SóProvas


ID
2561527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

      Em uma reunião de colegiado, após a aprovação de uma matéria polêmica pelo placar de 6 votos a favor e 5 contra, um dos 11 presentes fez a seguinte afirmação: “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” 

Considerando a situação apresentada e a proposição correspondente à afirmação feita, julgue o próximo item.


A proposição é equivalente, sob o ponto de vista da lógica sentencial, à proposição “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”.

Alternativas
Comentários
  • O item esta errado ??? 

    Alguem sabe se houve recurso?

  • Ué, a resposta está errada?

  • Segundo o gabarito definitivo divulgado pelo CEBRASPE, a alternativa correta para essa questão é E.

  • Acho que o professor Arthur Lima cometeu um equívoco, pois na primeira frase há uma conjução (e), o gabarito ofical da banca está correto.

     

  • GABARITO DEFINITIVO: ERRADO

     

    Please! Alguém para comentar o erro da questão.

     

     

    https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_prova/56114/cespe-2017-trf-1-regiao-conhecimentos-basicos-cargos-de-nivel-superior-prova.pdf

    https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/56114/cespe-2017-trf-1-regiao-conhecimentos-basicos-cargos-de-nivel-superior-gabarito.pdf

  • A  diferença da questão ao meu  ver se encontra no termo "Desde",por exemplo,quando dizemos que basta um mudar de ideia e a decisão será alterada, quer dizer-se que mais de  um podem mudar de ideia e ainda assim a decisão será modificada. Mas  quando  se  diz  desde  que   um mude  de ideia, quer dizer-se  que  se dois mudarem de ideia  a decisão não  será  alterada. Do ponto de vista  das conexões entendo  que questão queria como  resposta a  substituição do "Se então..."   pelo "Se somente  se..."  portanto gabarito ERRADO

  • Concordo com a Marta!

     

    "Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. 

     

    Isso dá a impressão de que SE E SOMENTE SE um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada. 

     

    Só que essa premissa não é verdadeira, posto que se dois membros mudarem de ideia, a decisão também poderá ser totalmente modificada.

     

    Errei, mas lendo de novo, acho que é isso. 

  • Desde que + verbo no subjuntivo = conjunção condicional

     

     

  • Gente, não entendi. Nesse vídeo o professor dá a resposta como correta.

    https://www.youtube.com/watch?v=suQWBdXH8QU&feature=youtu.be&t=137

     

    Pq está errado? Alguém sabe?

  • Segue meu raciocínio baseado estritamente na lógica, e não me atendo muito à estrutura da proposição lógica em si: 

    (se alguém julgar inconsistente, por favor mande mensagem, pois não verei aqui)

     

     

    - Na afirmação original “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.”

    Partindo do pressuposto que essa proposição é verdadeira, deduzimos que "nós" se refere apenas aos 6 membros que votaram a favor, uma vez que apenas se um membro dentre esses 6 mudar de ideia, o resultado final será completamente alterado.

    Nessa primeira proposição, caso qualquer um dos membros a que o locutor se refere mude de ideia, o resultado necessariamente mudará.

     

     

    - Na afirmação do item a ser julgado “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada.”, "um membro" pode se referir a qualquer um dos 11 membros presentes na reunião de colegiado.

    Nessa segunda proposição, não é verdade que caso qualquer um dos membros a que o locutor se refere mude de ideia o resultado necessariamente será alterado, uma vez que, se um dos 5 membros que votaram contra mudar de ideia, a decisão não seria totalmente modificada, o resultado final simplesmente não se alteraria

     

    - Por essa generalização, a frase do item acaba tendo sentido diferente da sentença original do enunciado, não se tratando de uma proposição equivalente.

  • Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada

    O "que" da loc. conjuntiva (desde que) anula o verbo mudar. Deste modo, a sentença é uma proposição simples pela existência da oração em destaque azul. Eu considerei a questão errada (gabarito) porque ainda não vi uma equivalencia de uma preposição composta com a simples.

    Se meu entendimento estiver errado me informe...

     

  • “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” = Ele se inclui.

     

    “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”.  = Ele não se inclui.

     

    Portanto não é equivalente. Item E.

  • A questão pede a equivalência do condicional. Pode ser feita de duas formas: 1ª opção: P -> Q <-> ~Q -> ~ P (VOLTA NEGANDO). 2ª OPÇÃO: P -> Q <-> ~P V Q (NEGA A PRIMEIRA OU COPIA A 2ª). As opções de resposta seriam: Basta um de nós NÃO mudar de ideia e entao a decisão NÃO será totalmente modificada OU Basta um de nós NÃO mudar de ideia OU a decisao será totalmente modificada. 

    Gabarito: ERRADO

  • Realmente, não dá pra entender...

  • De acordo com o prof da GRAN esta correto.....e ambas as frases tem sentido de SE ..entao, , e possuem a mesma ideia.

  • cespe sempre com muita palhaçada

  • GABARITO ERRADO (QUESTÃO COMPLICADA)

     

    Justificativa: alguns pontos tem que ser esclarecidos sobre o item vejamos (vou enumerar):

     

    1º: A ideia que as duas proposições passam é de condição, ou seja "se....então...." ficando assim:

    Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” 

    SE um de nós mudar de ideia ENTÃO a decisão será totalmente modificada.” 

    a outra:

    Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”

    SE um membro mude de ideia, ENTÃO a decisão será totalmente modificada”

    Concluímos que as duas são condicionais.

     

    2°: Agora vem a pergunta qual a equivalência de uma condicional?

    R: são 3 formas de equivalência (segundo o mestre Luis telles): 

    Primeira: SE ~B -> ~A. Volta negando e mantém o SE....ENTÃO....;

    Segunda: ~A OU B;

    Terceira: falar a mesma coisa.

    A primeira e a segunda forma não foram cumpridas, mas e quanto a terceira? Ela também nao foi cumprida porque "Basta um de nós" não tem o mesmo sentido que "Desde que um membro" o primeiro o autor se inclue no segundo não. Logo não foi dito a mesma coisa. 

     

     

  • Ao meu ver as duas afirmações dizem a mesma coisa. Agora, em uma, passa-se o sentido de que pode haver mais de um a mudar de decisão (Basta um de nós... mas pode ser mais de um), enquanto a outra passa a ideia de somente um a mudar de ideia(Desde que um de nós...., e apenas um). 

    .

    Ainda assim, vejo como proposições equivalentes.

  • Quando o é dado como certo, todos sabem argumentar o pq de estar certo, quando muda para errado, ai geral sabe argumentar o pq de estar errada tb kkk. Sempre em provas haverão questões sem sentido tipo essa, por mais q estude, a banca vez ou outra faz cagada, ñ da pra defender esse tipo de questão, em minha humilde opinião, deveria ser anulada e pronto. Desculpem o desabafo, mas tem horas q se perde a paciência com certas coisas. Bons estudos a todos !!

  • Penso da seguinte maneira:
    Quando o locutor diz "Basta que um de nós mude de idéia", implicitamente ele se inclui entre os 6 que votaram a favor. Então sim, desde que UM DE NÓS mude de idéia, a decisão seria invertida.

    Mas quando a frase é modificada para "DESDE QUE UM MEMBRO mude de idéia", está se falando de qualquer dos 11 e não apenas dos 6 da afirmação anterior. Se o membro hipotético que mudar de idéia for um dos 5 que votaram contra, a decisão não será invertida, pois o novo placar seria 7 x 4...

    Então as proposições não são equivalentes...

  • NEGAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO SE, ENTÃO:

    A e  ~B

    EQUIVALÊNCIA DE UMA PROPOSIÇÃO SE, ENTÃO:

    ~B então ~A

    ~A ou B = B ou ~A

  • A ideia correta é a seguinte:

     

    “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.”

     

    Ele está no grupo de 6 pessoas que venceram, para a decisão mudar é necessário que alguém desse grupo mude seu voto.

     

    “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”.

     

      Para a decisão ser totalmente diferente é necessário que algum membro dos 6 mude seu voto!  Qualquer pessoa do grupo de 5 que mude não seu voto a decisão não será mudada. Por isso, não é equivalente !!

  • o professor Luis Telles resolveu diferente

    https://www.youtube.com/watch?v=zzw0Z-GpHqk

     

  • Nem os professores estão sabendo responder... Estão afirmando que a questão é verdadeira...

     professor Luis Telles - https://www.youtube.com/watch?v=zzw0Z-GpHqk

  •  Muita gente viajando nos comentários.

    A condicional se utiliza semanticamente do campo hipotético, basta fazer analogia utilizando-se das conjunções que a " maioria " acredito eu tenha estudado. Desta forma evidenciará a condicional em questão.

     A equivalência de uma condicional orbita em duas hipóteses, na contrapositiva e na reescrita, sendo assim não há de se falar em equivalência na questão, já que uma característica de ambas e a negação, que por sinal  não se apresenta na assertiva. Desde já gabarito (ERRADO).

  • O gabarito oficial é ERRADO porém concordo com o professor Luis Telles de VERDADEIRA.

    As proposições são sim equivalentes e analisando o 'português' discordo que "Basta um de nós = ele se inclui" e "Desde que um membro = ele não se inclui", pois o enunciado não muda o autor da segundo proposição (um dos 11 presentes).

  • conjunção não é equivalente a condicional a n ser q mantem a primeira e nega a segunda

  • Cespe malandrinha... Do ponto de vista semântico são equivalentes. Mas em uma prova de raciocínio lógico, devemos analisar a estrutura lógica das sentenças. A primeira sentença é uma conjunção: p ^ q A segunda sentença é uma condicional: p --> q Não são equivalentes, simples assim.
  • Os professores de cursinho deram a questão como CORRETA e e o Cespe coloca no definitivo como ERRADO??? Já voltou a aprontar, Cespe?

    Aff!

  • Dava para resolver de uma maneira bem simples,só olhando o conectivo E. Tem muita gente analisando a questão do ponto de vista semântico e não lógico!!! De todo jeito a Danielle fez a tabela verdade das duas e não conferem, portanto gabarito Errado. 

  • Basta é = É suficiente.

    Desde que é = É necessário.

    Portanto, gabarito errado.

  • Acertei interpretando a proposição "Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada" como "Se... então" e a proposição "Desde que um membro mude de ideia" como "Se e somente se..." 

    Viajei?

     

  • Errado.

    Para um preposição ser equivalente a outra significa que seus valores logicos são iguais ou seja a tabela verdade de uma vai ser igual a da outra.

    No caso da questão basta fazermos a tabela verdade.

    P        Q          P^Q                   P - > Q

     

    V       V            V                        V

    V       F            F                        F

    F       V            F                        V

    F       F            F                        V

    Como podemos notar, temos 2 valores diferentes, logo as proposições NÃO são equivalentes.

  • Equivalencia do Se A entao B, acontece em 3 situacoes:

    * Se ~B entao ~A

    * ~A ou B

    * Falar a mesma coisa.

    Se um membro mudar de ideia, a decisao sera totalmente modificada.

    Se um de nos mudar de ideia entao a decisao sera totalmente modificada.

    Ou seja aos duas proposicoes trazem a mesma ideia, por isso sao equivalentes.

    Questao: Certa.

  • a equivalência do se...então, é:

    1 - inverte e nega, matem o conectivo se...então.

     se A enntão B

    se NÃO B então NÃO A

     

    2 - mantem a primeira e nega a segundda, troca o conectivo pelo OU.

    se A então B

    A ou NÃO B

     

    a qst não tras nenhuma dessas alternativas.

    errada.

  • Indiquem a questao para comentario do professor....esse qconcursos ta deixando a desejar nos comentarios

  • Equivalência "e": Mantém a 1ª e nega a segunda:

    Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada

    Basta um de nós mudar de ideia OU a decisão não será totalmente modificada

  • Para ser um proposição, a sentença não pode ser "aberta". Ou seja, não podemos considerar que "basta um de nós mudar de ideia" se refere aos 11 membros, porque implicaria em a frase poder ser verdadeira ou falsa ao mesmo tempo. (se quem mudasse de ideia tivesse votado contra, a decisão não mudaria e a assertiva seria falsa. por outro lado, se quem mudasse de ideia tivesse votado a favor anteriormente, a decisão seria verdadeira.)

    Como é pressuposto da questão que a assertiva é um proposição, temos que a assertiva é fechada, definida. Qual é o universo de pessoas que permite a questão ser definida? As 6 pessoas que votaram a favor.

    Logo, temos quê:
    assertiva: Basta um de nós mudar de ideia [= Se qualquer um de nós mudar de ideia] (A) então a decisão será alterada (B)

    Se A então B

    A -> B

     

    questão: Desde que alguém de nós mude de ideia [= Se qualquer um de nós mudar de ideia] (A) então a decisão será alterada (B)
    Se A então B

    A -> B

     

    Como, A -> B  equivale a A -> B, a questão está correta.

  • Segundo o professor Jhoni Zini (FOCUS), não há equivalência lógica pro "e" nem pro "ou...ou"

     

  • https://est.gratis/2A683pc, respondeu rapindinho essas questões com vídeo aulas excelentes. qc, aqui vou me despedindo, último contrato.

  • Galera, IGUALDADE é diferente de EQUIVALENCIA sob o ponto de vista lógico. Equivalencia expressa a mesma logica porem de maneiras diferentes, oque a questao fez ao colocar o ''DESDE'' foi manter a mesma estrutura lógica de antes que era SE ENTAO, logo para ter uma equivalencia devemos relembrar da logica sentencial:

     

    A ----> B é equivalente a (~A v B) que por sua vez tambem é equivalente a (~A ----> ~B)

    A: mudar de idéia

    B: totalmente modificada

     

    passando para o portugues a frase equivalente seria:

    um de nós NAO muda de idéia OU a decisao será totalmente modificada

     

    Se (desde que) um de nos NAO mude de ideia, a decisao NAO será totalmente modificada

     

  • Gab. Errado. 

    Uma frase é sempre equivalente a ela mesma. Então, acredito que a resposta seria a própria frase. 

  • A equivalência de  “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” (p==>q) pode ser dada pelas duas formas seguintes:

    i) ~q  ==>  ~p;

    ii) ~p v q.

  • Errado, Considere Zero uma falsidade e 1 uma verdade

    M e m           =    M -> m

    0 e 0 = 0             0 ->0= 1, jáfurou a primeira linha, questão errada.

  • "Basta um de nós.." significa que alguém , do grupo que votou sim , que ganhou a discussão, disse essa frase.. pressupõe restritivamente  aquele que decidiu, que foi o 6th voto na reunião, se ele mudasse de opinião o outro grupo ganharia.

     

    " desde que um membro.." significa qualquer um entre os ONZE  ...e é totalmente diferente da primeira assertiva. Pois é geral e não garante que o resultado fosse diferente. Pois se do grupo perdedor (5) se ele mudar de ideia, o resultado poderia ser 7 a 4.

