-
Gabarito - D
Propagada é uma espécie do gênero publicidade que é um ramo dentro do markenting
-
Propaganda: Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. Expressão genérica, que envolve a divulgação do nome de pessoas (propaganda eleitoral ou profissional), de coisas à venda (mercadorias, imóveis, etc.) e também de idéias.
Publicidade. Arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. Conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes.
-
Quanto mais leio sobre propagande e publicidade me errolo o que é um e outro...
sera que não tem o conceito menos confuso.
-
Os conceitos se confundem mesmo, inclusive no meio acadêmico alguns autores os tratam até como sinônimos. Um "macete" que uso para diferenciá-los nas questões (resumindo ao máximo e até a grosso modo) é: propaganda está relacionada ao conceito de propagação de idéias e publicidade a "tornar público". Propaganda --> idéias; publicidade --> comercial. A dica dessa questão pra mim foi "visa formar imagem e construir a percepção desejada ".
-
PUBLICIDADE: É a divulgação de alguma coisa, que pode ser um produto, uma noticia. Por exemplo, tudo que lemos no jornal é uma Publicidade. Em resumo é tornar publico alguma coisa, um produto, um acontecimento, uma nova lei, tudo isso é uma publicidade.
PROPAGANDA: É o ato de persuadir os receptores da mensagem, de implantar uma idéia, uma crença, um desejo, uma vontade de melhorar sua vida, por exemplo, ou uma vontade de ter alguma coisa. Também existem as propagandas politicas, que visam convencer os telespctadores que aquele ponto de vista, aquele partido, aquele candidato a presidência é a melhor escolha para sua vida ou para atingir a utópica felicidade.
-
Publicidade = público alvo certo.
Propaganda = todas as pessoas.
-
A única coisa que me deixou perdido nessa questão foi o termo "mercado". Uma vez que a propaganda visa divulgar idéias, sempre associei apenas à propaganda política, uma vez que sempre que se trata de um produto se trata de publicidade, já que estimula o consumo e portanto sua comercialização. Ninguém "se comunica com o mercado de forma impessoal" para propagar idéias, mas para vender, comercializar. Eu entraria com recurso numa questão dessas.
-
Na verdade, todas as respostas cabem pensando na sua subjetividade.
Acho que caberia recurso!
-
Podemos dizer que a Propaganda serve para construir marcas.
A promoção estimula a experimentação e aumenta o nível de vendas durante o período que ela existe
Tá, mas e a promoção? A promoção é uma ferramenta do marketing também, ela funciona como a propaganda, mas seu apelo é mais urgente. Ou seja, ela estimula enfaticamente o consumidor.
Por exemplo: Ao sair de casa para comprar Coca-cola, no ponto de venda você pode se deparar com uma promoção do tipo: Comprando 1 Guaraná Antarctica você leva um copo da seleção brasileira. Embora seu refrigerante predileto seja Coca, o custo x benefício em levar outra marca pode parecer atraente e ao invés de levar Coca você leva Guaraná, pelo brinde, é claro.
http://fepublicidade.wordpress.com/2010/03/11/marketing-propaganda-e-promocao-qual-a-diferenca/
-
Propaganda x Publicidade.
Publicidade é algo bem simples, pois diz respeito a tornar algo público ou conhecido.
Publicidade está relacionado ao simples ato de divulgar algo.
Publicidade é tornar algo conhecido sem se preocupar com o lucro.
Propaganda envolve muito mais, pois exige que contenha uma criação e persuasão.
Propaganda é algo bem mais criativo.
Propaganda é uma ação que visa um determinado lucro por parte da empresa.
-
PROPAGANDA: Há dois indicadores de propaganda: Sempre que o anúncio for PAGO e que o ANUNCIANTE da mensagem for conhecido...como nesse caso não se falou em pagamento, mas que se conhecia o anunciante....PROPAGANDA SEM MEDO DE SER FELIZ!
A Publicidade, é algo muito mais simples...primeiro que público, é o ato de tornar público...
Exemplos de publicidade gratuita, vemos todos dias nos jornais quando ligamos a tv...
Uma determinada empresa realizou uma campanha de ação social, resolveu fazer um almoço todo final de semana para os moradores de rua...a emissora achou interessante a matéria e fez uma reportagem...ACABOU FAZENDO PUBLICIDADE PARA A EMPRESA...
E assim é com os jornais, com a internet.....tudo que você tornar público incidirá em publicidade...a gente não percebe, mas faz isso todo dia, quando diz pra uma amiga que tal marca de sapato é legal por exemplo...
A PROPAGANDA é algo mais específico....se você parar pra pensar, sempre que aparece uma propaganda nova na tv, é em função de algum produto novo, (claro que toda empresa pode pagar pra ter uma propaganda na tv), mas acompanhem o raciocício...eu não posso fazer publicidade, ou seja, tornar público, um produto que eu não conheço...então eu preciso investir, ou seja PAGAR, para ter uma propaganda veiculada e ME IDENTIFICAR, para associar tal produto a minha empresa..para que as pessoas conheçam meu produto....e para isso é preciso muita estratégia de marketing...
Espero ter deixado um pouco mais claro!!
-
PROPAGANDA
Qualquer forma paga de apresentação não pessoal
e promocional de ideias, bens ou serviços por um
patrocinador identificado. (kotler 2006)
Fonte: Apostila A casa do concurseiro: profª Amanda Lima
-
PROPAGANDA: pago
PUBLICIDADE: não pago
-
A propaganda, então, significa qualquer forma paga de apresentação não
pessoal e de promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador
identificado, a uma audiência alvo, por meio da mídia de massa.
Muitos confundem a função do marketing, da promoção e da propaganda.
Com efeito, as diferenças são muito profundas.
-
A letra D é a correta segundo as definições de Kotler. Não caberia recurso.
-
Cuidado galera que existe publicidade remunerada que pode ser propaganda ou nao.
Propaganda Publicidade
E comercial ; E ideológico
Visa formar imagem ou PERCEPÇÃO Visa influenciar ATITUDES
na mente do público alvo;
Foco no convencimento Foco na Informação
Anunciante da mensagem e conhecido Anunciante não é claramente definido
Ex.:
Beba leite Parmalat ! Beba leite.
Espero ter ajudado um pouco....
-
Segue as diferenças abaixo:
Para a matéria MARKETING:
Propaganda: vender idéias, produtos e serviços. Ex: comercial de cerveja, alimentos, carros;
Publicidade: passar uma mensagem sem a idéia de consumo. Ex: campanha de prevenção de doenças, para diminuir violência, beber e não dirigir.
Para a matéria Código de Defesa do Consumidor:
Propaganda: passar uma mensagem sem a idéia de consumo. Ex: campanha de prevenção de doenças, para diminuir violência, beber e não dirigir.
Publicidade: vender idéias, produtos e serviços. Ex: comercial de cerveja, alimentos, carros;
Como se percebe, para o CDC é exatamente o contrário do Marketing.
Para gravar eu uso a seguinte frase: "Para o CDC existe publicidade enganosa e para o Marketing existe propaganda enganosa".Como somente o comercial que tem como idéia principal vender algo pode ser enganoso, essa frase resume tudo.
Bem, isso foi o que aprendi nas minhas aulas de cursinho preparatório para concursos.
Espero que ajude!!!
-
Como os colegas já deram as definições de propaganda e publicidade, que poderia ter deixado alguma dúvida entre elas. Deixo aqui a definição de Marketing digital, também. Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.