar:

Alternativas

ID
4057426
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o trecho abaixo:


Os aquecedores a gás, do tipo “de passagem” são potenciais causadores de acidentes, envolvendo intoxicações que frequentemente levam os seus usuários ao óbito. Este Instituto de Criminalística atende uma média de 08 (oito) casos por ano de morte por intoxicação pelo gás monóxido de carbono.
É um gás que é gerado pela queima incompleta do combustível, em função da falta de manutenção dos queimadores dos aquecedores e também em função da falta de ventilação adequada nos ambientes onde estão instalados.
O gás tem uma característica singular de não apresentar cheiro nem gosto. A pessoa inala o gás sem perceber qualquer anormalidade. Quando a intoxicação chega a um determinado nível pode ocorrer o desmaio da vítima e provavelmente ocorrerá a morte.
(ic.pr.gov.br)


A toxicidade do gás CO ocorre quando ele:

Alternativas

ID
4061704
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um gás presente no ar, embora inativo na respiração, está presente nos líquidos corporais e em combinação torna-se dissolvido especialmente no plasma sanguíneo. Em altas concentrações no corpo tem efeito tóxico, provocando dores, paralisia, deficiências sensoriais e até a morte. Este quadro ocasionalmente ocorre em mergulhadores que atingem profundidades acima de 50 metros e retornam à superfície rapidamente.


Fonte: https://pt.scribd.com/document/76672030/Lei-de-Henry-e-as-Bolhas-Fatais-Do-Mergulho em 08/06/2018


O gás responsável pelo quadro apresentado é o

Alternativas

ID
4088347
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Pode-se dizer que o funcionamento do corpo humano está relacionado às incontáveis e indispensáveis reações químicas que ocorrem a todo instante. Considerando essa afirmação, assinale o que for correto

A cãibra é causada pelo acúmulo de ácido láctico no tecido muscular, cuja produção está relacionada às baixas concentrações de oxigênio nesse tecido.

Alternativas

ID
4089094
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O processo de respiração é basicamente dividido em três processos:

I. Ventilação ou respiração – que é o movimento de ar entre a atmosfera e os pulmões.
II. Respiração externa – que é a troca de gases entre os pulmões e o sangue.
III.Respiração interna – que é a troca de gases entre o sangue e as células sanguíneas.

Em relação aos processos acima, podemos afirmar que

Alternativas

ID
4096261
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos humanos, o processo de respiração é do tipo pulmonar e envolve o sistema circulatório, pois os gases são transportados, através dos vasos sanguíneos, dos pulmões para os tecidos e dos tecidos de volta para os pulmões.
Existem diferentes tipos de respiração para outros animais, como a aérea, a branquial e a cutânea. No entanto, independente do animal e do tipo de respiração, o oxigênio, ao chegar às células dos tecidos, participa de um processo chamado de respiração celular, ou seja, o processo de produção de energia para a célula (ATP).

Analise as seguintes afirmativas.


I. No processo de respiração, ocorre a difusão de CO‚ dos tecidos para o sangue e de O‚ do sangue para os tecidos. O sangue, ao passar pelos pulmões, faz a troca gasosa: deixa o CO‚ e recebe O‚. Em alguns animais, porém, o sistema circulatório não participa da condução dos gases nem das trocas gasosas.
II. A respiração aérea é realizada por insetos; a branquial, pelos peixes; a cutânea, pelos anelídeos e a pulmonar, pelos mamíferos.
III. A respiração celular, nos eucariotos aeróbicos, se processa com a participação de mitocôndria. Nessa organela, ocorrem o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, sendo que o oxigênio participa diretamente apenas da última etapa dessa cadeia.
IV. No ser humano, o sistema respiratório é composto pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Nesses órgãos, as trocas gasosas ocorrem nos alvéolos, que são estruturas formadas por células epiteliais.
V. As hemácias são anucleadas e contêm, no seu interior, a hemoglobina. Esta proteína possui ferro, ao qual o oxigênio se liga para ser transportado pelo sangue. Já o dióxido de carbono, em sua maior parte, é transportado dissolvido no plasma sangüíneo, sob a forma de íons bicarbonato.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Essa primeira não seria errada pois a junção do monóxido de carbono com a hemácia deixaria ela estável sem deixar fazer troca ?

