SóProvas



Questões de Promoção Institucional


ID
49393
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sua utilização acontece nos casos em que o objetivo é o fortalecimento da imagem institucional na interação com a população, no sentido de obter maior cooperação e credibilidade, por meio do respaldo para a motivação popular em torno de uma proposta da instituição. Assinale a opção corresponde ao conceito formulado.

Alternativas
Comentários
  • Concordo com o primeiro comentário. A propaganda é um dos itens da comunicação institucional. Portanto, o correto é a alternativa B.
  • glaucia,

    permita-me discordar de você.

    em questões múltipla escolha deve-se escolher a resposta mais correta.

    se propaganda institucional é uma parte da comunicação institucional, aquela resposta é mais específica que esta e, sendo assim, está mais correta.

    deve-se pensar em julgar a mais correta, ou a menos errada, diferentemente de questoes tipo certo-errado.

  • A propaganda institucional, bem administrada, tem objetivos de promover e diferenciar ações, estratégias e planos de responsabilidade social de empresas que prezam pelo crescimento de sua comunidade, cultura, educação e/ou preservação ambiental. Deste modo, como em qualquer outra ferramenta do marketing, quando executada levando em consideração a ética, sem menosprezar a capacidade de discernimento e a inteligência do público envolvido, proporciona que consumidores optem entre organizações concorrentes que atendam ou não aos interesses sociais.

    Esta estratégia de comunicação equilibra as expectativas do público à lucratividade da empresa atrelando à marca identidade e valores subjetivos pela postura desempenhada e, assim, garantindo-lhe credibilidade.

    Fonte: Wikipedia

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Propaganda_institucional

  • A resposta da questão seria letra B, por a propaganda ser uma das modalidades assumidas pela comunicação institucional.

    Fonte: Marketing institucional / Lurdes Marlene Seide . Froemming. – Ijuí : Ed. Unijuí, 2008. – 60 p. – (Coleção educação a distância. Série livro-texto). ISBN 978-85-7429-709-5


  • Houve uma confusão da banca, vamos diferenciar os conceitos de propaganda institucional e comunicação intitucional.

    A resposta mais coerente seria o GABARITO B, no entanto a banca considerou como correta o GABARITO C

    A propaganda corporativa ou institucional é o uso da comunicação paga com vistas a garantir a divulgação adequada de fatos de interesse de uma empresa nos meios de comunicação e beneficiar assim sua reputação.

    A comunicação corporativa ou institucional é o meio que a empresa usa para se comunicar com seus públicos e que consiste em diversos elementos, como marcas, produtos e serviços, divulgações pela mídia, anúncios de propaganda, patrocínios, eventos, relatórios, balanços financeiros, página na Internet, entre outros.

    A partir dos conceitos, podemos inferir que a comunicação institucional é o meio de comunicação entre os seus interlocutores, podendo esta comunicação institucional ser realizada de diversas formas, como por exemplo: propaganda institucional, Assessoria de imprensa e Relações Públicas.

    In: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/181/Marketing%20institucional.pdf?sequence

  • se propaganda institucional é uma parte da comunicação institucional, aquela resposta é mais específica que esta e, sendo assim, está mais correta.


ID
49396
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as afirmativas que se seguem e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), no que se refere a planejamento de publicidade. Ao final, marque a opção correta.

( ) O briefing contém tanto aspectos gerais de publicidade quanto aspectos específicos de marketing.
( ) Market Share dos concorrentes é a participação dos concorrentes no mercado. Diz respeito ao levantamento e entendimento sobre como os concorrentes são percebidos pelos seus clientes.
( ) Concorrentes indiretos são aqueles que atendem à mesma necessidade, mas não fazem parte necessariamente do mesmo tipo de indústria.
( ) Acompanhar a estratégia de preço do concorrente é tarefa da equipe de marketing da empresa.
( ) Também faz parte da análise do ambiente concorrencial saber se a gestão do concorrente é profissional ou familiar.

Alternativas
Comentários
  • Acompanhar a estratégia de preço do concorrente é uma tarefa que a equipe de marketing pode ser incumbida de fazer da empresa. Portanto, acredito que esta questão deixou dúvida para os concorrentes.
  • Item I CERTOItem II Market Share dos concorrentes é a participação dos concorrentes no mercado. Correto, porém a segunda parte do enunciado "Diz respeito ao levantamento e entendimento sobre como os concorrentes são percebidos pelos seus clientes" não se refere ao Market Share e sim ao "Share of mind". ERRADOItem III CERTO. Item IV - esse item ficou confuso, pois o conceito de "equipe de marketing" varia bastante dependendo da empresa. Em alguns casos isso pode ocorrer, mas geralmente quem acompanha a estratégia de preços dos concorrentes é a equipe de planejamento.Item V CERTO.
  • As questões que permeiam o tema publicidade e propaganda são demasiadamente subjetivas, teóricas e conceituais. Neste caso, pode haver uma livre interpretação nas questões. a) briefing: agências não trabalham com um briefing de marketing completo, pois é muito extenso. b) ok. c) ok d) Estratégia de preço é um tema para o marketing, tanto que aprendi sobre isso nas duas disciplinas de marketing que cursei. e) ok. Foram estas duas questões que foram determinantes para assinalar a resposta errada. Na minha opinião, esta questão deveria ser anulada.


ID
49441
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à promoção de vendas, analise as afirmativas abaixo e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), depois marque a opção correta.

( ) Brindes, amostras, sorteios, cuponagem e concursos são itens promocionais.
( ) Liquidações, remarcações, desfiles e seminários são eventos e acontecimentos destinados a fins promocionais.
( ) Cartazes, displays, anúncios, outdoors e vitrines são peças de pontos de venda. ( ) Programa de incentivo às compras está entre as ações de promoção de vendas. ( ) Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia de Natal e Dia da Pátria são considerados festejos e ocorrências sazonais.

Alternativas
Comentários
  • Bem,

    Achei isso em um site:

    Materiais de Apoio Promocional

    São peças utilizadas nos pontos de vendas, cuja finalidade principal é a de impulsionar as vendas de determinados produtos através de uma comunicação agressiva, junto aos consumidores.

    Móbiles: São peças suspensas por um fio fixado no teto (ou em outro ponto da loja) cuja finalidade é divulgar produtos, promoções ou outras mensagens aos clientes (consumidores).

    Display: Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender determinado produto, podendo ser colocado no solo, na vitrine, no balcão ou na própria gôndola.

                Tipos de display’s:

    - Counter (de balcão)
    - Floor (de teto)
    - Wall (de parede)
    - Dispenser (de prateleira)
    - Mass (de piso, para grande quantidade de produto)

    Relógios (com espaço destinado à mensagem publicitária): A utilização de relógios em lojas de auto-serviço não é explorada por se tratar de um elemento que pode vir a apressar o Cliente (lembrando-lhe de seus compromissos), visto que “o objetivo do Marketing nas lojas de varejo é criar condições para que o Cliente passe o máximo de tempo possível diante dos impulsos que o Merchandising lança sobre ele”.

    Faixa de Gôndola: (A) Faixa plástica, em PVC (ou papelão), cuja finalidade é delimitar a participação (espaço) do produto na gôndola. (B) Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na frente dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens ou imagens.

    Eu diria que o erro encontra-se no fato de um outdoor e anúncios não estarem no ponto de venda, pois localizam-se externamente...

ID
63073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing institucional é a modalidade mais voltada para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado). Seu objetivo imediato não é a venda mas sim a criação de uma atitude favorável em relação à organização.

Alternativas
Comentários
  • O marketing institucional é aquele cuja finalidade é trabalhar para a promoção da imagem a empresa no mercado, com ênfase em ações de responsabilidade social, qualidade de trabalho e produto e demais ações. O marketing institucional vem seguindo uma tendência de aprofundar as ações do marketing social, como forma de humanizar a imagem da empresa junto ao mercado consumidor e à sociedade com um todo. O marketing social também é conhecido como Marketing para Causas Sociais (MCS), segundo Pingle & Thompson :“(…) como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. Um programa de Marketing para Causas Sociais pode ser desenvolvido por meio de uma aliança estratégica entre uma empresa e uma organização voluntária, ou beneficente, comprometida com a área social definida em benefício de uma “causa”, pode dar a uma marca um “credo”ou “sistema de crenças” e resultar numa percepção e intenção de compra significativamente melhor, por parte do consumidor. O MCS também pode estabelecer relacionamentos valiosos com uma série de outras partes importantes relacionadas a uma empresa, como os funcionários, fornecedores e órgãos do governo”.O marketing social impulsiona positivamente uma empresa, sobretudo quando busca-se um equilíbrio entre necessidades de participação do mercado, governo e sociedade. Busca posicionar a empresa perante as pessoas através de boas ações mercadológicas e sociais, a empresa produz com responsabilidade, a empresa distribui com responsabilidade, respeita o seu consumidor e além de tudo ajuda a sociedade investindo e participando de projetos sociais que promovam determinada comunidade.

ID
85453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

A propaganda consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes.

Alternativas
Comentários
  • Esse é o conceito de Promoção de vendas.
  • Propaganda - é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços de persuasão patrocinados por governos e partidos políticos.
     
    Uma manipulação semelhante de informações é bem conhecida: a propaganda comercial, que normalmente não é chamada de propaganda mas sim publicidade, embora no Brasil seja utilizada como sinônimo. Ao contrário da busca de imparcialidade na comunicação, a propaganda apresenta informações com o objetivo principal de influenciar uma audiência. Para tal, freqüentemente apresenta os fatos seletivamente (possibilitando a mentira por omissão) para encorajar determinadas conclusões, ou usa mensagens exageradas para produzir uma resposta emocional e não racional à informação apresentada. O resultado desejado é uma mudança de atitude em relação ao assunto no público-alvo para promover uma agenda. A propaganda pode ser usada como uma forma de luta política.
     
    Apesar do termo "propaganda" ter adquirido uma conotação negativa, por associação com os exemplos da sua utilização manipuladora, a propaganda em seu sentido original é neutra, e pode se referir a usos considerados geralmente benignos ou inócuos, como recomendações de saúde pública, campanhas a encorajar os cidadãos a participar de um censo ou eleição, ou mensagens a estimular as pessoas a denunciar crimes à polícia, entre outros.

    Bons estudos =]
  • Promoção de vendas que visar maior quantidade de vendas em curto tempo.
  • Esta afirmativa diz respeito a promoção de vendas
  • Isto é definição de promoção de vendas. Propaganda <-> Propagar, não necessariamente ela visa a venda de um maior volume, mais sim divulgar, despertar o desejo no consumidor, mostrar-lhe o produto. Definindo da maneira como a questão fala, deixa ela muito restritiva, aproximando ao conceito de promoção de vendas, que tem o caráter mais imediatos, e visa promover maior venda do produto no período em que é praticada. Portanto, ERRADO.

  • Propaganda visa atingir o público a longo prazo.

  • Para a questão ficar CERTA, no enunciado, basta trocar o nome propaganda por promoção.

    Fica assim: "A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes." Kotler (2000) (CESPE adora!)

    A paz do senhor!

  • A promoção de vendas consiste em um conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua maioria a curto prazo, que visa estimular a compra mais rápida e(ou) em maior volume de produtos e serviços específicos por consumidores ou comerciantes.

     

    OBS:

     

    Propaganda é a longo prazo.

  • DIFERENCA ENTRE PUBLICIDADE E PROPAGANDA ,ASSISTE ESSE VIDEO E RÁRIDO E PRÁTICO 

    http://www.youtube.com/watch?v=w_OnJadESpA

  • Palavra INCENTIVO já lembra promoção de vendas.

  • pense num povo arretado da gota! kkkk

  • progaganda = longo prazo ; pago ; impessoal ; patrocinador identificado

    promoção de vendas = curto prazo ; estimular compra ; incentivar ; fomentar ; brinde ; promover ; isca ; chamariz ; atrair ; chamarisco ; incitar

  • Propaganda - Propagandar (divulgar, aprensentar, ensinar, difundir, propagar, distribuir conhecimento)

    Promoção - Promover (Aumentar, Para Mover, Pró Ação) - Imediato, vender, estimular ação.

    E a Propaganda Promocional? - Divulgar em larga escala, um incentivo a ação.


ID
85894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Caso tenha se esquecido de desligar o seu celular e ele toca durante uma reunião, o funcionário deve desculpar-se pelo ocorrido e desligar o aparelho sem atendê-lo.

Alternativas
Comentários
  • Isso é relativo, se a ligação for importante, convém informar aos participantes (de preferência já tê-lo feito com antecedência), atender rapidamente e, mesmo assim, pedir desculpas pelo incoveniente.
  • Concordo plenamente com o colega, pois, se a reunião é indispensável (participação obrigatória do referido funcionário) e, um cliente POTENCIAL programou ligar-lhe em horário coincidente com a reunião, creio que o atendimento se faz necessário e certamente as desculpas e justificativas posteriores serão aceitas (conforme relatado pelo colega).


    Bons estudos
  • Sim isso é o que qualquer outro faria desligaria e pediria desculpa pelo ocorrido

    Mas tem exceçoes como por exemplo se fosse uma ligaçao de extrema urgencia 

    a pessoa pediria licença para atender a ligaçao


    Sendo o correto em momento de uma reuniao é deixar o celular no silencioso e para vibrar caso estivesse esperando uma ligaçao se nao o apropriado é desligar "mas nunca deixar no volume alto" impedindo assim o contragimento de interromper quem esta falando 
  • Na prática, se voce está em uma reunião com subordinados, voce atende o telefone, se voce está em uma reunião com superiores voce não atende...

  • CERTO. Boas maneiras.

  • A BANCA CESPE QUANDO FAZ PROVAS DE CERTO OU ERRADO NÃO QUER OPINIÕES, NÃO QUER SUBJETIVISMO, AFINAL A QUESTÃO É OBJETIVA..TEM GENTE QUE FICA E se isso..e se aquilo..e se SEI LÁ MAIS O QUÊ..

  • Em minha opinião a ordem que as ações aparecem no enunciados não são as atitudes mais adequadas, no caso em questão deve-se primeiro desligar o aparelho e depois desculpar-se

    imaginem o celular tocando e o funcionário ao mesmo tempo pedindo desculpas

  • Se tivesse isso, ou aquilo, ou aquilo outro a questão estaria mencionando. Como não mencionou, devemos apenas responder CERTO ou ERRADO e ponto final.

  • Eu mesmo não

  • eu não

  • Ficar com duvidinha no "e se" perde um concursinho hehe

  • Rapaz, essa questão é bem severa né, não quer que VC pense em sua mãe doente, em algo que seja se suma importância que VC tenha que entender, é etiqueta empresarial e pronto, ponto final. Essa é a teoria, o que a banca quer é a teoria mesmo, na prática é bem diferente todos sabemos, entretanto na teoria é o fantástico mundo de Bob. Se quer acertar a questão, tem que marcar a que a banca quer e pronto. Essa eu errei, pq pensei como ser humano, mas no mundo dos negócios, é selva de pedra, tem que seguir a cartilha rsrs


ID
85897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

Para encerrar uma conversação que já demorou mais do que o necessário, recomenda-se olhar repetidamente para o relógio de modo que o interlocutor perceba a necessidade de sua finalização

Alternativas
Comentários
  • Isso é uma tremenda falta de educação, isso sem falar da falta de respeito com quem está falando.
  • Olha isso é questao de bom senso 

    Você gostaria que alguem ao falar com você ficasse olhando para o relogio com o intuito de finalizar a converssa

    Logo penssaria que essa pessoa nao tem o minimo de respeito 
  • ERRADO.

    Comportamento inadequado.

  • Uma questão dessa não cai na minha prova kkkkk.

  • Eu faço exatamente isso quando já passou a hora da aula e o prof. não finaliza

  • kkkkkkkkkkkkkk eu

  • Está certo. Isso ou dizer para a pessoa calar a boca.

  • Não entendi o erro da questão, na minha opinião todo mundo faz isso, inclusive eu, além disso, eu abano a cabeça, me levanto, dou fungadas, coloco as mãos na cabeça, puxo os cabelos discretamente e olho pra cima como implorando por deus pra pessoa entender que não quero mais conversar. Eu entraria com recurso nessa questão.


ID
85900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca da etiqueta empresarial, julgue os itens subseqüentes.

A etiqueta empresarial no que tange ao modo de vestir pressupõe que o funcionário acompanhe todas as tendências da moda e vista-se de modo a demonstrar que a organização está atualizada nesse aspecto.

Alternativas
Comentários
  • errada,pelo contrário o funcionário deve se vestir de forma discreta e simples.
  • ERRADO

    Deixe os modismos de lado, pois nem sempre são apropriados para o ambiente de trabalho, pois a moda às vezes torna-se inimiga da elegância, e no trabalho você deve sempre tentar aliar a elegância ao conforto, pois você não conseguirá desempenhar suas atividades caso esteja incomodado com a roupa, ou sapatos, por exemplo.
    Também não significa que é proibida, se quiser optar pela moda, analise se o que ela mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha. N`N
     Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.  Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.  Analise se o que a moda mostra combina com seu biótipo, e é claro com o ambiente onde você trabalha.   Não seguir as tendências da moda, não quer dizer que o funcionário está desatualizado e não acompanhando as mudanças, pois é seu empenho profissional que é avaliado. Basta ter discernimento para saber adequar o visual á sua atividade profissional e as diversas situações de trabalho.

    Se você ficar em dúvida decida sempre pelo modelo clássico.  Mesmo porque pessoas verdadeiramente elegantes se conservam fiéis a um estilo, com pequenas variantes e algumas concessões aos modismos. Em geral, elas optam pela versatilidade e pelo conforto.  
  • Questão Errada!
    [Direto ao assunto] Etiqueta Empresárial: Um boa imagem profissional, social e pessoal. Requer posturas, hábitos adequados, novas competências e atitudes dentro das organizações. Está ligado ao convívio harmonioso e comportamento social.
    Bons estudos =]

  • ERRADO.

    Em uma empresa a vestimenta deve ser condizente com o ambiente e não acompanhar as tendências da moda. Sobriedade.

  • Gente, errei de novo. Marquei como CERTO, pois o funcionário precisa se vestir bem, com roupas adequadas, ou seja, necessariamente roupas de grife, caras, é pra isso que ele ganha salário. É obrigação do servidor acompanhar as últimas tendências da moda e se possível acompanhar presencialmente eventos em Milão, Barcelona e no São Paulo Flashion Week. Penso que um funcionário, mesmo em dias de muito calor, deve ir de cachecol e gola rulê tamanha a elegância que esses adereços agregam na imagem do empregado.


ID
131524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um brinde oferecido ao cliente que abre uma conta em uma agência bancária, por si só, caracteriza-se como exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Já ao se falar em BRINDE, como trata o questionamento da pergunta, podemos relacionar à PROMOÇÃO. São exemplos de ferramentas de promoção de vendas no setor bancário: descontos, brindes, prêmios e recompemsas para os correntistas (CESGRANRIO/CEF/Acre/2008). Além disto, PROMOÇÃO DE VENDAS pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado. Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto (desconto brinde, sorteios prazos, prêmios, recompensas), sensibilizando-o naquele momento.
  • Que tal uma breve revisão:Marketing e Vendas- marketing - satisfazer o cliente- vendas - produtos/serviços- propaganda - mostrar o produto ao cliente persuadindo a comprar- promoção - vender o produto rapidamente- marketing direto - interativo, uma ou muitas mídias de propaganda, transação mensurável em qualquer localização- benchmarketing competitivo - compara com o concorrente- benchmarketing funcional - não há necessidade de comparar com o concorrente
  • Ess cai sempre. Fiquem atentos.São exemplos de ferramentas de promoção de vendas no setor bancário:descontos, brindes, prêmios e recompensas para os correntistas.
  • Só para alertar que o correto é benchmarking e não benchmarketing.
  • A promoção de vendas é um método que vem complementar as ações propostas por atividades de venda pessoal, sendo um método que visa ao contato com os consumidores do mercado-alvo. A promoção consiste em um conjunto de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos ou serviços específicos.
    Os tipos mais comuns de promoções são:
    ˃˃ Cupons.
    ˃˃ Ofertas especiais.
    ˃˃ Brindes ou prêmios.
    ˃˃ Concursos ou sorteios.
    ˃˃ Amostra grátis.
    ˃˃ Experiências grátis com o produto.

  • Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:

    Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;

    Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;

    Brindes promocionais: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;

    Brindes: são mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como incentivo à compra de determinado produto;

    Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.

    Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.

    Concursos e sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.

    Pacotes ou descontos promocionais: oferece aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto.

  • Não concordo com a resposta! Promoção é desconto dado, já o brinde é um agradecimento pelo acordo formalizado e de quebra pode fazer uma propagando do seu produto caso seu cliente exponha o brinde para outras pessoas.

  • Fui pela eliminação

     

    a marketing de relacionamento. NÃO, POIS NÃO EXISTE RELACIONAMENTO, CONHECIMENTO E INTERAÇÃO COM O CLIENTE

    b promoção.

    c marketing direto. NÃO, POIS NÃO EXISTE RELACIONAMENTO, CONHECIMENTO E INTERAÇÃO COM O CLIENTE

    d propaganda. NÃO, POIS PROPAGANDA É ALGO PAGO

    e serviço. NADA A VER

  • Bruno Gassai, muito cuidado, pois, promoção não é apenas o "compre 2 leve 3" que nós vemos nas ruas. Promoção se refere a como eu divulgarei meu produto. A promoção de vendas, citada por você, faz parte da promoção.

    Em resumo:

    Toda promoção de vendas é uma promoção, mas nem toda promoção é uma promoção de vendas.

  • Eu lembro, nessa época a caixa dava brindes para quem abrisse conta lá, tenho muitos poupançudos de recordação.

  • Tecnicamente, Promoção > Promoção de vendas.

    A resposta era pra ser Promoção de vendas e não só Promoção.

    Cespe sendo Cespe.


