SóProvas


ID
256198
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre as operações no mercado a termo de ações realizadas na BM&FBovespa é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Não é a letra A-pois a taxa é pré-fixada.
    Não é a letra B-pois o prazo máximo é de 180 dias e não de 120.
    Não é a letra C -pois os direitos e proventos distribuidos pelas empresas pertencem ao comprador,financiador e não crediatadas como diz a questão.
    A letra D é a correta.
    Não é a letra E-pois é permitida sim a liquidação antecipada do contrato.
  • O prazo do contrato a termo é livremente escolhido pelos investidores, dentre aqueles autorizados pela Bolsa de Valores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e o prazo máximo de 999 dias.
  • Os direitos e proventos são NEGOCIADOS E GERALMENTE são creditados ao FINANCIADO e não financiador.
  • Preço e prazo predeterminados no presente.Prazo:16 a 999 dias.
    A liquidação do contrato a termo se dará no vencimento ou ANTECIPADAMENTE,se assim o COMPRADOR o desejar.Essa liquidação é feita pela CBLC.
  • Operações a Termo: são contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas:
    Cobertura: um vendedor a termo que possua os títulos-objeto pode depositá-los na CBLC, como garantia de sua obrigação;
    Margem: valor igual ao diferencial entre o preço a vista e o preço a termo do papel, acrescido do montante que represente a diferença entre o preço a vista e o menor preço a vista possível no pregão seguinte, estimado com base na volatilidade histórica do título.

  •  MERCADO A TERMO DE AÇÕES - Ativos Aceitos Como Garantia 

    Moeda corrente nacional; títulos públicos; ouro ativo financeiro; ações de companhias abertas admitidas à negociação em bolsa de valores; títulos privados; títulos negociados nos mercados internacionais; cartas de fiança bancária; cartas de fiança ou cartas de crédito emitidas por instituições sediadas no exterior; seguro de crédito de companhias sediadas no país ou no exterior; outros ativos ou instrumentos.

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes/formas-de-negociacao/mercado-a-termo/mercado-a-termo-pontos.aspx?idioma=pt-br
  • O que é o Mercado a Termo?

     

    No mercado a termo compradores e vendedores fixam 
    o preço
     de um determinado lote de ações para 
    liquidação em uma data futura predeterminada.

    É uma operação no qual o investidor compra ações 
    financiadas por um terceiro, que por sua vez, cobra uma 
    taxa do investidor financiado. Com isso, o investidor 
    espera que a taxa paga no financiamento seja menor do 
    que a valorização do ativo comprado.

    São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos.

  • São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos.

    O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato.

  • Essa questão sinceramente eu não saberia responder de cara, contudo ela é bastante intuitiva. Ao sabermos que é necessário uma garantia no mercado a termo, que é depositado na bolsa em dinheiro ou ações, e sabendo que a fiança bancária é tão segura quanto as demais opções de garantia, pois trata-se de uma garantia forte, pode-se chegar a conclusão que a letra D está corretíssima.