     

    A questão é de português. Não de raciocínio lógico. CESPE OS LEVOU A PENSAR COMO ELE QUISERA.

  • Errado.

    O correto seria a equivalência da recíproca conjunção.

  • Tem gente que está viajando nas respostas sobre a equivalência! A questão foi a meu ver não uma questão de lógica sentencial, mas de interpretação de texto. A equivalência de "se então" é a negação da primeira proposição e o uso do conectivo "ou" afirmando a segunda proposição. Façam a tabela verdade e comprovem vocês mesmos. Porém, a questão abordou um outro aspecto: a textual:

    "Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. é diferente do sentido original da frase " Desde que um de nós mude de ideia, a decisão será totalmente modificada", porquanto quem fala na segunda frase votou a favor, pois se ele ou um dos outros que votaram a favor mudar de ideia haveria um placar de 6 contra e 5 a favor. Já na primeira frase leva-se em consideração o total dos membros, tanto os que votaram a favor, quanto os que votaram contra. Neste sentido, se o membro for um dos que votaram contra (e mudar de ideia), por exemplo, o placar passaria a ser 7 a 4 (sete a favor e quatro contra), se bem que neste caso nem precisaria do voto do presidente (só votaria ante um placar de 5 a 5).

  • se modificar a decisão então um de nós muda de idéia

    Muda a idéia ou a decisão não será modificada 

  • Simplesmente Mudou a IDEIA CENTRAL da Lógica!

  • essa questão não é raciocinio lógico não, é interpretação de texto mesmo.

  • Quatnos comentários complicados. Basta decorar que para fazer a negação doconectivo "E" (^), basta negar as duas proposições e trocar o "E"  pelo "ou".

  • "Basta um"  =  "Pelos menos um"  = "É suficiente um", isto é, o número de votos pode ser > ou = a 1.

    "Desde que um" =  "Se apenas um" =  "Se um" =  "Se, e somente se um", isto é, deve ser = a 1.

    Logo, as sentenças NÃO SÃO equivalentes.

     

     

  • P ^ Q   =   ~P v ~Q   =   ~(~P) -> ~Q    =    P -> ~Q

  • Gente, o comentário da Marta Carvalho disse a coisa certa, quase todos os outros comentários não foram no x da questão, que realmente faz a resposta ser ERRADO. Confiram o comentário dela.

    Só complementando, "Basta um de nós mudar de ideia" não passa a mesma ideia que "Desde que um membro mude de ideia", isso porque:

    "Basta um de nós mudar de ideia" = PELO MENOS um mudará de ideia, pode ser 1,2,3, etc.

    "Desde que um membro mude de ideia" = APENAS 1 mudará de ideia!

    É uma questão muito mais de interpretação do que de lógica...

  • 2014

    Tendo como referência a proposição P: “Em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis, desde que não sejam humanos”, julgue o item seguinte, acerca da lógica sentencial.

    A proposição P é logicamente equivalente a “Se não forem humanos, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente modificados são patenteáveis em outros países”.

    Certa

     

  • No item a seguir, é apresentada uma proposição que deve ser julgada se, do ponto de vista lógico, é equivalente à proposição “Se for autorizado por lei, então o administrador detém a competência para agir”.

    Desde que seja autorizado por lei, o administrador detém a competência para agir.

    gab: Correto

  • O conectivo "E" é a negação da CONDICIONAL,  e não equivalente !!!!

  • Vai entender...

    A banca deu gabarito como ERRADO!

    Segundo os comentários do professor Arthur Lima do Estratégia :

    Em ambos os casos estamos  diante da condicional onde a condição  "um membro mudar de ideia" leva ao resultado " a decisão será totalmente modificada". Podemos , inclusive , escrevê-la na forma : " Se um mebro mudar de ideia , a decisão  será totalmente modificada". 

    Intem Correto!

  • Parem de falar asneiras aqui! Obrigado!

  • Gente, 

     

    GABARITO: ERRADO

     

    PRA TENTAR DESFAZER A CONFUSÃO...

     

    Se, na hora da sua discursiva, você quiser escrever na dissertação: “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” E depois, por uma questão de estilo, resolver trocar por: “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. Tudo bem... uma coisa vai dizer o mesmo que a outra. Excelente português nas duas opções! 

     

    Mas, presta atenção lá no enunciado porque A BANCA DEIXA BEM EXPLÍCITO: "(...) sob o ponto de vista da lógica sentencial, (...)"

     

     

    Então, vamos lá...

     

    Primeiro a pegadinha do CESPE:

     

    Apesar da conjunção "eno meio da proposição (Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.”), essa é uma CONDICIONAL!  Você tem que perceber isso pra começar a resolver a questão da maneira certa.

     

     

    Depois, basta aplicar uma fórmula de equivalência do "Se, então".

     

    Lembrando que são duas as formas de equivalência do "Se, então".

     

    1ª)    (P --> Q) equivalente à (~P v Q)  ... aqui mantém a ordem, coloca "ou" e nega a antecedente.

     

    2ª)    (P --> Q) equivalente à (~P --> ~Q)  ...essa é a chamada, contrapositiva. Nega a antecedente e a consequente.

     

    Olhando as fórmulas, você já percebe que nas duas equivalências a gente tem que negar a primeira parte (a antecedente). Mas, nessa questão o examinador manteve o sentido da antecedente!! Zero negação!! Aí já dá pra matar a questão e ver que a alternativa está ERRADA.

     

    Marca E e segue adiante... 

     

    [ ] s

  •  a decisão será totalmente modificada e Basta um de nós mudar de ideia.

    Essa seria a equivalencia. Então gabarito errado.

  • Pro pessoal que ainda está com dúvidas sobre a proposição composta ser ou não uma condicional, dê uma olhada no verbo em destaque:

     

     “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” 

     

    Se fosse uma conjunção, a meu ver, os dois verbos deveriam ficar no infinitivo. A proposição composta deveria ficar assim:

     

     “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão ser totalmente modificada.” 

     

    Na minha opinião, é uma condicional. 

  • Eu resolvi assim:

     

    "A proposição é EQUIVALENTE, sob o ponto de vista da LÓGICA SENTENCIAL (...)"

     

    Ambas as proposições tem sentido de CONDIÇÃO!! E pode ser reescritas:

     

    1) SE (Basta) um de nós mudar de ideia (e), ENTÃO a decisão será totalmente modificada.” 

     

    2)SE (Desde que) um membro (mude) mudar de ideia, ENTÃO a decisão será totalmente modificada”. 

     

    MAS a questão pediu a EQUIVALÊNCIA da proposição (1) sob o ponto de vista da LÓGICA SENTENCIAL. Quais são as equivalências da condicional??:

     

    (p --> q) <--> ~p V q  

     

    (p --> q) <-->  ~q --> ~p  (contrapositiva)  - única condicional equivalente a outra condicional (2). A estrutura da frase deveria ser: Se a decisão não for totalmente moficada, então um membro não mudará de idéia" - inverte totalmente o sentido causa/consequência do texto. QUESTÃO ERRADA.

     

    (p --> q) <-->  p ^ ~q (a frase nao poderia ter essa estrutura, "considerando (1) se tratar de uma afirmação" (como foi dito no enunciado).

     

  • Se Deus é por nós, CESPE é contra nós. Sofredores 1:10.

  • Bem para essa questão ou você constroi uma tabela verdade, ou você decora que você nunca fará uma equivalência saindo do ^(E) para  -> (se então).