ID
4096765
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os cílios nas células epiteliais das vias aéreas humanas, por exemplo, as que revestem a traqueia e bronquíolos, movem o muco, contendo as partículas captadas e microorganismos para fora dos pulmões. Estes cílios são paralisados pela fumaça do cigarro. Como consequência, os fumantes têm uma remoção mucociliar reduzida, tossindo para expelir a secreção mucosa que continuamente se acumula em seus pulmões.


Analise as assertivas e marque a incorreta:

Alternativas

ID
4131823
Banca
VUNESP
Órgão
UFTM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem que não produza as estruturas celulares cílios e flagelos terá maior chance de desenvolver, respectivamente,

Alternativas

ID
4201246
Banca
ACAFE
Órgão
UNC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O câncer de laringe diagnosticado no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge entre 8 e 10 mil pessoas por ano no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de larin-ge é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e do pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos identificados nessa área. No mundo, há uma incidência média de 5 casos para cada 100 mil homens. Em São Paulo, são até 15 casos para cada 100 mil homens. Isso se deve à poluição ambiental, um dos fatores que podem levar a esse tipo de câncer. Um tumor nesse órgão pode afetar tanto a voz quanto a deglutição e a respiração. Câncer de laringe atinge entre 8 e 10 mil pessoas por ano no Brasil (adaptado). 31/10/2011; www.correiobraziliense.com.br/ ....


Sobre tema é correto afirmar, exceto:

Alternativas

ID
4202962
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Machu Picchu, que, em língua quéchua significa “montanha velha”, está localizada sobre uma montanha de granito e abriga impressionantes construções erguidas com pesados blocos de rocha. Cercado de enigmas a respeito de sua criação e serventia, o local, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, está a 112 quilômetros de Cusco e a 2.350 metros acima do nível do mar.

Quando se viaja para essa região, ocorre um aumento

Alternativas
Comentários
  • A 2350 m de altitude, temos uma menor concentração de oxigênio no ar. Na tentativa de compensar essa diminuiçao de O2, o organismo cria mais glóbulos vermelhos, que são células sanguíneas responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada do gás carbônico.

    GABARITO: LETRA C


ID
4203283
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as três afirmações sobre o controle da respiração em humanos.

I. Impulsos nervosos estimulam a contração do diafragma e dos músculos intercostais, provocando a inspiração.
II. A concentração de dióxido de carbono no sangue influencia o ritmo respiratório.
III. O ritmo respiratório pode ser controlado voluntariamente, mas na maior parte do tempo tem controle involuntário.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
4212145
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O monóxido de carbono (CO) é prejudicial ao organismo, porque

Alternativas

ID
4214665
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existe uma substância chamada de agente superfície - ativo ou simplesmente surfactante que é secretada para os alvéolos por células epiteliais localizadas nas paredes alveolares. Essa substância é importante, porque

Alternativas

ID
4218406
Banca
UniREDENTOR
Órgão
UniREDENTOR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A interação entre os sistemas respiratório e circulatório garante a todas as células do corpo o suprimento necessário de oxigênio para a oxidação de carboidrato e consequente produção de energia (ATP) utilizada no seu metabolismo básico. O oxigênio, ao ser obtido durante a inspiração e infiltrar na corrente sanguínea, percorre:

Alternativas
Comentários
  • O sangue (venoso) chega fraquinho ao átrio direito (por isso esse lado é menor, porque exige menos da musculatura direita),e é levado ao ventrículo direito, onde será encaminhado, pelas artérias pulmonares, aos pulmões e ocorrerá a hematose. Após isso (ai começa a questão) o sangue, agora arterial, sai dos pulmões por intermédio das vênulas, que se unem e formam as veias pulmonares, as quais entram no atrio esquerdo do coracao. Após isso, o sangue, rico em o2, vai para o ventriculo esquerdo, onde sera bombeado para todos os nossos órgãos e tecidos pela famosa artéria aorta, para fornecê-los o2 e, assim, atraves da respiracao aeróbia, produzir energia para a gente


ID
4842373
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A distribuição do oxigênio é feita através da interação da hemoglobina com o oxigênio do ar (que pode ser inspirado ou absorvido, como na respiração cutânea).
II. Quando os monócitos migram para os tecidos, eles se transformam em macrófagos, que são células com baixo poder de fagocitose.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Corrigindo: II. Quando os monócitos migram para os tecidos, eles se transformam em macrófagos, que são células com alto poder de fagocitose.

