SóProvas


ID
2561989
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2017
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere, por hipótese, que o Tribunal Superior do Trabalho − TST tenha nomeado um Analista de Sistemas como gerente de processo de TI. Este analista será encarregado de definir e operar processos de TI eficientes e eficazes, no contexto da boa governança e gestão de TI da organização, com base no COBIT 5. Primeiramente, o gerente de processo se concentrará no habilitador de processo. Considerando as dimensões deste habilitador, uma ação correta em relação à dimensão

Alternativas
Comentários
  • (A) GABARITO

    Página 76 Manual COBIT 5:
    "Metas: Cada processo deve definir metas adequadas com indicadores correspondentes. Por exemplo, para o processo APO08 Gerenciar
    Relacionamentos (in COBIT 5: Enabling Processes) pode‐se encontrar um conjunto de metas e indicadores de processo tais como:
    – Meta: Estratégias de negócio, planos e requerimentos são bem documentados, entendidos e aprovados.
    • Indicador: Percentual de programas alinhados com os requisitos/prioridades de negócios da organização."

     

    (B) Página 76 Manual COBIT 5:
    "Em um segundo momento, o processo deverá ser criado de forma mais sólida e eficiente e para isso os gerentes de processo podem elevar o nível de capacidade do processo. ... – A mesma abordagem pode ser utilizada para obter orientação para as diferentes fases do ciclo de vida a partir de diferentes atributos de capacidade de desempenho em níveis mais altos da capacidade do processo." Não é apenas de 1 para 2, pode ser de 2 para 3 por exemplo.

     

    (C) Página 76 Manual COBIT 5:
    "‐ No habilitador habilidades e competências, as habilidades e competências necessárias em cada papel podem ser definidas e metas apropriadas (por exemplo: níveis de habilidade técnica e comportamental) e seus respectivos indicadores podem ser definidas." Indicadores podem ser definidos, o manual não fala em usar indicadores já previstos.

     

    (D) Página 76 Manual COBIT 5:
    "Partes interessadas do processo incluem todos os atores do processo, ou seja, todas as partes responsáveis, consultadas ou
    informadas (RACI) sobre, ou durante, as atividades do processo. Para tanto, a tabela RACI descrita no COBIT 5: Enabling Processes poderá ser utilizada." O manual fala em consultar a tabela RACI e não a Cascata de Objetivos.

     

    (E) Página 76 Manual COBIT 5:
    "‐‐ A capacidade de processo nível 2 exige a consecução de dois atributos: Controle de Desempenho e Gestão do Produto do Trabalho." É nível de capacidade 2 e não 1.

  • Apenas resumindo o comentário do Cleiton Bittencourt.

    a) Gabarito.

    b) elevar o nível de capacidade do processo. Não é restrito ao nível 1 e 2

    c) "habilidades e competências necessárias em cada papel" é Boa prática

    d) Partes interessadas seria consultar a tabela de Cascata de Objetivos (tabela RACI) para saber quem são os atores do processo

    e) Nível de capacidade inicial 1 - Exige 1 atributo  (PA1.1 – Performance de Processo)

  • a) C

    b) E. O COBIT 5 tem um modelo de capacidade de processos contendo seis nível: 0 a 5. Então é cabível que alguns processos da empresa tenham nível 0. E não necessariamente a ter um ciclo de vida o processo subirá de nível, porque é fundamental o atingimento de alguns requisitos para cada nível.

    c) E. O habilitador se chama: Cultura, Ética e Comportamento. Outro habilitador é Pessoas,Habilidades e Competências. A assertiva tentou misturar ambos os conceitos. 

    d) E. Isso está descrevendo a ferramenta: matriz RACI.

    e) E. Veja item b.