    Vejam o seguinte, o ^ pode ter as seguintes equivalências:

    1º Lei Distributiva: P ^ (Q v S) = (P ^ Q) v (P ^ S)

    2º Lei Comutativa: P^Q = Q ^ P

    3º Lei de Morgan: ~(P ^Q) = ~P v ~Q

       

  • Nem sempre o comentário com mais likes é o melhor ou mais correto, pois as pessoas viralizam a curtida....pule e vá direto para a explicação de "Emerson Moro".

    Equivalência de A ---> B é:

    ~B ---> ~A

    ~A V B

     

  • Quem está vendo o assunto agora cuidado para não se confundir! O comentário do colega PRF Oliveira está equivocado. A equivalência a que ele se refere é na verdade:  ~PvQ. ( Negamos a 1a OU mantemos a segunda). 

     

  • Eu já passei por essa questão um milhão de vezes e toda vez tem uma resposta diferente, até agora não cheguei a um consenso se a preposição do enunciado é uma conjunção ou condicional pq quem explica como conjunção tem um raciocínio que eu julgo certo e quem defende a condicional tbm, nos dois casos o gabarito alcançado é o certo.

     

    NÃO CONTAVAM COM MINHA ASTÚCIA!

  • Nunca vi equivalencia do conectivo "E". Na moral? VTNC Estou cansado de ver questões totalmente ERRADAS e a banca considera como certa respostas ABSURDAS. O que é isso agora? Banca examinadora inventou de ter "jurisprudencia"? Eles não podem inovar/avacalhar com os temas do jeito que bem entendem. Eu tenho duas bolas mas nenhuma é de cristal pra saber o que o estúpido do examinador considera como certo. Essa é boa, agora a banca tem entendimento proprio....
  • GABARITO: ERRADO

     

    RLM também é interpretação.

     

    Trata-se de uma condicional, que é formada por uma condição suficiente e uma necessária.

    O termo "Basta" indica que a condição é suficiente;

    O termo "Desde que" da a ideia de que é necessário que algo ocorra.

    Portanto, a partir do momento em que a assertiva troca o termo "Basta" por " Desde que", ela está pegando a primeira parte da condicional (se um de nós mudar de ideia, então a decisão será totalmente modificada) e transformando na segunda (Se a decisão foi totalmente modificada, então um membro mudou de ideia), não sendo essa uma possibilidade de equivalência para a condicional.

     

    Pela interpretação, vocês vão perceber que a proposição do enunciado equivale à primeira proposição composta que eu coloquei em parênteses, e a "equivalencia" proposta pela assertiva equivale à segunda.

  • "Basta um...e" = "Se...então"

    "Desde que" = "Se e somente se"

     

    O conectivo condicional não faz equivalência com o conectivo bicondicional.

    GABARITO: ERRADO

  • Questão difícil mas o gabarito é errado mesmo.

    Como bem explicado pelos colegas: Na primeira fala 'um de nós' ou seja um membro do grupo vencedor. Na segunda fala 'um membro', ou seja, alguém dos 11. Não é realmente a mesma coisa.

  • 48 gabarito preliminar- C gabarito definitivo- E

    Deferido com alteração A proposição não é equivalente, sob o ponto de vista da lógica sentencial, à proposição “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”.

    https://www.qconcursos.com/arquivos/concurso/justificativa/13876/trf-1-regiao-2017-justificativa.pdf

  • Resolvi da seguinte forma: 

    No caso de equivalência lógica envolvendo os conectivos "e" ,"ou", deve colocar o "se" na primeira proposição e negar o conectivo, nesta questão o conectivo é o "e"  porém não foi negado pela banca, deveria constar o conectivo "ou" para ser uma proposição equivalente, logo gabarito errado.

  • PARECE QUE QUANTO MAIS A GENTE ESTUDA MENOS SABE, SACANAGEM... =//

  • Pensei de forma semelhante ao colega Emerson Moro.

    Cheguei a essa conclusão por conta da expressão:"sob o ponto de vista da lógica sentencial". 

  • Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada (proposição simples)
    Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada (condicional)

     

    Não são equivalentes.

  • "BASTA UM DE NÓS MUDARDE IDEIA E DECISÃO SERÁ TOTALMENTE MODIFICADA"

    TABELA - VERDADE: 

    M.I.   ^    DTM

    V      V       V

    V      F       F

    F      F       V

    F      F       F  

    "DESDE QUE UM MEMBRO MUDE DE IDEIA, A DECISÃO SERÁ TOTALMENTE MODIFICADA"

    TABELA-VERDADE

    M.I  ->   DTM

    V      V       V

    V      F       F

    F      V      V

    F      V      F  

    LOGO, GAB ERRADO, POIS NÃO SE TRATA DE PROPOSIÇÕES EQUIVALENTES.

  • Obrigado pelo comentário ♥ Danielle♥

  • “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” P ^ Q

    “Desde que um membro mude de ideia, ENTÃO a decisão será totalmente modificada”. P -> Q 
       (SE)

     

    Não são equivalentes

  • Tenho minhas dúvidas se a proposição "basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente mudada" é uma conjunção tipo A^B. Parece mais um condicional A->B. Se ninguém mudar de ideia, mas a decisão for totalmente mudada, a proposição continua verdadeira.

    O erro da questão está em dizer que uma proposição de condição suficiente equivale a uma proposição de condição necessária.

  • “Basta um de nós mudar de ideia E a decisão será totalmente modificada.” (conjunção)

    EQUIVALENTE 

    “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. (condicional) Desde, então.

    Equivalências condicionais -  A --> B = ~B --> à  cabendo tambem ~A ou B

    Gab: E

                                                   

  • A conjunção também pode ser empregada com vírgula.

    “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” 

    “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”

    A questão só fez trocar umas palavras para confundir, mas ficou a mesma coisa.

    FORÇA GUERREIRROS !!!

  • Que alívio que entendi, o comentário de Danielle tá bem fácil de compreender. Confiram lá. Bons estudos. 

  • As pessoas se complica atoa, não tem que interpreta como se fosse portugues, so faz a tabela verdade, igual a colega Danielle fez, e para de perder tempo .

     

  • Galera, é só verificar o conectivo, sem recorrer ao português. Estamos diante do Se... então... (Se A, então B), portanto, as equivalências são (Se ~B, então ~A) ou (~A ou B).

  • Equivalência do Condicional:

    Troca as proposicões de posição e nega elas

    ou

    Troca o conectivo "Se, então" por "ou" e nega o antecedente

  • "Desde que" é uma condição, correto.

  • Na  Correção das Provas - Concurso TRF-1. O professor Arthur Lima do Estratégia Concursos deu como item certo.

     

    https://www.youtube.com/watch?v=mUhTJPy5ZQA&feature=youtu.be&t=1h13m45s

  • Indiquem para comentário.

    Até agora o melhor comentário que achei foi da Daniele.

  • MEUS AMIGOS, TANTO O PROFESSOR ARTHUR LIMA (Estratégia) como o LUIS TELLES (GranConcursos) ERRARAM O GABARITO nas suas correções, nos videos que vocês postaram. O Arthur passou muito rápido e não entendou. E o Luis Telles cometeu o grande equívoco de avaliar a LÓGICA SEMÂNTICA, ele avaliou se as propostas eram similares na LINGUA PORTUGUESA.