ID
164221
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A oferta de incentivos imediatos, de curto prazo, como brindes, descontos, prêmios e bonificações, por um patrocinador identificado para estimular a compra do produto, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Letra"B"

    Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:
    • Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;
    • Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;
    • Brindes: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;
    • Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.
    • Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.
    • Concursos e Sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.
  • PROMOÇÃO DE VENDAS: Muito confundida com propaganda e merchandising, a promoção de vendas trata-se de uma atividade utilizada para encorajar os clientes irem comprar os produtos, através de diversos incentivos: brindes, embalagem especial, cupons promocionais, bonificações, sorteios, etc. Outra finalidade da promoção de vendas é atrair os consumidores potenciais, influenciadores e decisores, que estão dispostos a conhecer e experimentar outros produtos e serviços.
  • Esta Questão não merece anulação pois o enunciado deixa bem claro que está perguntando pelos benefícios FUNCIONÁIS...

  • Falou em curto prazo. brindes, prêmios e ainda por cima por um patrocinador identificado, ou seja, você sabe de onde vem o brinde e por consequência se quiser adquirir algum produto semelhante, procurará tal empresa para o mesmo, é PROMOÇÃO DE VENDAS.


ID
191377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O anúncio de um banco veiculado na televisão, pago, inovador e específico, por si só caracteriza exemplo de

Alternativas
Comentários
  • Propaganda são ações na mídia paga ( tv, jornal, revista, rádio, outdoor...) que divulgam um produto?serviço, marcas?empresas. tem como o Objetivo informar, lembrar a marca e convencer o consumidor à aquisição de um bem
  • A PALAVRA ANÚNCIO JA DIZ TUDO e,  tais como comunicar, formar e firmar, construir , sao palavras que pode indicar a resposta.
    RESPOSTA D.
  • alguem poderia me explicar qual a diferença entre propaganda e campanha publicitária? Obrigada.
  • PUBLICIDADE: É a divulgação de alguma coisa, que pode ser um produto, uma notícia. Por exemplo, tudo que lemos no jornal é uma Publicidade. Em resumo é tornar público alguma coisa, um produto, um acontecimento, uma nova lei, tudo isso é uma publicidade.

    PROPAGANDA: É o ato de persuadir os receptores da mensagem, de implantar uma ideia, uma crença, um desejo, uma vontade de melhorar sua vida, por exemplo, ou uma vontade de ter alguma coisa.  Também existem as propagandas políticas, que visam convencer os telespctadores que aquele ponto de vista, aquele partido, aquele candidato a presidência é a melhor escolha para sua vida ou para atingir a utópica felicidade.



  • Assim como muitos de vcs caí na pegadinha e marquei CAMPANHA PUBLICITÁRIA.  =/


    Porém, recorrendo a um material do professor Ricardo Oliveira (LFG), a questão parece ter ficado boba, num piscar de olhos:



    PUBLICIDADE: É O QUE O MERCADO DIZ SOBRE DETERMINADA EMPRESA. NÃO É PAGA!!!


    PROPAGANDA: QUALQUER FORMA PAGA DE APRESENTAÇÃO E PROMOÇÃO NÃO-PESSOAIS  DE IDEIAS, MERCADORIAS OU SERVIÇOS POR UM ANÚNCIO IDENTIFICADO.


    Após a leitura desses conceitos, vamos ler a questão novamente:


    "O anúncio de um banco veiculado na televisão, pago, inovador e específico, por si só caracteriza exemplo de" 


    AÍ ESTÃO AS CARACTERÍSTICAS DA "PROPAGANDA"! 

    Gabarito: D





  • Descordo da colega que diz que publicidade "não é paga" e propaganda "é paga". Propaganda significa propagar, seja uma ideia, uma doutrina, uma ideologia. Já publicidade traz a ideia de tornar público e essa sim é paga. Fiz a questão por eliminação. E me restaram 2 alternativa Campanha publicitária e Propaganda. Campanha não era, pois ele diz no enunciado "o anúncio", apenas um, então não pode ser campanha. Como sei que até as bancas confundem publicidade e propaganda marquei Propaganda Letra "D". Agora, não vão na onda de Publicidade ñ é paga e propaganda é paga...  
  • Concordo com a Jaqueline: publicidade também é paga. Exemplos? Aviso de Recall publicado/exibido por conta e risco do fornecedor; anúncio de emissão de Licenças de Operação da Feema; divulgação de Balanços contábeis; todos se destinam a tornar pública uma informação, mas são pagos, e bem pagos!.

    Mas pela descrição do enunciado, não há dúvida: é PROPAGANDA!

    As outras 3 alternativas nem merecem ser comentadas.
  • Campanha publicitária é o termo utilizado pelos profissionais da área de publicidade para explicar o conjunto de anúncios dentro de um único planejamento para um determinado anunciante.

    Segundo Públio (2008), um anúncio isolado, por mais criativo que seja, tem muito pouca eficácia comparada com uma campanha completa, com diversas peças diferentes, desde que mantenham o mesmo conceito criativo.

    Propaganda - é um modo específico de apresentar informação sobre um produtomarcaempresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou actuação.


     

  • PROPAGANDA: QUALQUER FORMA PAGA DE APRESENTAÇÃO E PROMOÇÃO NÃO-PESSOAIS DE IDEIAS, MERCADORIAS OU SERVIÇOS POR UM ANÚNCIO IDENTIFICADO.


  • Kd o comentário de john?????
  • Philip Kotler e Kevin Lane Keller definem

     PROPAGANDA como: “qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado”.

    PUBLICIDADE só aparece como recurso do profissional de Relações Públicas. Quando algo é bom ou ruim, a marca tem publicidade positiva ou negativa, ou seja, divulgação espontânea e que foge ao controle da empresa.


    Na campanha publicitária se cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Ele atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Cria os textos e as imagens e acompanha sua produção. Depois da campanha, faz novas pesquisas para avaliar o impacto da propaganda sobre o consumidor. O campo de atuação também é bastante abrangente.

     Propaganda é uma parte do todo(campanha publicitária).

  • A campanha publicitária pode ser constituída de peças em diversos meios de comunicação, seja de massa (rádio, televisão, jornais, revistas) ou segmentado (mala direta, telemarketing) que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações obtidos por dados colhidos em Pesquisa de Mercado, no decorrer de um período. Outra modalidade de ação que pode constituir uma campanha é a promocional (degustação, distribuição de brindes em pontos de venda, shows promocionais, desfile de modelos e eventos em geral).
  • Toda divulgação ao falar em pagamento se refere a Propaganda

  • Pessoal essa questão não tem casca de banana nem nada, tem a sorte de que estudo por um material ditado pela a doutrina adotada pela banca.

    Ou seja, os termos publicidade e propaganda não se confundem, contudo, existi divergência conceituais e praticas que mesclam um pouco de cada e acaba ficando um lixo.

    Mas a dica para entender é: tem uma questão nessa prova que a banca diz segundo KOTLER, este é um doutrinador desta matéria.

    Pra bom entendedor meia palavra basta.


  • Network =  se baseia na indicação de pessoas através de um funil de marketing que trabalha por recomendação.

    Marketing de relacionamento = é o marketing voltado para manter o bom relacionamento entre empresa e clientes/fornecedores.

    Endomarketing = é o marketing interno, ou seja, voltado para dentro da empresa (seus funcionários)

    Propaganda = é o anúncio PAGO e ESPECÍFICO de produto e/ou empresa.

    Publicidade = é o que o mercado diz de alguma empresa, e não é paga!


  • Propaganda = é responsável por levar o cliente até o produto. É um anúncio específico e pago, de determinada empresa ou produto.

  • O que pode causar dúvidas aqui talvez não seja a palavra "publicidade" (que claramente é tornar público) e sim "Campanha Publicitária" que já é algo mais estruturado, porém isso também fohe do controle e não é pago, é comunicação customer to customer. Resposta correta é a D.

  • Propaganda - pago

    Publicidade - gratuito

  • Network = fazer network é fazer uma rede de relacionamentos.

    Marketing de relacionamento = Foco no relacionamento entre empresas - clientes - fornecedores.

    Endomarketing = voltado para dentro da empresa (seus funcionários) = endo = dentro

    Propaganda = é a específica / paga

    Publicidade = mercado diz, não é paga!

    Fonte: Comentário do João - 16 de Março de 2014 às 21:02


ID
200545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as propagandas de
medicamentos devem ser fidedignas, exatas, verdadeiras,
informativas, equilibradas, atualizadas e passíveis de
comprovação, devendo os textos e ilustrações ser compatíveis
com os dados científicos. A promoção não ética de medicamentos
é um problema na maior parte do mundo, gera o uso irracional e
promove superprescrição, automedicação e abuso. No que se
refere ao marketing na área das ciências da saúde, julgue o item
subsequente.

O material informativo elaborado pelos laboratórios farmacêuticos e dirigido aos médicos utiliza as mesmas técnicas e linguagem da publicidade de outros produtos.

Alternativas

ID
200548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as propagandas de
medicamentos devem ser fidedignas, exatas, verdadeiras,
informativas, equilibradas, atualizadas e passíveis de
comprovação, devendo os textos e ilustrações ser compatíveis
com os dados científicos. A promoção não ética de medicamentos
é um problema na maior parte do mundo, gera o uso irracional e
promove superprescrição, automedicação e abuso. No que se
refere ao marketing na área das ciências da saúde, julgue o item
subsequente.

Os princípios utilizados pelo marketing de medicamentos foram objeto de um documento conjunto do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.

Alternativas
Comentários
  • § 4º A propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias estará sujeita a restrições legais, nos termos do inciso II do parágrafo anterior, e conterá, sempre que necessário, advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso.


ID
200551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as propagandas de
medicamentos devem ser fidedignas, exatas, verdadeiras,
informativas, equilibradas, atualizadas e passíveis de
comprovação, devendo os textos e ilustrações ser compatíveis
com os dados científicos. A promoção não ética de medicamentos
é um problema na maior parte do mundo, gera o uso irracional e
promove superprescrição, automedicação e abuso. No que se
refere ao marketing na área das ciências da saúde, julgue o item
subsequente.

Segundo as normas a respeito da promoção de medicamentos, são permitidos programas de fidelização dirigidos ao consumidor, desde que obedecidos os critérios vigentes.

Alternativas

ID
200587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao merchandising editorial realizado em conteúdos
da TV brasileira, julgue o item que se segue.

Merchandising se resume estritamente à ação realizada por anunciantes da área privada para a exposição de sua marca.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Um Exemplo disso são as Campanhas de Merchandising Social aplicadas pelo Governo para concientização da População

ID
200590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao merchandising editorial realizado em conteúdos
da TV brasileira, julgue o item que se segue.

O merchandising deve integrar a trama de forma que o espectador não perceba a presença do anunciante.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Se assim fosse, qual o propósito de alguém anunciar uma marca que não seria sequer percebida pelo público?
    O que deve ser evitado é o exagero. A marca deve ser notada, porém dentro de um contexto, como um fato corriqueiro na vida das personagens de um filme ou telenovela.
  • errada merchandising

    Essa é uma ferramenta de marketing cujas técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda. O objetivo final é que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque.



    economia•marketing conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que dizem respeito à colocação de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor.


    marketing•publicidade citação ou aparição de determinada marca, produto ou serviço, sem as características explícitas de anúncio publicitário, em programa de televisão ou de rádio, espetáculo teatral ou cinematográfico etc.



ID
200593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao merchandising editorial realizado em conteúdos
da TV brasileira, julgue o item que se segue.

Emissoras de televisão, em geral, informam as marcas que realizaram ações correlacionadas nos créditos finais de seus programas.

Alternativas

ID
213460
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O termo marketing viral refere-se à ideia de que pessoas acessarão e compartilharão conteúdos divertidos. Os anúncios virais podem ser feitos com humor, no formato de videoclips postados no You Tube e também em arquivos Flash enviados por e-mail. A forma como esses conteúdos espalham-se obedece à curva de uma epidemia e considera-se que nem todos os usuários repassam este tipo de anúncio, mas os que enviam arquivos virais novamente costumam reproduzi-los a uma taxa superior a um, o que torna a mensagem um fenômeno de acesso em pouco tempo. A respeito de propaganda viral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Astroturfing: um novo viés no processo comunicativo

    25/04/2008

    por Ricardo Campos

     

    Astroturfing

    O termo foi criado pelo senhor norte-americano Lloyd Bentsen num jogo de palavras com uma famosa marca de grama sintética dos EUA chamada Astroturf. A ironia na expressão é porque assim como a grama sintética tenta simular os efeitos da grama natural o Astroturfing é a criação de ações e/ou movimentos populares iniciados pela politica ou publicidade dando a impressão que na verdade foram movimentos espontâneos.

    Inicialmente era feito com a infiltração de pequenos grupos de ativistas em grandes manifestações, porém com a ajuda da internet agora se consegue fazer uma manifestação própria, divulgá-la e conseguir pessoas suficientes para a criação do movimento.

    Para Levinson, ações que envolvam as comunidades, sejam elas off-line ou on-line, resultam no envolvimento dos membros que delas participam em torno de um propósito, fazendo da empresa presença importante naquele meio.

    Quando vinculamos a empresa ao determinado meio ou grupo estamos criando relacionamento e nos aproximando do nosso público-alvo.


     

    Vantagens

    Desvantagens

    A marca passa a ser vista como parceira do target.

    Pode ser visto como uma maneira de se aproveitar das necessidades do público-alvo.

    Geração de mídia espontânea.

    A marca pode passar despercebida caso o movimento se torne maior do que a ação da marca.

    Envolvimento entre marca e target.

     

     

     

    * Segundo o Wikipédia o Astroturfing é um termo utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. O termo em inglês vem de Astro Turf (grama sintética) em oposição ao termo grassroots (que são movimentos espontâneos da comunidade).

  • Marketing viral ou publicidade viral referem-se a técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca, com processos similares à extensão de uma epidemia. A definição de marketing viral foi cunhada originalmente para descrever a prática de vários serviços livres de email de adicionar publicidade às mensagens que saem de seus usuários. O que se assume é que se tal anúncio ao alcançar um usuário "susceptível", esse usuário será "infectado" e reenviará o email a outras pessoas susceptíveis, "infectando-as" também. Enquanto cada usuário infectado envia um email a mais do que um usuário susceptível, em média (ou seja, a taxa reprodutiva básica é maior do que um), os resultados padrão em epidemiologia implicam que o número de usuários infectados crescerá segundo uma curva logística, cujo segmento inicial é exponencial.


ID
214627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à comunicação organizacional e ao comportamento
atual do consumidor, julgue os itens a seguir.


Na atualidade, o consumidor assume um papel exigente e requer novo posicionamento da organização quanto à divulgação de seus produtos e serviços, substituindo explicações para casos de desconsideração e desleixo por informações fidedignas a que o público tem direito.

Alternativas

ID
221113
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A propaganda pode ser dividida de acordo com a sua natureza. Uma das suas divisões é a propaganda corporativa, que tem, dentre seus propósitos específicos, o objetivo de

Alternativas
Comentários
  • O Publishers Information Bureau (PIB) classifica a propaganda como corporativa quando esta preenche um ou mais destes propósitos:

    1. divulgar e informar ao público as políticas, objetivos, funções e normas da companhia;
    2. construir uma opinião favorável sobre a companhia, destacando a sua administração, know-how, corpo técnico, tecnologia, aperfeiçoamentos nos produtos, a sua contribuição para o progresso social e o bem-estar público; por outro lado, contrabalançar a propaganda desfavorável e as atitudes negativas, e
    3. desenvolver uma imagem de confiabilidade para os investimentos em ações da companhia ou para desenvolver sua estrutura financeira.
     

  • Corporativa ou institucional:

    Serve para construir uma boa imagem da empresa junto ao publico.

  • Isso não é relações publicas? 

  • Propaganda corporativa - o Publishers Information Bureau (PIB) classifica a propaganda como corporativa quando esta preenche um ou mais destes propósitos:


    1. divulgar e informar ao público as políticas, objetivos, funções e normas da companhia;

    2. construir uma opinião favorável sobre a companhia, destacando a sua administração, know-how, corpo técnico, tecnologia, aperfeiçoamentos nos produtos, a sua contribuição para o progresso social e o bem-estar público; por outro lado, contrabalançar a propaganda desfavorável e as atitudes negativas, e

    3. desenvolver uma imagem de confiabilidade para os investimentos em ações da companhia ou para desenvolver sua estrutura financeira.


ID
221128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação ao efeito que causa no público consumidor, o que diferencia o outdoor do anúncio é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia por favor comentar a questão?
    Não consegui entender :(
  • A pergunta pede a diferença entre Outdoor e anúncio, logo a resposta é visibilidade X  distância e sintaxe visual.
  • A pergunta é: o que diferencia o outdoor do anúncio?
    1. Visibilidade: o campo visual de um outdoor é bem maior que o de um anúncio.
    2. Distância: o outdoor atinge o público mesmo que este esteja distante.
    3. Sintaxe visual: o outdoor prima pelo essencial, desta forma sintetiza tudo que é importante (endereço, telefone, marca, promoção etc) num espaço só.
  • Visibilidade: o campo visual de um outdoor é bem maior

    Distância:  atinge mesmo que este esteja distante.

    Sintaxe visual: o outdoor prima pelo essencial,

  • a)

    visibilidade, distância e sintaxe visual.


ID
222409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Quando as ferramentas e técnicas de comunicação de uma organização são voltadas à promoção do desenvolvimento da comunidade, o papel social da comunicação está sendo desempenhado.

Alternativas
Comentários
  • 1- As relações sociais são a base da estruturação do processo de comunicação, porque influenciam os significados das mensagens. 2- Comunicação é um processo. 3- A comunicação existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade.

ID
222412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Informar permanentemente os públicos sobre a atuação das organizações é uma atividade de comunicação voltada para a transparência nas relações instituição-sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Transparência e publicidade são dois valores presentes na comunicação pública, entre estado e sociedade. Vale a pena conferir a lei de acesso à informação, que completou um ano.
  • Profas. Cintia Moreno e Janaina Carvalho: 

    Correto. A transparência é um dos conceitos ligados ao exercício da responsabilidade social, que implica também o desenvolvimento de práticas de comunicação, diálogo e interação com os públicos da empresa (como colaboradores, consumidores, clientes, fornecedores, meio ambiente, governo e sociedade) alimentando a confiança na empresa.


ID
256243
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Maneira de se comunicar com o mercado de forma impessoal, utiliza os meios de comunicação de massa ou eletrônicos, visa formar imagem e construir a percepção desejada na mente do público-alvo, e o anunciante da mensagem é conhecido. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - D

    Propagada é uma espécie do gênero publicidade que é um ramo dentro do markenting
  •      Propaganda: Propagação de princípios, idéias, conhecimentos ou teorias. Expressão genérica, que envolve a divulgação do nome de pessoas (propaganda eleitoral ou profissional), de coisas à venda (mercadorias, imóveis, etc.) e também de idéias.
         Publicidade. Arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação. Conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes.
  • Quanto mais leio sobre propagande e publicidade me errolo o que é um e outro...
    sera que não tem o conceito menos confuso.
  • Os conceitos se confundem mesmo, inclusive no meio acadêmico alguns autores os tratam até como sinônimos. Um "macete" que uso para diferenciá-los nas questões (resumindo ao máximo e até a grosso modo) é: propaganda está relacionada ao conceito de propagação de idéias e publicidade a "tornar público". Propaganda --> idéias; publicidade --> comercial. A dica dessa questão pra mim foi "visa formar imagem e construir a percepção desejada ".
  • PUBLICIDADE: É a divulgação de alguma coisa, que pode ser um produto, uma noticia. Por exemplo, tudo que lemos no jornal é uma Publicidade. Em resumo é tornar publico alguma coisa, um produto, um acontecimento, uma nova lei, tudo isso é uma publicidade.

    PROPAGANDA: É o ato de persuadir os receptores da mensagem, de implantar uma idéia, uma crença, um desejo, uma vontade de melhorar sua vida, por exemplo, ou uma vontade de ter alguma coisa.  Também existem as propagandas politicas, que visam convencer os telespctadores que aquele ponto de vista, aquele partido, aquele candidato a presidência é a melhor escolha para sua vida ou para atingir a utópica felicidade.

  • Publicidade = público alvo certo.

    Propaganda = todas as pessoas.
  • A única coisa que me deixou perdido nessa questão foi o termo "mercado". Uma vez que a propaganda visa divulgar idéias, sempre associei apenas à propaganda política, uma vez que sempre que se trata de um produto se trata de publicidade, já que estimula o consumo e portanto sua comercialização. Ninguém "se comunica com o mercado de forma impessoal" para propagar idéias, mas para vender, comercializar. Eu entraria com recurso numa questão dessas.
  • Na verdade, todas as respostas cabem pensando na sua subjetividade.
    Acho que caberia recurso!
  • Podemos dizer que a Propaganda serve para construir marcas.
    A promoção estimula a experimentação e aumenta o nível de vendas durante o período que ela existe

    Tá, mas e a promoção? A promoção é uma ferramenta do marketing também, ela funciona como a propaganda, mas seu apelo é mais urgente. Ou seja, ela estimula enfaticamente o consumidor.

    Por exemplo: Ao sair de casa para comprar Coca-cola, no ponto de venda você pode se deparar com uma promoção do tipo: Comprando 1 Guaraná Antarctica você leva um copo da seleção brasileira. Embora seu refrigerante predileto seja Coca, o custo x benefício em levar outra marca pode parecer atraente e ao invés de levar Coca você leva Guaraná, pelo brinde, é claro.


    http://fepublicidade.wordpress.com/2010/03/11/marketing-propaganda-e-promocao-qual-a-diferenca/
  • Propaganda x Publicidade.
     
    Publicidade é algo bem simples, pois diz respeito a tornar algo público ou conhecido.
    Publicidade está relacionado ao simples ato de  divulgar algo.
    Publicidade é tornar algo conhecido sem se preocupar com o lucro.
     
    Propaganda envolve muito mais, pois exige que contenha uma criação e persuasão.
    Propaganda é algo bem mais criativo.
    Propaganda é uma ação que visa um determinado lucro por parte da empresa.
  • PROPAGANDA: Há dois indicadores de propaganda: Sempre que o anúncio for PAGO e que o ANUNCIANTE da mensagem for conhecido...como nesse caso não se falou em pagamento, mas que se conhecia o anunciante....PROPAGANDA SEM MEDO DE SER FELIZ!

