SóProvas


ID
2561509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Texto CB1A6AAA


      A centralidade das relações entre a argumentação e a questão da autoridade tornou-se, nos nossos dias, ainda mais evidente, com a especialização dos saberes e com a emergência da figura dos especialistas ou peritos. A complexidade da nossa sociedade levou a que se incrementasse a especialização, e esta — por menos que gostemos disso — aumenta a nossa confiança nas figuras de autoridade. Não estamos aptos a inspecionar, por nós próprios, provas em todos os domínios da atividade humana, logo, fazemos a melhor coisa que nos é possível fazer: confiamos em especialistas devidamente credenciados.

Charles Arthur Willard. A theory of argumentation. Tuscaloosa, Alabama, EUA: The University of Alabama Press, 1989, p. 227 (com adaptações).

Considerando aspectos concernentes ao raciocínio analítico, julgue o item subsequente, relativo ao texto CB1A6AAA.


Infere-se do texto que, não sendo o conhecimento acessível a cada ser humano nas diversas áreas de especialização, é preciso consultar os peritos nessas áreas e neles confiar.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é de raciocínio analítico.

  • GABARITO: Correto

     

    CORRETO, pois de fato o texto afirma que não estamos aptos a inspecionar provas em todos os domínios, logo confiamos nos especialistas.

     

    Prof. Arthur Lima - Estratégia

     

     

    Fé em Deus e bons estudos !

  • Dizer que não estamos aptos a inspecionar provas em todos os domínios é diferente de dizer que o conhecimento não é acessível a cada ser humano...

  • Na minha humílima opinião, a questão está errada no que se refere a "não sendo o conhecimento acessível a cada ser humano". O conhecimento é acessível sim, a cada ser humano. O que não se pode conceber é um ser humano capaz de adquirir todos os conhecimentos específicos possiveis, daí a razão de se confiar nos peritos. Caberia recurso! 

  • Concord com o colega Joel, o conhecimento é a acessível a cada ser humano... iria me dar mal.. questão duvidosa, cabe recurso!

  • "não sendo o conhecimento acessível a cada ser humano"

    Onde fala isso no texto? Questão cabe recurso.

  • Pessoal, o comando da questão pede inferência. Logo, está correta.

     

    inferência

    substantivo feminino

    1.

    ação ou efeito de inferir; conclusão, indução.

    2.

    lóg operação intelectual por meio da qual se afirma a verdade de uma proposição em decorrência de sua ligação com outras já reconhecidas como verdadeiras.

  • O fato do ser humano não ter a capacidade técnica para realizar a perícia, não infere do texto que o mesmo não teve acesso a informação .. 

    Questão cabe RECURSO. 

  • A causa pela qual foi instituida a especialização é a complexidade de nossa sociedade e não por conta do conhecimento não ser acessível.

  • Acredito que está correto sim, o texto diz:
    "Não estamos aptos a inspecionar, por nós próprios, provas em todos os domínios da atividade humana"
    Então realmente, se não conseguimos inspecionar as provas... quer dizer que não temos acesso ao conhecimento específico. Não vi problemas.

  • Se o conhecimento não fosse acessível nem a formação de perítos seria possível.

    O que pode-se dizer não ser acessível seria: "Inspecionar, por nós próprios, provas em todos os domínios da atividade humana"

    Questão típica do Cespe Cespiando :@

     

  • Palhaçada... em "Não estamos aptos a inspecionar", inspecionar seria examinar, não capturar, obter a informação. É necessário adivinhar o que o examinador tinha na cabeça no momento da elaboração da questão

  • Acertei a questão, mas toda questão de interpretação, principalmente as do Cespe, parafraseiam o texto. É muito difícil escrever algo com outras palavras sem mudar o sentido. É justamente aí que está o desafio: adivinhar se a alteração no sentido é suficiente para desconsiderar a interpretação com base naquilo que está no texto.

     

    Algumas vezes dá certo, noutras, não.