  • Inspiração relaciona com respiração pulmonar e no respiração cutânea é absorvido o oxigênio pela pele. (ambos por difusão)


ID
4997545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O aparelho respiratório é constituído pelos pulmões e por um sistema condutor, que estabelece a comunicação do parênquima pulmonar com o meio exterior. A respeito desse sistema e da fisiologia da respiração pulmonar humana, julgue os itens subsequentes.

I Nos alvéolos pulmonares, o oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos.
II Quando falta oxigênio no sangue, ocorre a diminuição da frequência respiratória.
III O fluido alveolar é removido para a porção condutora pelo movimento ciliar.
IV Durante a inspiração, ocorre a contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • B está errada...pois quando falta oxigênio a frequência respiratória aumenta!
  • O que seria esse fluído alveolar? Não entendi o item III.

  • Errei a 3 nunca estudei sobre isso.
  • No meu entendimento o fluído alveolar não pode ser removido (não todo) pois senão ocorre o colamento das paredes dos alvéolos. Esse ítem ficou incompleto quando não especificou, ainda, se tratava-se de impurezas que deveriam ser eliminadas.

  • fluido alveolar = surfactante pulmonar

  • O fluido alveolar (surfactante pulmonar) é removido pela porção condutora pelo movimento ciliar que cria uma corrente de líquido. Esse líquido se mistura com o muco dos brônquios formando o líquido bronco-alveolar que auxilia na remoção de substancias prejudiciais.

    Gabarito (D)

  • I. Nos alvéolos pulmonares, o oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos.

    Os alvéolos pulmonares possuem apenas uma camada epitelial fina, a qual está apoiada em um tecido conjuntivo delicado, no qual estão presentes vários capilares sanguíneos. Nos alvéolos pulmonares, ocorre o processo conhecido como hematose (troca gasosa), que garante que o sangue pobre em oxigênio torne-se oxigenado. O ar inspirado é levado pelas vias aéreas até os alvéolos, e, ao chegar a essa estrutura, o oxigênio presente no ar difunde-se para o interior dos capilares e o gás carbônico presente no sangue difunde-se em direção contrária. Para o oxigênio chegar até o sangue no interior dos capilares, ele atravessará quatro estruturas: a célula que forma o alvéolo pulmonar, a lâmina basal dessa célula, a lâmina basal do capilar e a célula endotelial.

    II. Quando falta oxigênio no sangue, ocorre a diminuição da frequência respiratória. (ERRADA)

    A hipóxia (falta de O2 nos tecidos) ou a hipoxemia (falta de O2 no sangue) podem produzir o aumento da frequência respiratória e do volume inspiratório que caracteriza a polipneia. O sintoma é uma resposta à demanda de oxigênio (falta de ar), expressa no aumento das taxas de respiração e inspiração. Qualquer processo que reduza os níveis de oxigênio no sangue afetará o padrão respiratório normal. Então, quando há hipoxemia, ocorre o aumento da frequência respiratória.

    III. O fluido alveolar é removido para a porção condutora pelo movimento ciliar.

    O fluido alveolar é removido pelo movimento ciliar da porção condutora, misturando com o muco dos brônquios, formando o líquido broncoalveolar. Esse líquido contém diversas enzimas, como a lisozima, colagenase e betaglicuronidase, produzidas pelos macrófagos alveolares.

    IV. Durante a inspiração, ocorre a contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

    A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração). Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica

    GABARITO: LETRA D - 3 estão corretas e 1 está errada.

    BONS ESTUDOS!


