SóProvas


ID
2560693
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando os revólveres e pistolas de fabricação Nacional posteriores ao ano 2000 qual o item verdadeiro:

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato sobre balística.

    A) ERRADO. O mecanismo de disparo das pistolas pode ser de ação simples ou de ação dupla, assim como nos revólveres.

    B) ERRADO. Caso o disparo seja feito, mas o projétil não seja expelido cano afora, poderá ocorrer um incidente de tiro; não é possível afirmar que nenhum dano ocorrerá ao equipamento.

    C) CERTO. Embora seja possível, atirar com munições "+P" em revólveres que não possuem essa especificação pode ser perigoso e resultar em lesões corporais graves ou mortes. Nesse caso, os cartuchos apresentam a mesma aparência exterior (dimensões), mas com propriedades balísticas diferentes.

    D) ERRADO. Armas de fogo curtas (revólveres, pistolas) podem utilizar munições classificadas como +P (Plus-P) ou +P+. No entanto, é preciso ressaltar que não se reconhece a classificação "+P+", pois seu uso pode ser muito perigoso e provocar falhas séries nas armas de fogo.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • As munições classificadas como +P e +P+ geram pressão, na câmara, maior do que as munições de uso comum (standart). Este aumento de pressão resulta em maior velocidade do projétil propiciando maior energia no momento de atingir o alvo. É Importante lembrar que, devido à elevada pressão exercida por estas munições, nem toda arma de fogo é recomendada para este uso. As cargas +P+ foram originalmente projetadas para uso policial. Estas munições trabalham muito próximas do limite máximo suportável a uma arma de fogo. Disponível em: . Acesso em 03.08.2020.

    Bons estudo a todos.

  • Tá informando as horas zulu ou o tempo de estudos?

  • GAB: C

    A) ERRADO. Ambos realizam disparos em ação dupla e simples, depende do modelo.

    QUANTO AO SISTEMA DE ACIONAMENTO

    • AÇÃO SIMPLES No acionamento do gatilho apenas uma operação ocorre, o disparo, pois a ação de armar o cão já foi efetuada (engatilhamento manual). Ex. pistola IMBEL .380
    • AÇÃO DUPLA É um sistema mecânico de determinadas arma de fogo, onde somente através do acionamento do gatilho podem ser disparadas, não permitindo o engatilhamento manual do mecanismo de disparo. Nesse sistema o gatilho exerce as duas funções: engatilha a arma e libera o cão ou sistema de percusão. Ex. Revólver Taurus mod. RT 851 Multialloy.

    B) ERRADO.

    23.Tome cuidado com possíveis obstruções do cano da arma quando estiver atirando. Caso perceba algo de anormal com o recuo ou com o som da detonação, 1) interrompa imediatamente os disparos, 2) descarregue a arma e 3) verifique cuidadosamente a existência de obstruções no cano; um projétil ou qualquer outro objeto deve ser imediatamente removido, mesmo em se tratando de lama, terra, graxa, etc., a fim de evitar danos à arma e/ou ao atirador; 

    C) CERTO.

    D) ERRADO. Vide letra C.

    As munições classificadas como +P e +P+ geram pressão, na câmara, maior do que as munições de uso comum (standart). Este aumento de pressão resulta em maior velocidade do projétil propiciando maior energia no momento de atingir o alvo.