SóProvas


ID
2563348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das características das organizações formais modernas, das convergências e diferenças entre gestão pública e privada, da gestão de resultados e da gestão de desempenho, julgue o próximo item.


Nos órgãos públicos, a divisão em camadas ou níveis de autoridade é exemplo de aplicação do princípio da especialização, um dos princípios básicos de organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Trata-se da cadeia de comando proposta por Fayol. 

    Princípio da cadeia de comando ou cadeia escalar:  significa que as ordens deverão descer por todos os níveis hierárquicos desde o nível em que é dada até chegar a quem as executa, ou seja, consiste numa linha de autoridade que parte do topo da hierarquia até aos níveis mais baixos.

  • Nos órgãos públicos, a divisão em camadas ou níveis de autoridade é exemplo de aplicação do princípio da cadeia escalar, um dos princípios básicos de organização. 

     

    A cadeia escalar é um dos 14 Princípios Gerais da Administração de Fayol.

    O princípio citado na questão, o da especialização também faz parte dos 14 princípios, ele se refere a divisão do Trabalho: As pessoas mais especializados, mais eficiente executar seu trabalho. Este princípio é muito claro em um orgão público, como por exemplo o MPU, em que temos o analista em TI, analista em adm. etc todos especializados em sua área de atuação.

     

     
  •                                                                                     Princípios Administrativos (FAYOL)

    1.Equidade = o tratamento humano na organização deve ser isonômico e justo, reconhecendo-se o direito de cada um. Tratam-se as pessoas com benevolência e justica, não excluindo a energia e o rigor quando necessários;

    2. Iniciativa = refere-se à capacidade de concepção (criação) e de execução de determinado plano de ação;

    3. Ordem = trata-se tanto da ordem material (“um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”, como modo de se evitar desperdícios) quanto da ordem social (“um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar”, como modo de definição de cargos e funções na organização);

    4. Disciplina = expectativas devem ser claras e as violações devem ser punidas;

    5. Unidade de comando = cada colaborador deve receber ordens de (e se reportar

    a) apenas um superior, evitando, assim, conflitos;

    6. Divisão do trabalho = especialização dos funcionários, desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade.

    7. Autoridade e Responsabilidade = poder de dar ordens e de se fazer obedecer (autoridade) e dever de prestar contas (responsabilidade);

    8. Centralização = atividades centrais da organização (= core business) devem ser executadas e controladas de forma centralizada;

    9. Remuneração do pessoal = a remuneração deve ser justa, tanto pelos impactos na organização quanto na percepção do colaborador, de acordo com suas atividades;

    10. Estabilidade do pessoal = a equipe deve ser mantida ao longo do tempo, de modo a possibilitar o se desenvolvimento;

    11. Subordinação do interesse individual (ou interesse geral) = o interesse geral da organização deve sobrepor-se ao interesse individual do colaborador;

    12. Cadeia escalar ou Hierarquia= linha de autoridade do escalão superior ao inferior, por onde deve fluir a comunicação;

    13. Espírito de equipe = busca da harmonia e da cooperação na equipe de trabalho, de modo a prover um efeito sinergético no desempenho da organização;

    14. Unidade de direção = determinado conjunto de operações que visem a um objetivo específico deve receber uma única direção (fonte de poder) e um único plano;

     

    Fonte: prof. Renato Fenili

  • Pessoal, na verdade acredito que a banca está se referindo aos processos de DESCONCENTRAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO. Quando se divide um órgão em outras camadas ou níveis, está se utilizando da técnica da DESCONCENTRAÇÃO, que é o contrário do princípio da especialização. Vejam:

    .

    ESPECIALIDADE: Dos princípios da legalidade e da indisponibilidade do interesse público decorre, dentre outros, o da especialidade, concernente a idéia de descentralização administrativa. Assim, o Estado cria pessoas jurídicas públicas administrativas – AUTARQUIAS – como forma de descentralizar a prestação de serviços públicos, com vistas a especialização de função.