    A Publicidade, é algo muito mais simples...primeiro que público, é o ato de tornar público...
    Exemplos de publicidade gratuita, vemos todos dias nos jornais quando ligamos a tv...
    Uma determinada empresa realizou uma campanha de ação social, resolveu fazer um almoço todo final de semana para os moradores de rua...a emissora achou interessante a matéria e fez uma reportagem...ACABOU FAZENDO PUBLICIDADE PARA A EMPRESA...
    E assim é com os jornais, com a internet.....tudo que você tornar público incidirá em publicidade...a gente não percebe, mas faz isso todo dia, quando diz pra uma amiga que tal marca de sapato é legal por exemplo...

    A PROPAGANDA é algo mais específico....se você parar pra pensar, sempre que aparece uma propaganda nova na tv, é em função de algum produto novo, (claro que toda empresa pode pagar pra ter uma propaganda na tv), mas acompanhem o raciocício...eu não posso fazer publicidade, ou seja, tornar público, um produto que eu não conheço...então eu preciso investir, ou seja PAGAR, para ter uma propaganda veiculada e ME IDENTIFICAR, para associar tal produto a  minha empresa..para que as pessoas conheçam meu produto....e para isso é preciso muita estratégia de marketing...

    Espero ter deixado um pouco mais claro!!
  • PROPAGANDA

    Qualquer forma paga de apresentação não pessoal
    e promocional de ideias, bens ou serviços por um
    patrocinador identificado. (kotler 2006)

    Fonte: Apostila A casa do concurseiro: profª Amanda Lima
  • PROPAGANDA: pago

    PUBLICIDADE: não pago
  • A propaganda, então, significa qualquer forma paga de apresentação não
    pessoal e de promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador
    identificado, a uma audiência alvo, por meio da mídia de massa.
     
    Muitos confundem a função do marketing, da promoção e da propaganda.
    Com efeito, as diferenças são muito profundas.
  • A letra D é a correta segundo as definições de Kotler. Não caberia recurso.
  • Cuidado galera que existe publicidade remunerada que pode ser propaganda ou nao.

    Propaganda                                                                   Publicidade                         
     
    E comercial  ;                                                                 E ideológico

    Visa formar imagem ou PERCEPÇÃO                     Visa influenciar ATITUDES
    na mente do público alvo; 

    Foco no convencimento                                              Foco na Informação

    Anunciante da mensagem e conhecido                 Anunciante não é claramente definido

    Ex.:
    Beba leite Parmalat !                                                   Beba leite.


    Espero ter ajudado um pouco.... 
  • Segue as diferenças abaixo:
    Para a matéria MARKETING:
    Propaganda: vender idéias, produtos e serviços. Ex: comercial de cerveja, alimentos, carros;
    Publicidade: passar uma mensagem sem a idéia de consumo. Ex: campanha de prevenção de doenças, para diminuir violência, beber e não dirigir.
    Para a matéria Código de Defesa do Consumidor:
    Propaganda: passar uma mensagem sem a idéia de consumo. Ex: campanha de prevenção de doenças, para diminuir violência, beber e não dirigir.
    Publicidade: vender idéias, produtos e serviços. Ex: comercial de cerveja, alimentos, carros;
    Como se percebe, para o CDC é exatamente o contrário do Marketing.
    Para gravar eu uso a seguinte frase: "Para o CDC existe publicidade enganosa e para o Marketing existe propaganda enganosa".Como somente o comercial que tem como idéia principal vender algo pode ser enganoso, essa frase resume tudo.
    Bem, isso foi o que aprendi nas minhas aulas de cursinho preparatório para concursos.
    Espero que ajude!!!
  • Como os colegas já deram as definições de propaganda e publicidade, que poderia ter deixado alguma dúvida entre elas. Deixo aqui a definição de Marketing digital, também.           Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.



ID
257944
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

São unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo. A primeira unidade foi inaugurada em janeiro de 2004 em Portugal. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países. Internet: (com adaptações). 

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

Alternativas
Comentários
  • Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do País como um destino turístico atraente e competitivo.

    O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou essa política em janeiro de 2004 com a instalação do EBT Portugal. De lá para cá, os EBTs conquistaram a confiança tanto dos mercados em que atuam quanto dos órgãos oficiais e das empresas brasileiras do setor. O planejamento das atividades dos EBTs é focado na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsáveis pelo turismo emissivo em cada país, dentre eles operadores e agentes de viagens, companhias aéreas, formadores de opinião e entidades de classe.

    O trabalho, alinhado à Agenda de Promoção Comercial da EMBRATUR, oferece ferramentas de apoio à equipe, tal como um sistema de inteligência comercial. A experiência brasileira é inovadora no modelo de promoção turística internacional de países.

    Em um total de 11, os EBTs atendem os seguintes mercados: Alemanha, América do Sul, Espanha, Estados Unidos (um na Costa Oeste, outro na Leste), França, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido e Novos Mercados. O EBT América do Sul trabalha oito países da região e o México, a partir de Brasília-DF, por meio dos Comitês Descubra o Brasil. Esses comitês são estruturas organizacionais constituídas por transportadoras, operadoras, agências de viagens e representantes de mídia especializada que vendem o destino Brasil. Contam com o apoio das Embaixadas Brasileiras, por meio dos seus Setores de Promoção Comercial – SECOMs. Os países onde há Comitês Descubra o Brasil são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México.

    http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/promocao_comercializacao/ebts.html
  • Os EBTs são unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros, em 11 países, definidos como mercados-alvos no Plano Aquarela.


ID
323263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação
específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os
itens subsequentes.

As campanhas institucionais podem ser delegadas apenas à assessoria de comunicação — ou de relações públicas, publicidade e imprensa — da própria organização, já que, pela natureza de seus objetivos, as estratégias são estritamente organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro está na palavra APENAS, já que campanhas públicitárias são institucionais,mas nem sempre são feitas pelo setor de comunicação. A maioria tende a ser encomendada a grandes agências.
  • "...as estratégias são estritamente organizacionais". Entendo que as estratégias não sejam estritas da organização, mas muitas vezes encabeçadas por agências contratadas pelas organizações.

  • As estratégias NÃO são estritamente organizacionais. O erro, acredito, está no termo "ESTRITAMENTE".

  • Hoje em boa parte dos órgãos as campanhas institucionais, principalmente de publicidade, são terceirizadas, contratadas mediante licitação (Lei nº 12.232/2010). Em alguns órgãos, não sei se é maioria, a assessoria de comunicação - de relações públicas e de imprensa - também são terceirizadas. O que, na minha opinião, contraria o interesse público e a impessoalidade na contratação de mão de obra. Acho ainda que avilta o mercado e a profissão, além de diminuir consideravelmente o número vagas em concursos públicos da área.


ID
323266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação
específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os
itens subsequentes.

Campanha institucional é o conjunto de atividades coordenadas em torno de um objetivo comum no decurso da execução de um plano de relações públicas ou, excepcionalmente, em ocasiões que requerem ação intensa de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Campanhas institucionais habituais: posicionar a empresa de modo a formar uma boa imagem a longo prazo. Flights (outputs) difusos no tempo.

    Campanhas institucionais excepcionais: envolve técnicas de marketing institucional para conscientizar ou defender causas pontuais, contextuais ou de oportunidade, cujos resultados esperados são mudanças de hábitos, atitudes e crenças dos públicos em curto ou médio prazo. Flights concentrados no tempo.


ID
396481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

Em processos de realização de propaganda simplificados, a propaganda pode ser feita diretamente pelo anunciante no veículo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Isso é possível e até desejado, geralmente para pequenos anúncios sem caráter de campanha, a fim de agilizar o processo e cortar custos.
  • A legislação diz exatamente o contrário. Questão absurda.


ID
396484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

A mensagem publicitária não só estimula e motiva, mas também efetiva a venda de produtos e serviços.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Notem a sutileza da questão ao falar que a mensagem publicitária efetiva a venda do produto. Não mesmo. Ela tem caráter de persuasão, de convencimento, de levar o cliente à ação, mas não de garantir (efetivar) a venda.
  • Na faculdade sempre ouvimos: "quem efetiva venda é vendedor". Guardem isso!
    ;)
  • Efetivar, não...


ID
396487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

No Brasil, em especial, os termos publicidade e propaganda são empregados como sinônimos, não havendo preceito legal que discipline o seu uso, que é distinguido apenas no âmbito teórico.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Realmente é isso que acontece. Não existe nenhum diploma que se utilize de um conceito legal que defina esses dois termos. Embora saibamos que publicidade é veiculação gratuita e propaganda tem catáter profissional, de veiculação paga.
  • Caro colega Klaus, acho que o conceito de publicidade e propaganda que você colocou estão invertidos, visto que a publicidade possui caráter comercial, de venda de um produto ou serviço; já a propaganda, tem um cunho mais conectado `a disseminação de idéias. Na verdade, ambas vendem algo. Uma vende um produto, serviço, etc. Já a outra vende um valor, uma idéia...
  • A confusão se dá porque os teóricos de Administração e da Comunicação conceituam os termos de forma diferenciada, mais por um problema de tradução do que propriamente por divergências conceituais. Acontece que o termo "Publicity" é utilizado no inglês para definir técnicas de Relações Públicas, geralmente mais associadas à gestão da imagem de uma empresa, o que estaria mais próximo da venda de ideias. Alguns tradutores de livros de Administração acabaram traduzindo "publicity" para "publicidade". Na verdade, o que conceituamos de publicidade é o que os americanos chamam de "advertising". Atualmente, porém, esta distorção parece estar resolvida e os novos livros de ambas as áreas já trazem os conceitos de forma correta, ou seja, traduzidos acertadamente.
    No cotidiano, esta discussão perde um pouco o sentido, pois os termos são utilizados como sinônimos, principalmente porque, na prática, ambos são utilizados: um produto não é vendido sem que se venda junto uma ideia, e não se vende uma ideia sem que ela se materialize em um "produto", que pode ser, por exemplo, um candidato ou partido político.
  • No Brasil, em especial, os termos publicidade e propaganda são empregados como sinônimos, não havendo preceito legal que discipline o seu uso, que é distinguido apenas no âmbito teórico.


ID
396490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

A propaganda é realizada tanto pelo anunciante — responsável por sua geração — quanto pelo veículo — responsável por sua transmissão.

Alternativas
Comentários
  • A propaganda é realizada tanto pelo anunciante — responsável por sua geração — quanto pelo veículo — responsável por sua transmissão.


ID
396493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a publicidade e propaganda.

O objetivo do veículo, empresa vinculada ao anunciante, é disseminar comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Veículos de comunicação são empresas que trabalham com os meios de comunicação, como emissoras de TV ou rádio e editoras de jornal ou revista, responsáveis por comunicar de acordo com a sua linha editorial adotada, que comercializam ou disponibilizam espaços publicitários para empresas anunciantes. Portanto, o veículo não é empresa  vinculada ao anunciante, mas o canal pelo qual o anunciante transmite sua mensagem.

  • O objetivo é disseminar informação,comunicação é um estágio posterior.
  • Se tem contrato tem um certo tipo de vínculo sim. Questão nula.

  • O objetivo é disseminar informação, comunicação é um estágio posterior.


ID
396607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e
gestão de marcas.

Ações como citação, utilização ou consumo de produtos ou serviços em programas de televisão, de rádio ou em filmes são conhecidas como merchandising editorial ou tie-in.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil o termo Merchandising é comumente usado de maneira incorreta, quando deveria ser usada a denominação Merchandising Editorial, ou Tie In. Este se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc. Quando falamos em propaganda na TV falamos de todo comercial que aparece nos intervalos, entre um programa e outro. Quando falamos em merchandising editorial, cujo nome usado em outros países é Tie-in, falamos das aparições sutis de um refrigerante no bar da novela, da sandália que a mocinha da história usa explicitamente, etc. Resumindo, é uma ação integrada ao desenvolvimento do esquema editorial, por encomenda. Possui custos mais elevados que os da propaganda em si, pois é "digerida" pelo publico com muito mais facilidade do que os comercias comuns nos intervalos. Apesar do nome, essas ações não têm nenhuma relação com o verdadeiro merchandising.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Merchandising#Merchandising_editorial_-_Tie_In
  • Certo

    Os exemplos dado na questão condizem com o conceito amplo de merchandising editorial. Tie-in é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto-de-venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade.
  • O problema que enfrentamos (nós, concurseiros) aqui no Brasil é que em TODO programa de TV aparece no final "Merchandising : Empresa X".
    Isso faz com que as bancas já achem correto essa errônea utilização do termpo. Vide a Prova de Comunicação Social do Metrô SP de 2012, (FCC)


     

  • Merchandising é comumente usado de maneira incorreta, quando deveria ser usada a denominação Merchandising Editorial, ou Tie In. Este se refere à prática de inclusão sutil de produtos, serviços, marcas e empresas em obras de entretenimento, principalmente audiovisuais, como novelas, filmes, games etc. Quando falamos em propaganda na TV falamos de todo comercial que aparece nos intervalos, entre um programa e outro


ID
396610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos a promoção, merchandising e
gestão de marcas.

Para a construção de marcas fortes, o fator qualidade é importante apenas nos momentos iniciais de inserção ou expansão dos produtos e(ou) serviços no mercado; posteriormente, a fidelização à marca ocorre de forma natural, independentemente da qualidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O fator qualidade tem de estar presente em todos os momentos do ciclo de vida do produto.

ID
564769
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De olhos postos na fidelização dos clientes, uma empresa planeja realizar uma campanha interna para a melhoria da prestação dos seus serviços, visando à satisfação da sua clientela. Qual veículo é recomendado para uma comunicação eficaz com o público-alvo dessa campanha?

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a explicação dessa? Eventos internor? Wtf?

  • Ela fala de campanha interna. Acho que essa é a palavra chave.

  • Dentre as opções: extranet, telemarketing e televisão são focados para o público externo, especificamente. Mala direta, pode-se, via de regra, usar para clientes internos, mas, não é algo específico e tampouco eficaz como os eventos internos. Uma vez que estes proporcionam maior interação com o público-alvo. Deduzi desta forma.

  • Você quer melhorar a apresentação de seus funcionários para a satisfação posterior dos clientes. O que você faz com os seus funcionários?

    Eventos internos na empresa.

  • Mala direta é um tipo de ação de marketing que consiste em um envelope ou pacote físico que uma empresa envia para o endereço dos clientes/leads. Essa comunicação pode ter como objetivo informar o seu público-alvo sobre alguma novidade ou lançamento ou convencê-lo sobre a compra de algum produto ofertado pela empresa.8 de out. de 2018

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing focada nos colaboradores de uma empresa. O endomarketing, Marketing Interno ou eventos internos como dito na questão , objetiva melhorar o employer branding, reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos funcionários. Quando uma empresa quer conquistar e fidelizar clientes externos, ela investe em marketing.


ID
565885
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O processo de tomada de decisão do consumidor tem início com o reconhecimento de uma necessidade, quando o consumidor percebe uma diferença entre seu estado real e algum estado desejado.
PORQUE
O consumidor pode obter informações através de fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais.
A esse respeito, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • Gab>>>>>>> B

  • “O processo de tomada de decisão do consumidor tem início com o reconhecimento de uma necessidade, quando o consumidor percebe uma diferença entre seu estado real e algum estado desejado.”

    Certo. O processo da decisão de compra começa com o reconhecimento do problema.

    “O consumidor pode obter informações através de fontes pessoais, comerciais, públicas ou experimentais.”

    Certo. Uma vez reconhecido o problema, o indivíduo passa a buscar informações para solucioná-lo. Para tanto, é comum a utilização de quatro fontes principais de informação: fontes pessoais (família, amigos vizinhos, conhecidos), fontes comerciais (propagandas, sites, vendedores), fontes públicas (meios de comunicação de massa, organizações de consumo), fontes experimentas (exame e uso experimental do produto, test drive).

    A segunda afirmativa não justifica a primeira, pois abordam etapas diferentes: 1) Reconhecimento do problema e 2) Busca por informações.

    Gabarito: B


ID
565894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O varejista tem de tomar decisões a respeito da amplitude e da profundidade de seu sortimento de produtos.
PORQUE
Os varejistas utilizam ferramentas promocionais, tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas e relações públicas, para atingir os clientes.
A esse respeito, conclui-se que

Alternativas

ID
866767
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A grosso modo podemos dizer que a Propaganda explica por que os clientes devem usar um produto ou serviço; tenta modelar as atitudes de mercado em relação à marca. Quando associada à Promoção de vendas, os anúncios e campanhas resultam em uma combinação poderosa. Leia abaixo algumas definições sobre promoção de vendas e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Na Frase: "induzem o cliente a comprar agora e não depois" , caracteriza a Promoção de venda!


  • por que se dar ao trabalho de comentar aqui "letra E"?

    que a resposta é essa, o próprio site já diz!
    aqui é um espaço pra comentários e não pra gabaritos!

  • Quando se falar em promoção de vendas atentem para a palavra "incentivo"." incentivo e recompensas que induzem o cliente a comprar agora e não depois".

  • É bom comentar porque quem não paga o acesso avançado só tem direito a responder e ver o gabarito de 10 questões, assim ajuda quem não consegue ver :)

  • Palavrinhas mágicas para promoção de vendas

    Incitar, incentivar, fomentar, brindes, recompensas, amostras, cupons, concursos e sorteios. 

  • Gab: E


ID
926449
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Envolvimento com a oferta é um conceito central para analisar o comportamento do consumidor. Na aplicação deste conceito,

Alternativas
Comentários
  • A letra D, não estaria correta ?


  • Fábio Fernandes; Alysson Henrique
    Porque clientes envolvidos são menos sensíveis as variações dos preços, pois são consumidores que já conhecem o produto ou serviço da empresa, sendo assim, de forma hipotética, se a organização aumentar o preço do produto x que eles compram, por já conhecerem esses produtos, terão mais chances de aceitar esse novo preço ofertado. Diferentemente de clientes que estão em contato pela primeira vez com o mesmo produto que por não conhecer, será mais sensível a essa variação de preço.

  • Mesmo que você já saiba que cada pessoa possui um desejo e uma motivação diferente para comprar algo, a maioria dos sites de e-commerce ou conteúdo ainda apresenta as mesmas ofertas e informações para todos os seus clientes ou usuários. Esse tipo de abordagem, única, para todo mundo não funciona mais ou, no mínimo, está fazendo com que você deixe de aumentar a conversão.

  • qual o erro dessa?

    clientes com baixo envolvimento geralmente são mais sensíveis a argumentos técnicos.

     

  • Aline, estes são mais sensíveis ao preço e menos às especificações técnicas do produto.

     

  •  a) o envolvimento é baseado em aspectos EMOCIONAIS da decisão de compra, pois o comprador ativa critérios cognitivos para avaliação de compras que considera complexas.

     c) clientes envolvidos profundamente têm intenso foco nos atributos originais E AGREGADOS da oferta, por isso é FÁCIL atraí-los como experimentadores de novas versões relacionadas à oferta principal.

     d) clientes envolvidos são MENOS sensíveis a variações do preço do produto

     e) clientes com baixo envolvimento geralmente são MENOS sensíveis a argumentos técnicos E MAIS SENSÍVEIS AO PREÇO

  • "Alto envolvimento

    A decisão de compra complexa é baseada num nível envolvimento situacional. Ocorre em ocasiões específicas e é temporário, visto que ocorre normalmente quando a compra é necessária. Já a lealdade tem subjacente um envolvimento duradouro. É contínuo, permanente e ocorre independentemente da compra. A ênfase está no produto em si, na satisfação pelo seu uso. Tanto a decisão de compra complexa [específica e situacional] como a lealdade [duradouro] são mais comuns em determinadas categorias de produtos entre as quais se salientam:

    Produtos de elevado preço; Produtos associados a risco de utilização (ex: serviços médicos, automóveis); Produtos complexos (ex: computadores); Produtos de especialidade (ex: mobiliário, artigos desportivos); Produtos associados ao ego (ex: cosméticos, vestuário).


    Baixo envolvimento

    A Inércia consiste no comportamento repetitivo de compra de uma marca, sem o recurso a uma tomada de decisão como tal. Este é um conceito de grande importância para as empresas porque a maior parte dos produtos são de baixo envolvimento. Por seu lado, a decisão de compra limitada exige alguma tomada de decisão mas subentende um processo de aprendizagem passiva porque não há procura ativa de informação. Um novo estímulo é suficiente para provocar uma nova escolha. Tanto a inércia como a decisão de compra limitada normalmente resultam em compras não planeadas antes de entrar na loja. Estas compras podem ser:

    Compra por impulso: induzida por uma necessidade de variedade e novidade provocadas por determinados estímulos.

    Efeito de sugestão: compra por impulso de um novo produto mas de que o consumidor necessita.

    Impulso planeado: intenção do consumidor ir a determinada loja sem pensar, no entanto, em comprar um determinado produto.

    Efeito recordar: em que há a necessidade de um produto mas não tem ideia por que marca optar. Faz então uma pesquisa nas lojas e muitas vezes escolhe a mais barata.

     

    Fonte: http://www.pmelink.pt/article/pmelink_public/EC/0,1655,1005_5365-3_41102--View_429,00.html


ID
926488
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma organização que normalmente não anuncia em mídia de massa avalia oportunidade para patrocinar uma equipe esportiva. Patrocínios envolvem o pagamento de quantias para exploração de propriedades de terceiros, geralmente ligadas a imagem e eventos nas áreas das artes, esportes e cultura. Justifica o investimento neste tipo de ação promocional:

Alternativas
Comentários
  • Objetivos do marketing por meio do patrocínio: 

    Phil Schaf (1996) diz que “patrocínio esportivo é o mecanismo de promoção através do qual os esportes penetram nos mercados de consumo de forma a criar  publicidade  e  lucro  para  compradores  corporativos  e  participantes”.  Já Luiz Fernando Pozzi (1998) define o conceito como “as  despesas  de  marketing  ou  incorporação  de responsabilidades que suportam atividades esportivas e/ou atletas, com o propósito de usar o evento, time, atleta, etc., como veículo que possibilite o alcance de um ou mais 

    objetivos de marketing”.

    Fonte:http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2085/2/20564189.pdf

  • A empresa busca agregar valor à reputação de sua marca com o patrocínio. Atualmente é grande o número de empresas que associam suas marcas a eventos musicais, esportivos, culturais e – mais recentemente – de responsabilidade sócio-ambiental. O patrocínio é mais uma das ferramentas do Marketing que leva experiência ao consumidor com o objetivo de fidelizá-lo ou ganhar a simpatia dele.

