Gabarito Letra C
Revisão dos virus
CAVALO DE TRÓIA (TROJAN)
São programas que não aparentam nenhum tipo de problema, todavia trazem embutidos outro programa agressor (o vírus).
BACKDOOR
É um vírus que permite que hackers tenham o controle do micro infectado pela "porta de trás". Os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da internet. O usuário libera o vírus ao abri-lo, permitindo que o autor malicioso passe a controlar o computador infectado.
ENCRIPTADOS
Foram criados a pouco tempo. Dificultam a ação do antivírus por estarem codificados.
BOOT
Vírus que atuam na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos, locais nos quais se encontram arquivos essenciais ao sistema. Conhecido por ser bastante destrutivo, impedindo até o acesso do usuário à sua máquina.
MUTANTE
Dificulta a detecção por antivírus. Ele sofre mudanças a cada execução do arquivo contaminado no pc.
HOAX
Conhecido como vírus boato. São mensagens que costumam chegar por e-mail avisando o usuário sobre um vírus mirabolante, bastante destrutivo.
STEALTH
São os que usam técnicas para ludibriar a detecção, são conhecidos como vírus invisível.
MACRO
São os que infectam as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.
MULTIPARTITE
É o tipo de vírus que infecta registro mestre de inicialização do PC, trilhas de boot e arquivos.
ARQUIVO
Tipo de vírus que adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, principalmente os .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Exercerá seu efeito quando o usuário o executar.
SCRIPT
Executa comandos sem a ação mútua do usuário. Existe duas categorias de vírus script: a VB, com base na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script costuma vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg.
POLIMÓRFICO
Variante evoluída do vírus mutante. Muda sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação para dificultar a ação do antivírus.
PROGRAMA
Agridem somente arquivos executáveis, impedindo, na maioria dos casos, que o usuário ligue o micro.
WORM
São malwares capazes de entrar em uma máquina sem qualquer interação do usuário, replica-se sem a necessidade de sua execução
SPAM
São e-mails não solicitados, de origem desconhecida.
bons estudos
Como ninguém citou fonte, segue: https://cartilha.cert.br/malware/
Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.
Envio das cópias: após identificar os alvos, o worm efetua cópias de si mesmo e tenta enviá-las para estes computadores, por uma ou mais das seguintes formas:
...
anexadas a e-mails;
Gabarito: c)