-
GABARITO C
ENFORCAMENTO – CONSTRIÇÃO DO PESCOÇO por LAÇO ACIONADO PELO PESO DA PRÓPRIA VÍTIMA. O nó do laço geralmente é POSTERIOR ou LATERAL e a cabeça pende para o lado oposto do nó.
Sulco de enforcamento = MARCA provocada na pele pelo BARAÇO. Fica entre o osso HIOIDE e a LARINGE. A característica do sulco no enforcamento é que tende a ser oblíquo, descontínuo, desigualmente profundo, interrompido no nó e fica POR CIMA da cartilagem tireóide. A tonalidade da pele é pálida/azulada ou pardo-escura.
ESTRANGULAMENTO – asfixia se dá pela CONSTRIÇÃO DO PESCOÇO por LAÇO TRACIONADO POR QUALQUER FORÇA que NÃO SEJA O PESO da própria vítima. Geralmente HOMICIDA, mas pode ser suicida ou acidental. Sulco distinto do enforcamento, pois costuma ser HORIZONTAL, podendo ser único ou múltiplo, com PROFUNDIDADE UNIFORME e SEM DESCONTINUIDADE, por BAIXO da cartilagem tireoide.
ATENÇÃO! Existe também o estrangulamento ante braquial, em que ocorre a constrição do pescoço pela ação do braço e do antebraço sobre a laringe, conhecido como “golpe de gravata”. Há autores (Hygino e França) que consideram o golpe de gravata como estrangulamento antebraquial e há autores (minoria) que o consideram como esganadura.
-
A questão avalia o conhecimento dos candidatos em relação às características do sulco no enforcamento, dentro do capítulo de Traumatologia médico-legal.
São características que podem estar presentes nesse tipo de sulco:
Direção: oblíquo ascendente Variável segundo a zona do pescoço Interrompido ao nível do nó Em geral, único Por cima da cartilagem tireóide a Quase sempre apergaminhado De profundidade desigual (Genival V. de França)
A) ERRADO. O erro está em "por baixo da cartilagem tireoide", pois o sulco situa-se na posição superior do pescoço, deslizando-se até o ponto de apoio com a mandíbula.
B) ERRADO. O sulco é oblíquo ascendente (e não horizontal), interrompido ao nível do nó (e não contínuo).
C) CERTO. Todas as características citadas correspondem a um sulco produzido por enforcamento (modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico em decorrência da constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa).
D) ERRADO. Sulco é oblíquo ascendente (e não horizontal), e por cima da cartilagem tireóide (e não por baixo).
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
Usualmente o nó está na região cervical ou nuca (típico): oblíquo, ascendente, anteroposterior, descontínuo, profundidade variável, acima da cartilagem tireóidea
-
Características dos sulcos nos enforcamentos
-- sulco não é contínuo
-- interrompe-se em pontos que corresponde a cabelo, barba longa ou próximo ao nó
-- posição quase sempre na parte alta do pescoço
-- geralmente é um sulco único, mas pode ser duplo
(Fonte: Sinopse de Medicina Legal, Juspodvm, Wilson Palermo, fls. 237, 2019.)
.
"Em geral ele é único, apergaminhado, oblíquo, ascendente, descontínuo ao nível do nó, de profundidade desigual e localizado acima da cartilagem tireoide"
(Fonte: Medicina Legal, Francisco Benfica, fl. 76 ,2012)
-
OBS: diferença entre estrangulamento e enforcamento:
a) EnforCamento: SULCO: aCima da laringe (por cima da cartilagem tireoide), INTERROMPIDO no nó, apergaminhado, profundidade variável, direção oblíqua ascendente, sem sinais de violência.
b) EstranguLamento: SULCO: abaixo a laringe (por baixo da cartilagem tireoide), CONTÍNUO, não apergaminhado, profundidade uniforme, direção horizontaL, sinais de violência. Fraturas são raras.
-
ENFORCAMENTO- Obliquo ascendente
Variável segundo a zona do pescoço
Interrompido ao nível do nó
Em geral, único- SULCO
Por cima da cartilagem tireóidea
Quase sempre apergaminhado
De profundidade desigual