ID
5028229
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. No corpo humano, os brônquios principais fazem a ligação da traqueia com os pulmões, sendo um direito e outro esquerdo. A traqueia e os brônquios extrapulmonares são constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas.

II. As veias são vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos órgãos e tecidos. A parede das veias, como a das artérias, também é formada por três camadas. A diferença, porém, é que a camada muscular e a conjuntiva são menos espessas que suas correspondentes arteriais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    As duas afirmativas são verdadeiras.


ID
5064604
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a divisão funcional do sistema respiratório, dos humanos, a porção condutora pode ser descrita da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Porção condutora: é formada pelas fossas nasais, nasofaringe, laringe, traqueia, brônquios e

     bronquíolos terminais. Essa porção permite a entrada e saída de ar, porém sua função não acaba aí, é nessa parte que o ar é limpo, umedecido e aquecido.

    Porção respiratória: é formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos, que são as partes responsáveis pela ocorrência das trocas gasosas. É nessa porção que o oxigênio inspirado passará para o sangue e o gás carbônico presente no sangue passará para o sistema respiratório.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-respiratorio.htm


ID
5069899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os principais componentes envolvidos na ventilação pulmonar são

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    A ventilação pulmonar (entrada e saída de ar nos pulmões), é realizada de forma ativa pelo o diafragma e os músculos intercostais.

  • Cuidado para não confundirem com a hematose.

  • A questão pede que seja indicada a alternativa correta sobre os principais componentes que estão envolvidos na ventilação pulmonar.
    O sistema respiratório realiza a respiração abastecendo o organismo de oxigênio e liberando o gás carbônico restante do metabolismo das células. A respiração tem início na cavidade nasal, onde o ar é filtrado e umidificado, passa pela faringe, depois pela laringe onde se encontram a epiglote e cordas vocais, segue para a traqueia e entra nos brônquios, que se ramificam em bronquíolos nos pulmões, e segue para os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas ou hematose (oxigenação do sangue). A entrada e saída de ar dos pulmões dependem da variação de pressão nos alvéolos pulmonares. Na inspiração ocorre a entrada do ar nos pulmões, com a contração do diafragma, expansão da caixa torácica e contração dos músculos intercostais, e a pressão interna é menor. Na expiração ocorre a saída do ar dos pulmões, o diafragma relaxa e sobe, os músculos intercostais relaxam, a caixa torácica diminui seu volume e os pulmões se contraem, aumentando a pressão interna. Esse movimento de inspiração e expiração é chamado de ventilação pulmonar. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site minutoenfermagem.com.br



    Os principais componentes envolvidos na ventilação pulmonar são


    A) laringe e traqueia. Tanto a laringe quanto a traqueia são componentes envolvidos no processo respiratório inicial, não fazendo parte do processo de ventilação pulmonar. Incorreta.

    B) diafragma e músculos intercostais. O diafragma é o componente que se contrai e abaixa, na entrada de ar nos pulmões (inspiração) e se relaxa no processo de expiração; os músculos intercostais permitem a expansão da caixa torácica com a sua contração na inspiração, e a diminuição do volume com seu relaxamento no processo de expiração. São componentes principais na ventilação pulmonar. CORRETA.

    C) faringe e cavidade nasal. Esses dois são os primeiros componentes no processo respiratório, que se inicia na cavidade nasal e segue para a faringe. Incorreta.

    D) brônquios e bronquíolos. Os brônquios se ramificam em bronquíolos que são os responsáveis em levar o ar para os alvéolos, dentro dos pulmões. Incorreta.

    E) artérias e veias pulmonares. As artérias pulmonares são responsáveis por levar o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, enquanto que as veias pulmonares são responsáveis por levar o sangue rico em oxigênio dos pulmões para o coração. Não fazem parte da ventilação pulmonar. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra B.



ID
5091184
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto abaixo. Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (SARS-CoV2) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Assinale a opção que indica os movimentos de inspiração e expiração, respectivamente, durante uma respiração pulmonar.

Alternativas
Comentários
  • Inspiração: diafragma contrai, músculos intercostais externos contraem, caixa torácica aumenta.

