SóProvas


ID
2560765
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Considerando a cronotanatognose, assinale a alternativa INCORRETA entre as assertivas abaixo.

Alternativas
Comentários
  • Questão polêmica.

     

    Prof. Alexandre Herculano

    "Entendo que essa questão não tem resposta, pois temos mais de uma errada. Segundo o França, a localização da mancha verde na fossa ilíaca direita é explicada devido ao fato de o ceco ser a parte mais dilatada e mais livre do intestino grosso e ainda por ser o segmento no qual se acumula maior quantidade de gases e, finalmente, porque é a parte que fica mais próxima à parede abdominal. O aparecimento dessa mancha, em nosso meio, surge entre 20 e 24 h depois da morte. Segundo o Hygino Hercules, começa com a chamada mancha verde abdominal, que se forma primeiro na fossa ilíaca direita por causa da proximidade do ceco com a pele. O gás sulfidrico produzido pelas bactérias difunde-se pelos tecidos e se combina com a hemoglobina, formando a sulfoxemoglobina ou sulfometemoglobina, que tem cor verde. Há quem afirme que a cor verde depende de previa transformação da hemoglobina em biliverdina, que seria modificada pela ação do gás sulfidrico. Aparece em cerca de 18 a 24 horas após a morte no verão. Outra coisa, o França e o Hygino citam que os livores fixam definitivamente em torno das 12 h post mortem".

    (Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2017/11/28115146/Coment%C3%A1rios-prova-IGP-V32.pdf)

     

    Prof. Wagner Luiz

    "Muitos alunos me perguntaram se esta questão pode ser anulada. Principalmente pelas alternativas b e d. b) O esboço da mancha verde abdominal na fossa ilíaca direita costuma ocorrer entre 16 e 24 horas. A mancha verde se inicia na fase de autólise. E se acentua conforme ocorre a putrefação. E não se dá após duas horas. Eu nunca vi esta mancha em cadáveres neste período. Então, vejo que duas alternativas estariam erradas. Quanto à alternativa d não vejo nada que possa cravar que está errado. Depende do autor que se adotar. Poderia estar certo ou errado, na visão destes".

    (Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2017/11/28154140/COMENT%C3%81RIOS-DE-QUEST%C3%95ES-PASS%C3%8DVEIS-DE-RECURSOS-OU-ANULA%C3%87%C3%83O-DA-PROVA-D-IGP-SC.pdf)

  • Com todo respeito ao meu mestre professor Wagner, a resposta D está muito errada.O tempo de rigidez não está bem estabelecido.Seguem :Lei de Nysten, Lei de Boudoim, Regra de Bonnet, Regra de Fávero e Regra de Nidercon .Cada uma diz uma coisa.Uma começa assim q morre, outra com 1h, outra com 2h, outra com 3h após a morte.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato sobre a cronotanatognose e estimativa do tempo de morte. Atenção: pede-se a incorreta!

    A) CERTO. Após a morte, a tendência da temperatura interna do cadáver é aproximar-se da temperatura ambiente, porém essa marcha depende de inúmeros fatores diferentes, e pode variar. A produção de calor pelo metabolismo do corpo não para imediatamente, pois os tecidos vão morrendo aos poucos. Dessa forma, e temperatura após a morte pode aumentar, e demorar até 4 horas para voltar ao valor da hora da morte.
    B) CERTO. Em geral, os livores cadavéricos surgem em média 2 a 3h após a morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 horas post mortem.
    C) CERTO. A mancha verde abdominal é atribuída à sulfoxi-hemoglobina, e surge em média após 24 a 36h depois da morte, sendo mais precoce nas regiões de clima quente.
    D) ERRADO. A rigidez cadavérica é o evento post morem mais conhecido, porém o mais incerto e o menos confiável. Existe um grande desvio padrão entre os valores quanto à cronologia da rigidez muscular, o que demonstra sua insegurança como critério único para calcular a hora da morte.

    Gabarito do professor: Alternativa D.