    .

    https://jussperniandi.wordpress.com/2012/06/24/principios-da-administracao-publica-especialidade-controle-ou-tutela-autotutela-e-hierarquia/

  • "Administração Geral e Pública, Provas e Concursos, Idalberto Chiavenato, 4ª Ed., 2016, pag. 28-29)

    Princípios Básicos de Oraganização (Teoria Neoclássica)

    1. Divisão do Trabalho
    2. Especialização
    3. Hierarquia
    4. Amplitude Administrativa

     

    1> Divisão do Trabalho: "[...]maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem. O procedimento de dividir o trabalho começou a ser praticado com o advento da Revolução Industrial, provocando uma mudança radical no conceito de produção pela fabricação maciça de grandes quantidade[...]"

    2> Especialização: "Como consequência do princípio da divisão do trabalho, surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas."

    3> Hierarquia: "Outra consequência do princípio da da divisão do trabalho e a diversificação funcional da organização.[...]Daí o princípio da hierarquia: o princípio escalar. Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. À medida que o administrador sobe na escala hierárquica, aumenta seu volume de autoridade."

    4> Amplitude Admnistrativa: "Em decorrência do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade, outro aspecto discutido pelos autores neoclássicos é a amplitude administrativa. A amplitude administrativa (amplitude de comando ou, ainda, amplitude de controle) significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando um administrador tem muitos subordinados, ele tem uma grande amplitude de comando."

     

  • O princípio da especialidade reflete a ideia e descentralização, em que se criam entidades para o desempenho de finalidades específicas. Decorre, ademais, dos princípios  da egalidade e da indisponibilidade do interesse público.

    A hierarquia divide a organização em camadas ou níveis de autoridade

     

  • É incrível como o pessoal aqui  fala demais,  querem mtas das vezes estar mais certa que a banca, e ESQUECEM DE COLOCAR O GABARITO.

    Kkkk.   (E)

  • Nos órgãos públicos, a divisão em camadas ou níveis de autoridade é exemplo de aplicação do princípio da especialização, um dos princípios básicos de organização. Resposta: Errado.

     

    Comentário: divisão em camadas ou níveis de autoridade refere-se a cadeia de comando. O princípio da especialização decorre do agrupamento de pessoas com conhecimento comum em determinado assunto, portanto, não há qualquer relação da cadeia de comando com a especialização na questão.

  • Errado.

    A divisão em camadas ou níveis de autoridade decorre da estrutura hierárquica (cadeia de comando), enquanto o princípio da especialização trata do agrupamento de pessoas, setores ou órgãos de acordo com o conhecimento técnico ou área de atuação.

  • Especialização taria mais ligada à divisão vertical (departamentalização): departamento de finanças, de gestão de pessoas, de vendas, compras, marketing etc.

  • ERRADO. A BANCA MISTUROU CONCEITOS DIFERENTES

     

    DIVISÃO POR:

     

    NÍVEL DE AUTORIDADE -> HIERARQUIA

     

    ESPECIALIZAÇÃO -> DEPARTAMENTALIZAÇÃO (FINANÇAS, MKT, RH...)

  • A questão dá a resposta ...níveis de autoridade... = hierarquia 

  • Especialização é horizontal, não vertical!

     

    Resposta: ERRADO.

  • ERRADO

    Tem doutorado que é tecnico e ensino fundamental incompleto que é gestor/diretor/presidente na Adm pública.

  • Corrigindo...

    Nos órgãos públicos, a divisão em camadas ou níveis de autoridade é exemplo de aplicação do princípio da cadeia de comando ou cadeia escalar, um dos princípios básicos de organização. 

  • Questão difícil. A questão exige o conhecimento dos princípios básicos da organização, segundo Chiavenato (1997). Segundo esse autor, existem quatro princípios básicos da organização:

    § Divisão do trabalho: maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas.

    § Especialização: cada órgão ou cargo deve possuir funções e tarefas específicas e especializadas.