    Expiração: diafragma relaxa, músculos intercostais internos e músculos intercostais íntimos abaixam as costelas, caixa torácica diminui.

  • Essa é pra não zerar a prova de Biologia.

  • A questão aborda a família de vírus (Coronavírus) que causam infecções respiratórias, podendo levar inclusive a pneumonias. Pede-se que seja indicada a opção que, respectivamente, represente os movimentos de inspiração e expiração no sistema respiratório humano. Para a resolução dessa questão, precisamos saber como ocorre o funcionamento do sistema respiratório. Esse sistema realiza a respiração abastecendo o organismo de oxigênio e liberando o gás carbônico restante do metabolismo das células. A respiração tem início na cavidade nasal, onde o ar é filtrado e umidificado, passa pela faringe, depois pela laringe onde se encontram a epiglote e cordas vocais, segue para a traqueia e entra nos brônquios, que se ramificam em bronquíolos nos pulmões, e segue para os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas (oxigenação do sangue). A entrada e saída de ar dos pulmões dependem da variação de pressão nos alvéolos pulmonares. Na inspiração ocorre a entrada de ar, com a contração do diafragma, expansão da caixa torácica e distensão dos pulmões, e a pressão interna é menor. Na expiração ocorre a saída de ar, o diafragma relaxa e sobe, a caixa torácica diminui e os pulmões se contraem, aumentando a pressão interna. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)



    Fonte da imagem: site msdmanuals.com



    Assinale a opção que indica os movimentos de inspiração e expiração, respectivamente, durante uma respiração pulmonar.


    A) Saída de ar nos pulmões. diafragma se contrai / Entrada de ar dos pulmões, diafragma se relaxa. A saída de ar nos pulmões ocorre pelo movimento de expiração, com a contração do diafragma. Incorreta.


    B) Entrada de ar nos pulmões, diafragma se contrai / Saída de ar dos pulmões, diafragma se relaxa. O movimento de inspiração ocorre com a entrada de ar nos pulmões e o diafragma se contraindo, e o de expiração ocorre com a saída de ar dos pulmões e o diafragma se relaxando. CORRETA.


    C) Entrada de ar nos pulmões, diafragma se relaxa / Saída de ar dos pulmões. diafragma se contrai. O movimento de inspiração ocorre pela entrada de ar nos pulmões, porém o diafragma se contrai, e não se relaxa na inspiração. Incorreta.
    D) Entrada de ar nos pulmões. diafragma se contrai / Saída de ar dos pulmões, diafragma se contrai. A inspiração ocorre com a entrada de ar nos pulmões e o diafragma se contraindo, a expiração ocorre com a saída de ar dos pulmões porém com o diafragma se relaxando. Incorreta.
    E) Saída de ar nos pulmões. diafragma se relaxa / Entrada de ar dos pulmões, diafragma se contrai. O movimento de saída de ar nos pulmões é o de expiração, e não de inspiração. Incorreta.

    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
5092135
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de São João do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico. O gás oxigênio é utilizado pelas nossas células para a realização da respiração celular, processo no qual a célula consegue produzir energia.

A esse fenômeno do corpo humano damos o nome de?

Alternativas
Comentários
  • Hematose

    Gaba a

  • hematose é um processo que ocorre nos alvéolos pulmonares e garante que o sangue rico em gás carbônico seja oxigenado. A hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico.

    Fonte:


ID
5097325
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos seres humanos, as ramificações dos brônquios principais que se dirigem para cada lobo do pulmão, sendo dois no pulmão esquerdo e três no pulmão direito, são denominadas brônquios:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

  • Brônquios pincipais- lobares- segmentares

  • Lobares ou secundários.

ID
5107000
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O abdome humano está separado, internamente, por um septo muscular chamado de diafragma, o qual desempenha uma importante função na mecânica respiratória. É transpassado pelo diafragma, os seguintes ductos:

Alternativas
Comentários
  • Bem, o gabarito é B

    Esôfago, veia cava inferior e aorta.

    Espero ter ajudado meus amigos e amigas. Jesus ama vocês!