     

    O que me ajudou nesse caso foi a palavra "infere-se". Geralmente quando ela é usada, o Cespe permite uma interpretação mais ampla. Ou seja, permite que uma conclusão seja gerada por meio da lógica presente no texto.

     

  • realmente o conhecimento não é acessivel a todos , se assim fosse eu não estaria mais estudando para uma ou duas coisas, e sim para todas!

  • Gabarito Certo

    Parte do texto que entrega a questão:

    Logo, fazemos a melhor coisa que nos é possível fazer: confiamos em especialistas devidamente credenciados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Isso é RLM ou Interpretação de texto?

    O texto não menciona acessibilidade de conhecimento. Portanto não é possível inferir isto.

  • GABARITO CORRETO.

     

    Trecho que justifica: Não estamos aptos a inspecionar, por nós próprios, provas em todos os domínios da atividade humana, logo, fazemos a melhor coisa que nos é possível fazer: confiamos em especialistas devidamente credenciados.

  • Respondi essa com conhecimentos de português.

     

    No trecho que gera a dúvida: "não sendo o conhecimento acessível a cada ser humano nas diversas áreas de especialização", podemos reescrevê-la, sem alterar o sentido, assim: não sendo o conhecimento, nas diversas áreas de especialização, acessível a cada ser humano.

     

    O examinador cria essas expressões ambíguas, embora gramaticalmente corretas, para refutar possíveis recursos.

  • Raciocínio Lógico ou Interpretação de texto?

  • Eu posso até ter o acesso ao conhecimento, mas não por causa disso, eu tenho o conhecimento. São duas coisas distintas!!!

  • GAB. C

    Se fosse FCC estaria errado !!! 

  • Questão mal formulada. Em nenhum momento o texto diz que não é acessível a informação, mas sim: não estamos aptos a inspecionar, por nós próprios.

    Esse fato de não estar apto pode ser por falta de pessoal, falta de diversos fatores da sociedade, logo NÃO podemos afirmar que é o acesso da informação que está criando essa barreira.

     

    Vai entender a CESPE....

  •  

    INFERIR significa deduzir, concluir, chegar a uma conclusão [INTERPRETAR].

    Se fosse um caso de compreensão estaria errado, pois, normalmente, quando uma questão traz a palavra compreensão, é porque a informação que ela pede está expressa no texto.

    GAB CORRETÍSSIMO.

     

    https://www.youtube.com/watch?v=FWkqjXdCsWo

     

  • to procurando uma fundamentação que realmente faça sentido, porque só vi sofismas até agora

  • Em que momento o texto relata sobre "conhecimento acessível"? Ele fala sobre a complexidade e não da acessibilidade!

     

  • Eu hein, coloquei errado e mostrou que eu errei, pensei q tava doida, mas pelo que to vendo quem pirou foi a banca, ela ta extrapolando na interpretação. Muita força e fé pra vencer essa banca. 

  • Como o conhecimento não é acessível a todos? Vivemos a era da informação, qualquer pesquisa no google você acha tudo. Tem um monte de curso online que te prepara pra ser qualquer coisa, até geneticista. Se fosse no século passado talvez estivesse certa. Enfim...

  • Ei mano não viaje na maionese. Leve em conta apenas o texto, não a vida aqui fora.
  • "(...) logo, fazemos a melhor coisa que nos é possível fazer: confiamos em especialistas devidamente credenciados.

    GABARITO: CERTO.

  • Questão ambigua:

    O fato de não estarmos aptos a inspecionar, por nós próprios, provas em todos os domínios da atividade humana não significa que não temos acesso a toda essa informação. Nos de fato temos acesso a toda essa informação, o que não temos é tempo para estudar toda essa informação sobre as diferentes áreas de atuação humana. 

    Isso é quetão de português. E mal feita ainda. 