    § Hierarquia: divide a organização em camadas ou escalas ou níveis de autoridade, tendo os superiores uma certa autoridade sobre os inferiores.

    § Distribuição da autoridade e responsabilidade.

    Como pode perceber a criação de níveis de autoridade é uma decorrência do princípio básico da hierarquia, dentro da classificação proposta por Chiavenato (1997) e não da especialização.

    Gabarito: ERRADO

  • O princípio da especialização é o tipo que predomina em organizações do tipo funcional. Logo, já podemos inferir que a afirmativa está incorreta, pois essa estrutura separa, distingue e especializa, ou seja, é um modelo que busca especializar as funções para torná-las mais fáceis. Em suma, nada tem a ver com a divisão em camadas ou níveis de autoridade.

  • A questão em análise nos remete aos Princípios Gerais da Administração estabelecidos por Henry Fayol, na Teoria Clássica. Segundo Fayol, existem 14 princípios gerais, são eles: divisão do trabalho; autoridade e responsabilidade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação dos interesses individuais aos gerais; remuneração do pessoal; centralização; cadeia escalar; ordem; equidade; estabilidade do pessoal; iniciativa; e espírito de equipe.

    A questão nos afirma que o princípio da especialização é um princípio básico de organização, e realmente o é. Porém, o conceito apresentado não se refere a esse princípio, mas ao princípio da cadeia escalar. Segundo Chiavenato (2020): Cadeia Escalar é a linha de autoridade que vai desde o escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio da unidade de comando. Ademais, para a Teoria Clássica, o Princípio da Especialização está relacionado ao grau de enfoque e de divisão do trabalho, uma vez que com pouca fragmentação, os trabalhos tornam-se mais eficientes. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão está errada.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO"

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10.ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • Aqui não João Kleber rsrs

    Pegadinha visível

  • Gab. C (??)

    Segundo CHIAVENATO há especialização VERTICAL e HORIZONTAL. Em tela, abordou-se a especialização VERTICAL.

    Divisão do trabalho e especialização

    Para a Teoria Clássica, a divisão do trabalho pode dar-se em duas direções, a saber:

    Vertical, segundo os níveis de autoridade e responsabilidade (como na escala hierárquica de Fayol ou no princípio escalar de Mooney), definindo os escalões da organização que detêm diferentes níveis de autoridade. A autoridade aumenta na medida em que se sobe na hierarquia da organização. A hierarquia define a graduação das responsabilidades conforme os graus de autoridade. Em toda organização há uma escala hierárquica de autoridade (princípio escalar ou cadeia escalar). Daí a denominação autoridade de linha para significar a autoridade de comando de um superior sobre um subordinado.

    Horizontal, segundo os diferentes tipos de atividades da organização (como na especialização de Fayol ou no princípio de homogeneidade de Gulick). No mesmo nível hierárquico cada departamento ou seção passa a ser responsável por uma atividade específica e própria.

    *Do ensinamento acima, podemos perceber que a divisão em camadas ou níveis de autoridade pode ser sim um exemplo de aplicação do princípio da especialização: da especialização vertical, que é um dos princípios básicos de organização.

  • PRINCÍPIO DA CADEIA ESCALAR!

  • VERTICAL: muitas linhas comando

    HORIZONTAL: poucas linhas comando

    Princípios:

    1. unidade de comando: único chefe

    2. escalar: vários chefes, topo ---> base

  • #Respondi errado!!!

  • A questão fala sobre os princípios básicos da organização, segundo Chiavenato(1997). Segundo esse autor, existem quatro princípios básicos da organização:

    ▪ Divisão do trabalho: maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas.

    ▪ Especialização: cada órgão ou cargo deve possuir funções e tarefas específicas e especializadas.

    ▪ Hierarquia: divide a organização em camadas ou escalas ou níveis de autoridade, tendo os superiores uma certa autoridade sobre os inferiores.

    ▪ Distribuição da autoridade e responsabilidade.