SóProvas


ID
2563777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A respeito de direção defensiva e preventiva, julgue o próximo item.


A distância percorrida pelo veículo é proporcional ao tempo de percepção e reação do motorista e independe da velocidade do veículo e do estado físico do motorista.

Alternativas
Comentários
  • Depende da velocidade do veículo.

  • Depende da velocidade do veículo + o estado físico do motorista.

  • - Distância de seguimento: É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro. - Distância de reação: É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio. Ou seja, desde o momento em que o condutor tira o pé do acelerador até colocá-lo no freio. - Distância de frenagem: É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento total da parada. Você sabe que o seu veículo não pára imediatamente, não é mesmo? - Distância de parada: É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via. Importante: Você deve ter percebido que a distância de parada é a soma da distância da reação mais a distância de frenagem e portanto, deve ser maior que as duas juntas para evitar a colisão e que esta deve ser a distância de seguimento. Distância Segura: Para você saber se está a uma distância segura dos outros veículos, vai depender do tempo (sol ou chuva), da velocidade, das condições da via, dos pneus e do freio do carro, da visibilidade e da sua capacidade de reagir rapidamente. Existem tabelas e fórmulas para você calcular esta distância, principalmente nas rodovias, mas como elas variam muito, e dependem além do tipo e peso do veículo, de outros fatores que também variam muito, o melhor é manter-se o mais longe possível (dentro do bom senso), para garantir a sua segurança.
  • GABARITO ERRADO

    "A distância percorrida pelo veículo é proporcional ao tempo de percepção e reação do motorista... CORRETO

    Distância de Seguimento ou Segurança - é a distância que se mantém de um veículo a outro, de modo que seja possível parar em segurança, ou agir em situações de perigo, evitando colisões.

    "...e independe da velocidade do veículo e do estado físico do motorista." ERRADO

    "Se você estiver pouco concentrado ou não puder se concentrar totalmente na direção, seu tempo normal de reação vai aumentar, transformando os riscos do trânsito em perigos no trânsito." Manual de Direção Defensiva, página 25.

    DEUS É FIEL!

  • Só complementando:

    Distância de seguimento: É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro.

    Distância de reação: É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio. Ou seja, desde o momento em que o condutor tira o pé do acelerador até colocá-lo no freio.

    Distância de frenagem: É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento total da parada. Você sabe que o seu veículo não pára imediatamente, não é mesmo?

    Distância de parada: (reação+frenagem) É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via.

    OBS:  distância de parada é a soma da distância da reação mais a distância de frenagem 

  • GAB: E

    Tudo está relacionado

  • Errado.


    A distância percorrida pelo veículo é proporcional ao tempo de percepção e reação do motorista e independe da velocidade do veículo e do estado físico do motorista.


    Depende de todos os fatores.

  • distancia de seguimento, 2 segundos, condicoes normais e 4 segundos na chuva

  • PARADA = REAÇÃO ( vê até pisar o pé no freio) ____+ FRENAGEM ( pisar o pé no freio até a parada)

  • GABARITO: ERRADO.

  • NEGATIVO.

    Não só depende da velocidade do veículo e do estado físico do motorista, como também dos fatores mecânicos do automóvel.

    Portanto, Gabarito: Errado.

    __________________________

    "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo..."

    Bons Estudos!

  • A questão exigiu do candidato conhecimentos acerca do assunto direção defensiva. Antes, porém, vale a pena entender o conceito de direção defensiva. Assim direção defensiva “é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via” (Manual de direção defensiva, 2005/Denatran).
     
    A banca afirma que a distância percorrida pelo veículo é proporcional ao tempo de percepção e reação do motorista e independe da velocidade do veículo e do estado físico do motorista. A assertiva está incorreta.
     
    A distância que o veículo percorre desde a percepção do perigo e subsequente reação do condutor até a completa imobilização do veículo é chamada, dentro de direção defensiva, de distância de parada
    Observe que, com o veículo em movimento, o tempo em que o condutor percebe o perigo até o momento em que pisa no freio há uma distância percorrida chamada de distância de reação. Aqui o estado físico do motorista é decisivo para que tenha uma reação rápida ou não. O condutor com sono não terá condições de reagir no mesmo intervalo de tempo do que um condutor em estado de alerta. 
    Outro ponto, é a distância percorrida depois que o motorista pisa no freio até o momento total da parada. Aqui a velocidade do veículo é crucial. Um veículo em alta velocidade exigirá maior tempo para parar, logo percorrendo maior distância em contraste ao veículo que transita na velocidade regulamentar. Essa distância dá-se o nome de distância de frenagem.
     
    Pois bem, podemos dizer que a distância de parada é a soma das distância de reação e frenagem. Desta forma, vimos como a condição física do condutor interfere na distância de reação e como a velocidade é fator crítico na distância de frenagem.  
     
    Gabarito da questão - ITEM ERRADO