SóProvas


ID
2560735
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os incêndios são ocorrências que precisam ser investigadas por meio de trabalho de perícia. Nesses locais, o perito estará em busca dos focos de incêndio para elucidar a sua causa. Em relação aos focos de incêndio, é possível afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito da perícia em incêndios.

    A) ERRADO. Os termos "traço de fusão primário" e "traço de fusão secundário" não estão relacionados diretamente ao foco do incêndio (se primário ou secundário). Chamamos de traço de fusão primário (ou pérola de fusão) aquele que é puro, só tem cobre; produzido antes do início do incêndio, a temperatura relativamente baixa, no momento em que o curto se inicia. O traço de fusão secundário é produzido pela combustão do material isolante sobre o condutor energizado, e caracteriza-se por possuir menor grau de polidez, maior rugosidade na superfície do traço, que apresenta uma forma mais irregular. Podem ainda ser encontrados restos de material, como a cobertura isolante, fundidos junto ao traço de fusão.

    B) ERRADO. O spalling pode ser descrito como o lascamento de camadas ou pedaços de concreto da superfície de um elemento estrutural, quando exposto a elevadas temperaturas e de rápido crescimento, como aquelas observadas em incêndios

    C) ERRADO. Não é preciso haver focos secundários para que se caracterize um incêndio criminoso. Foco secundário é aquele provocado por fagulhas que o vento leva além da cabeça ou por materiais incandescentes.

    D) CERTO. A presença de vários focos primários indica ação criminosa, pois dificilmente um acidente teria "começado" em diversos pontos de uma vez, gerando vários focos primários.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

  • CONTRIBUINDO...

    Acerca do item D)

    Sobre as ações e efeitos deletérios do fogo em estruturas de concreto. 

    Spalling é o desplacamento do concreto em elevadas temperaturas.

    O termo spalling é internacionalmente conhecido e padronizado nos principais códigos e pesquisas internacionais. O fenômeno físico conhecido como spalling pode ser definido como sendo o explosivo, e para alguns até denominado de violento/explosivo, desplacamento de camadas ou pedaços de concreto da superfície de um elemento estrutural quando exposto a elevadas temperaturas e a rápidas taxas de aquecimento, ambas caracterizadas por um cenário de incêndio.

  • (D)

    A) ERRADO. Os termos "traço de fusão primário" e "traço de fusão secundário" não estão relacionados diretamente ao foco do incêndio (se primário ou secundário). Chamamos de traço de fusão primário (ou pérola de fusão) aquele que é puro, só tem cobre; produzido antes do início do incêndio, a temperatura relativamente baixa, no momento em que o curto se inicia. O traço de fusão secundário é produzido pela combustão do material isolante sobre o condutor energizado, e caracteriza-se por possuir menor grau de polidez, maior rugosidade na superfície do traço, que apresenta uma forma mais irregular. Podem ainda ser encontrados restos de material, como a cobertura isolante, fundidos junto ao traço de fusão.

    B) ERRADO. O spalling pode ser descrito como o lascamento de camadas ou pedaços de concreto da superfície de um elemento estrutural, quando exposto a elevadas temperaturas e de rápido crescimento, como aquelas observadas em incêndios

    C) ERRADO. Não é preciso haver focos secundários para que se caracterize um incêndio criminoso. Foco secundário é aquele provocado por fagulhas que o vento leva além da cabeça ou por materiais incandescentes.

    D) CERTO. A presença de vários focos primários indica ação criminosa, pois dificilmente um acidente teria "começado" em diversos pontos de uma vez, gerando vários focos primários.

    Fonte: QC