    PIOR... O LUIS TELLES, NA CORREÇÃO DA PRIMEIRA QUESTÃO, DISSE QUE ERA UMA CONJUNÇÃO, NA SEGUNDA QUESTÃO, ESCANDALOSAMENTE, ELE MUDOU E DISSE QUE ERA IMPLICAÇÃO. Eu assustei com o tamanho do equivoco dele. Reparem no video: https://www.youtube.com/watch?v=suQWBdXH8QU&feature=youtu.be&t=137

     

    O GABARITO FOI ALTERADO DE C PARA E, porque, com certeza, os recursos mostraram o que explico a seguir:

    RESOLUÇÃO CORRETA, na minha opinião é simples:

    P --> Q = Se um de nós mudar de ideia ENTÃO a deicisão será totalmente modiificada.

    R --> Q = Se um membro mudar de ideia ENTÃO a decisão será totalmente modificada.

     

    Entenda melhor:

    QUEM FALOU A PRIMEIRA PROPOSIÇÃO? Um dos 6 que votaram a favor. 

    QUEM FALOU A SEGUNDA PROPOSIÇÃO? Qualquer pessoa do mundo.

    Elas NÃO SÃO  a mesma coisa. Não são a mesma ideia.

    .

    Do ponto de vista da lógica sentencial elas NÃO são equivalentes.

    Do ponto de vista da lógica semântica elas SÃO equivalentes.

     

  • "Desde que" =  BICONDICIONAL (se e somente se)

  • Se eu falar "desde que" é o mesmo que dizer somente no caso de um membro mudar de idéia é que a decisão será modificada, o que não é verdade, pois pode acontecer de 2 membros ou maisudarem
  • "p = Basta um de nós mudar de ideia" é uma proposição diferente de "q = Desde que um membro mude de ideia"  

    "r =  a decisão será totalmente modificada"

    Também deve ser obeservado que nos dois casos serão condicionais.

    p ->   e    q -> r (Daqui já da pra concluir que a questão está errada pois  p -> r é diferente de q -> r )

    Se as proposições são diferentes, já mudou a sentença lógica. Vários comentários tentando diferenciar condicional de bi-condicional e mais um cado de coisa, mas na verdade a questão só mudou as preposições e isso faz ficar errado.

  • Cespe querendo inovar demasiadamente e um monte de gente aplicando conceitos inventados do além acertando a questão...  ENFIM! SEGUE O BAILE

  • Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada. = Se um de nós mudar de ideia, então a decisão será totalmente modificada( video onde o professor do estratégia fala isso: https://www.youtube.com/watch?v=mUhTJPy5ZQA&feature=youtu.be&t=1h13m45s)

    Logo,equivalência do se então é:"se então" por "se então" nega tudo e inverte;  OU "Se então " por "ou" NEYMAR Nega a primeira e mantém a segunda.

    Como a questão não se enquadra dentro de nenhuma dessas hipóteses de equivalência, gabarito:ERRADO.

  • Acredito que "desde que" seja uma condicional invertida.

  • Acredito que "DESTE QUE" seria uma Bicondicional: A decisão será totalmente modificada deste que um membro mude de idéia. 

                                                                                          A decisão será totalmente modificada SE E SOMENTE SE um membro mude de idéia.

  • CERTO

    Fote: Estratégia Concursos , Professor Arthur Lima

    https://www.youtube.com/watch?v=mUhTJPy5ZQA&feature=youtu.be&t=1h13m45s

  • Questão INCORRETA!! Dentro de muitos comentário, vou citar o que mais se encaixa na proposta da questão!!

     

    O GABARITO FOI ALTERADO DE C PARA E, porque, com certeza, os recursos mostraram o que explico a seguir:

    RESOLUÇÃO CORRETA, na minha opinião é simples:

    P --> Q = Se um de nós mudar de ideia ENTÃO a deicisão será totalmente modiificada.

    R --> Q = Se um membro mudar de ideia ENTÃO a decisão será totalmente modificada.

     

    Entenda melhor:

    QUEM FALOU A PRIMEIRA PROPOSIÇÃO? Um dos 6 que votaram a favor. 

    QUEM FALOU A SEGUNDA PROPOSIÇÃO? Qualquer pessoa do mundo.

    Elas NÃO SÃO  a mesma coisa. Não são a mesma ideia.

    .

    Do ponto de vista da lógica sentencial elas NÃO são equivalentes.

    Do ponto de vista da lógica semântica elas SÃO equivalentes.

     

    Créditos ao colega "Ewerton D" !! 

  • O prof. Arthur Lima do Estratégia resolveu essa questão e deu como certa!

    https://youtube.com/watch?v=mUhTJPy5ZQA&feature=youtu.be&t=1h15m55s

  • Alguém, pelo amor de Deus, tem a justificativa da Banca para a mudança do gabarito?

     

  • CESPE – TRF1 – 2017) A proposição é equivalente, sob o ponto de vista da lógica sentencial, à proposição “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”.

    RESOLUÇÃO:

    CORRETO, pois em ambos os casos estamos diante da condicional onde a condição “um membro mudar de ideia” leva ao resultado “a decisão será totalmente modificada”. Podemos, inclusive, escrevê-la na forma:

    “Se um membro mudar de ideia, a decisão será totalmente modificada”

    Resposta: C

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/raciocinio-logico-trf-1-prova-resolvida-e-gabarito-extraoficial/

  • Famosa patifaria, feliz de quem deixou em branco... Nenhuma congruência entre os comentários, cada um justificando a sua resposta porém.....

  • Realmente Breno...

    Enquanto o gabarito era CERTO, tinha resolução. Agora que o gabarito é ERRADO, ninguém sabe justificar o porquê. 

  • Gente, pelo ponto de vista RLM é claro que o gabarito é ERRADO. Vejamos:

    "Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. Quem garante que será não será um dos votos CONTRA para o lado dos votos a FAVOR? Caso seja um voto CONTRA, o placar apenas modificaria para 7 a 4,  mas a descisão final NÂO MODIFICARIA!

  • Quando ele diz "Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada." Nós quem? os 6 que votaram a favor. Isso não inclui os outros 5  por que senão a decisão não mudaria. 

     

    Então, quando ele afrima que "desde que um membro mude de ideia ,a decisão será totalmente modificada", mas um membro quem? os 11 que partipam do colegiado, ocorre um erro por que o que mudar de ideia não quer dizer que seja o que voltou a favor.

  • Vejam o video do professo Ivan que é bem explicativo.

     

    Olá pessoal,
     
    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo
    https://youtu.be/RcsRQynVyG4
     
    Professor Ivan Chagas
    www.gurudamatematica.com.br

  • Completamente esclarecedor o vídeo do professor do QC! Não percam tempo com os comentários, se possível, assistam ao vídeo e ponto. 

  • Excelente o comentário do professor do QC mesmo! Não precisei ler mais de 100 comentários e, em menos de 4 minutos, entendi a questão.

    Vale a pena, galera.

  • “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. ERRADO

     

    A equivalência correta seria a seguinte:

     

    “Desde que um de nós ( presentes) mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. 

     

    Comentário do professor QC

  • Scooby Doo,cadê vc meu filho ?

  • Cuidado. Vá direto pra resolução do professor. A resolução mais "positivada" da ☠️Danielle ☠️ está incorreta. cuidado.

  • Pessoal, conforme o colega Renato Bernardes falou, o comentário mais curtido está errado. 

    Olhem o comentário do professor (Bruno Lima). O cara é fera.

  • Favoreceu quem não sabia que se tratava de uma condicional.

  • Comentário perfeito do Professor  Bruno .

  • https://www.youtube.com/watch?v=RcsRQynVyG4&feature=youtu.be

  • DESDE QUE UM, pra mim, é mesmo que SE É SOMENTE SE. Se fossem dois, não serviria. Pra mim a idéia que torna errada é essa. Alguém entendeu o mesmo?

