-
VEP - Vestígio, Evidência, Prova
No local de crime, o Perito Criminal recolhe os VESTÍGIOS, que após a análise tornam-se EVIDÊNCIAS, que por fim, transformam-se em PROVAS sob o contraditório judicial.
-
GAB: C
ERRADO - a) Nem toda evidência é um vestígio. (Nem todo vestígio é uma evidência) - pois, podem simplesmente está no local do crime e não ter nenhuma relação com o fato criminoso.
ERRADO - b) A análise das evidências permite identificar o vestígio. (A análise dos vestígios permite identificar a evidência) - É através da análise em cima dos vestígios que são formados as evidências comprovando está diretamente ligado com o fato criminoso.
CORRETO - c) O Perito Criminal transforma, através de exames específicos, o vestígio em evidência. - É através de métodos científicos pelo princípio da Análise que rege a Criminalística. Toda análise deve ser baseado em uma metodologia científica (exames específicos) para comprovar materialidade do delito e quando possivel apontar a sua determinada autoria.
ERRADO - d) No local de crime o Perito coleta evidências. (No local de crime o Perito coleta vestígios). - Que após coletados, analisados sob uma metodologia científica e comprovado a sua relação com o fato criminoso, se tornará Evidência.
-
GAB: C
Ordem dos fatos: VEI.
Vestígio
Evidência
Indício
VESTÍGIO: TODO E QUALQUER MATERIAL ENCONTRADO NO LOCAL QUE SE RELACIONA À INFRAÇÃO PENAL.
EVIDÊNCIA: VESTÍGIO ANALISADO APÓS EXAMES COMPLEMENTARES
INDÍCIO: CIRCUNSTÂNCIA, CONHECIDA E PROVADA QUE TENHA RELAÇÃO COM O FATO.
evidência à possui apenas elementos objetivos
indícios à possuem além de elementos objetivos, os subjetivos.