    Avante!

  • Marketing de Promoção Social do Produto e da Marca


    Este marketing consiste no licenciamento do nome de um projeto social do governo ou do nome de uma entidade sem fins lucrativos para uma empresa em troca de uma porcentagem do faturamento. Através deste marketing a empresa agrega valor a sua marca, aumentando assim a venda de seus produtos relacionados aos projetos ambientais. Estas práticas são observadas principalmente nas empresas de cartão de crédito.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_societal


    gab E


ID
1036159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado uma profusão dos chamados eventos proprietários, que são aqueles implementados por instituições, tanto privadas quanto públicas , com o objetivo de promover a responsabilidade social das empresas participantes.

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos o Brasil tem presenciado uma profusão de eventos proprietários, que consistem em marcas emprestarem seus nomes a um festival de música, artes, tecnologia, etc. É mais ou menos como um naming right de um evento.

    O maior evento do gênero no Brasil é o Skol Beats, realizado desde 2000 pela B/Ferraz, e que devido à sua força e repercussão foi capaz de gerar a criação de uma marca de cerveja, subvertendo a lógica deste tipo de evento, no qual uma marca já estabelecida dá origem a um evento.

    O Tim Festival é outro grande evento proprietário brasileiro, que pegou carona na proibição da propaganda de cigarros em 2003, e tomou para si o nome de um dos principais festivais do Brasil, o Free Jazz Festival, realizados pela Dueto Produções desde 1985.

    Os mais atentos já deve ter notado que este último, como a maioria dos outros eventos proprietários, ocorre no segundo semestre. Isso acontece porque há dificuldade de agendar artistas internacionais de porte em outros períodos do ano, pois não dá para concorrer com os festivais de verão do hemisfério norte,  que lotam as agendas e enchem os bolsos dos artistas.

    No segundo semestre de 2007 aconteceram cinco eventos de grande porte: o Tim Festival, o Planeta Terra, o Nokia Trends, o Gas Festival e o Motomix.


    Fonte: 

  • O objetivo não é, necessariamente, promover a responsabilidade social da empresas participantes.

    O objetivo é mercadológico.

  • O erro é afirmar que despertar a responsabilidade social é o objetivo desses eventos; o correto seria dizer que trata-se de um dos objetivos...

    Item ERRADO


ID
1036162
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Devido à diversidade de tipos de eventos promovidos atualmente, é inócuo e quase impossível proceder a uma classificação ou a uma tipologia de eventos.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição. Com a CESPE nada é "impossível", inclusive passar em seus concursos.


ID
1036165
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem

As normas de cerimonial e protocolo visam principalmente às precedências, isto é, em um evento, deve-se observar a hierarquização dos cargos e sua representatividade.

Alternativas

ID
1036168
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem

Eventos técnicos são altamente especializados em tendências e negócios e possuem teor e conteúdo extremamente focado em seu próprio segmento, dando ênfase às partes técnicas e profissionalizantes.

Alternativas

ID
1109542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação às ferramentas de propaganda e promoção, julgue os itens subsecutivos.

Entre as funções da propaganda, inclui-se a de agregar valor às ofertas de mercado.

Alternativas
Comentários
  • APOSTILA COM AS FUNÇÕES DA PROPAGANDA:

    http://www.brenobrito.com/files/Prat_Propaganda-Apostila04_-_Funcoes_da_Propaganda.pdf

  • CERTO

  • Agregar valor, criar uma imagem positiva em relação a marca ou produto ...  

  • Entre as funções da propaganda, inclui-se a de agregar valor às ofertas de mercado.


    para exceder as expectativas e surpreender o cliente ( consumidor) é preciso de um detalhe fundamental, entregar algo especial e inesperado que faça ele (consumidor) perceber que estar ganhando além do que comprou, do que foi combinado, ou seja, entregue mais do que você prometeu, assim você irá encantar os seus clientes


    Valor não é o quanto custa para o consumidor, não é o quanto custa para a empresa produzir, o material usado na fabricação etc. Valor é a composição da razão entre os benefícios e os custos, trabalhando em um ponto intangível, a percepção do Valor pelo consumidor. (MENSHHEIN, 2006)

  • Entre as funções da propaganda, inclui-se a de agregar valor às ofertas de mercado.

    ATENÇÃO!!!

    A banca deixa em aberto que agregar valor às ofertas de mercado é uma das funções da propaganda. Ou seja, existem outras, mas ele citou essa!!!! Logo, não está errada...

    GABARITO: "CERTO"

  • CERTO

    A propaganda cria, de fato, valor à oferta do mercado. Por quê?

    Ela tem o objetivo de persuadir o cliente, fazer com que ele compre. Ela ativa um monstrinho dentro de você, que é conhecido por consumismo, e te induz, mesmo que você não precise, a adquirir o produto/serviço. O contrário também é verdadeiro: Ela pode trabalhar para que você não consuma um produto/serviço como o cigarro, por exemplo.

    Recomendo, para quando você terminar os estudos e quiser dar aquela descansadinha, o documentário "O Século do Ego", que retrata a construção da propaganda através da manipulação dos desejos interiores do ser humano. Vale a pena! ;)

    Bons estudos! :)


ID
1356475
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O diretor de marketing de uma empresa do setor de energia prevê, no seu planejamento anual, ações de relações públicas para consolidar sua imagem no mercado.

Sendo assim, deveria investir em ferramentas de comunicação tais como

Alternativas
Comentários
  • Por quê não seria a alternativa A também?

  • A alternativa "A" está ligada a propaganda e na questão ele pede as ações que estão ligadas a relações públicas. 

  • Objetivos de relações públicas

    1.  Gerenciamento da reputação

    Os profissionais de RP procuram criar e gerenciar a reputação de uma empresa.

    2.  Lobby

    É o gerenciamento das comunicações com funcionários públicos.

    Os profissionais de RP podem querer informar os líderes do governo a respeito de certas atividades e de como elas contribuem para o bem estar do público.

    3.  Gerenciamento de eventos especiais

    É o gerenciamento dos eventos que foram planejados no plano de CIM.

    Marketing esportivo e patrocínio de eventos culturais são duas grandes áreas gerenciadas pela área de RP. 

    4.  Redação de pronunciamentos e assessoria de imprensa

    O RP cria pronunciamentos para vários funcionários da empresa.

    Também podem preparar respostas dos funcionários para perguntas que serão feitas por jornalistas.

    5.  Desenvolvimento de publicações

    RP é incumbido de desenvolver e produzir muitas publicações emitidas pela empresa, como relatórios anuais, revistas e manuais. 

  • Consolidar uma marca nada mais é que torná-la impactante, grande e visível. Qualquer "zé-das-couves" pode colocar seu produto numa propaganda de TV ou internet. Isso não vai garantir que essa marca seja forte ou consolidada. Somente os grandes têm apoio da cultura de massa, da mídia, e etc. Sua presença é firme em eventos, shows, filmes, moda, arte, comportamento... Por isso, LETRA B.

  • Relações Públicas, em comunicação, é o conjunto de atividades informativas, coordenadas de modo sistemático, relacionadas ao intercâmbio de informações entre uma empresa ou organização e sua clientela, imprensa, grupo social e/ou público alvo. Estas destinam estabelecer e manter o equilíbrio e o bom entendimento entre as duas partes e por vezes expandir ou estabilizar a imagem e/ou identidade da instituição ativa perante a opinião pública


    gab D


    todas as outras alternativas falam de PROMOÇÃO DE VENDAS.


  • Alternativa A. Errado. Exemplo de propaganda.

    Alternativa B. Errado. Investimento em vendas pessoais.

    Alternativa C. Errado. Investimento em merchandising (modalidade de propaganda).

    Alternativa D. Correto. Descreve corretamente exemplo de relações públicas.

    Alternativa E. Errado. Exemplos de marketing direto.

    Resposta: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Relações Públicas são um conjunto de campanhas ou programas internos (direcionados aos clientes internos  da  organização,  tais  como  os  funcionários)  ou  programas  externos  (direcionados  aos clientes  externos),  que  são  elaboradas  para  fortalecer  a  imagem  da  organização.  O  objetivo é gerenciar o relacionamento da empresa com o seu público de interesse. Por exemplo: patrocínio de eventos, assessoria de imprensa, etc.


ID
1551670
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O merchandising pode ser definido como a ação feita no ponto de venda com o intuito de

Alternativas

ID
1692961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de análises do mercado, concorrência e consumidor, julgue o item subsecutivo.

Uma das estratégias de ataque da concorrência é o uso intensivo de propaganda.


Alternativas
Comentários
  • Muitos setores possuem uma empresa reconhecida como líder de mercado. Essa empresa tem a maior participação de mercado para determinado produto. Geralmente, isso acaba levando as outras empresas a mudar preços, lançar novos produtos, implementar sua cobertura de distribuições e intensificar suas promoções.

  • Uma das estratégias de ataque da concorrência é o uso intensivo de propaganda.


ID
1756306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação a vendas e comunicação integrada de marketing (CIM), julgue o item que se segue. 

As vendas podem ser potencializadas por meio da combinação de ações, como a promoção de vendas para incentivar o consumo — por exemplo, oferta de prêmios a clientes —, e atividades promovidas pelas relações públicas — por exemplo, organização de palestras informativas sobre produtos promocionais. 

Alternativas
Comentários
  • Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do promocional mix. Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:

    • Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;
    • Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;
    • Brindes promocionais: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;
    • Brindes: são mercadorias oferecidas gratuitamente ou a baixo custo como incentivo à compra de determinado produto;
    • Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.
    • Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.
    • Concursos e sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.
    • Pacotes ou descontos promocionais: oferece aos consumidores descontos sobre os preços normais do produto.


    Embora Relações Públicas tenham ligação íntima com o Marketing em termos de ferramenta mercadológica, elas podem ser exercidas por pessoas de diferentes formações acadêmicas, pois apresentam particularidades próprias.

    No Brasil existem várias escolas de Relações Públicas, onde os profissionais que emergem desses cursos abrem seu próprio espaço e criam associações de classe, tentando manter sua identidade frente a profissionais oriundos de outras áreas.

    Diante das atividades que podem ser realizadas pelo profissional de Relações Públicas, veremos abaixo algumas que podem ser exercidas por profissionais oriundos de outras áreas:

    a) Relacionamento Com a Imprensa: Repassar informações de interesse público, visando atrair a atenção sobre a organização e seus produtos (e serviços). Minimizar o efeito de críticas, campanhas difamatórias ou acidentes ocorridos que envolvam a organização.

    b) Comunicações Corporativas: Criar informes (internos e/ou externos) a fim de promover a compreensão do funcionamento da organização.

    c) Lobby (Tráfico de Influência): Trabalho feito junto aos legisladores (ou outros órgãos do governo) visando criar normas específicas, ou minimizar o efeito de normas que prejudiquem a organização (ou seus produtos e serviços).


    gab CERTO


ID
1810006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a atividades de marketing e relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.

Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de marketing

Alternativas
Comentários
  • E cabe a quem?



  • Ao Assessor de Imprensa. Em uma Assessoria de Comunicação, a qual integra serviços os mais variados, como Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Publicidade e Marketing, os demais proporcionais reportam-se ao Jornalista, Assessor de Imprensa;. 

  • ''O gestor de marketing volta-se para a comunicação externa, orientada para o público-externo para fins mercadológicos. Os profissionais indicados para a comunicação institucional seriam o de RP, jornalista institucional e até o publicitário, mas o gestor de marketing não'', segundo Paolla Maletti. 


  • Se o objetivo do marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, é preciso conhecer esses clientes para poder cumprir o objetivo. Portanto, o gestor de marketing começa obtendo informações.


    Quanto ao ambiente de marketing, o gestor deve analisar os fatores incontroláveis, que são as tendências da economia, da política e da demografia. Por exemplo, se a população está envelhecendo no Brasil, essa tendência demográfica gera uma série de oportunidades para a criação de novos produtos para a terceira idade.


    Além disso, o gestor de marketing deve ficar atento aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e ao ambiente ecológico ou natural, que também podem causar forte impacto no mercado em que atua e na sua própria empresa.


    Além do ambiente externo, o gestor de marketing deve analisar o mercado no qual está inserido, levando em conta os fornecedores, concorrentes, intermediários (varejistas, por exemplo) e clientes.


  • Existem vários tipos de comunicações que ocorrem em uma organização. Apesar de cada uma ter propósito e públicos específicos, as comunicações se complementam para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa atingir colaboradores, formadores de opinião, mídia, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores. Geralmente é realizada por profissionais das áreas de relações públicas e de jornalismo.

    A comunicação mercadológica foca na comercialização de produtos e serviços, e na perpetuação de relacionamentos entre organização e clientes. Seu enfoque são os consumidores, revendedores e distribuidores. Pode, em alguns casos, e sob a direção do marketing, trabalhar com o público interno em ações de endomarketing. As ações dessa área são geridas e executadas, na maioria das vezes, por profissionais de marketing ou da publicidade e propaganda.

    A comunicação interna tem como objetivo garantir a coesão de interesses e de valores entre a organização e os colaboradores. Na busca por diálogo e troca de mensagens, esse departamento pode realizar a gestão e planejamento de veículos de comunicação interna, gestão e planejamento de eventos, desenvolvimento de pesquisas e gerenciamento de crises entre a empresa, o público interno e a ouvidoria. Jornalistas e relações públicas costumam trabalhar em parceria com profissionais dos Recursos Humanos para desenvolver essas atividades.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de comunicação, não ao de marketing.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.
  • A afirmação da questão está errada. Na concepção da comunicação integrada, a gestão da comunicação institucional e interna da organização cabe ao gestor de comunicação, não ao de marketing.


ID
1810009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere a atividades de marketing e relações públicas nas organizações, julgue o item a seguir.

A principal função da comunicação institucional é transmitir credibilidade, de modo a construir imagem e reputação positivas perante os públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • A Comunicação Institucional é uma área da Comunicação que implica conhecer as instituições e compartilhar suas propriedades (histórico, visão, missões, valores, filosofia e políticas), não se limitando apenas na divulgação institucional e mercadológica. Pode-se considerá-la como um meio de estruturar a comunicação externa e interna da Instituição através de planejamentos, implementações, gerenciamentos e uso de tecnologias. O profissional especializado em Comunicação Institucional é apto para elaborar e implantar políticas de comunicação, tendo como principais funções definir os objetivos de comunicação da Instituição, interagir com o público interno e externo (e avaliar os resultados dessa interação) e criar projetos utilizando diversas mídias existentes.


    A Comunicação Institucional é responsável, por intermédio do departamento de relações públicas, pela formação da identidade e imagem positiva de uma instituição, ressaltando perspectivas relacionadas com a missão e a ideologia da organização. Está ligada a aparência corporativa que evidencia o lado público das instituições, formando uma personalidade organizacional. Desta forma, elaborar a Comunicação Institucional é conhecer e compartilhar características de uma empresa, sobretudo seus valores. Elas buscam preservar e consolidar sua imagem com os clientes e parceiros e, se ocorrer alguma crise, precisam de alguém que ajude a manter essa imagem de respeito intacta junto à imprensa

  • Certa

    a comunicação institucional procura a construção de uma imagem positiva,com credibilidade e boa reputação.

  • Em uma organização, pública ou privada, podem ser praticados vários tipos de comunicação: institucional, administrativa, interna, mercadológica e pública. Apesar do fato de que cada um tem particularidades, objetivos e públicos específicos, todos os tipos de comunicação se complementam e convergem para atingir os objetivos maiores propostos no Planejamento de Comunicação Integrada.

    A comunicação institucional atua na construção e manutenção da identidade, imagem e reputação corporativas, bem como na influência da organização nos ambientes onde está localizada. Visa a transmitir credibilidade para os públicos de interesse, como colaboradores, formadores de opinião, mídia, comunidades nas redondezas, ambientalistas, órgãos públicos, acionistas e consumidores. Geralmente é realizada por profissionais das áreas de relações públicas e de jornalismo.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Kunsch, Margarida. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus Editorial. 5ª. edição. 2003.

ID
1810018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico de comunicação organizacional e ao planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

Propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising, relações públicas, marketing direto e eventos são ferramentas do composto de comunicação que podem ser selecionadas no planejamento de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Dentro dos 4 P's do marketing, temos a promoção e para desenvolvê-la o profissional dispõe de uma gama de possibilidades denominada de composto de comunicação (ou mix de promoção, ou mix de comunicação de marketing). O qual inclui todas essas ferramentas que foram descritas na questão e outras.


    O marketing mix foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing[6] e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing[carece de fontes]. Os 4 Ps resultam da simplificação dos doze elementos constituintes do marketing mix identificados por Borden [3] [4] e congregam todas as variáveis do marketing mix em quatro "variáveis básicas"[7] : Produto (Product), Preço (Price), Praça (Place; ponto de venda/distribuição) e Promoção (Promotion).


    GAB CERTO

  • Segundo Margarida Kunsch, fazem parte da Comunicação Mercadológica (integrante do Composto da Comunicação), portanto podem ser selecionadas para o planejamento de comunicação:

    - Marketing

    - Propaganda

    - Promoção de vendas

    - Ferias e exposições

    - Merchandising

    - Venda Direta

    - Publicidade

  • A comunicação de marketing é o modo pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    O Mix de Comunicação de Marketing diz respeito ao conjunto de atividades e meios escolhidos durante o planejamento de comunicação para estabelecer contato, interação e/ou relacionamento com os clientes (sejam eventuais, recorrentes ou em potencial). Temos, como exemplos, propaganda, publicidade, relações públicas, merchandising, patrocínio, eventos, promoção de vendas, marketing direto, folhetos e catálogos, venda direta (ou venda pessoal) e marketing de relacionamento.

    Propaganda é qualquer forma paga de anúncio, promoção e divulgação de mensagem não pessoal de produtos, serviços ou ideias, veiculada em meios de comunicação de massa, por um anunciante identificado.

    Publicidade é um conjunto de atividades que visa despertar no público-alvo o desejo pelo produto, serviço ou ideia apresentada (objetivo promocional) ou dar prestígio ao anunciante (objetivo institucional). Geralmente é paga e realizada sem intenção de ocultar o nome e os propósitos do anunciante. Tem relação direta com os termos slogan, target, teaser, budget e recall.

    Promoção de vendas é a união de elementos mercadológicos, exercidos na mídia e fora dela por um período pré-determinado, destinado a estimular experiências com um produto, aumentar a demanda e levar o consumidor até o produto.

    Merchandising é a somatória de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    Relações Públicas é a variedade de programas e esforços de promoção elaborados com as finalidades de formar atitudes e opiniões favoráveis a uma organização, marca ou produto, e estabelecer relacionamentos duradouros com públicos de interesse.

    Marketing direto é uma ferramenta que busca interagir diretamente com os consumidores e prospects; individualiza a comunicação entre a organização e o cliente, tem mais condições de mensurar as respostas e possibilita transações em qualquer lugar. Como exemplos, temos a mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing.

    Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Podem ser classificados de acordo com a extensão (municipal, nacional, etc), dimensão (pequeno, grande, etc), objetivos (institucional ou promocional), tipo (folclórico, cívico, etc) e por espécie (expositivos, dialogais, etc).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
1821931
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Avalie se, de um modo geral, o processo de marketing para eventos é constituído das seguintes etapas:

I. Pesquisa e análise do ambiente macro (inclui as forças competitivas, políticas, econômicas, sociais e tecnológicas).

II. Pesquisa da psicologia dos consumidores de eventos.

III. Segmentação, definição do público-alvo e posicionamento.

IV. Estabelecimento dos objetivos de marketing.

V. Tomada de decisões sobre estratégias gerais de marketing e o mix de marketing de serviços do evento.

Estão corretos:

Alternativas

ID
1821934
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O setor responsável pelo marketing de um evento tem, entre outras, as seguintes atribuições, EXCETO UMA, em geral de responsabilidade do setor de publicidade e/ou comunicação. Assinale-a.

Alternativas

ID
1821949
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A análise SWOT produz um material muito rico a partir do qual a gerência do evento deve escolher estratégias para contemplar os objetivos do evento. Tais estratégias devem usar as forças identificadas, minimizar as fraquezas, evitar as ameaças e tirar proveito das oportunidades. No caso de um evento científico ou acadêmico realizado anualmente, por exemplo, as opções de estratégias podem ser genericamente classificadas como: de crescimento, de consolidação ou estabilidade, de redução ou de combinação. A respeito do tema, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

✓ A meta deve ser sempre a de fazer um evento crescer em porte a fim de propiciar uma sensação de que ele superou os precedentes e é, portanto, um sucesso.

✓ Em determinadas circunstâncias a adoção de uma estratégia de consolidação, ou seja, manter o porte de um evento (número de participantes, número de atividades, quantidade de eventos paralelos, tempo de duração) num dado patamar pode ser recomendável.

✓ Em casos de circunstâncias externas desfavoráveis (crise econômica, inflação muito alta, acontecimentos ambientais de grande impacto no local), a estratégia de redução do porte do evento pode se mostrar a mais adequada. Nesses casos, uma ação muito forte das áreas de comunicação e de marketing será necessária para amenizar ou mesmo evitar um provável entendimento, por parte de participantes, apoiadores e patrocinadores, de que o evento será um fracasso.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.


ID
1837573
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

Em se tratando de marketing cultural, para aumentar as chances de patrocínio privado de um projeto cultural, o mais importante é destacar o valor da obra ou do artista.

Alternativas
Comentários
  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • o mais importante é destacar o produto/marca

  • Machado Neto (2005) define marketing cultural como uma atividade cujo propósito é viabilizar financeiramente produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, atendam às demandas de fruição e de enriquecimento cultural da sociedade. Já Avelar (2013) defende que essa vertente do marketing utiliza ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização, diferenciando-os perante seus concorrentes, conquistando e mantendo a simpatia do público, fortalecendo seu aspecto institucional e associando-os com causas que vão além do lucro.

    As organizações que patrocinam eventos como parte das ações de marketing cultural têm, como objetivo principal, enaltecer sua marca a fim de estabelecer conexões positivas na mente do público e estimular o consumo de seus produtos e serviços, e não destacar o valor da obra ou do artista.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.

