SóProvas


ID
2561959
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

      Hipoteticamente, um Analista de Sistemas do TST utilizou a notação BPMN 2.0 para modelar um processo de recebimento de denúncias

Em um determinado ponto ele diagramou um subprocesso composto de duas atividades, utilizando o símbolo “til” (~) na parte inferior do mesmo. Esse símbolo é uma especificação característica do BPMN e significa que o subprocesso é

Alternativas
Comentários
  • Um subprocesso ad-hoc indica um conjunto de atividades desempenhadas sem uma sequência predefinida, pois suas tarefas (tasks) não são conectadas pelo fluxo de sequência (sequence flow). É importante ressaltar que não existe uma obrigatoriedade na execução de todas as tarefas de um processo ad-hoc. Estas atividades estão relacionadas, geralmente, a atividades humanas onde a quantidade de vezes e a ordem são definidas pelo executor.

     

    Ou seja, subprocessos Ad hoc têm a característica de não estarem conectados a outros elementos do processo, e seus elementos internos também não estão conectadas entre si, isso significa que essas tarefas podem acontecer a qualquer momento, podendo ser executadas sem sequência ou obrigatoriedade.

     

    Portanto, gab d.

     

    http://blog.iprocess.com.br/2013/01/bpmn-modelando-processos-de-negocio-com-elementos-avancados-parte-ii/

     

  • Um til (˜) em um subprocesso indica que ele é ad hoc (avulso), e que não se encaixa no fluxo normal de processos. Resposta certa, alternativa d).