  • ESSA QUESTÃO DEVERIA TER O GABARITO CERTO, A CESPE É F@DA.


    CORRETO, pois em ambos os casos estamos diante da condicional onde a condição “um membro mudar de ideia” leva ao resultado “a decisão será totalmente modificada”. Podemos, inclusive, escrevê-la na forma:


    Se um membro mudar de ideia, a decisão será totalmente modificada


    *** POVO TA CONFUNDINDO COM GRAMATICA E LEVANDO AO PE DA LETRA AS REGRAS DE DE DE CONJUNÇÃO DE ORAÇÕES SUBORDINADAS E COORDENADAS. ***

  • Na maldade essa:

    “Basta um de nós mudar de ideia a decisão será totalmente modificada.”  TEM UM e (^) sendo usado na função de condicional.... (basta isso (condição suficiente)... pra àquilo acontecer (condição necessária))


    Estamos diante do Se... então... (Se A, então B), portanto, as equivalências são (Se ~B, então ~A = chamada contra positiva) ou (~A ou B = NEyMAr deitOU = negar a 1, manter a 2, trocar pelo ou).

  • Pessoas que erraram esta questão: eu, o professor Bruno Lima, mais de 50% dos usuários do QC e o próprio examinador do CESPE.


    A justificativa do erro, segundo o professor Bruno Lima, é a mudança do fragmento de "um de nós mudar de ideia " por " um membro mude de ideia ", o que muda o sentido da oração.


    --


    Gabarito preliminar: certo

    Gabarito definitivo: errado

  • Conforme o professor Ivan Chagas:

    https://www.youtube.com/watch?v=RcsRQynVyG4&feature=youtu.be

    A expressão "um de nós" se refere ao grupo dos 6 que votaram a favor, pois é deste grupo que, caso haja uma mudança de ideia, a decisão seria modificada.

    Já a expressão "um membro" remete a qualquer um dos 11.

    Logo, gabarito ERRADO.

  • É lógica ou português?

  • O (desde que) inverte a proposição.(desde que = necessário)

    P--->Q .... Q--->P

  • só há duas equivalencias para o se, entao( p-->q) :

    - (contrapositiva) "não q entao nao p" e a outra é "não p ou q "

    não há equivalencia de" se, entao" com conector "e"

  • se até os professores estão divergindo da respostas imagina nós na hora da prova.

    vi vários professores ensinando de jeitos diferentes, qual a logica da logica?????

  • ERRADO.

    A EQUIVALÊNCIA DO SE..ENTÃO É O PRÓPRIO SE...ENTÃO OU O CONECTIVO OU. SIMPLES ASSIM!

  • Tem muitos professores divergindo essa questão. No dia da prova já imagino como foi

  • comentário correto do Júlio Ribeiro, os demais, como sempre viajando.

    Se há uma virgula na sentença, obg é condicional

  • Acredito que os colegas estão confundindo. É sim uma condicional, mas o "Desde que" demonstra que ela está ao contrário.

    Explicando:

    P) Basta um de nós mudar de ideia

    Q) E a decisão será totalmente modificada.

    P -> Q: Mudar de ideia é condição suficiente para que modifique a decisão.

    P) Desde que um membro mude de ideia

    Q) A decisão será totalmente modificada.

    Q -> P: Mudar de ideia é condição necessária para que modifique a decisão.

    Pelo menos foi assim que deduzi e não errei.

    Qualquer equívoco, por favor, avise-me.

  • Vou tentar ser bem simples e bem didático. A questão pede uma equivalência da proposição "Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada." que pode ser expressa da seguinte forma: P ^ Q.

    Não devemos JAMAIS CONFUNDIR a equivalência com a negação. Uma das equivalências da conjunção é a condicional que se faz da seguinte forma: P -> Q = ~P V Q (o famoso Neymar), a frase do enuncia é "Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada” que pode ser entendida como "Se um membro mude de ideia, então a decisão será totalmente modificada" esta frase está incorreta pois a equivalência desta proposição é "Desde que um membro não mude de ideia ou a decisão será totalmente modificada", podemos concluir que a frase resultante é completamente diferente da original.

    Gab.: errado

  • INDO DIRETO AO PONTO:

    Apesar de haver a palavra “e”, a frase dada tem um sentido

    condicional:

    Se um de nós mudar de ideia, então a decisão será totalmente modificada.

    A negação de (se A então B) é (A e ~B). Assim, para negar uma proposição condicional, devemos manter o

    primeiro componente, negar o segundo, e colocar o conectivo “e”.

    Então, a negação fica: Um de nós muda de ideia e a decisão não será totalmente modificada.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  •  Eu marquei "errado" partindo da ideia que a negação do E é OU .... 

  • Originalmente o CESPE havia considerado este item CERTO, entendendo que o "desde que" daria uma ideia de que uma condição ("desde que um membro mude de ideia") levaria a um resultado ("a decisão será totalmente modificada"). Entretanto, posteriormente o CESPE mudou o gabarito para ERRADO. De fato o "desde que" dá uma ideia de "se e somente se", isto é, de bicondicional.

    Isto altera o sentido da proposição original, que era uma Condicional (um de nós muda de ideia --> a decisão é totalmente modificada).

    Resposta: E

  • “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” 

    P suficiente para Q equivale a P-->Q

    “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”.

    P necessário para Q Não é equivalente a P-->Q

    outro exemplo:

    se beber, não dirija P-->~Q é equivalente a P suf ~Q = beber é suficiente para não dirigir.

    se beber,não dirija P-->~Q é equivalente a ~Q nec P = dirigir é necessário para não beber.

    se bebo, não dirija P-->~Q não pode ser equivalente a P nec ~Q, beber é necessário para não dirigir. (errado)

    basta=sufuciente

    desde que=necessário

  • “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” 

    P suficiente para Q equivale a P-->Q

    “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”.

    P necessário para Q Não é equivalente a P-->Q

    outro exemplo:

    se beber, não dirija P-->~Q é equivalente a P suf ~Q = beber é suficiente para não dirigir.

    se beber,não dirija P-->~Q é equivalente a ~Q nec P = dirigir é necessário para não beber.

    se bebo, não dirija P-->~Q não pode ser equivalente a P nec ~Q, beber é necessário para não dirigir. (errado)

    basta=sufuciente

    desde que=necessário

  • basta= suficiente

    desde que= necessário

    “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” 

    P suficiente para Q equivale a P-->Q

    “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”.

    P necessário para Q Não é equivalente a P-->Q

    outro exemplo:

    se beber, não dirija P-->~Q é equivalente a P suf ~Q = beber é suficiente para não dirigir.

    se beber,não dirija P-->~Q é equivalente a ~Q nec P = não dirigir é necessário para beber.

    se beber, não dirija P-->~Q não pode ser equivalente a P nec ~Q, beber é necessário para não dirigir. (errado)

    OBS: Não é o conteúdo das proposições que interessa à lógica. ex: se tijolo então pedra / se gigles então grigles.

    FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=ggsPWSu9Yi8&list=PLvzDflj11alCZDFCP2KWVUgQWBofYU9wC&index=5

  • Neste caso teria que negar alguma, mudar o conectivo.

    Parafrasear não torna a frase equivalente.

    GAB= ERRADO

  • Acho que o problema da questão é usar a palavra "membro", no sentido de que se qualquer membro mudar de ideia, o resultado não seria alterado, visto que se um membro que votou contra mudasse de ideia nada aconteceria. Ou seja, quando se fala em "um de nós" se fala em "um dos que votaram a favor" e usar a palavra membro torna genérica a afirmação, podendo ser qualquer dos membros.