    - Machado Neto, Manoel Marcondes. Marketing cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.

ID
1837576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao marketing cultural e ao Sistema Nacional de Cultura.

Ao patrocinar um show ou uma exposição, a empresa pode associar seu nome a esses eventos para conseguir novos clientes, o que caracteriza uma ação denominada marketing de relacionamento.

Alternativas
Comentários
  • Mais uma para o rol: as "hipocrisias teóricas". Ou alguém acredita que as empresas fazem isso apenas pela renúncia fiscal e pela bondade no coração dos CEOs?

     

    Alguém com parâmetros bibliográficos para dar uma luz?

  • Marcelo Novaes, a questão está errada porque o nome dessde tipo de Marketing é Marketing Cultural, e não Marketing de Relacionamento, como afirma a questão. Referência bibliográfica: tem esse artigo sobre o tema http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/317/362

  • Valeu, Amanda. Que casca de banana ridícula! E eu caí. Obrigado por esclarecer.

  • errada

    Marketing Cultural é uma estratégia utilizada pelas empresas para que, por meio de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.



    Marketing de Relacionamento nada mais é que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes. A empresa oferece benefícios para garantir a fidelidade dos seus clientes. O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que os clientes se tornem fãs dos produtos e serviços prestados pela empresa.

  • Marketing cultural é o conjunto de ações de marketing (estratégias) em que se utiliza a Cultura (conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social) para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca. É aplicado por meio de estratégias de comunicação empresarial e governamental a um povo ou população por se associar a expressões e manifestações artísticas. Fomentar projetos culturais permite a troca de interesses: de um lado, o reconhecimento e do outro, a satisfação pessoal, de um grupo, de uma classe etc. Utilizar essas ações podem ser benéficas ao terem um retorno financeiro apoiada nas Leis de Incentivo Fiscal além da contribuição do reforço cultural para a sociedade.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_cultural

  • Respondendo ao Marcelo, indico " Marketing Cultural e financiamento da Cultura " de Ana Carla Fonseca Reis.

    "Cabe aqui uma ressalva a uma possível deturpação de fatos. A discussão sobre se o que motiva a empresa a ser socialmente responsável é um impulso essencial de minimizar os abismos sociais de forma absolutamente altruísta ou se é a percepção de que é impossível uma empresa ser bem-sucedida no longo prazo em uma sociedade com discrepâncias sociais inadmissíveis é, a bem dizer, infinita e desprovida de qualquer sentido prático. Perguntar a uma empresa se o que a motiva a ser cidadã responsável é um sentido de coerência com seus valores próprios, a convicção de que sua participação pode fazer alguma diferença ou a idéia de que quando a sociedade ganha ela também ganha pressupõe que as respostas sejam excludentes. Assim pretender minimizar o valor de uma empresa que participa de projetos socialmente responsáveis por acreditar que ao promover o desenvolvimento da sociedade ela também irá se desenvolver é tão infundado quanto minimizar o valor de uma pessoa que afirma participar de ações sociais porque, vivendo em uma sociedade mais justa, todos irão ter uma vida melhor - inclusive ela."

    No capítulo em questão o mkt cultural é apresentado como integrante da responsabilidade social.

  • Evento é a concentração de pessoas e/ou entidades, realizada em data e local previamente estabelecidos, com objetivos específicos. Podem ser classificados de acordo com a extensão (municipal, nacional, etc), dimensão (pequeno, grande, etc), objetivos (institucional ou promocional), tipo (folclórico, cívico, etc) e por espécie (expositivos, dialogais, etc).

    As organizações podem patrocinar eventos, como shows e exposições, a fim de associar sua marca com outras marcas do setor em que atua ou com ocasiões festivas e estabelecer conexões positivas na mente do público. Esse tipo de marketing é chamado de marketing cultural, não de relacionamento.

    O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que tem como alvo fidelizar o consumidor recorrente (não novos). A oferta de benefícios exclusivos, como um espaço reservado em um show para clientes VIP, é um exemplo disso.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação do enunciado está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

ID
1869070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing institucional, julgue o item a seguir.

As declarações de missão e de visão estabelecem tanto a definição do negócio e do setor de atuação da organização quanto os planos compartilhados pelos seus membros.

Alternativas
Comentários
  • As pessoas em geral precisam de referencias relativamente fixas onde possam se orientar num mar de tantas, e contínuas, transformações. Por isso se tornou tão fundamental aos empresários definir, de forma clara, para o mercado, qual é a sua missão, qual a sua visão de futuro, e quais são os valores com que está comprometido.


    A missão da empresa; sua visão de futuro; e seus valores; precisam estar enraizados no DNA mesmo da organização para que suas ações possam refletir de forma permanente esse conceito, para que a prática de um marketing moderno possa construir a sustentabilidade do negócio a longo prazo. Esta é a base do marketing 3.0, em que o compromisso da empresa com os valores e expectativas dos clientes expressa a forma de agir da empresa no mercado.


    Fazendo uma rápida pesquisa nas organizações, tanto nas pequenas e médias, quanto nas grandes empresas, nota-se que em sua maioria esses conceitos de missão, visão e valores ainda são temas deixados em segundo plano. Analisando-se a definição destes três conceitos no site de diversas empresas do Brasil, é possível perceber, inclusive, uma grande confusão a respeito deles.


    É comum observarmos nessas definições a troca dos conceitos, em que se descreve missão como sendo visão, ou valores, e vice-versa. Na verdade, é de se concluir que, para muitas empresas, as definições são apenas uma forma simpática de tentar mostrar ao mercado algum compromisso da organização, sem que essa seja uma prática comum.


    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/missao-visao-e-valores-para-o-sucesso-empresarial/63619/


  • Gabarito A

    A missão de uma organização refere-se à razão pela qual ela existe, ou, em outras palavras, sua razão de ser, enquanto a visão é a manifestação de para onde está indo e o que pretende se tornar a longo prazo.

  • Apesar de não serem humanas, as organizações podem apresentar características semelhantes às pessoas. Por isso, podemos afirmar que independente de seu propósito, tamanho ou tempo de existência, toda organização possui uma identidade, ou seja, algo que define sua essência, que expõe seus atributos, objetivos, valores, comportamentos, formas de se comunicar e de simbolizar.

    Na identidade encontramos dois elementos que estão presentes no enunciado: missão e visão. Missão pode ser definida como a razão de ser de uma organização, seu propósito de existência, como as coisas são feitas. Geralmente iniciada por verbos no infinitivo, pode receber complementos, como local de atuação, público-alvo e maneira de produzir ou realizar o serviço. Já visão é o que a organização deseja ser no futuro. Contribui para direcionar os esforços no planejamento estratégico de longo prazo, de como os planos poderão ser postos em práticas para alcançar alvos adiante.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.



ID
1869073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing institucional, julgue o item a seguir.

O marketing institucional, para fomentar sua identidade e envolver diferentes públicos, busca a formação e a consolidação da imagem de uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • O Marketing Institucional não tem como objetivo imediato à venda, pois visa criar atitudes e comportamentos favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa. A partir do momento em que a imagem de uma empresa junto ao público consumidor, acionistas, funcionários, fornecedores e terceirizados é uma questão importante no sucesso das efetuações das vendas, o Marketing Institucional aparece com uma força dominante. O Marketing Institucional é a execução de atividades necessárias para atingir o objetivo de uma determinada instituição, onde o seu principal objetivo é reforçar a imagem ou conseguir apoio, englobando várias ferramentas, onde envolve o Marketing Público, Marketing Social, Marketing Esportivo, Marketing Cultural, Marketing Comunitário, Marketing Pessoal e Marketing Ecológico

  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
1869076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing institucional, julgue o item a seguir.

Além da satisfação do cliente, as ações de marketing visam estabelecer comunicação com o público, definir o preço certo para os produtos e distribuí-los de forma ágil e eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Para selecionar as ações que melhor atendam às necessidades e aos objetivos das organizações, estas se orientam por análises objetivas do mercado e pela sensibilidade gerencial dos profissionais que ficam responsáveis pelos demais agentes e fatos do ambiente institucional que devido às oportunidades e ameaças que surgem no ambiente institucional devem analisar o ambiente interno e externo da empresa, para aproveitar as oportunidades e combater as ameaças. (VAZ, 1986)

  • Não entendi a resposta, porque o enunciado refere-se a "marketing institucional", que sabemos trabalhar mais a identidade e imagem de uma instituição. O marketing de que fala a questão seria o marketing promocional.

  • A questão abordou o mix de marketing: produto, preço, praça e promoção.

    Promoção: estabelecer comunicação com o público

    Preço: definir o preço certo para os produtos

    Praça: distribuí-los de forma ágil e eficiente

  • Dentro do composto de Marketing / 4 P,s, o preço é classificado como uma das suas atividades/ferramentas:

    • Pride e Ferrell explicam que o preço está relacionado “̀às decisões e ações associadas ao

    estabelecimento de objetivos e políticas de fixação de preços e à determinação dos preços dos

    produtos.”

    Fonte: apostila professor Stefan Fantini - Estratégia Concursos


ID
1869079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de marketing institucional, julgue o item a seguir.

Para se diferenciar da concorrência e superar as expectativas do consumidor/cliente, uma instituição deve adotar o conceito de geração de valor, que consiste em criar produtos que sejam de melhor qualidade, ainda que mais caros.

Alternativas
Comentários
  • erro da questão esta em dizer: ainda que mais caros.


    É essencial para o sucesso de uma marca satisfazer todas as necessidades reais do consumidor, entretanto, uma determinada empresa, para vencer uma competição da qual sairá vencedora e fazer com que a marca conquiste o maior domínio das preferências do consumidor, ela precisará desenvolver estratégias capazes de resistir aos avanços da concorrência.


    Haverá sempre alguma necessidade de vendas, mas o objetivo do marketing é conhecer e compreender o consumidor tão bem que o produto ou serviço o atenda completamente e, em conseqüência, vendam-se sozinhos

  • O conceito de gerar ou agregar valor é muito mais abstrato do que aquele sugerido na questão. Em termos bem básicos, para gerar valor é preciso utilizar métodos comunicativos ou mercadológicos que convençam o potencial consumidor que ele só tem “benefícios” ao adquirir o produto.

    Não está, necessariamente, ligado ao preço dos produtos. É uma questão de posicionamento.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Funções do Marketing que geram valor

     

    Os melhores profissionais de marketing se caracterizam como geradores de valor porque focam no uso de dados para tomar decisões de mercado, dos clientes e de produtos / serviços que criam valor para os clientes e acionistas. Dessa forma, os principais papéis para a função de Operações de Marketing entre os criadores de valor, em ordem de prioridade são:

    * Cliente, mercado, inteligência competitiva, pesquisas e insights;

    * Analytics e modelagem preditiva;

    * Gestão de dados;

    * Análise de campanhas e elaboração de relatórios;

    * Orçamento e planejamento; governança e relatórios financeiros;

    * Benchmarking e avaliação da organização;

     

    Fonte: http://operacaodemarketing.com.br/2015/05/o-marketing-para-gerar-valor/


ID
2213266
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma vez que a estratégia de comunicação é o elo entre o marketing e a propaganda, sua matéria-prima fundamental é

Alternativas

ID
2284636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de imagem institucional, responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue o item.
A publicidade institucional é um exercício retórico.

Alternativas
Comentários
  • A respeito de imagem institucional, responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue o item. A publicidade institucional é um exercício retórico.

  •  A publicidade institucional é um exercício retórico.

  • Gabarito correto: C

    Publicidade institucional é uma forma de publicidade que não se refere ao produto em si, e sim a uma instituição. Seu objetivo é a disseminação de ideias no intuito de moldar e de influenciar a opinião pública, motivando comportamentos desejados por uma instituição ou provocando mudanças na imagem pública desta.

    Assim, a publicidade institucional é um exercício retório por ser feita pela instituição para impactar sua própria imagem.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade_institucional


ID
2284717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor. A partir desse conceito, julgue o item seguinte a respeito de marketing nas relações públicas.

Campanhas antitabaco e a favor do uso do cinto de segurança em veículos são exemplos de ações de marketing institucional.

Alternativas
Comentários
  • errado.


    Marketing Institucional: é trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização (ou projeto). Para isso, presta-se às atividades de “polimento de imagem”, na busca de sólida reputação e reconhecimento público para a empresa.

  • A questão esta errada, trata-se de Marketing social.

    Marketing social - é utilizado sem fins lucrativos ou governamental para promover uma causa, como por exemplo, "diga não às drogas".


ID
2340736
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Kotler (2000), o mix de marketing é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Relacione os componentes do composto de marketing, apresentados na coluna da esquerda, às suas respectivas variáveis entre as indicadas na coluna da direita.

I) Produto
II) Preço
III) Promoção
IV) Praça

M) Transporte, Cobertura, Variedades
N) Publicidade, Relações Públicas, Força de vendas
O) Variedade, Qualidade, Garantias
P) Prazo, Descontos, Concessões

Está CORRETA a seguinte associação:

Alternativas
Comentários
  • a) produto: de acordo com Kotler (2004), o produto é a base para a existência das empresas e seus negócios, que visam oferecer algo cada vez melhor para suprir as necessidades de seus clientes, superando a concorrência. Segundo Madruga et. al. (2004), o produto “além de corresponder às necessidades e aos desejos dos consumidores, oferece benefícios e valores como conforto, prestígio e segurança”.

     

    b) preço: é o valor monetário aplicado ao produto, conforme a percepção de valor que o consumidor atribui a ele. Quanto maior o benefício percebido do produto para a satisfação de sua necessidade, maior o preço que o consumidor estará disposto a pagar para ter acesso a ele. De acordo com Serrentino (2009), o valor que o consumidor atribui ao produto é a relação entre seu benefício percebido e o seu custo.

     

    c) praça: de acordo conforme Kotler (2003), para tornar seus produtos ou serviços disponíveis ao público-alvo, cada empresa deve estudar o mercado e definir como atingi-lo, da melhor maneira possível e ao menor custo possível. Cada produto possui características próprias que levam a que sua distribuição e disponibilização sejam dadas através de um formato mais apropriado, variando conforme as estratégias de cada empresa.

     

     

    d) promoção: de acordo com Kotler (2004), a “promoção cobre todas aquelas ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público-alvo”. A promoção de um produto ou serviço engloba todas as estratégias que as empresas utilizam para que seus produtos sejam os escolhidos pelo consumidor, dentre todas as opções existentes. Para Mestriner (2008), a propaganda, a promoção de vendas, o marketing e a exposição dos produtos no ponto de venda e a força de vendas são os principais aspectos de comercialização dos produtos no varejo.

     

  • Rafael, deculpe, mas kd o gabarito???? 

  • GABARITO LETRA A

  • Marketing mix, mix de marketing ou composto de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s – Produto, Preço, Praça e Promoção) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Produto é o que a organização produz, visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, variedade, qualidade, pesquisas, testes e desenvolvimento, garantia e padronização.

    Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, prazos, descontos e reduções, concessões, condições e formas de pagamento.

    Praça está relacionada à localização, aos mercados de atuação, canais de distribuição, variedades, transporte, cobertura, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções/força de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.

    Vamos associar os itens da coluna da esquerda, que contém os componentes de marketing, com as variáveis da coluna da direita:

    I) Produto - O) Variedade, Qualidade, Garantias

    II) Preço - P) Prazo, Descontos, Concessões

    III) Promoção - N) Publicidade, Relações Públicas, Força de vendas

    IV) Praça - M) Transporte, Cobertura, Variedades

    Podemos concluir que a alternativa A é a certa (I – O, II – P, III – N, IV – M).

    Gabarito do Professor: Letra A.


ID
2384830
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Marketing Mix é o conjunto singular de decisões de cada empresa a respeito de 4Ps (parâmetros) básicos. O mix de marketing utilizado em serviços é ampliado, conhecido como 8Ps. Além dos quatro tradicionais, utilizam-se de mais quatro: Pessoas (People), Processos(Process), Percepção - Evidências Físicas (Physical Evidence) e Produtividade. Leia abaixo, identifique os parâmetros básicos, tradicionais (4Ps) mencionados, e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • 4P'S:

    Preço

    Produto

    Praça

    Promoção

  • A questão cobrou conhecimentos sobre os 4 "P" do marketing e pediu o item incorreto.

    De acordo com Kotler, a classificação dos 4 Ps Mix de marketing foi feita por McCarthy e é dada da seguinte forma:

    1. PRODUTO: tem relação como o tamanho, a embalagem, a qualidade, marca, variedade design e etc.
    2. PREÇO: preço de tabela, descontos, prazos e condições.
    3. PROMOÇÃO: relaciona-se às vendas, ao marketing direto e as relações públicas.
    4. PRAÇA: refere-se aos locais, ao transporte, aos canais e estoques.

    O autor complementa o seu material com uma atualização que refere-se ao marketing holístico, no qual considera a evolução do tema e propõe novos 4 componentes. São eles: pessoas, processos, programa e performance. Kotler (2019, p. 28) considera esses os 4 novos Ps da Administração Moderna de Marketing.

    A questão pediu para marcarmos o item que não tem relação com os 4Ps, logo, o gabarito é letra "d": parcialidade.

    Fonte: KOTLER, Philip; KELLER, Lane; Administração de Marketing. 15. ed. Pearson, 2019

    GABARITO: LETRA D


ID
2399377
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Configura-se uma perfeita aplicação do conceito de marketing às atividades artístico-culturais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra C, devido ao fato dessas atividades serem disponibilidades de forma gratuita.

  • Patrick Chemp, obrigada! Dei uma "voada" nessa questão. Avante! 

  • Gabarito do Professor


    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços. Está intimamente relacionado às ideias de valor, demanda, consumo, mercado, público-alvo e relacionamentos.

    O composto de marketing, formado por quatro elementos que começam com a letra P (Produto, Preço, Ponto e Promoção), fornece diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações ligadas ao marketing.

    De acordo com Neto (2006), quando lidamos com atividades artístico-culturais, há algumas alterações na aplicação plena do conceito de marketing: o produto/serviço (livro, peça de teatro, filme, exposição) é produzido pelo artista para, primeiramente, satisfazer sua necessidade, intrínseca e particular, de criar. Somente em um segundo momento esse trabalho é apresentado para ser apreciado pelo público a fim de “sanar" um desejo. O ponto de contato com o público é onde o povo está. A promoção (ou comunicação/divulgação) precisa ser adequada para que o público tenha consciência da obra e possa apreciá-la.

    O preço, como definido usualmente no composto de marketing tradicional, não atende de modo perfeito à aplicação do conceito de marketing ligado às atividades artístico-culturais. Neste contexto, o preço precisa lidar com duas questões simultaneamente: além de ser o valor cobrado/pago pelo custo material de produção do objetivo/serviço prestado (e por outros aspectos, como o lucro, por exemplo) envolve também questões simbólicas, sentimentais, de talento, raridade e/ou unicidade do bem.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C (Preço) apresenta a exceção à perfeita aplicação do conceito de marketing às atividades artístico-culturais.

    RESPOSTA: C

    Fonte de pesquisa:

    - Neto, Manoel Marcondes Machado. Marketing para as artes: a evolução do conceito de marketing cultural e a importância desse campo de atuação para o profissional de Relações Públicas. Revista Organicom. Ano 3. Número 5. 2º. Semestre de 2006.

ID
2407594
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao planejamento estratégico da comunicação, segundo Duarte (2011), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Idalberto Chiavaneto:

    "a avaliação é a comparação dos resultados alcançados (descritos pelos indicadores de desempenho) com o desempenho pretendido (descritos pelos objetivos estratégicos e metas definidas). A avaliação deve servir para que se analisem as causas e os efeitos dos desvios entre o programado e o realizado, de forma que os gestores possam recomendar mudanças e ações corretivas."

    Fonte: Augustinho Paludo - Administração Geral e Pública para Auditor Fiscal da Receita Federal e Auditor Fiscal do Trabalho.

  • O planejamento estratégico de comunicação é uma ferramenta que contribui significativamente para a eficácia das atividades das áreas de comunicação, como as relações públicas, publicidade e jornalismo. Minimiza as chances de improvisar, aumenta as possibilidades de alcançar os objetivos e de racionalizar o uso dos recursos e permite a avaliação dos resultados.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa de acordo com Duarte (2011):

    A) Errado. A assessoria de imprensa deve ter (e não prescindir, ou seja, renunciar), como elementos constituintes, a inovação e a criatividade na realização de suas atividades.

    B) Errado. O planejamento da assessoria de imprensa depende totalmente do planejamento da comunicação organizacional. Visto ser integrante do processo, a assessoria deve agir em consonância com os objetivos da organização, mesmo tendo certa medida de autonomia.

    C) Errado. Na fase de implementação do planejamento estratégico da comunicação, é importante pôr em prática aquilo que foi planejado, fazendo-se alterações quando necessário e/ou oportuno.

    D) Errado. Para traduzir a identidade da organização, a assessoria de imprensa precisa, necessariamente, estar integrada e alinhada aos demais programas da organização.

    E) Certo. A mensuração de resultados deve ter como base o planejamento estratégico, vinculando os resultados obtidos ao planejamento estabelecido. Mensurar, nesse contexto, significa conferir se o que foi vislumbrado (como as metas e alvos) foram, de fato, alcançado.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do professor: Letra E.

    Bibliografia:

    - DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2011.

    - KUNSCH, Margarida Maria Khroling. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

ID
2492710
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sampaio (2013) apresenta algumas técnicas de comunicação que vão além da propaganda. A distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação promovida pelo anunciante com o objetivo de fazer os consumidores terem contato com seus produtos ou serviços são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Em bom português, sampling significa distribuir amostra grátis.

    Muitas pessoas associam as amostras grátis ao lançamento de algum produto (“grátis” e “novo” são palavras muito poderosas no marketing). Mas é possível distribuir amostras gratuitas até de itens que já estão bem estabelecidos no mercado.

    O mais importante, qualquer que seja o produto distribuído, é que as amostras estabelecem duas relações muito relevantes com seus potenciais clientes: eles prestam mais atenção à sua marca (e ajudam na  dela) e associam-na a generosidade e confiança.

