SóProvas


ID
2561140
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em uma situação hipotética, no exercício financeiro de 2016, uma entidade pública recebeu uma transferência intragovernamental no valor de R$ 600.000,00 para cobrir despesas correntes. Assim, de acordo com as determinações do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em 31/12/2016, tal transferência foi classificada na Demonstração dos Fluxos de Caixa da entidade pública como ingresso nos fluxos de caixa das atividades

Alternativas
Comentários
  • A Demonstração dos Fluxos de Caixa é composta por:
    a. Quadro Principal;
    b. Quadro de Receitas Derivadas e Originárias;
    c. Quadro de Transferências Recebidas e Concedidas;
    d. Quadro de Desembolsos de Pessoal e Demais Despesas por Função;
    e. Quadro de Juros e Encargos da Dívida.

    O quadro das transferências recebidas e concedidas demonstrará as transferências Intergovernamentais e Intragovernamentais. 

    • Transferências Intergovernamentais  Compreendem as transferências de recursos entre entes da Federação distintos.
    • Transferências Intragovernamentais  Compreendem as transferências de recursos no âmbito de um mesmo ente da Federação.

  • Enquanto as transferências correntes estão no fluxo de caixa operacional, as transferências de capital recebidas estão nas de financiamento. 

  • Pessoal, para resolver questões desse tipo, basta lembrar das definições dos tipos de atividade e a nossa dica para classificar as transações:

    O recebimento de transferências governamentais para cobrir despesas correntes são transferências correntes. Assim, são ingressos de fluxos de atividade operacionais. Além disso, o quadro da DFC que relaciona tais transferências é o Quadro de Transferências Recebidas e Concedidas, que relaciona as transferências inter e intragovernamentais e outras transferências recebidas e concedidas.

              Assim, está certa a alternativa E).

    Gabarito: LETRA E