  • Era só lembrar que a traqueia acaba nos pulmões (mais especificamente nos brônquios), que estão acima do diafragma. Assim já matava a questão.


ID
5134576
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A traqueia, no corpo humano, se situa mediana e anteriormente ao esôfago, e apenas na sua terminação desvia-se ligeiramente para a direita. Internamente, a traqueia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.


II. A faringe, na anatomia humana, é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. Ela se situa logo atrás das cavidades nasais e logo à frente das vértebras cervicais. Sua parede é composta de músculos esqueléticos, sendo revestida de túnica mucosa.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

    Gaba A

  • não concordo!

    na porção distal da traqueia, há uma BIFURCAÇÃO chamada CARINA.

    a partir dela, há um desvio pequeno para a direita e outro bem mais acentuado para a esquerda.


ID
5134603
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os pulmões, na anatomia humana, são órgãos essenciais na respiração. São duas vísceras situadas uma de cada lado, no interior do tórax, onde se dá o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante, ocorrendo, então, as trocas gasosas.


II. A laringe, no ser humano, é um órgão curto que conecta a faringe com a traqueia. Ela se situa na linha mediana do pescoço, diante da quarta, quinta e sexta vértebras cervicais. Atua como passagem para o ar durante a respiração, entre outras funções.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    As duas afirmativas são verdadeiras.


ID
5134609
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ser humano, os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados Bronquíolos. As paredes dos bronquíolos contêm músculo liso e não possuem cartilagem. Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados Ductos Alveolares.


II. O tórax está constituído por um esqueleto osteocartilagíneo formado por doze vértebras (cada uma com um par de costelas póstero-látero-anterior e suas cartilagens costais) e pelo osso esterno. Em conjunto, estes ossos formam a caixa torácica.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    As duas afirmativas são verdadeiras.


ID
5138356
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Especialista em gestão de risco diz que hospitais devem ter plano de escape e equipes treinadas para casos de incêndio

"O especialista Gerardo Portela aponta ainda cuidados que devem ser tomados desde a construção das unidades: " - A questão da ventilação também deve ser tratada desde o projeto (de construção) para que a fumaça não venha a se espalhar por todo o hospital, principalmente considerando que em geral a fumaça mata primeiro, pelo monóxido de carbono.”

(Fonte: Disponível em https://oglobo.globo.com/rio/especialis-
ta-em-gestao-de-risco-diz-que-hospitais-devem-ter-plano-de-escape-
equipes-treinadas-para-casos-de-incendio-24714910)

A letalidade do gás citado no trecho da reportagem está associada diretamente a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (D)

  • ele forma uma ligação mais estável que o oxigênio
  • A hemoglobina é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos. Ela é responsável por realizar o transporte de oxigênio no organismo. O monóxido de carbono por sua vez possui uma afinidade por essa proteína, logo ele vai formar uma ligação estável com ela, quando o monóxido de carbono forma essa ligação com a hemoglobina, a hemoglobina deixa de transportar oxigênio.


ID
5144122
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, o jejuno, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.
II. No ser humano, as superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. As articulações sinoviais, no corpo humano, incluem a maioria das articulações do corpo. A articulação pode ser dividida de forma completa ou incompleta por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Jejuno faz parte do sistema digestório, e não respiratório. Questão I é falsa.


ID
5144134
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os leucócitos são células incolores nucleadas que têm quase o dobro do tamanho das hemácias. Eles são encarregados da defesa do organismo, produzem anticorpos e fagocitam microrganismos invasores e partículas estranhas. Os leucócitos apresentam a capacidade de passar pelas paredes dos vasos sanguíneos para o tecido conjuntivo, fenômeno chamado de diapedese.
II. No corpo humano, o ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória. Os músculos intercostais separam essas duas cavidades e os pelos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeira que podem ser inaladas pelo indivíduo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    II O ar entra no trato respiratório através de duas aberturas chamadas narinas. Em seguida, flui pelas cavidades nasais direita e esquerda, que estão revestidas por mucosa respiratória. O septo nasal, formado por osso (vômer e etmóide) e cartilagem, separa essas duas cavidades.