    Excelente questão HAHAHA

  • Melhor explicação : Sandro Gonçalves
  • Eu acabei de iniciar essa matéria e percebi algo que até anotei para tentar resolver as questões desse tipo (posso estar redondamente enganada):

    REESCRITURA com o mesmo sentido e com o MESMO conectivo? EQUIVALÊNCIA. Se com o mesmo sentido e com conectivo diferente, USE A TABELA VERDADE.

    De ultimo caso, recorra ao português. Desde que e Basta que tem significados diferentes.

  • A justificativa do erro, segundo o professor Bruno Lima, é a mudança do fragmento de "um de nós mudar de ideia " por " um membro mude de ideia ", o que muda o sentido da oração.

    --

    Gabarito preliminar: certo

    Gabarito definitivo: errado

  • Para mim está errado porque "desde que" é uma conjunção temporal e a questão pede a equivalência de uma proposição com o conectivo "e", que não é temporal.

  • Questão bastante peculiar. Observe que apesar de ser usada a palavra “e”, a proposição dada é um condicional. A frase dada pode ser reescrita da seguinte forma: “se um de nós mudar de ideia, então a decisão será totalmente modificada”.

    Assim, apesar de haver a palavra “e”, a frase tem um sentido condicional. O gabarito preliminar da banca foi dado como certo, pois a frase “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada” também tem um sentido condicional. Entretanto, esses dois condicionais tem sentidos diferentes.

    A frase “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada” dá a entender que se qualquer membro do colegiado mudar de voto, mudará totalmente a decisão. Por outro lado, a frase “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” dá a entender que basta um dos que votou a favor mude o seu voto para que a decisão seja modificada (pois haverá mudança no placar de 6x5 para 5x6). Como os dois condicionais têm sentidos ligeiramente diferentes, a banca mudou o gabarito para “errado”.

    Gabarito: Errado.

    Fonte: Estratégia

  • Bruno Lima melhor professor do mundo !!!!!

  • NINGUEM PERCEBEU ISSO! Preste atenção

    Quando a frase diz " Basta um de nós mudar de decisão", esse " um de nós " não é 1 dos 11, mas sim 1 dos 6 que votaram a favor.

    Apenas 1 dos 6 que votaram a favor, que se mudar de voto, é que vai alterar o resultado final.

    Qualquer um dos 5 que votaram contra pode mudar seu voto a vontade, que não vai alterar o resultado final.

    Portanto, na reescrita proposta pela banca, há um erro. Quando se diz " Desde que um membro mude de ideia... " há um erro, pq não é qualquer membro que tem que mudar de ideia p alterar o resultado final, tem que ser 1 dos 6 que votaram a favor.

  • para completar as dicas de cespe:

    mas = e --> conjunção

    toda vez que/quando/sempre/caso, logo ==> condicional

    pois==> indicativo de troca de ordem na condicional. ex: eu quero sorvete pois estou com calor ( o certo seria: estou com calor e quero sorvete)

    assim como --> bicondicional (=se somente se): se você concorda co P, tem que concordar com Q

    bom estudos 2020 é nosso!

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/RcsRQynVyG4

     

    Professor Ivan Chagas

    www.gurudamatematica.com.br

  • OLHA O CONECTIVOOOO ANTES DE RESOLVER !!!!!!!! ISSO E REGRA

  • Gabarito: Errado.

  • Raciocinei assim: Pensei que o Desde estivesse substituindo o Se da condicional, caso o meu raciocínio esteja correto, a negação da frase ficaria assim:Desde que um membro mude de ideia, a decisão não será totalmente modificada

  • Quando ele diz: "Basta que um de nós mude de ideia" ele se inclui entre os 6 que votaram a favor. Logo, realmente, basta que um deles mude de ideia, para que o lado que votou contra ficar com a maioria dos votos. Muda o resultado.

    Já em "Desde que um membro mude de ideia" não fica especificado. Pode ser qualquer um dentre os 11, inclusive um dos que votou contra. Supondo então que um dos integrantes que votou contra mude de ideia, a votação ficaria 7 a 4, o que não mudaria a situação/resultado em nada.

  • GABARITO OFICIAL ERRADO...

  • Apenas reescreveu a proposição e não solucionou a equivalência lógica.

    "A proposição é equivalente"

  • Muito Boa a explicação do professor! Vale a pena ver

  • Basta um de nos = pelo menos um de nos

  • O examinador pediu equivlência dentro da "lógica sentencial". Sentencialmente a ideia está correta. Uma questão mal feita, anômala a qual não voltará mais. Não percam tempo com ela, mas guardem essa "carta" na manga de vocês.

    Bons estudos.

  • VC ESTÁ DIANTE DO "SE...ENTÃO" então faz "MANÉ"

  • é... o membro não pode ser um de nós mas um de vós.

  • No futuro, a Cespe vai botar Raciocínio logico junto com português.

  • Questão bastante peculiar. Observe que apesar de ser usada a palavra “e”, a proposição dada é

    um condicional.

    A frase dada pode ser reescrita da seguinte forma: “se um de nós mudar de ideia, então a decisão

    será totalmente modificada”. Assim, apesar de haver a palavra “e”, a frase tem um sentido

    condicional.

    O gabarito preliminar da banca foi dado como certo, pois a frase “Desde que um membro mude de

    ideia, a decisão será totalmente modificada” também tem um sentido condicional.

    Entretanto, esses dois condicionais tem sentidos diferentes.

    A frase “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada” dá a

    entender que se qualquer membro do colegiado mudar de voto, mudará totalmente a decisão.

    Por outro lado, a frase “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.”

    dá a entender que basta um dos que votou a favor mude o seu voto para que a decisão seja

    modificada (pois haverá mudança no placar de 6x5 para 5x6).

    Como os dois condicionais têm sentidos ligeiramente diferentes, a banca mudou o gabarito para

    “errado”.

  • A primeira e a segunda forma não foram cumpridas, mas e quanto a terceira? Ela também nao foi cumprida porque "Basta um de nós" não tem o mesmo sentido que "Desde que um membro" o primeiro o autor se inclue no segundo não. Logo não foi dito a mesma coisa. 

    Iço dai tà ok....!!!

  • I. Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada = P ^ q

    quer saber se equivale a :

    II. Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada

    esta subentendido se ..., então; a setença seria assim,

    SE um membro mude de ideia, ENTÂO a decisão será totalmente modificada. = P --> q

    equivalencia do se... então, (p --> q), são duas formas de fazer: a) NEvMar ( nega a 1º "v" mantem a 2º) ~ P v q, b) inverte tudo e nega A --> B, equivale ~B --> ~A.

    simbologia:

    " <=> - simbolo de equivalencia.

    "^" - " e" = conjunção.

    "v" - "ou" = disjunção inclusiva.

    " --> - se..., então.

    SE um membro mude de ideia, ENTÂO a decisão será totalmente modificada. = P --> q <=> ~ P v q = NEvMa ( nega a 1º "v" mantém a 2º).

    não basta um mudar de ideia (pelo menos um, somente um....etc) ou a decisão será totalmente modificada.

    I. Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada = P ^ q,

    negando ~ P v ~q = não basta um de nós mudar de ideia ou a decisão não será totalmente modificada.

    comparando as duas

    I. não basta um de nós mudar de ideia ou a decisão não será totalmente modificada. = ~ P v ~q

    II. não basta um mudar de ideia ou a decisão será totalmente modificada. = ~ P v q

    Ocorre uma negação no " q", por isso não são equivalentes (diferentes)

    questão ERRADA.