    O sampling pode ser feito de várias maneiras. É possível:

    Algumas dessas alternativas são bem mais eficazes do que outras, principalmente caso o seu objetivo seja escalar os negócios.

    fonte:

  • Em mercados competitivos, a simples presença de um produto na gôndola ou a veiculação de anúncios na mídia geralmente não são suficientes para influenciar a compra pelo consumidor. Em alguns casos, como na venda de produtos alimentícios, a atitude proativa da marca é o diferencial que proporciona a clientes em potencial experimentar a mercadoria no momento adequado e, consequentemente, concretizar a aquisição.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção associada à descrição do enunciado:

    A) Certo. Sampling diz respeito à experimentação do produto no local, como na degustação de alimentos ou bebidas, ou na distribuição de amostras grátis para testes futuros, como no caso de xampu. O objetivo é conquistar o cliente por meio das características do produto, como sabor e aroma, em uma situação amistosa, como em um passeio no shopping center.

    B) Errado. Incentivo é uma maneira proativa de estimular a compra de um produto ou a contratação de um serviço. Diferente do sampling, que trabalha mais a questão da experimentação, o incentivo foca em conceder benefícios e vantagens para concretizar a negociação no momento ou para aumentar o consumo. “Pague 2 e leve 3" e “Acesse gratuitamente por 30 dias" são exemplos dessa prática. Outra definição de incentivo é o conjunto de estímulos dado aos colaboradores pela organização para aumentar seu engajamento, melhorar sua produtividade e tornar o ambiente de trabalho mais amistoso.

    C) Errado. Cuponagem é a distribuição de cupons de desconto, ou de outros benefícios, como a oferta de brindes, para estimular a primeira compra ou aquisições futuras. Podemos citar, como amostra, a promoção “Na compra de 2 ingressos para o cinema, o combo pipoca + refrigerante tem 50% de desconto".

    D) Errado. Merchandising é um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional. Pode até envolver ações de distribuição de amostras (ou unidades) de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas, mas não é uma regra.

    E) Errado. Endocomunicação é o conjunto de atividades realizadas por uma organização para se comunicar apropriadamente com seu público interno e mantê-los informados e, em muitos casos, envolvidos, em suas ações e objetivos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2564389
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A gestão bem-sucedida de espaços culturais deve considerar a dinâmica e as especificidades dos equipamentos culturais. Entre as alternativas abaixo, qual delas se inclui na gestão de espaços culturais?

Alternativas

ID
2564392
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual das alternativas abaixo diz respeito à gestão de uma instituição de cultura?

Alternativas

ID
2696977
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Será realizada uma campanha de marketing institucional para uma organização não governamental voltada à preservação do meio ambiente. Durante a execução da campanha, estão previstos os seguintes objetivos:


I. Demonstrar aos apoiadores da organização que suas contribuições para as metas, principalmente quando envolvem doações financeiras, estão sendo utilizadas de forma correta e ética.

II. Alertar o seu público sobre a existência da instituição, suas metas na sociedade, serviços prestados e a necessidade de contribuição (inclusive financeira, se for o caso).

III. Influenciar pessoas e entidades na sociedade a aceitar as metas da organização também como suas, merecedoras de auxílio do público (inclusive financeiro, quando for o caso), coletando apoios.


A ordem correta para realização desses objetivos é

Alternativas
Comentários
  • Muito subjetiva. Usei a lógica para resolver essa questão.

    1) Apresentar a empresa (II)

    2) Convidar pessoas para abraçarem suas metas (III)

    3) Mostrar os resultados alcançados (I)

    Gabarito D

    Qual conceito/teoria utilizada?

  • CAMPANHA DE MARKETING INSTITUCIONAL

    1º ALERTAR O SEU PÚBLICO SOBRE A EXISTÊNCIA DA INSTITUIÇÃO, SUAS METAS NA SOCIEDADE, SERVIÇOS PRESTADOS E A NECESSIDADE DE CONTRIBUIÇÃO (INCLUSIVE FINANCEIRA, SE FOR O CASO).

     

    INFLUENCIAR PESSOAS E ENTIDADES NA SOCIEDADE A ACEITAR AS METAS DA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM COMO SUAS, MERECEDORAS DE AUXÍLIO DO PÚBLICO (INCLUSIVE FINANCEIRO, QUANDO FOR O CASO), COLETANDO APOIOS.

    3º  DEMONSTRAR AOS APOIADORES DA ORGANIZAÇÃO QUE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS METAS, PRINCIPALMENTE QUANDO ENVOLVEM DOAÇÕES FINANCEIRAS, ESTÃO SENDO UTILIZADAS DE FORMA CORRETA E ÉTICA.

  • 1º - EXISTENCIA DA ORGANIZAÇÃO

    2º- INFLUENCIAR PESSOAS/ENTIDADES ACEITAR METAS DA ORGANIZAÇÃO COMO SUAS.

    3º DEMONSTRAR QUE AS CONTRIBUIÇÕES ESTÃO SENDO USADAS DE FORMA CORRETA.

    LETRA D.

  • O principal objetivo de uma campanha de marketing institucional é apresentar os atributos institucionais de uma organização e de seus produtos ou serviços visando criar simpatia, afinidade e interesse e fazer com que seu público-alvo se torne ativo e se mantenha leal à marca.

    No caso do enunciado, a organização responsável pela execução dessa campanha é não governamental voltada à preservação do meio ambiente. Isso significa que esta não tem fins lucrativos e seu objetivo principal é contribuir para questões ambientais. Isso também significa que ela precisa de doações, incentivos e apoio para sobreviver e se expandir.

    Com base no exemplo, o primeiro passo a ser dado é apresentar ao público-alvo informações sobre a organização, suas atividades, seus objetivos e sua necessidade de contribuição, alertando-o. O objetivo é despertar consciência sobre o negócio e chamar a atenção para este. Assertiva II.

    A etapa seguinte diz respeito à persuasão. O objetivo é influenciar o público-alvo a se comprometer com a causa e dar o suporte necessário para que esta perdure e avance. É importante destacar como o publico está envolvido com a questão e frisar que a inércia frente ao assunto é prejudicial. A ênfase é em doações financeiras e de equipamentos, ajuda de voluntários, apoio em atos públicos e pressão em órgãos. Assertiva III.

    Por fim, após a execução das ações, é importante avaliar o que foi feito e mostrar os resultados para os envolvidos. O retorno sobre o investimento – de recursos financeiros, de tempo, de energia – deve ser demonstrado por meio da apresentação das conquistas obtidas. Fazer isso reforçará o interesse dos participantes atuais e servirá de atrativo para novos apoiadores. Assertiva I.

    Com base nessa explicação, concluímos que a sequência correta é II – III – I.


    RESPOSTA: D

ID
2743822
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o pq de ser essa e não as outras opções?

  • Somente o Marketing Cultural dentre as alternativas pode ser usado tanto para o ambiente interno como externo, como a comunicação institucional. As outras alternativas são relacionadas ao ambiente externo.

  • O MARKETING CULTURAL é uma vertente do Marketing Institucional das empresas, ou seja: tem a ver com a sua marca, sua identidade e os valores subjetivos associados ao seu nome. 


    https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/293EF3CF0436470C832574A30069F7A3/$File/NT00038BFA.pdf

  •  “Por que as empresas fazem marketing cultural?”

    “Porque apresenta soluções relativamente baratas a três exigências do mercado:

    1) necessidade de diferenciação das marcas;

    2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público;

    e 3) necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

    Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e indica para a sociedade que não está centrada apenas na lucratividade de seus negócios”.

    Fonte: Marketing Cultural. Disponível em http://marketingcultural.com.br/o-que-e-marketingcultural/#2. Acessado em 03.09.2018.

    RESPOSTA LETRA E.

  • A comunicação institucional tem como objetivo divulgar informações relacionadas à essência e à identidade de uma organização, como missão, visão, valores e objetivos. O propósito dessa divulgação é criar e manter uma imagem positiva e favorável em seus públicos estratégicos. Ao lado da comunicação interna, administrativa e mercadológica, compõe a comunicação empresarial integrada.

    O marketing cultural é um conjunto de ações de marketing com o objetivo de criar nos clientes uma percepção favorável da marca, o que contribui para a fidelização destes. Envolve apoio e patrocínios a eventos ou a causas relacionadas à cultura.

    É muito comum utilizar ações de marketing cultural em atividades de comunicação institucional.

    A) ERRADO. O enfoque do marketing direto é a venda. Este facilita a aquisição de produtos ou serviços por disponibiliza-los no local onde o cliente está.

    B) ERRADO. O objetivo da promoção de vendas é estimular a venda, aumentando o consumo de produtos ou serviços ou tornando imediato o consumo futuro.

    C) ERRADO. A propaganda comercial visa estimular a venda de produtos e serviços.

    D) ERRADO. O merchandising consiste na disposição estratégica de produtos no ponto de venda visando facilitar a visualização, aumentar a aquisição e contribuir para a fixação da marca na mente dos consumidores.

    E) CERTO

    Gabarito do professor: Letra E.

    Fonte:

    - Pinho, J. B. Comunicação Em Marketing. Papirus Editora. 2001.
  • A comunicação institucional, como elemento da comunicação empresarial integrada, abrange O MARKETING CULTURAL.

    "Marketing cultural" é o conjunto de ações de marketing em que se utiliza a Cultura para divulgar, projetar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, projeto ou marca


ID
2743855
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As opções a seguir apresentam diversas tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Penso que a empresa trabalhando em causas sociais - responsabilidade social - ela também está se promovendo.

    Por esse motivo não marquei a letra D.

    Gab D

  • eu tbm pensei da mesma forma que vc sheila, mas.....

  • "As opções a seguir apresentam diversas tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas, à exceção de uma. Assinale-a."

    Comentário: as letras A, C e E estão claramente relacionadas à venda, basta ler com atenção.

    A dúvida mais plausível seria entre B e D.

    Na B, a venda é mais provável, uma vez que ela fala sobre "novos hábitos de consumo que favoreçam o anunciante".

    Por eliminação, fui de D, uma vez que essas atitudes sociais/ beneficentes não visam, em um primeiro momento, à venda.

    Dadas as opções é a mais "marcável".

  • A propaganda a que se refere o enunciado é a de caráter comercial, que visa à venda de produtos e serviços por meio da divulgação de características e benefícios destes, da promoção da marca ou da organização, da correção da maneira que a marca é percebida no mercado, da educação do consumidor relacionado a determinado comportamento e da consolidação do mercado.

    Queremos encontrar uma alternativa que não faz parte das tarefas da propaganda como instrumento de promoções de vendas.

    A) ERRADO.

    B) ERRADO.

    C) ERRADO.

    D) CERTO. O incentivo a comportamentos úteis em nível individual e promoção de causas sociais e de caráter beneficente é um dos objetivos da propaganda social.

    E) ERRADO.

    Concluímos que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte:

    - Pinho, J. B. Comunicação Em Marketing. Papirus Editora. 2001.

ID
2775472
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre as ações que devem ser tomadas em relação à mídia após a empresa assessorada ter ultrapassado momentos de crise, avalie as afirmativas a seguir

I. Os veículos de comunicação que não mantiveram uma boa relação com a empresa durante os momentos de crise, devem ser retirados do mailing list.
II. As ações de divulgação devem buscar fortalecer a credibilidade da empresa para que, aos poucos, a memória dos dados negativos seja substituída por uma percepção positiva por parte do público.
III. Devem ser implantados programas que promovam a sustentação da imagem da empresa e a preparem para enfrentar quaisquer circunstâncias adversas e novas crises.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Sobre as ações que devem ser tomadas em relação à mídia após a empresa assessorada ter ultrapassado momentos de crise, avalie as afirmativas a seguir 

    I. Os veículos de comunicação que não mantiveram uma boa relação com a empresa durante os momentos de crise, devem ser retirados do mailing list.

    II. As ações de divulgação devem buscar fortalecer a credibilidade da empresa para que, aos poucos, a memória dos dados negativos seja substituída por uma percepção positiva por parte do público.

    III. Devem ser implantados programas que promovam a sustentação da imagem da empresa e a preparem para enfrentar quaisquer circunstâncias adversas e novas crises. 

    D. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.


ID
2892961
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de campanhas de marketing, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR.

    https://support.google.com/google-ads/answer/2615875?hl=pt-BR

  • Gabarito do Professor

    Campanha de marketing é um conjunto de estratégias e táticas que visam atingir objetivos específicos de marketing de indivíduos ou organizações. Composta pelas fases de planejamento, implementação e avaliação, uma campanha de marketing precisa necessariamente definir alguns aspectos para ser considerada válida: público-alvo, propósito, tempo de duração, canais e recursos disponíveis (financeiro, humano e técnico).

    Vamos analisar as alternativas:

    A) CERTO. As campanhas atuais integram ações de mala direta com marketing interativo, criando sinergia entre a comunicação por meio impresso e os canais digitais.  As ações no ambiente online, longe de substituir ações no meio impresso ou físico, servem para complementar e podem coexistir pacificamente e contribuir, de modo sinérgico, para o sucesso de uma campanha.

    B) ERRADO. NÃO é correto afirmar que uma campanha de marketing digital equivale à mala direta dos tempos atuais. A primeira, como o próprio nome diz, ocorre no ambiente digital enquanto que a segunda, no meio físico. Ambas podem ser usadas para atingir objetivos de uma campanha de marketing híbrida (offline e online).

    C) ERRADO. A mala direta é um tipo de ação de marketing tradicional, praticada há muitos anos, que se baseia no envio de anúncio, catálogo ou até mesmo de mercadoria para o endereço físico de consumidores cadastrados em uma empresa. O marketing digital é um conjunto de ações que busca promover uma marca, produto ou serviço na internet. Em uma campanha de marketing, é possível conjugar essas duas ações (offline e online) para aumentar as chances de sucesso. O público, portanto, pode ser impactado pelas duas ações, sem preferência pelo canal.

    D) ERRADO. A taxa de cliques (CTR ou Click Through Rate) é um indicador de desempenho no marketing digital que mostra a quantidade de cliques em um link após ser visualizado. Para determina-la, dividimos o número de cliques pelo número de impressões.

    E) ERRADO. Com a chegada de novos recursos e ferramentas que dinamizam a comunicação por meios digitais, a mala direta NÃO caiu no esquecimento. Isso acontece porque há retorno significativo desse tipo de ação, visto ser uma ferramenta que possibilita toques personalizados e tem chances de receber atenção diferenciada do público-alvo.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a A.

    RESPOSTA: A

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content

ID
2892964
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Marketing Institucional é a estratégia responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma empresa para com seu público. Tem com objetivo construir e fortalecer a imagem de uma marca no mercado no que diz respeito não só as diretrizes de qualidade e oferta dos seus produtos e/ou serviços. Mas também aos seus valores sociais e culturais.

    Marketing institucional que, conforme Boone e Kurtz “[...] envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a receber seus serviços ou contribuir de alguma forma com ela [...]”.

    Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno.

    Marketing cultural é usar a cultura para aumentar a visibilidade de uma empresa.

    Marketing cultural é toda ação de marketing que usa a cultura como meio de comunicação para difundir o nome, produto ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora.

    Marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.

    Personal Branding nada mais é que a gestão da sua marca pessoal. Envolve você descobrir o que o torna único, a determinar o seu posicionamento e a comunicar melhor a sua promessa única de valor, para então alcançar relevância e influência para determinado público alvo. Seja esse público mais específico como os seus colegas de trabalho ou amplo como o mercado global.

  • "envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização"...essa parte me pegou!

  • Gabarito do Professor:
    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços.

    Marketing institucional é uma vertente do marketing que lida com ideias e trocas simbólicas, e está intimamente relacionado à imagem organizacional. Seu principal objetivo é criar uma percepção positiva nos públicos; em última instância, no entanto, visa ao lucro por meio da comercialização de produtos e serviços, à manutenção da base de clientes e à conquista crescente do mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, mas isso NÃO está restrito às iniciativas do setor privado.

    B) Errado. Personal marketing é um termo em inglês que traduzido significa marketing pessoal. É uma estratégia de marketing usada para promover uma pessoa, destacar seus atributos positivos e atrair a atenção de outras pessoas, especialmente com objetivos profissionais.

    C) Errado. O objetivo principal do marketing institucional é fortalecer a imagem de uma organização perante o público-alvo. Aumentar as vendas é um alvo, mas de importância menor.

    D) Certo. De acordo com Boone e Kurtz (2009), o marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela. Para esses autores, o marketing institucional busca influenciar o público a “vestir a camisa".

    E) Errado. O endomarketing trata o público interno como cliente, o que contribui para a diminuição da rotatividade, a atração de profissionais capacitados e melhor desempenho de suas atividades. Não tem relação ou é conhecido como marketing institucional.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Boone, Louis E. & Kurtz, David L. Contemporary Marketing. Cengage Learning. 2009.

    - Souza, Flávia Clemente de. Os usos do marketing institucional na era digital. Intercom. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009.

ID
2892979
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de Comunicação Integrada de Marketing.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de Comunicação Integrada do jornalista e professor Wilson da Costa Bueno:

    Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    Fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php

  • letra a

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

  • A comunicação integrada de marketing é o meio pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que define o termo Comunicação Integrada de Marketing:

    A) Certo. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    B) Errado. A comunicação integrada de marketing não apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum. A comunicação institucional é a responsável pelo fornecimento de informações sobre setores de uma organização para criar uma imagem positiva perante os públicos.

    C) Errado. A comunicação integrada de marketing não é conhecida como Marketing 3.0. Este termo é uma evolução do marketing; nessa fase as organizações focam no ser humano, e buscam a lucratividade com responsabilidade corporativa.

    D) Errado. A comunicação integrada de marketing não é o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público. Essa ação é realizada pelo marketing direto.

    E) Errado. A comunicação integrada de marketing não consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto. O nome dado para essa ação é Omnichannel marketing. Observação: esse tipo de marketing também utiliza outros canais online (como blogs) e offline, que se complementam e se convergem para aumentar a interação com o público-alvo e criar experiências únicas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2892982
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Qual é a definição correta de marketing?

Alternativas
Comentários
  • É a definição da American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6) e citada também por Peter Bennett (Dictionary of marketing terms, 1995):

    Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

  • letra c

    1 MARKETING

    A palavra Marketing origina-se da palavra inglesa “market”, cuja tradução é mercado e pode ser conceituada de inúmeras formas. Contudo, a American Marketing Association, citada por Boone e Kurtz (1998, p. 6), a partir de 1985, adotou a seguinte definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais”.

    fonte: CONCEITOS EXPOSITIVOS SOBRE MARKETING: UMA REVISÃO LITERÁRIA, Maurício Barth

  • O termo marketing é objeto de estudo há décadas. Ao longo do tempo, sua definição vem sofrendo alterações e adaptações para conseguir abranger tudo o que ele é e faz, de fato. É importante enfatizar que as muitas definições convergem para pontos em comum: possibilidade de trocas entre pessoas (físicas e jurídicas), satisfação de necessidades e desejos, oferta de produtos e serviços são alguns.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Ações articuladas dentro do mercado é uma definição incompleta do termo marketing. O marketing consiste em processos planejados e articulados, baseado em estudos e análises, que, por meio de estratégias e ações voltadas para atender necessidades e desejos do mercado, atingem os objetivos mercadológicos de uma organização. As ações, portanto, são apenas parte do que o marketing é ou faz.

    B) Errado. O termo marketing deriva da palavra inglesa market (mercado, em português), mas não estuda as relações entre os diversos públicos de uma organização. Quem lida com públicos de uma organização são as Relações Públicas. Um dos objetivos do marketing é estudar as relações entre os consumidores (atuais e em potencial) e a organização a fim de proporcionar trocas satisfatórias entre eles para atender necessidades e desejos.

    C) Certo. Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais. Yanaze (2009) afirma que essa é a definição literal de marketing criada pela Associação Americana de Marketing (AMA) e que trabalha basicamente os quatro P's, (produto, preço, promoção e ponto).

    D) Errado. O conjunto de conhecimentos sistematizados que orientam as ações de uma organização ou profissional liberal faz parte dos elementos que compõe o marketing, mas não define plenamente o termo. Marketing consiste em estudar e analisar os cenários interno e externo a fim de planejar ações para atender objetivos mercadológicos de um ou mais indivíduos. O conhecimento, portanto, é apenas parte do que o marketing é ou faz.

    E) Errado. A análise dos diversos players em um determinado contexto, público ou privado, é uma das etapas do marketing, mas não define plenamente o termo. Estudar e obter informações oportunas sobre a concorrência é importante para ajustar ações e estratégias e atingir os objetivos mercadológicos da organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Yanaze, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação – Avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • O marketing, de maneira bem simples, pode ser conceituado como o processo de suprimir necessidades por meio de trocas de modo a obter lucro. Para que o marketing seja realizado, é preciso realizar um processo composto, segundo a abordagem tradicional, por 4 elementos: a) produto, b) preço, c) praça (ponto de venda), d) promoção.

    A alternativa C é a alternativa que melhor descreve o conceito de Marketing.

    Gabarito: C

  • C

    Processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações e eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais.

    • "A American Marketing Association propõe a seguinte definição: o marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo."(KOTLER e KELLER, 2012, p.3)

ID
2945500
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre marketing de conteúdo, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) observam que o conteúdo pode ser considerado a nova propaganda e as #hastags usadas na distribuição de conteúdo pela mídia social assumem o papel de:

Alternativas
Comentários
  • Kotler em seu novo premiado Marketing 4.0 diz que o Mkt de Conteúdo é a nova propaganda e o hashtag é o novo tagline ( mesmo que slogan).

    Fonte: https://medium.com/@viverdeblog/marketing-de-conte%C3%BAdo-porque-ele-%C3%A9-fundamental-para-todos-os-tipos-de-neg%C3%B3cio-e-como-evitar-os-9e5f130c51a4

  • Gabarito do Professor

    Marketing de Conteúdo é uma vertente do marketing que usa conteúdos informativos para atrair, envolver e gerar valor para indivíduos, aumentando as chances de engajamento e defesa da marca, e de comercialização de produtos/serviços. Baseia-se na produção de materiais interessantes e relevantes, que podem sanar dúvidas, apresentar soluções e satisfazer expectativas.