  • Pessoal, muita gente está fazendo confusão como se a questão fosse de português, mas trata-se de raciocínio analítico. Ela busca do candidato o conhecimento de inferência, ou seja, a partir do que esta no texto buscar conclusões.

     

    "não sendo o conhecimento acessível a cada ser humano nas diversas áreas de especialização" = infere-se do texto que é humanamente impossível deter o conhecimento de todas as áreas do conhecimento ao mesmo tempo. Pronto, não adianta pensar como em português buscando uma extrapolação pois mais uma vez, isso é inferência de RLM.

     

     

    Para dirimir dúvidas quanto ao assunto:

    *Inferência: Ato de obter uma conclusão a partir de um conjunto de premissas iniciais.

    *Dedução: Trata-se de um tipo de sistema, na qual toda a  informação contida na conclusão já estava contida nas premissas (explícita ou implicitamente).

    *Indução: Trata-se de um tipo de sistema na qual as premissas fornecem indícios suficientes para permitir estimar uma determinada conclusão. Diferente da dedução, a resposta não é obtida absolutamente, mas busca-se a melhor probabilidade de resposta, que pode ser posteriormente anulada sob novos indícios.

     

     

    GABARITO: CERTO

  • Não se infere que o conhecimento não é acessível. Infere-se que não conseguimos examina-lo / Inspeciona-lo

    (Obviamente pelo volume e especialização de cada um)

    Inspecionar: fazer a inspeção de (algo); examinar (algo) com o fim de verificar seu estado ou funcionamento; vistoriar.

    Acessar:obter acesso a (informação, dados, processos, dispositivos etc.).

    Posso estar errado. Mas esse é meu ponto de vista.

     

  • que gabartio de merda é esse ?
     *Infere-se do texto que, não sendo o conhecimento acessível a cada ser humano nas diversas áreas de especialização*

    desde quanto texto fala que o ser humano não pode estudar e se especilizar em alguma area ? 

  • Qual é.

  • Não estamos aptos a inspecionar, por nós próprios... (Texto)

     

    Infere-se do texto que, não sendo o conhecimento acessível a cada ser humano nas diversas áreas de especialização

     

    No meu humilde ponto de vista, não estar apto é bem diferente e não ser acessível.

  • O Texto é claro:

    Não estamos aptos a inspecionar, por nós próprios, provas em todos os domínios da atividade humana.


    lendo o trecho, ignorando os conhecimentos de fora do texto, a questão está correta

  • Acessível é algo que é atingível por todos. Nesse caso, ele diz que não estamos aptos a inspecionar tudo, devido à complexidade dos assuntos.


    Gabarito: certo

  • NO TRECHO:

     A centralidade das relações entre a argumentação e a questão da autoridade tornou-se, nos nossos dias, ainda mais evidente, COM A ESPECIALIZAÇÃO DOS SABERES....


    OBS: Se o conhecimento não fosse tido como ACESSÍVEL, não haveria de se falar em ESPECIALIZAÇÃO. 

  • Aquela questão que vc marca "certo" com as pernas bambas.

    Confesso que aqui eu marquei correto e acertei, mas se fosse na prova real, eu deixaria em branco. Lamentável esse tipo de questão. A banca pode dar qualquer gabarito.

    Eu respondi correto porque o comando da questão é de interpretação, algo além, fora do texto, que da para concluir através do contexto... Mas ao mesmo tempo fiquei pensando que poderia ser caso de extrapolação, pois dizer que não estamos aptos a inspecionar provas em todos os domínios é diferente de dizer que o conhecimento não é acessível a cada ser humano...

    Uma questão perdida (pra mim) numa prova real.

  • Discordo do gabarito. Não estar apto a ser especialista em todos os assuntos é diferente dos assuntos não estarem acessíveis. Enfim....

  • Discordo do gabarito  O  conhecimento é acessível a todos! 

  • Marquei como errado, pois não se depreende do texto que o conhecimento não é acessível a todos..


    O texto traz que "A complexidade da nossa sociedade levou a que se incrementasse a especialização" ..