  • Conjunções Causais = Questão invertida

    “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada = A -> B

    Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada = A -> B

    Qualquer erro por favor avisar.

  • Desde que um membro mude de ideia É DIFERENTE DE Basta um de nós mudar de ideia

    QUESTÃO: ERRADA

    O comentário do professor explica tudo, e é o Brunno Lima.

  • Examinador com pressa na formulação das questões... $$$$$

  • Gente, nem percam tempo nos comentários, só assistam o vídeo do professor. Sério.

  • https://www.youtube.com/watch?v=RcsRQynVyG4

  • Essa banca tem uma fama muito negativa com a escrituração de algumas questões, o que agrava muito devido ao impacto que um erro pode ter no resultado final do candidato. Se a própria banca divulga o resultado como errado e depois muda para certo devido a uma interpretação outra que não a que a banca decidira para a questão, pode-se dizer que a questão ficou de certa forma ambígua.

    A pergunta é: Não seria melhor a anulação do que a mudança de gabarito, visto que a própria banca formulou a questão querendo aquela interpretação, tendo ainda o agravante do valor negativo que o erro da questão causa ao candidato?

    P.S.: Só desabafando a raiva...

  • Olá pessoal,

     

    Vejam o vídeo com a resolução dessa questão no link abaixo

    https://youtu.be/RcsRQynVyG4

     

    Professor Ivan Chagas

    www.youtube.com/professorivanchagas

  • O comentário do professor Brunno Lima é muito esclarecedor!

  • Pessoal, não sei se viram o vídeo mas o professor explica que o gabarito preeliminar foi correto e a alteração se deu no definitivo. Então, a intenção do examinador não era criar problema com essa mudança de "um de nós" para "membro", a intenção era apenas verificar se o candidato conhecia a equivalência entre "Basta" e "Desde que" para se introduzir uma condicional.

  • Desde que = se, então

    Errado.

  • se...então travestida

  • Originalmente o CESPE havia considerado este item CERTO, entendendo que o "desde que" daria uma ideia de que uma condição ("desde que um membro mude de ideia") levaria a um resultado ("a decisão será totalmente modificada"). Entretanto, posteriormente o CESPE mudou o gabarito para ERRADO. De fato o "desde que" dá uma ideia de "se e somente se", isto é, de bicondicional.

    Isto altera o sentido da proposição original, que era uma Condicional (um de nós muda de ideia --> a decisão é totalmente modificada).

    Resposta: E

    Arthur Lima | Direção Concursos

  • O vídeo do professor vale muito a pena... Vá direto lá...

  • Questão bizarra... Já tivemos extrema dificuldade pra acertar isso fazendo na tranquilidade de dentro de casa e sem pressão, imagina numa prova onde o tempo é corrido e nós estamos esgotados... Bizarro demais...

  • Esse debate sobre a quem se refere, se aos membros ou aos votantes, não é a resposta pra equivalência diferente.

    Vejam o comentário do Sandro Gonçalves.

    É o mais direto e mata a questão de forma prática!

  • Essa questão até quem elaborou errou meus nobres, não desanimem não

  • Eu analisei da seguinte forma:

    "Se um de nós mudar de ideia, a decisão será totalmente modificada."

    Equivalências: Nega.Re + "ou" ; nega as duas e inverte:

    "Nenhum de nós mudará de ideia ou a decisão será totalmente modificada"

    Ou

    "Se a decisão não for totalmente modificada, então nenhum(negação de PEA) de nós mudará de ideia."

    Espero ter ajudado de alguma forma e agradeço se puderem me corrigir ou complementar o comentário.

    #Foco #vaidarcerto #Deusnocomando

  • Gente, aqui tá cheio de comentário errado, vá direto ao vídeo do professor.

  • Se até o examinador errou a questão, então quem sou eu pra acertá-la.

  • Não concordo, mas quem sou eu né

  • Tabela verdade diferente uma da outra então não são equivalentes. ------------------------------------- Gabarito: E
  • Segue meu raciocínio baseado estritamente na lógica, e não me atendo muito à estrutura da proposição lógica em si: 

    (se alguém julgar inconsistente, por favor mande mensagem, pois não verei aqui)

     

     

    - Na afirmação original “Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.”

    Partindo do pressuposto que essa proposição é verdadeira, deduzimos que "nós" se refere apenas aos 6 membros que votaram a favor, uma vez que apenas se um membro dentre esses 6 mudar de ideia, o resultado final será completamente alterado.

    Nessa primeira proposição, caso qualquer um dos membros a que o locutor se refere mude de ideia, o resultado necessariamente mudará.

     

     

    - Na afirmação do item a ser julgado “Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada.”, "um membro" pode se referir a qualquer um dos 11 membros presentes na reunião de colegiado.

    Nessa segunda proposição, não é verdade que caso qualquer um dos membros a que o locutor se refere mude de ideia o resultado necessariamente será alterado, uma vez que, se um dos 5 membros que votaram contra mudar de ideia, a decisão não seria totalmente modificada, o resultado final simplesmente não se alteraria

     

    - Por essa generalização, a frase do item acaba tendo sentido diferente da sentença original do enunciado, não se tratando de uma proposição equivalente.

    renata fb

  • Quem errou acertou e quem acertou também acertou. ;)

  • ERRADO.

    Em "Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada" ele se inclui dentre os 5 que votaram a favor (a decisão só mudaria se 1 dos que votaram a favor, resolvesse votar contra).

    Em "Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada” ele fala dos 11 membros no geral, de modo que, se qualquer um deles mudar o voto, a decisão será modificada, o que não é verdade. Por exemplo: se um dos que votou contra, decidir votar a favor, teremos um 7x4 e a decisão continuará a mesma.

    Para ser equivalente deveria ser: "Desde que um de nós mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. Assim, permaneceria a ideia de que, para a decisão ser modificada, basta que um dos que votaram a favor mude de ideia.

  • Não inverteu e nem negou

  • A CESPE precisa encontrar Jesus

  • Arthur Lima | Direção Concursos

    21/10/2019 às 11:40

    Originalmente o CESPE havia considerado este item CERTO, entendendo que o "desde que" daria uma ideia de que uma condição ("desde que um membro mude de ideia") levaria a um resultado ("a decisão será totalmente modificada"). Entretanto, posteriormente o CESPE mudou o gabarito para ERRADO. De fato o "desde que" dá uma ideia de "se e somente se", isto é, de bicondicional.

    Isto altera o sentido da proposição original, que era uma Condicional (um de nós muda de ideia --> a decisão é totalmente modificada).

    Resposta: E

  • Várias teses foram apresentadas aqui para esta questão, deixarei a minha também:

    "A proposição é equivalente, sob o ponto de vista da lógica sentencial, à proposição:"

    Equivalência do condicional:

    Nego a primeira OU Mantenho a segunda

    Troca e nega, mantendo o conectivo.

    Basta um de nós mudar de ideia e a decisão será totalmente modificada.” = 'Se...,então' ( P -> Q )

    "Desde que um membro mude de ideia, a decisão será totalmente modificada”. = 'Se...,então' ( P -> Q )

    Veja que a proposta apresentada pela banca, SOB O PONTO DE VISTA DA LÓGICA SENTENCIAL, é a mesma.

    Provavelmente a pessoa que entrou com o recurso apresentou essa análise.

  • Basta é = É suficiente.

    Desde que = É necessário.

    fonte: colegas do qc...