    O marketing de conteúdo oferece informações noticiosas (relato de algo ocorrido em uma data específica, como em uma notícia de jornal, e que deixa de ser interessante com o passar do tempo) e informações evergreen (texto com a definição e caracterização de um determinado assunto, como em uma enciclopédia, e que por isso, pode ser usado por um período de tempo maior). Pode ser apresentado em formato de e-mail, postagem de blog e redes sociais, e-books, infográfico, webinars e vídeos.

    O trabalho de marketing de conteúdo é dividido em oito etapas: fixação de metas, mapeamento do público, concepção e planejamento do conteúdo, criação do conteúdo, distribuição do conteúdo, ampliação do conteúdo, avaliação e aprimoramento.

    A hashtag (#) é um elemento presente em publicações de sites e das mídias sociais (redes sociais, fóruns, blogs e sites wiki) que contribui para os usuários identificarem informações em um determinado conteúdo, e colabora (em partes) para os motores de busca ranquearem e classificarem as páginas na internet com base na relevância.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. De acordo com os autores mencionados no enunciado, as hashtags não assumem o papel de anúncio. Para eles, o anúncio deixou de ser algo tão valorizado pelos atuais clientes, já que a crença na propaganda não surte o mesmo efeito que ocorria antigamente.

    B) CERTO. A hashtag funciona como slogan pois serve como palavra ou frase de efeito, e resume as características ou benefícios de um produto ou serviço nas publicações da internet.

    C) ERRADO. Não há associação entre hashtag e endereço para os autores citados. A hashtag atua como um sinalizador, um item identificador. Para apontar endereços na internet, são usados hiperlinks.

    D) ERRADO. Para os autores citados, a hashtag não assume o papel de tema, visto que esse termo dá a ideia de que algo ainda vai ser desenvolvido, explorado, e, portanto, não está concluído.

    E) ERRADO. A hashtag pode até servir para identificar quem criou determinada postagem, como uma assinatura, mas a essência desse elemento não se resume a isso. De acordo com os autores, a hashtag tem como foco a criação muito mais do que o criador.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    RESPOSTA: B

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945530
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O impacto coletivo da convergência tecnológica tem afetado muito as práticas de marketing e novas tendências estão emergindo ao redor do mundo, como as relacionadas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • • O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é hoje a ferramenta mais difundida no meio empresarial.

  •  O que é CRM? 

    CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

    Para que serve o CRM?

    A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade,  e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

  • Gabarito do Professor

    Convergência tecnológica é a união de diferentes serviços que compartilham entre si a mesma estrutura. É uma inovação que possibilita às organizações reunir, em uma mesma plataforma, todos os serviços de comunicação (e-mails, telefonia fixa e móvel, suporte a áudio e videoconferência), processos produtivos, de logística e demais métodos de colaboração, proporcionando economia de tempo, redução de custos, maior precisão, aumento da produtividade e flexibilidade aos colaboradores.

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), a convergência tecnológica afeta significativamente a vida das pessoas e as práticas de marketing em todo o mundo. Esses autores destacam cinco tendências emergentes: economia “compartilhada", a economia do “agora", integração onicanal, marketing de conteúdo e CRM social.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que NÃO é uma tendência relacionada à convergência tecnológica:

    A) ERRADO. Economia do agora consiste em valorizar o tempo dos consumidores e oferecer conveniência no acesso e nas transações por meio da oferta de soluções instantâneas e eficientes. Para os autores citados, “a velocidade de entrega costuma ser tão importante quanto os produtos e serviços em si."

    B) ERRADO. Integração onicanal consiste em identificar, mapear e utilizar os vários canais e pontos de contato que o consumidor tem com a marca dentro de um contexto específico.

    C) ERRADO. Economia compartilhada possibilita que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês), coordenadas por serviços online.

    D) CERTO. O consumo passou a ser inclusivo, não exclusivo, graças às mídias sociais (que eliminam barreiras, possibilitam a conexão e a comunicação) e às organizações, que inovam através da colaboração.

    E) ERRADO. CRM social é um sistema de gestão de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de consultas nas mídias sociais. De acordo com os autores citados na explicação, “o CRM social ignora o horário comercial, raramente pode ser automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores, e entres estes e suas comunidades."

    Com base nas explicações, concluímos que a única alternativa que não é uma nova tendência relacionada à convergência tecnológica é a D.

    RESPOSTA: D

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Blog da Leucotron

ID
2945536
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em 1999, antes de iniciar suas operações e com uma campanha inovadora para a época, uma empresa convidava os futuros possíveis consumidores a participarem de seu processo de naming. Três opções, previamente registradas, foram oferecidas ao público e o nome escolhido foi:

Alternativas
Comentários
  • intelig

  • Naming é um termo inglês que traduzido significa nomear. Consiste no processo usado para dar nomes a produtos, serviços, organizações, eventos ou projetos, visando à diferenciação deste no mercado onde atua. É um dos primeiros passos na gestão da marca. Podemos usar diferentes bases para nomear: descrição da atividade, local de origem (toponímico), nome de pessoas (patronímico), união de palavras relacionadas, abreviação de palavras, sugestão de características ligadas ao bem nomeado, invenção de nomes únicos e siglas são alguns exemplos.

    Ao nomear, é importante dedicar tempo e atenção a certas questões: o nome é único e está disponível? É fácil de escrever, pronunciar e ser lembrado? Que coisas podem ser associadas ao nome na mente dos consumidores? Como pessoas que falam outro idioma podem entender o nome? O som do nome é agradável aos ouvidos? Transmite a mensagem adequadamente?

    Geralmente, nomear é uma das primeiras etapas do planejamento e é feito por profissionais de várias áreas, como comunicação, marketing e jurídica. A empresa mencionada na questão, por meio de uma campanha inovadora, deu a oportunidade para clientes em potencial sugerirem um nome dentre três opções (Dialog, Unicom e Intelig). O último nome venceu o concurso.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Certo. Intelig foi um dos três nomes sugeridos para os consumidores escolherem.

    B) Errado. Buscapé é uma plataforma de conteúdo e originação de vendas para comércio eletrônico no Brasil que, apesar de ter sido lançada em 1999, surgiu com um nome já definido.

    C) Errado. A Tim é uma empresa de telefonia com sede na Itália. Possui uma subsidiária no Brasil, a Tim Brasil, que começou a operar em 1998 no país com um nome já definido.

    D) Errado. A Telefônica é uma empresa de telecomunicações com sede na Espanha. Passou a operar no Brasil em 1998 após a aquisição da Telesp (companhia estatal de telecomunicações do Sistema Telebrás), com o nome de Telefônica Brasil.

    E) Errado. A Vivo é uma empresa de telefonia que surgiu no Brasil em 2003 por meio da fusão entre a Telefônica e a Portugal Telecom. Surgiu no mercado com o nome já criado.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A.

    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Segura, Mauro. Intelig entra para o cemitério das marcas. Data: 22/04/2014. Disponível em https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/2014/04/22/intelig-entra-para-o-cemiterio-das-marcas.html. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - Patel, Neil. Naming: O Que É e Como Criar O Nome Perfeito Para Sua Marca. Data: Disponível em https://neilpatel.com/br/blog/naming-o-que-e/. Acessado em Fevereiro de 2021.
  • Product naming

    Traduzido do inglês-A nomeação de produtos é a disciplina de decidir como um produto será chamado e é muito semelhante em conceito e abordagem ao processo de escolha de um nome para uma empresa ou organização. 


ID
2945542
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

“Na mídia social, os anúncios não podem interromper de forma abrupta os usuários enquanto estão consumindo conteúdo.” (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2017). Os anúncios em vídeos do YouTube, por exemplo, podem ser descartados caso desagradem ao espectador e têm a denominação de:

Alternativas
Comentários
  • Pergunta muito mal feita. Não dá pra saber se o que eles estão querendo saber é a nomenclatura para os "anúncios NÃO pulados" ou os "pulados".

  • Tenho ódio mortal desses anúncios do youtube!

  • Que eu saiba os anúncios se chamam Youtube ADS ou Adsense e podem ser descartados quando clicamos em "pular" após 5 segundos. TrueView é novidade.

  • Com os anúncios em vídeo TrueView, os espectadores do YouTube podem escolher os anúncios em vídeo que desejam assistir e quando os assistirão. ... Os anúncios in-stream são exibidos antes, durante ou depois dos vídeos no YouTube ou em sites e aplicativos parceiros de vídeo.

  • De acordo com Kotler, Kartajaya & Setiawan (2017), as mídias sociais mudaram a maneira de consumir informações: os conteúdos disponíveis podem ser apreciados sob demanda, no momento, local e plataforma que desejados. Por esse motivo, os anúncios veiculados nesses canais devem ser atraentes e relevantes a fim de prender a atenção e impactar os usuários adequadamente, e não serem descartados.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Pop-up é uma janela, geralmente pequena, que se abre no navegador durante visita a alguns sites. Pode servir para comunicar algo ou como anúncio publicitário. A maioria dos navegadores possibilita o bloqueio automático de pop-ups; caso essa opção não seja acionada, é necessária uma ação do usuário para fechar a janela. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    B) Certo. Os anúncios TrueView in-stream aparecem em vídeos exibidos no YouTube, em uma variedade de sites e aplicativos da Rede de Display do Google, em aplicativos do YouTube para Android e iOS, no m.youtube.com (no iPad e Android) e em smart TVs. Os usuários podem ignorar o comercial após cinco segundos.

    C) Errado. Rich media é um tipo de anúncio que incentiva os espectadores a interagir e se envolver com o conteúdo. Podem incluir vários níveis de conteúdo em uma veiculação, como vídeos, jogos e tweets. Não estão restritos aos vídeos (como o TrueView): podem ser veiculados em formato de banner, criativos dinâmicos, expansível, intersticial, lightbox, expansível multidirecional (MDE, na sigla em inglês), push-down e VPAID.

    D) Errado. Canva é um aplicativo gratuito, disponível para dispositivos móveis e computadores, de criação de artes estáticas (ebooks, banners, infográficos, newsletters, por exemplo). Oferece auxílio para desenvolver e entregar materiais de modo rápido e prático, por meio de extenso banco de dados de imagens e fontes, e filtros. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    E) Errado. Banners são peças veiculadas em sites e portais na internet com viés informativo ou promocional, podendo ser estáticos ou animados, simples ou interativos. Geralmente os banners estão situados em lugares específicos e pré - determinados em uma página; em alguns casos, podem ser fechados. Não são anúncios em vídeos do YouTube.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Anúncios TrueView In-stream. Data:2021. Disponível em https://support.google.com/displayspecs/answer/6055025?hl=pt-BR. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - O que é rich media?. Data 2021. Disponível em https://support.google.com/richmedia/answer/2417545?hl=pt-BR#zippy=%2Cvpaid. Acessado em Fevereiro de 2021.

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.

ID
2945554
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O mix de marketing é tradicionalmente conhecido como os “quatro Ps”, descritos aleatoriamente a seguir, entre os quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Gab A - Persuasão.

    4 P's: Produto, praça (ponto de venda), preço e promoção (divulgação).

  • Gabarito do Professor:

    O composto de marketing, ou mix de marketing, é um dos conceitos mais explorados na área de marketing. De modo resumido, envolve trabalhar quatro variáveis (4 P´s) que fornecem diretrizes básicas para o desenvolvimento das atividades, estratégias e ações de uma organização.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar o único elemento que não faz parte do mix de marketing:

    A) Certo. Persuasão não é um dos quatro P´s que integram o mix de marketing. É, no entanto, uma característica comum usada na comunicação de marketing para convencer o público a adquirir produto, contratar serviço ou a ter simpatia pela marca ou organização.

    B) Errado. Produto/Serviço é o que a organização produz (produto) ou realiza (serviço), visando uma contrapartida (venda, contratação, doação, apoio, etc). Tem relação com a apresentação física do produto, embalagem, assistência técnica, manutenção, pesquisas, testes e desenvolvimento, garantia e padronização.

    C) Errado. Ponto/Praça está relacionada à localização, aos mercados de atuação, canais de distribuição, transporte, armazenamento, pontos e zonas de vendas (físicas e virtuais) e ao estoque.

    D) Errado. Preço é o valor cobrado para oferecer um produto ou realizar um serviço, geralmente composto pelo custo de produção, lucro, etc. Está associado à política e formação de preços, descontos e reduções, condições e formas de pagamento.

    E) Errado. Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a única que não apresenta um elemento do mix de marketing.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Os 4P’s são: praça (ponto de venda), preço, produto e promoção. A persuasão não faz partes do composto de marketing.

    Gabarito: A

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
2945560
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para aumentar a probabilidade de conquistar mais defensores da marca, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) propõem aos profissionais de marketing apostar em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Netizens são os cidadãos da internet, do mundo virtual.

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), os consumidores são impactados por três fatores antes de adquirirem um produto ou contratarem um serviço: comunicações de marketing em diferentes mídias (anúncios na televisão, na internet ou impressos e ações de relações públicas); opiniões de amigos, familiares e terceiros; e conhecimentos e experiências pessoais.

    Quando um indivíduo satisfaz suas necessidades ou seus desejos, dentro ou acima das suas expectativas, este tem grande chance de se tornar advogado da marca e passar a defender a bandeira da organização, fazendo comentários positivos nos ambientes online e offline, reagindo favoravelmente às suas atividades e influenciando pessoas inexperientes.

    Para aumentar a probabilidade de conquistar defensores da marca, os profissionais de marketing deveriam apostar nos JMN – jovens, mulheres e netizens (cidadãos da internet). Esses três grandes segmentos são os mais influentes na era digital e representam, em termos de tamanho, uma parte bastante lucrativa.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a alternativa correta é a E.

    RESPOSTA: E

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945569
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), apesar de alguns gerentes de marca acreditarem que a participação na lembrança do consumidor (top of mind) seja um bom indicador da participação de mercado, isso não ocorre em todos os setores. Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    Existem indicadores que demonstram aspectos específicos relacionados à marca: share of Market, share of mind, share of heart e share of voice.

    Quando a disputa é pela lembrança da marca na mente dos consumidores, estamos falando de share of mind. Possuir a maior fatia desse índice significa que a marca atingiu o top of mind, ou seja, é a mais lembrada da categoria. Isso, em grande parte das vezes, é benéfico pois influencia no momento da escolha do produto ou serviço, sobrepondo a concorrência.

    Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), no entanto, a conquista do top of mind nem sempre é garantia de preferência na seleção da marca. Muitos profissionais de marketing investem grandes somas de dinheiro para que sua marca seja a mais lembrada, mas vacilam no momento de efetivação da venda; não fazem a intervenção necessária e permitem que o cliente selecione produtos ou serviços da concorrência.

    A consciência de marca é, de fato, importante em setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (ou seja, bens de consumo embalados, para os quais a consciência de marca sozinha às vezes basta para levar à compra). Porém, nos setores com alto envolvimento e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    Vamos analisar as alternativas:

    Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores:

    A) ERRADO. Em setores com baixo nível de informação e envolvimento (como o farmacêutico e de HPC), a consciência de marca, sozinha, não leva os consumidores, com maior frequência, à compra.

    B) CERTO. Nos setores com baixo envolvimento dos consumidores e ciclo de compra curto (como o de bens de consumo embalados) são mais frequentes as compras influenciadas pela consciência da marca.

    C) ERRADO. Nos setores com alto envolvimento dos consumidores e ciclo de compra longo, a consciência de marca é apenas o começo.

    D) ERRADO. Nos setores de seguros e finanças, a consciência de marca é apenas o primeiro passo para incentivar a contratação dos serviços.

    E) ERRADO. Nos setores com alta credibilidade e ciclo de compra médio, a consciência da marca serve apenas de início na conquista da preferência do cliente.

    Com base na explicação, podemos concluir que a alternativa B é a correta.

    RESPOSTA: B

     

    Fonte de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

ID
2945572
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um mundo de consumidores conectados, aumenta a demanda pelo acesso quase imediato a produtos e serviços. Como resultado disso, presencia-se o crescimento de novos modelos de negócios que conectam clientes a produtos e serviços de terceiros, como o Airbnb e Uber. A esse novo conceito de distribuição dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A conectividade é um elemento que mudou a prática das ações de marketing e as relações entre produtores, prestadores de serviços e clientes. Por meio desta, presenciamos vários avanços: diminuição da distância entre organizações e públicos, o que facilitou o processo de compra e ampliou as formas de relacionamento; redução das barreiras de entrada em setores consolidados, o que permitiu a entrada de novos players no mercado e gerou competições para a conquista de cliente; possibilidade de colaboração e co-criação entre empresas, consumidores e concorrentes, o que gerou produtos e serviços que atendem às necessidades e desejos dos clientes de modo especial.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. O boca-a-boca está intimamente relacionado à divulgação dos produtos e serviços, e não com a distribuição.

    B) ERRADO. Multiplataforma é uma característica do novo conceito de distribuição, não o seu nome. Esse aspecto possibilita que os serviços sejam contratados por aplicativos e sites que funcionam em diferentes sistemas operacionais (Windows, IOS e Android, por exemplo).

    C) CERTO. Empresas como Uber e Airbnb, através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês) coordenadas por serviços online, possibilitam que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas.

    D) ERRADO. Ser compartilhada é uma característica do novo conceito de distribuição, não o seu nome. Também caracterizado como colaborativo, esse novo conceito é muito abrangente e está associado desde a compartilhamento de bens físicos (casa e carro, por exemplo) até ativos intangíveis (conhecimento e responsabilidades, por exemplo).

    E) ERRADO. Ser segmentada é uma característica do novo conceito de distribuição, visto ser voltado para um segmento de pessoas dispostas a substituir, mesmo que temporariamente, o conceito de “meu" por “nosso" e dividir os custos e benefícios de algo entre os vários usuários.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a C.

    RESPOSTA: C

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Folgueira, Ricardo Santos; Silva, Ana Lucia P.; Carvalho, Carlos Eduardo. Economia do compartilhamento e custos de transação: os casos Uber e Airbnb. Revista Pesquisa e Debate. Volume 31, n. 1 (55). 2019.

ID
2945581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Miceli e Salvador (2017), o Planejamento de Marketing Digital abrange as seguintes etapas, entre as quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Não há essa etapa de benchmark no livro citado.

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • Gabarito do Professor:

    O Planejamento de Marketing digital é uma metodologia criada por Miceli e Salvador que contribui para que as organizações entendam a necessidade de estarem presentes no ambiente virtual e a relevância de posicionarem sua marca de modo adequado nesse meio através do uso de canais digitais. Para alcançar os objetivos, tais autores elencam quatro etapas: planejamento estratégico, seleção de canais, montagem do plano (o DSD) e desdobramento (metas e métricas).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar qual não é uma etapa do planejamento de marketing digital:

    A) Certo. O benchmarking é uma estratégia na qual uma organização analisa as práticas bem-sucedidas de outras organizações (do mesmo setor ou não) a fim de aprimorar seus processos internos. Apesar de ser algo importante a se fazer, não é uma etapa do planejamento de marketing digital elaborado pelos autores citados no enunciado.

    B) Errado. A definição do conjunto de estratégias para o início das ações digitais, baseadas no modelo Balanced Scorecard, é a primeira etapa, e consiste em buscar formas de aumentar a lucratividade, reduzindo os custos.

    C) Errado. A escolha dos canais adequados à proposta da empresa, considerando seus valores, seus objetivos e seu público-alvo, é a segunda etapa. Consiste em analisar os canais disponíveis, interativos ou estáticos, e identificar aquele(s) que apresenta(m) maior número de acessos, a forma de consumo e o target.

    D) Errado. O plano estratégico de aplicação dos canais, ou DSD (Diagrama de Soluções Digitais), é a terceira etapa. Diz respeito a uma representação visual organizada que resume o que foi planejado nas etapas anteriores e relaciona-se com a distribuição, formato de atuação, frequência de uso e interação entre os canais.

    E) Errado. A estipulação das metas derivadas dos objetivos que levaram o gestor a escolher a forma de atuação para cada canal e a medição de resultados de acordo com a periodicidade adequada dizem respeito à quarta etapa. Basicamente, significa estabelecer alvos tangíveis e definir maneiras de avaliar se estes foram atingidos satisfatoriamente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a única que não apresenta uma etapa do planejamento de marketing digital segundo a metodologia elaborada por Miceli e Salvador (2017).

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Miceli, André Lima Cardoso & Salvador, Daniel O. Planejamento de Marketing Digital (2ª edição). Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
  • Benchmarking é o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho.


ID
2945593
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Ao conjunto de elementos gráficos que compõe a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço, dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Strunck (2001), há dois elementos gráficos que compõe a personalidade visual de um nome, ideia, produto, serviço ou organização: o logotipo e o símbolo. Enquanto o primeiro diz respeito à escrita do nome de forma particular e constante, o segundo está associado a um sinal gráfico usado para identificação, podendo ser abstrato ou figurativo.  

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Imagem corporativa é o modo como os públicos enxergam uma organização. É uma somatória de associações, experiências, percepções e opiniões que indivíduos têm sobre uma corporação em determinado momento. Apesar de ter relação com a identidade visual, podemos afirmar que a imagem é algo mais abrangente, que engloba também o reflexo da essência organizacional.

    B) Certo. Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que compõe a personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço, representando-os de modo sistemático e transmitindo informações relevantes sobre estes perante os públicos.

    C) Errado. Imagem da marca é o resultado das interações que um indivíduo tem com uma determinada marca. Esse conjunto de percepções racionais e emocionais são obtidas pessoalmente, mas também são influencias pela opinião de terceiros.

    D) Errado. Identidade comunicacional é maneira como uma organização ou marca apresenta seus valores e objetivos, sua missão e visão, e se comunica com seus públicos. Está mais ligada ao aspecto ideológico do que o visual.

    E) Errado. Identidade gráfica tem como enfoque aspectos ligados a cores, tipografia e ao layout. Contribui para a construção da identidade visual, mas é mais restrita à questão estética.

    Com base nessas informações, podemos afirmar que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - STRUNCK, Gilberto. Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.


ID
2989042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir.


Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos.

