SóProvas



Questões de Metodologia da Investigação Policial

  1. Questões de Busca e Apreensão
  2. Questões de Interrogatório Policial
  3. Questões de Postura do Investigador
  4. Questões de Princípios da Investigação
  5. Questões de Procedimentos Iniciais
  6. Questões de Provas

ID
346435
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

Na definição técnica de cadeia de custódia, percebem-se duas ações específicas essenciais: manter e documentar. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

I Distinguem-se dois tipos de cadeia de custódia de vestígios criminais ou elementos de prova técnica-científica — uma externa e outra interna.

II A cadeia de custódia externa refere-se a todas as etapas envolvidas na análise dos vestígios nos laboratórios, até o momento em que os vestígios coletados ou apreendidos chegam ao centro de custódia dos órgãos periciais.

III Na custódia externa, estão incluídas todas as etapas relacionadas à amostragem e ao processamento das análises referentes àquelas amostras submetidas à seleção e ao tratamento do vestígio ou do elemento de prova.

IV Essas ações são isoladas e não integradas, ou seja: para cada uma das etapas da cadeia de custódia, que visam à manutenção da integridade e da idoneidade do vestígio, haverá de se proceder à respectiva documentação, em que devem estar contidos os nomes ou iniciais dos indivíduos que coletam e tramitam os vestígios, de cada pessoa ou entidade que os tenha custodiado subsequentemente, a data em que os itens foram coletados ou transferidos, o nome do órgão e da autoridade requisitante, o número da ocorrência, do inquérito ou do processo (se nesta fase existirem), o nome da vítima ou do suspeito e uma breve descrição do item.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo CHASIN, a cadeia de custódia se divide em externa e interna: a fase externa seria o transporte do local de coleta até a chegada ao laboratório. A interna, refere-se ao procedimento interno no laboratório, até o descarte das amostras.

     Correta seria a I somente.




  • I Distinguem-se dois tipos de cadeia de custódia de vestígios criminais ou elementos de prova técnica-científica — uma externa e outra interna (CORRETA)

    II A cadeia de custódia externa refere-se a todas as etapas envolvidas na análise dos vestígios nos laboratórios, até o momento em que os vestígios coletados ou apreendidos chegam ao centro de custódia dos órgãos periciais. (ERRADA: a externa refere-se até a chegada ao laboratório)

    III Na custódia externa, estão incluídas todas as etapas relacionadas à amostragem e ao processamento das análises referentes àquelas amostras submetidas à seleção e ao tratamento do vestígio ou do elemento de prova. (ERRADA: na interna é que estão inclusas as etapas mencionadas).

    IV Essas ações são isoladas e não integradas, ou seja: para cada uma das etapas da cadeia de custódia, que visam à manutenção da integridade e da idoneidade do vestígio, haverá de se proceder à respectiva documentação, em que devem estar contidos os nomes ou iniciais dos indivíduos que coletam e tramitam os vestígios, de cada pessoa ou entidade que os tenha custodiado subsequentemente, a data em que os itens foram coletados ou transferidos, o nome do órgão e da autoridade requisitante, o número da ocorrência, do inquérito ou do processo (se nesta fase existirem), o nome da vítima ou do suspeito e uma breve descrição do item. (ERRADA: as ações são integradas).

  • Não são dois tipos de cadeia de cústodia! São as etapas da cadeia de custódia que se distribuem em fases externa e interna.


ID
346483
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

Na reprodução simulada de crimes, aquelas pessoas que enham participado do fato delituoso, na condição de vítima, acusada ou testemunha, são entendidas como

Alternativas
Comentários
  • Gab D 

    vai saber...

  • Basicamente, a reprodução simulada dos fatos (art. 7º, CPP) é apenas um teatro. Desta forma, aqueles que tenham participado do fato delituoso (vítima, acusado ou testemunha) são chamados de atores da infração.

    fonte: Prof. Rodrigo Sengik. Curso de direito processual penal, FOCUS.


ID
346486
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

O requisito fundamental e primário, que se constitui em um dos principais procedimentos a serem adotados nos trabalhos de reprodução simulada, previstos desde a fase do planejamento é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Acredito que o não contato entre os atores, seja para transmitir uma realidade maior na reprodução simulada.

    Art. 7° Para verificar a possibilidade de haver a infração sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poderá proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública.

    Reprodução simulada dos fatos:

    Condição e faculdade: A autoridade policial pode proceder à reprodução simulada dos fatos, desde que esta não contrarie a moralidade ou a ordem pública. Exemplo: crimes contra os costumes. Esse recurso é uma faculdade da autoridade policial, que deve examinar da sua conveniência e utilidade.

    Participação do investigado e condução coercitiva incabível: A participação do investigado não é obrigatória. Pode ser utilizado um figurante, caso o investigado não queira participar. É incabível sua condução coercitiva, já que não pode ser obrigado a fazer prova contra si. Nemo tenetur se detegere inclui o direito de ficar calado, de não ceder seu corpo, parte de seu corpo, substâncias de seu corpo, para produção de prova. Significa que o investigado não tem qualquer obrigação de colaborar.

    Reprodução simulada dos fatos a requerimento do investigado: É viável. Havendo fato relevante do ponto de vista penal, é possível fazer a reprodução simulada dos fatos, objetivando esclarecer fatos alegados pelo investigado.

    Possibilidade de o juiz determinar: A possibilidade de proceder à reprodução simulada dos fatos não é uma faculdade exclusiva da autoridade policial. Pode ser feita no curso da instrução, a requerimento de qualquer das partes.

    Registro do ato: Pode ser lavrada ata ou realizada gravação audiovisual. No caso desta última, não pode haver cortes. Cortes prejudicariam a confiabilidade da simulação. Não se estaria esclarecendo dúvida, mas confeccionando prova.


ID
346489
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

O procedimento adotado para coleta de evidências em local de crime deve seguir um protocolo, objetivando a coleta adequada dos vestígios. A respeito da coleta de vestígios em local de crime, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) em caso de suportes móveis e transportáveis, recomenda-se que a coleta do vestígio seja feita no próprio local do crime. ERRADO. Devem ser enviados na sua totalidade ao laboratório, se possível.

     

     b) quando se tratar de suportes imóveis e não absorventes, recomenda-se utilizar bisturi estéril e não o suabe. ERRADO - podem ser coletados por suab (como cortar com bisturi uma porta, por exemplo??)

     

     c) superfícies absorventes, como carpetes, cortinas, sofás, estofados, almofadas, colchões, entre outros, contendo amostras biológicas, serão recortadas. CORRETA. Devem ser recortadas, transferidas para um envelope e lacradas.

     

     d) quando a evidência está depositada em uma superfície absorvente, não é possível recuperá-la, inviabilizando desse modo os exames laboratoriais. ERRADO - podem ser recortados ou ainda na impossibilidade deste, podem ser coletados por suabe.

     

     e)o uso do suabe é pouco recomendado para coleta de evidências em local de crime. ERRADO - é uma das técnicas mais utilizadas.


ID
346519
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SECTEC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

Em um local de arrombamento, o meliante manuseou diversas superfícies de difícil levantamento de impressões latentes com o pó químico de que o perito dispunha no local (caixas de papelão, sarrafo de madeira, etc.). Nessa situação, como o perito deve proceder?

Alternativas
Comentários
  • Que falta faz um papiloscopista na equipe de atendimento! 

  • LETRA (D) CORRETA. 

    Coletar os objetos e enviar ao laboratório de papiloscopia forense do Instituto de Criminalística.

  • Sempre que possível, será melhor levar os objetos para o laboratório, visando uma avaliação mais detalhada.