    Logo, deduzi que foi o fato de a sociedade ter se tornado muito complexa que ocasionou uma maior necessidade de especialização, e também de consulta a esses especialistas..


    Mas cespe é cespe...

  • confiamos em especialistas devidamente credenciados. (Acho que aqui justifica o gabarito)

    Entretanto, confesso que aqui eu marquei correto e acertei, mas se fosse na prova real, eu deixaria em branco. Lamentável esse tipo de questão. A banca pode dar qualquer gabarito. ²

    GAB CERTO

  • Na minha concepção se uma pessoa quiser ela pode se aprofundar em todas as áreas que for possível na vida, o que vai ser curto p tanto assunto `é a vida` e não a impossibilidade de se aprofundar em cada conhecimento. Por mais viagem que possa ser, pra mim o texto extrapola.

  • Tipico gabarito que poderia ser qualquer resposta. Não consegui localizar no texto algo que justifique afirmar que o conhecimento não está acessível.

    Mas.....

  • questão para deixar em branco, porém eu considero errada pois o conhecimento é sim acessível em diversas áreas, nós é que não temos tempo para dominá-las...

  • O texto diz que não é possível inspecionar todas as provas e a questão fala que elas não são acessíveis. Impressionante a CESPE dar como gabarito certo. É uma bandalheira essa banca.

  • O texto dispõe que com a especialização dos saberes fica mais evidente a importância dos peritos, mas não que isso impossibilite o acesso ao conhecimento a todos que tiverem interesse em buscá-lo.Difícil aceitar esse gabarito como CERTO.

  • Pessoal, em raciocínio INDUTIVO, como é o caso das inferencias, nao é necessário que os termos sejam EXATAMENTE como estao no texto, se nao, seria raciocínio dedutivo, e nao indutivo. Entao é possível INFERIR sim, o que nao é possível é CONCLUIR, uma vez que nao está explícita a questao do "acessível". Questao CORRETA.

  • Indira

    Nesse caso então, a maneira de resolver essa questão é diferente do que seria se fosse uma questão de interpretação de texto da parte de português da prova???

  • Indira

    Nesse caso então, a maneira de resolver essa questão é diferente do que seria se fosse uma questão de interpretação de texto da parte de português da prova???

  • Como assim "acessível"? O texto diz só que nao estamos APTOS. E nao que o conteúdo é inacessível...

  • "...não sendo o conhecimento acessível a cada ser humano nas diversas áreas de especialização.."

    O que não é acessível? O conhecimento

    "...Não estamos aptos a inspecionar..."

    Quem não está apto? Nós

    Nós consultamos os peritos, porque nãos estamos aptos. E não porque o conhecimento não está acessível (Tanto que podemos deixar de consultar os peritos, quando acessamos o conhecimento e nos tornamos aptos).

  • o cespe é fogo... na questão anterior, não dava para interpretar o texto baseado em sua vida prática. nessa questão, se você só pensasse no texto, erraria, porque aqui o cespe conta com exemplo se sua vida prática... vai entender.

  • "Não estar apto" é uma coisa

    "Não ser acessível" é outra...

    Examinador capitoresco se fazendo de louco

  • Não sei, só sei que foi assim

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, pq bem crack?

  • O texto diz que devido a complexidade da humanidade, não tem como o caboclo saber de tudo, fato que gerou os especialistas, pessoas que sabem muito sobre um assunto específico, e quando eles não sabem ao certo qual decisão tomar, consultam os especialistas!

    Não está claro, em nenhuma parte do texto, a inacessibilidade do conhecimento, mas sim o seu local.

  • a naty devia ta loucona nessa hora ai

  • Esta fera meu!

  • Esta fera meu!

  • Esta fera meu!

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk concordo plenamente, o CESPE joga de acordo com suas próprias regras.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKK esse comentário alegrou minha noite de estudos. Obrigada Naty. <3