Alternativas
Comentários
  • busca a segmentação para melhor atender seu cliente

  • Gabarito: ERRADO

    "Para obter do consumidor a resposta esperada, as empresas desenvolvem um composto de marketing que alia elementos como produto, preço, praça e promoção, buscando evitar a segmentação do público, de forma a alcançar o maior número possível de clientes e a obter deles respostas adequadas e resultados homogêneos."

  • A segmentação de público é uma das variáveis mais importantes no planejamento da comunicação. Ao lado das variáveis quando, por quê, o quê e onde, é necessário saber para quem uma mensagem será direcionada.

    A segmentação baseia-se na divisão de uma população em grupos menores com alguns aspectos em comum (como necessidades, percepções, comportamentos, etc.) e no tratamento destes de acordo com essas características (envio de mensagens, oferta de produtos e serviços, etc.), a fim de se obter respostas mais acertadas.

    São quatro os critérios de segmentação: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    Kotler fala ainda que cada segmento precisa apresentar certas características: mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade, segmentos mutuamente exclusivos, exaustividade e diferentes perfis de resposta.

    Como o enunciado afirmou que se deve evitar a segmentação, a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Bloom, Paul; Kotler, Philip e Hayes, Thomas. Marketing de Serviços Profissionais. Editora Manole Ltda. 2002.
  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Nada disso! 

    Conforme explica Las Casas, “avaliar o seu público-alvo é de extrema importância em um mercado competitivo e ainda ajuda a empresa a definir seu posicionamento. Segmentação e posicionamento são imprescindíveis para que a empresa identifique os principais atributos e as diferenças entre seu público-alvo, podendo, assim, concentrar-se nos melhores e mais eficientes meios de comunicação, utilizar canais de distribuição corretos e determinar a comunicação a ser utilizada.”  

    Portanto, o composto de marketing busca a segmentação com o objetivo de melhor atender seu público-alvo

    LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing. / 2ª edição. São Paulo, Atlas: 2019. p.380 

  • Pelo contrário; Para alcançar o maior número possível de clientes, as empresas devem buscar a segmentação.

  • EVITAR SEGUIMENTAR MATOU A QUESTÃO - GABARITO ERRADO


ID
2989045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação ao marketing, julgue o item a seguir.


Para se comunicar de forma objetiva e construir relacionamentos com seus clientes, as empresas utilizam o mix de comunicação de marketing, que consiste, principalmente, em combinar ferramentas de propaganda, venda pessoal, promoções de vendas, relações públicas e marketing direto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : CERTO

    "o mix promocional é estritamente direcionado para promoção de ações, segue a definição de acordo com a AMPRO (associação de marketing promocional): mix promocional é uma vertente do marketing direcionada a marca, produtos e serviços com finalidade comercial. Visando interagir com o consumidor através de ações pontuais que levem a fidelização de clientes, construção de marca e vendas. O mix é composto pela propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto."

  • Quando falamos em Mix de comunicação, ou composto de comunicação, o objetivo é exatamente o de concentrar os esforços de todas as áreas que de alguma forma se comunicam com o mercado. Atualmente são considerados como elementos do Mix de comunicação as seguintes ações (independente de qual departamento seja o responsável pelas mesmas na empresa):

    - Publicidade e Propaganda

    - Promoção de Vendas (ou Trade Marketing)

    - Relações Públicas

    - Venda Pessoal

    - Marketing Direto

    - Materiais Educativos

    - Design Corporativo

    - Web Marketing

    Cada uma contempla o seu próprio plano, mas o objetivo do Mix de Comunicação é exatamente que todos convirjam a um único objetivo, evitando desperdícios de verbas e ações.

    Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Mix_de_comunicacao_O_Composto_de_Comunicacao.htm

  • O mix de comunicação de marketing, ou composto de comunicação e promoção, é a união de cinco atividades diferentes que se complementam: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

    Propaganda comercial é o conjunto de ações que busca influenciar um determinado público a fazer algo, geralmente relacionado à aquisição de produtos e serviços ou à adoção de certo comportamento.

    Venda pessoal é o tipo de ferramenta que possibilita interação mais próxima do cliente (face-a-face, telemarketing, etc), a individualização da mensagem, o intercâmbio de informações, demonstração de produtos, feedback instantâneo, com foco no atendimento.

    Promoção de vendas é o conjunto de atividades que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torna-las efetivas. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Relações Públicas é o conjunto de atividades que visa manter uma imagem positiva da organização perante seus públicos e um relacionamento próximo com estes. Envolve a realização de eventos, assessoria de imprensa, auditoria de imagem, entre outras.

    Marketing direto é um conjunto de ações executadas em um ou mais canais, que busca individualizar a comunicação entre a organização e o cliente, e mensurar as respostas a fim de concretizar a transação em qualquer lugar. Como exemplos, temos a mala direta, telemarketing, televendas e e-mail marketing.

    Podemos concluir que o enunciado abordou todas as atividades que fazem parte do mix de comunicação de marketing. Por esse motivo, a questão está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.

     

    Fonte:

    - Stone, Bob, Marketing direto. NBL Editora. 1992.

    - Lima, Miguel Ferreira. Gestão de marketing. Editora FGV. 2015.

ID
2989075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação a atendimento ao público, julgue o item subsecutivo.


Os stakeholders de determinada empresa são grupos de indivíduos que, ao se relacionarem com a empresa, podem afetar ou ser afetados pela realização de seus objetivos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Stakeholder, é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

    fonte: Wikipédia

  • Stakeholder significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que tem interesse em uma empresa, negócio ou indústria, podendo ou não ter feito um investimento neles.

    Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente.

  • Stakeholder é um termo inglês criado por Robert Edward Freeman e cuja tradução significa detentor de interesses ou parte interessada. Na área da comunicação, a palavra stakeholder caracteriza os públicos estratégicos de uma organização, ou seja, os grupos de pessoas que possuem vínculos com a organização e que podem influenciar e por esta serem influenciado.

    Diante dessa explicação, concluímos que o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

     

    Fonte:

    - Freeman, R. Edward. Strategic Management: A Stakeholder Approach. Pitman. 1984.

ID
2989132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Uma comunicação eficaz inclui várias etapas que devem funcionar de forma integrada, tais como a identificação do público-alvo, a definição de objetivos e do orçamento da comunicação, a elaboração da mensagem, a seleção de canais de comunicação e o gerenciamento de resultados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    São 8 as etapas para um comunicação eficaz no marketing:

    1) Identificação do público alvo

    2) Determinação dos objetivos da comunicação

    3) Elaboração da mensagem

    4) Seleção dos canais de comunicação

    5) Estabelecimento do orçamento de comunicação

    6) Decisão sobre o mix de comunicação

    7) Mensuração dos resultados

    8) Gerenciamento da comunicação integrada de marketing

    Fonte: Administração de Marketing: a edição do novo milênio/2000 - Philip Kotler.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • O planejamento da comunicação eficaz é composto por oito etapas: identificação do público-alvo, definição do objetivo da comunicação, seleção do tipo de mensagem, seleção dos canais de comunicação, elaboração do orçamento da campanha, decisão sobre o mix de comunicação, medição e avaliação dos resultados e gerenciamento da comunicação integrada.

    Os resultados da comunicação eficaz podem ser observados no volume de vendas, na melhora da percepção do público consumidor quanto à marca, na mudança de atitude em relação ao produto/serviço e nas intenções de compra.

    Com base nessa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Ogden, J. R. Comunicação integrada de marketing. Prentice Hall. 2002.

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 12. ed. Pearson Prentice Hall. 2006.
  • Oi!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2989138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Considerando que as exigências do marketing moderno vão além do desenvolvimento de um produto ou serviço de qualidade, sendo necessária a comunicação das empresas entre si, com seus públicos e com partes potenciais envolvidas no negócio, julgue o item subsecutivo.


Um programa bem elaborado de divulgação de mensagens, que mescle a atividade de relações públicas com outros elementos do mix de comunicação de marketing, como a promoção, torna o produto mais concreto para o cliente.

Alternativas
Comentários
  • programa de marketing que envolve os 4 P`s: Produto( pode englobar os serviços oferecidos) , preço, praça (como o cliente chega até a empresa) e promoção (promover a marca).

  • O mix de comunicação de marketing, ou composto de comunicação e promoção, é a união de cinco atividades diferentes que se complementam: propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto.

    As relações públicas são a somatória de esforços para manter uma imagem positiva da organização perante seus públicos e um relacionamento próximo com estes. Envolve a realização de eventos, assessoria de imprensa, gerenciamento de imagem, lobby, entre outras.

    Baseia-se em três aspectos: elevada credibilidade; possibilidade de angariar compradores desprevenidos; possibilidade de tornar o produto mais concreto para o potencial comprador.

    Promoção de vendas é a união de ações que dá suporte às vendas e à propaganda, a fim de torná-las efetivas e mediatizar o consumo. Envolve a idealização e confecção do material promocional, a preparação de manuais e treinamento para vendedores, concursos e incentivos para revendedores e assistência técnica e garantias para os consumidores, entre outras.

    Com isso em mente, podemos concluir que o enunciado da questão está correto.
    Gabarito do professor: CERTO.

    Fonte:

    - Kotler, P. Administração de marketing: a edição do milênio. 10 ed. Prentice-Hall. 2000.
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini

    Isso mesmo! A comunicação integrada de marketing (ou mix de comunicação de marketing) tem por objetivo combinar diversas ferramentas de comunicação (tais como propaganda, venda pessoal, promoção de vendas, relações públicas e marketing direto), com o objetivo de se  comunicar de forma objetiva e construir relacionamentos com os clientes. Ou seja, trata-se de adotar uma “visão de 360 graus” do consumidor, com o objetivo de compreender como as diferentes formas de comunicação podem influenciar o comportamento do consumidor.  

    Isso, de fato, torna o produto mais “concreto” ao cliente.

  • esse "concreto" veio só pra bagunçar


ID
2989174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.


Os profissionais de comunicação detêm a liberdade de utilizar método, meio ou técnica que desperte motivações inconscientes e que possam influenciar seu público de interesse e estimular os objetivos de comunicação da empresa; todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações.

Alternativas
Comentários
  • qual seria o erro dessa questão?

    o "todas"?

  • GABARITO: ERRADO

    "todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações."

    Não são as ações de endomarketing, mas sim as ações da comunicação interna.

    Comunicação interna: informa ao público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa.

    Endomarketing: vende a imagem da empresa fazendo com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • Essa questão englobou vários conceitos em um único enunciado e procurou confundir o candidato. Vamos dividir os pontos para melhor entendimento:

    - Os profissionais de comunicação NÃO detêm a liberdade de utilizar método, meio ou técnica para despertar motivações inconscientes em seu público de interesse. O Código de Ética dos Profissionais de Relações Pública veda essa prática no artigo 2.

    - Os profissionais de comunicação podem, e tem como objetivo, influenciar seu público de interesse e estimular os objetivos de comunicação da empresa, desde que usem os métodos, meios e técnicas corretas, legais e éticas

    - O endomarketing é o conjunto de ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização. Seu objetivo é transformar colaboradores em clientes internos, visando sua atração e permanência. Por isso, quem planeja e executa o endomarketing são os profissionais de marketing, não os profissionais de comunicação.  

    Diante dessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • errada

    JUSTIFICATIVA - ERRADO. O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, ao dispor sobre as responsabilidades gerais, estabelece que é vedado ao profissional de relações públicas se utilizar de qualquer método, meio ou técnica para criar motivação inconsciente que prive a pessoa de seu livre-arbítrio e lhe tire a responsabilidade por seus atos.

  • nishimura mito

  • Fiquei com uma dúvida cruel, pois a CESPE não é muito confiável. Ao ler o enunciado, deu para perceber que estava faltando o fator da ética, porque "os fins não justificam os meios".

  • "...todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações."

    Esse ambiente é favorável a quem? E se for aos interesses dos próprios empresários em detrimento dos colaboradores? Vai desprezar o elemento ético da conduta? Nem tudo o que é legal é moral. Portanto, gabarito ERRADO.

    Confesso que errei, e continuei em dúvida após ler os comentários, porque o mais curtido não traz o problema principal da questão. Mas ao ler o comentário do Lucky Shin, eu finalmente entendi o ponto principal. =)


ID
2989177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.


O conceito de endomarketing inclui ações de marketing dirigidas ao público interno, tanto nas empresas voltadas para o lucro quanto nas organizações governamentais e do terceiro setor, observando-se as condutas de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Já o endomarketing tem o papel de vender a imagem da empresa, seus produtos e/ou serviços internamente. Dessa forma, faz com que os colaboradores se tornem propagadores da marca. Para colocar isso em prática, são usadas estratégias e ferramentas do marketing.

    Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca, vestirem a camisa da empresa, defenderem um propósito e o que a organização oferece.

    Provocando esse sentimento de pertencimento a algo maior, os profissionais tendem a ficar mais engajados com a empresa, melhorarem o desempenho e ainda promovem a marca da organização, melhorando a visibilidade dela no mercado e, consequentemente, os resultados.

    Fonte: https://blog.solides.com.br/marketing-interno-e-endomarketing/

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • A palavra endomarketing é a união de duas palavras: endo (de dentro, para dentro) e marketing (comercialização). Podemos concluir, portanto, que endomarketing são ações voltadas para dentro da organização, ou seja, para seu público interno, com o objetivo de trata-lo como cliente. O criador desse conceito, Bekin, defende que os colaboradores, quando encarados dessa forma, têm maior apreço pela organização e por isso, permanecem mais tempo nela e servem como atração para novos funcionários. 

    O endomarketing pode ser praticado em organizações de todos os tipos: as que visam ao lucro, governamentais e do terceiro setor.

    Portanto, a afirmação da questão está correta.

    Fonte:
    - Bekin, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.

    Gabarito do professor: CERTO.
  •  

    GABARITO CERTO

     

    De fato, o endomarketing é um tipo de “marketing” dirigido ao público interno (aos funcionários da organização) e está presente tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas.

    Para Bekin (2004), a comunicação interna é a espinha dorsal do Endomarketing. A comunicação interna é o principal meio utilizado para fortalecer o relacionamento entre a organização e os colaboradores. É através da comunicação que cada pessoa tem acesso às informações sobre: objetivos; estratégias; valores; novos produtos; campanhas de Marketing; feedback sobre seu desempenho; a forma de expor suas necessidades, ideias, expectativas e críticas.

    Fonte: Material Estratégia Concursos - prof. Stefan Fantini

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    De fato, o endomarketing é  um tipo de “marketing” dirigido ao público INTERNO (aos funcionário da organização) e está presente tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas.


ID
3007498
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

De acordo com Torquato (2015), quais unidades especializadas da área de comunicação coletiva estão relacionadas com o público externo?

Alternativas
Comentários
  • Unidades especializadas da área de comunicação coletiva relacionadas com o público externo:

    Publicidade Institucional;

    Publicidade Comercial e Industrial;

    Marketing Cultural;

    Relações Públicas Governamentais.

    Fonte:  Torquato (2015), p. 110

  • Gabarito do Professor

    De acordo com Torquato, a comunicação coletiva está associada a atos de comunicação indiretos, unilaterais e públicos, nos quais o comunicador é sempre grupal (instituição ou pessoa institucionalizada), o meio é sempre transformador, o processo de emissão/recepção é sempre indireto, e o destinatário é uma massa heterogênea, amorfa e anônima em relação ao comunicador. Suas atividades e serviços são responsáveis pela formação da imagem institucional das organizações e irradiam mensagens tanto para os públicos internos quanto externos.

    As atividades relacionadas ao público interno são: editoração, identidade visual, jornalismo e relações públicas empresariais.

    As atividades relacionadas ao público externo são: publicidade institucional, publicidade comercial e industrial, marketing cultural e relações públicas governamentais.

    De acordo com a explicação acima, a unidade especializada da área de comunicação coletiva relacionada com o público externo presente dentre as alternativas é o marketing cultural.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte de pesquisa:

    - Torquato, Gaudêncio. Comunicação nas organizações: Empresas privadas, instituições e setor público [conceitos, estratégias, planejamento e técnicas]. Summus Editorial. 2015.

ID
3007534
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção correta sobre os estabelecimentos dos objetivos da propaganda, de acordo com Kotler (2015).

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. As relações públicas são a ferramenta de comunicação de marketing indicada para lidar com produtos maduros.

    B) ERRADO. Os objetivos da propaganda são aumentar as vendas, converter clientes em potencial em clientes, aumentar a exposição da marca, fidelizar clientes e fixar a marca na mente do consumidor. Os profissionais de comunicação, ao usarem a propaganda, vão muito além de somente informar e persuadir os consumidores.

    C) ERRADO. Determinar os objetivos da propaganda é a primeira etapa do processo de criação da propaganda, seguido por definição de objetivos, estudo do público-alvo, avaliação de produto e mercado, análise da Concorrência, análise de recursos e limitações, definição da mensagem, estabelecimento de métricas e mensuração de Resultados.

    D) ERRADO. Informar o mercado sobre um novo produto, sugerir novos usos para um produto. Informar o mercado sobre mudança de preço, explicar como o produto, descrever os serviços disponíveis, corrigir falsas impressões, reduzir os temores dos compradores, construir uma imagem da empresa, sugerir novos usos para um produto e corrigir falsas impressões são objetivos possíveis para a propaganda informativa.

    E) CERTO. Os anunciantes devem ser cautelosos ao utilizar a propaganda comparativa, pois pode causar problemas legais e éticos. Essa comparação, no entanto, é muito comum e, geralmente, sutil.

    Gabarito do professor: Letra E

    Fonte: - Kotler, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 14. ed. Futura, 1999. - Site do Neil Patel

ID
3072538
Banca
IF-RR
Órgão
IF-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Dentro das práticas de marketing internacional, destacam-se as feiras e exposições como forma interessante de promoção de produtos e divulgação aos clientes em potencial. A maior parte dos Países tem um calendário de feiras e exposições comerciais organizado anualmente. Para os eventos de feiras e exposições internacionais realizados no Brasil, a legislação aduaneira assegura a isenção do imposto na importação das mercadorias, somente se:

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém pode explicar essa questão?

  • Feiras e exposições são maneiras de praticar a comunicação com públicos estratégicos e aumentar as possibilidades de efetivar transações comerciais.

    Exposição é um evento fixo, com duração variável, que reúne fornecedores, fabricantes, consumidores e usuários com os objetivos de estabelecer contatos comerciais, relacionar-se com os visitantes e projetar a organização técnica e institucionalmente. Feira é um evento fixo, de duração variável, caracterizado pela venda de produtos em estandes.

    O Decreto nº 6.759, de 05 de fevereiro de 2009, regulamenta a administração das atividades aduaneiras, a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior. O artigo 136, em especial, elenca quais situações e/ou produtos são isentos ou sofrem reduções do imposto de importação.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Certo. De acordo com o item “o", mercadorias destinadas a consumo no recinto de congressos, de feiras, de exposições internacionais e de outros eventos internacionais assemelhados são isentas do imposto de importação.

    B) Errado. Identificar a destinação é um requisito essencial para conferir, ou não, a isenção. Não há menção sobre quantidade no decreto que trata da isenção. Dentre os destinos “isentos" temos o item “i" – reparo, revisão e manutenção de aeronaves e de embarcações; item “q" – emprego na conservação, modernização e conversão de embarcações; e item “r" - coletores eletrônicos de votos.

    C) Errado. Não há menção sobre isenção do imposto de importação para mercadorias sem similares produzidas no País.

    D) Errado. A isenção do imposto de importação é devida, segundo o item “n" às mercadorias estrangeiras vendidas por entidades beneficentes em feiras, bazares e eventos semelhantes, desde que recebidas em doação de representações diplomáticas estrangeiras sediadas no País.

    E) Errado. Não há menção sobre isenção do imposto de importação para os órgãos anuentes que aprovam a entrada das mercadorias no País.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a certa.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Artigo 136 do Decreto nº 6.759 de 05 de Fevereiro de 2009. Disponível em https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10785002/artigo-136-do-decreto-n-6759-de-05-de-fevereiro-de-2009. Acesso: Dezembro de 2021.


ID
3194572
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A publicidade é uma técnica de comunicação que tem por objetivo fornecer informações, construir convicções e provocar ações para a venda de produtos ou serviços. Dentre os participantes e sua respectiva função no mercado publicitário, está

Alternativas
Comentários
  • O termo “Publicidade" deriva do latim publicus e designa a qualidade do que é público, comum, conhecido e vulgar. É um conjunto de atividades que visa despertar no público-alvo o desejo pelo produto, serviço ou ideia apresentada (objetivo promocional) ou dar prestígio ao anunciante (objetivo institucional). Geralmente é paga e realizada sem intenção de ocultar o nome e os propósitos do anunciante.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que faz a associação certa entre os participantes e suas funções no mercado publicitário:

    A) Errado. A produtora não faz a mediação da relação entre agência e anunciante. A produtora é a responsável pela produção de materiais visuais, sonoros ou audiovisuais. A produtora pode fazer parte da agência, como um departamento, ou pode ser uma empresa terceira contratada pela agência para um trabalho específico.

    B) Certo. O anunciante, também chamado cliente, é a empresa ou entidade (Pessoa Jurídica) ou indivíduo (Pessoa Física) que utiliza a publicidade.

    C) Errado. Os veículos são os canais de divulgação visual, sonora ou audiovisual usados pela agência – como jornais, revistas, estações de rádio e TV, exibidores de cartazes e outras entidades – que após autorizados, veiculam a publicidade com base nos preços fixados em suas tabelas. Quem divide a responsabilidade com o anunciante sobre o resultado final da campanha é a agência.

    D) Errado. A produtora é a responsável pela produção de materiais visuais, sonoros ou audiovisuais. A produtora pode fazer parte da agência, como um departamento, ou pode ser uma empresa terceira contratada pela agência para um trabalho específico. A principal responsabilidade da agência não é produzir comerciais, mas atender ao anunciante/cliente a fim de satisfazer suas necessidades e seus desejos relacionados a serviços publicitários.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Normas-padrão da atividade publicitária – Conselho Executivo das Normas Padrão. Disponível em https://cenp.com.br/documento/normas-padrao-portugues. Acesso: Julho de 2021.

    - Código de Ética dos Profissionais de Propaganda – Associação de Profissionais de Propaganda (ABAP). Disponível em https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/11/codigo_de_etica_app_maio2014.pdf. Acesso: Julho de 2021.